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A cidadania nos Estados nacionais contemporâneos é um fenômeno único na História. Não podemos falar de continuidade do mundo antigo, de repetição de uma experiência passada e nem mesmo de um desenvolvimento progressivo que unisse o mundo contemporâneo ao antigo. São mundos diferentes, com sociedades distintas, nas quais pertencimento, participação e direitos têm sentidos diversos.

 

(Norberto Luiz Guarinello, Cidades-Estado na Antiguidade Clássica. In PINSKY, Jaime;

PINSKY, Carla Bassanezi (orgs.). História da Cidadania. São Paulo: Contexto, 2008, p. 29.)

 

Entre as diferenças que separam o Estado nacional contemporâneo da cidade-estado da Antiguidade, é possível destacar

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Resposta:

A alternativa correta é letra B) a concepção de cidadania, muito mais restrita à época do que hoje, de tal forma que mulheres, estrangeiros e escravos não eram considerados cidadãos.

Gabarito: Letra B

 

A Grécia Antiga deixou como um dos maiores legados para a época contemporânea a experiência democrática e a cidadã.

 

Daquela época para os dias atuais. o conceito de democracia e cidadania foi se expandindo, incorporando novos atores sociais que fizeram pressão na sociedade a fim de serem reconhecidos como indivíduos de direitos e deveres.

 

Se na democracia ateniense só eram cidadãos os indivíduos adultos, do sexo masculino, livres e nascidos em Atenas, atualmente, nos estados nacionais dito democráticos, mulheres e estrangeiros, que tinham a participação restringida na democracia daquela época, passaram a ser considerados cidadãos.

 

Portanto, Atenas reservou o legado da democracia para os nossos dias, mas uma democracia incompleta, com restrições à participação política. Essas restrições foram ao longo do tempo deixando de existir, fruto das lutas dos grupos que eram excluídos nas sociedades.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: Em Esparta o aspecto militar era o elemento central da pólis, de inteira responsabilidade da própria cidade-estado, assim como em Roma, pois eram sociedades expansionistas, e bélicas.

 

Letra C: A política educacional no mundo antigo não era direcionada a toda a população. A maioria dos escravos não tinham acesso à escolarização.

 

Letra D: A reforma agrária sempre foi necessária em qualquer sociedade para evitar a concentração de terras nas mãos da aristocracia. No mundo antigo não foi diferente. A desigualdade econômica existia, tanto que muitos gregos deixaram pólis para fundar outras pólis em busca de organizar uma nova sociedade. Em Roma, houve diversas tentativas de equalizar a estrutura fundiária.

 

Letra E: No mundo antigo, algumas atividades eram empreendidas pelo poder público, como, por exemplo, a construção de obras. Mas outras atividades, como o comércio e a agricultura ficavam sob direção de agentes privados. Nos estados nacionais contemporâneos há também setores que ficam sob responsabilidade do estado e outros que são exercidos pela iniciativa privada. Além disso, o estado possui mecanismos de regulação dos agentes econômicos privados.

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