Um dos últimos episódios relevantes da chamada Era Vargas (1930-1945) foi o movimento “Queremismo”. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
- A) O Queremismo foi um movimento social que pedia a saída do Brasil da Segunda Guerra Mundial.
- B) Os manifestantes do Queremismo defendiam a permanência do presidente Getúlio Vargas no poder.
- C) Os queremistas reivindicavam o restabelecimento de eleições diretas para a presidência da república em 1946.
- D) O Queremismo foi uma passeata que reuniu milhões de manifestantes em São Paulo para protestar contra o Estado Novo.
- E) Com o lema “Queremos Terra”, os manifestantes do Queremismo questionavam a má distribuição de terras no Brasil e exigiam uma reforma agrária.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Os manifestantes do Queremismo defendiam a permanência do presidente Getúlio Vargas no poder.
Gabarito: Letra B
Os manifestantes do Queremismo defendiam a permanência do presidente Getúlio Vargas no poder.
No início de 1945 a vida política brasileira caminhava para a volta à democracia liberal.
Vargas deu início à abertura política acabando com a censura à imprensa, fixando um prazo para as novas eleições e anistiando os presos políticos.
As eleições foram marcadas para 02 de dezembro e tinham o objetivo de eleger deputados federais, senadores e o presidente da República. Concorriam ao cargo de presidente: o general Eurico Gaspar Dutra (PSD/PTB), a quem Vargas dizia apoiar, o brigadeiro Eduardo Gomes (UDN) e o engenheiro Yedo Fiúza (PCB).
Contudo, no decorrer da campanha eleitoral Vargas fazia um jogo dúbio. Ao mesmo tempo que dizia apoiar o general Eurico Dutra, incentivava o movimento popular que pedia a sua permanência no poder, o chamado queremismo, que era apoiado por membros do PTB e do PCB. O movimento recebeu tal nome devido ao seu lema: “Queremos Getúlio”.
Setores da oposição, concentrados na UDN, e setores importantes do exército começaram a sentir-se ameaçados com o movimento. Temendo que Vargas impedisse a realização das eleições presidenciais e continuasse no poder, uniram forças para derrubá-lo da presidência. O que ocorreu em 29 de outubro de 1945.
.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: O Queremismo foi um movimento social que pedia a saída do Brasil da Segunda Guerra Mundial.
O Queremismo não foi um movimento para pedir a saída do Brasil da Segunda Guerra Mundial. Foi sim um movimento em prol da permanência de Getúlio Vargas no poder.
Letra C: Os queremistas reivindicavam o restabelecimento de eleições diretas para a presidência da república em 1946.
O Queremismo não foi um movimento para reivindicar o restabelecimento de eleições diretas para a presidência da república. Na verdade, quando o queremismo surgiu, as eleições diretas para assumir o cargo, em 1946, já estavam marcadas. Foi sim um movimento em prol da permanência de Getúlio Vargas no poder.
Letra D: O Queremismo foi uma passeata que reuniu milhões de manifestantes em São Paulo para protestar contra o Estado Novo.
O Queremismo não foi uma passeata para protestar contra o Estado Novo. Na verdade, quando o queremismo surgiu o Estado Novo já havia acabado. Foi sim um movimento em prol da permanência de Getúlio Vargas no poder.
Letra E: Com o lema “Queremos Terra”, os manifestantes do Queremismo questionavam a má distribuição de terras no Brasil e exigiam uma reforma agrária.
O lema do queremismo era “Queremos Getúlio”, e não “Queremos Terra”. O queremismo não foi um movimento questionador da má distribuição de terras ou que exigia a reforma agrária, mas sim um movimento em prol da permanência de Getúlio Vargas no poder.
Referências:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.
Deixe um comentário