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A democracia ateniense antiga (dos séculos V e IV a. C.) possui algumas características que a torna diferente das democracias modernas, ainda que estas se inspirem nela para se constituírem. São características da democracia ateniense, referentes ao período acima relacionado, as seguintes assertivas:

 

I. Na democracia ateniense, nem todos são cidadãos. Mulheres, criança, escravos e estrangeiros são excluídos da cidadania.

 

II. É uma democracia representativa, como as modernas. Um cidadão – mais sábio – é escolhido para representar o povo, garantindo, portanto, o poder de um sobre os outros.

 

III. É uma democracia direta ou participativa, e não uma democracia representativa, como as modernas. Na democracia ateniense, os cidadãos participam diretamente das discussões e da tomada de decisões, pelo voto.

 

IV. A democracia ateniense não exclui da política a idéia de competência ou de tecnocracia: em política uns são mais sábios e competentes que outros (os cidadãos comuns), aqueles devendo exercer o poder sobres estes.

 

Assinale a alternativa correta.

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Resposta:

A alternativa correta é a letra B) As assertivas I e III são corretas.

A democracia ateniense antiga possuía características únicas que a diferenciavam das democracias modernas. Uma dessas características era a restrição da cidadania, apenas aos homens livres e nascidos em Atenas, excluindo mulheres, crianças, escravos e estrangeiros (assertiva I).

Outra característica importante era a participação direta dos cidadãos nas discussões e na tomada de decisões, pelo voto, tornando-a uma democracia direta ou participativa (assertiva III). Isso significa que os cidadãos atenienses tinham um papel ativo na governança da cidade, diferente das democracias representativas modernas, onde os cidadãos elegem representantes para tomar decisões em seu lugar.

Portanto, as assertivas I e III são corretas, enquanto as assertivas II e IV são incorretas. A democracia ateniense não era representativa, e sim direta, e não havia um sistema de competência ou tecnocracia que excluísse os cidadãos comuns da participação política.

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