Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(UFPI-2008. Modificada) “Negrão, disse-lhe eu, o Presidente tem inteira razão e creio que todos os governadores sentem a necessidade de fortalecimento do Poder Executivo. Com a atual agitação política e subversão da ordem por infiltração comunista, pouco poderá fazer um Governador em benefício do Estado que governa […] diga ao Presidente que apoiarei o golpe; que o considero altamente necessário e benéfico à Nação. E não esqueça de acrescentar que aqui não haverá problema. No Piauí tudo correrá tranqüilamente.”

(MELO, Leônidas de Castro. Trechos do meu caminho: memórias à feição de autobiografia. Teresina: COMEPI, 1976, p. 277.Piauí).

A partir do excerto, assinale a opção correta:

Resposta:

A partir do excerto, assinale a opção correta:

  • A) O diálogo informa sobre a posição do governador do Piauí Leônidas Melo em relação ao movimento denominado pelos militares do Brasil de 1922 de tenentismo.
  • B) O emissário de Getúlio Vargas, Negrão de Lima, depois Governador do Estado de São Paulo, queria saber quais eram as principais dificuldades de Leônidas de Castro Melo diante do golpe militar que seria denominado de Intentona Comunista, em 1935.
  • C) O governo federal, tomando conhecimento das prisões dos envolvidos com a Aliança Nacional Libertadora no Piauí, sondava o governador, visando a tomar medidas mais drásticas contra os comunistas.
  • D) A visita de Negrão de Lima, era para comunicar ao governador o plano de implantação por Vargas do denominado Estado Novo e saber deste a sua posição em relação à proposta.
  • E) Negrão de Lima, emissário do presidente Jânio Quadros, viajava pelo Brasil inteiro para solicitar aos governadores dos Estados, dentre eles o Governador do Piauí, apoio ostensivo ao fechamento do Congresso em 1961.

A alternativa correta é letra D) A visita de Negrão de Lima, era para comunicar ao governador o plano de implantação por Vargas do denominado Estado Novo e saber deste a sua posição em relação à proposta.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *