Vitorioso com o Golpe de 1930, Vargas tomou várias medidas centralizadoras: fechou o Congresso e os poderes legislativos estaduais e municipais e suspendeu a Constituição de 1891, o que desagradou vários setores da sociedade, principalmente as elites do Estado de São Paulo. Isto conduziu a uma verdadeira guerra civil que ficou conhecida como:
- A) A Guerra de Canudos.
- B) A Guerra do Contestado.
- C) O plano Cohen.
- D) O Manifesto dos mineiros.
- E) A Revolução Constitucionalista de 1932.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) A Revolução Constitucionalista de 1932.
Gabarito: ALTERNATIVA E
Vitorioso com o Golpe de 1930, Vargas tomou várias medidas centralizadoras: fechou o Congresso e os poderes legislativos estaduais e municipais e suspendeu a Constituição de 1891, o que desagradou vários setores da sociedade, principalmente as elites do Estado de São Paulo. Isto conduziu a uma verdadeira guerra civil que ficou conhecida como:
- a) A Guerra de Canudos.
O arraial de Canudos foi erguido sob a liderança messiânica de Antônio Conselheiro no sertão da Bahia. Com causas difusas e certas acusações gerais contra a república, Conselheiro atraía multidões de sertanejos desvalidos, que acabaram formando um maciço arraial em torno da igreja de Conselheiro. O poder central via nisso uma explosiva configuração de resistência popular ao poder republicano e ordenou a destruição do arraial, que demandou o envio de quatro expedições do Exército para Canudos entre 1896 e 1897. Alternativa errada.
- b) A Guerra do Contestado.
A Guerra do Contestado ocorreu de 1912 a 1916 no Oeste de Santa Catarina e do Paraná. Em meio aos esforços dos governos estaduais e federal para modernizar a região e implantar estradas de ferro, ocorriam gravíssimas violações contra os pequenos proprietários da região, vítimas preferenciais dos abusos cometidos nas desapropriações para as grandes obras. Animados por uma visão messiânica e dispostos a travar uma forma de guerra santa em defesa das suas terras e dos seus modos de vida, esses pequenos agricultores da região se levantaram em armas contra as forças regulares do governo contestando toda aquelas políticas de modernização de bases arbitrárias. Alternativa errada.
- c) O plano Cohen.
Em 1937, durante o seu Governo Constitucional (1934-1937), Getúlio Vargas apresentou ao país um suposto "Plano Cohen". O documento apresentado era uma maquinação comunista para deflagrar uma revolução no Brasil, constituindo um novo governo autoritário e alinhado à União Soviética, que, por sua vez, seria a financiadora maior da conspiração. No entanto, jamais houve qualquer evidência que sustentasse a narrativa do tal plano, que fora comprovadamente forjado pelo próprio governo. Alternativa errada.
- d) O Manifesto dos mineiros.
Lançado em 1943 por intelectuais e profissionais liberais de Minas Gerais, o Manifesto dos Mineiros foi um apelo em favor da redemocratização do país e pelo fim do Estado Novo. Lembre-se o estudante que, desde 1937, o Brasil vivia abertamente sob uma ditadura liderada por Vargas; mas, desde 1942, punha-se ao lado das democracias liberais na luta contra o nazi-fascismo. De toda forma, trata-se de fase bastante posterior ao momento das questões constitucionalistas. Alternativa errada.
- e) A Revolução Constitucionalista de 1932.
A Revolução de 1930 marcou um processo de ruptura profunda com fortes oligarquias do país inteiro e insistindo em reformas profundas do Estado e da sociedade brasileira. Inspirado num certo positivismo, o governo Vargas tinha um compromisso com a modernização geral do país num recorte muito centralizador sob a lógica do fortalecimento do Estado e do poder central. Isso implicava num enfrentamento direto contra as oligarquias que outrora controlavam a Primeira República (1889-1930). O caso mais extremo dessa experiência foi o levante paulista em 1932 contra o poder central para exigir o restabelecimento de uma ordem constitucional, já que o processo revolucionário abolira a Constituição de 1891, mas seguia governando com poderes discricionários. Em julho de 1932, os revoltosos paulistas iniciaram o levante armado e enfrentaram uma forte reação das forças regulares; sendo rapidamente derrotados e com São Paulo sendo retomada pelas forças federais. De toda forma, São Paulo celebra em 9 de julho a memória da Revolução Constitucionalista de 1932. ALTERNATIVA CORRETA.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA E.
Deixe um comentário