Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(URCA/2019.1) “O processo de democratização, embora comandado parcialmente e liderado pelo próprio ditador, levou à sua deposição, em 29 de outubro de 1945. Mas o PTB herdaria seu prestígio político junto às massas trabalhadoras e sindicais.”

 

(Adaptado de VAINFAS, Ronaldo. A luz própria de Leonel Brizola: do trabalhismo getulista ao socialismo moreno. IN: FERREIRA, Jorge e AARÃO, Daniel. Revolução e Democracia: 1964… Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2007, p. 482).


Assinale a alternativa que indica corretamente o ditador deposto:

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Getúlio Vargas;

Gabarito: Letra B

Getúlio Vargas

 

No início de 1945 a vida política brasileira caminhava para a volta à democracia liberal.

Vargas deu início à abertura política acabando com a censura à imprensa, fixando um prazo para as novas eleições e anistiando os presos políticos. As eleições foram marcadas para 02 de dezembro e tinham o objetivo de eleger deputados federais, senadores e o presidente da República. Concorriam ao cargo de presidente: o general Eurico Gaspar Dutra (PSD/PTB), a quem Vargas dizia apoiar, o brigadeiro Eduardo Gomes (UDN) e o engenheiro Yedo Fiúza (PCB).

Contudo, no decorrer da campanha eleitoral Vargas fazia um jogo dúbio. Ao mesmo tempo que dizia apoiar o general Eurico Dutra, incentivava o movimento popular que pedia a sua permanência no poder, o chamado queremismo, que era apoiado por membros do PTB e do PCB. O movimento recebeu tal nome devido ao seu lema: “Queremos Getúlio”.

Setores da oposição, concentrados na UDN, e setores importantes do exército começaram a sentir-se ameaçados com o movimento. Temendo que Vargas impedisse a realização das eleições presidenciais e continuasse no poder, uniram forças para derrubá-lo da presidência. O que ocorreu em 29 de outubro de 1945.

  

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: Leonel Brizola;
 

Político brasileiro, cunhado de João Goulart, Leonel Brizola não chegou a ser nem presidente do Brasil e nem deposto.

 

Letra C: João Goulart;

 

João Goulart foi presidente do Brasil de 1961 a 1964, momento em que foi deposto por um golpe empreendido por lideranças civis e militares. Ou seja, num período posterior ao citado na questão.

 

Letra D: Fernando Collor de Mello;
 

Fernando Collor de Mello foi presidente do Brasil em um período bem posterior ao citado pela questão, de 1990 a 1992, momento no qual sofreu um impeachment devido aos indícios de corrupção em seu governo.

 

Letra E: Luís Inácio Lula da Silva.

 

Luís Inácio Lula da Silva foi presidente do Brasil em um período bem posterior ao citado pela questão, de 2003 a 2010, deixou o cargo após ser eleito por dois mandados seguidos.

 

Referências:

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI, volume 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *