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A democracia na Grécia Antiga significou a chance de os homens se entenderem no ambiente público e resolverem suas diferenças em prol de interesses coletivos. Isso se dava em reuniões e assembleias (na ágora, praça pública grega) nas quais as decisões eram tomadas após uma série de debates e questionamentos. Em vez da força física, da violência e dos privilégios, a palavra passou a representar um instrumento poderoso para os cidadãos, que deveriam entre si argumentar, questionar, refutar, esclarecer, dialogar, persuadir etc., para, assim, chegar a um consenso sobre o que era melhor para a sociedade.

Disponível em: http://educacao.globo.com. Acesso em: 14 nov. 2018.

Na Grécia Antiga, a adoção da democracia resultou na

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Resposta:

A alternativa correta é letra E) manutenção da exclusão de amplos grupos de indivíduos não aceitos como cidadãos.

Gabarito: Letra E

 

(manutenção da exclusão de amplos grupos de indivíduos não aceitos como cidadãos.)

 

Embora Atenas fosse uma cidade-estado grega onde vigorava o regime de governo democrático, essa democracia não era ampla, pois excluía da cidadania e participação política, mulheres, estrangeiros, escravos e homens com menos de 21 anos.

 

Logo, a democracia ateniense era excludente de uma grande parcela de indivíduos na sociedade dessa cidade-estado.

 

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: escravização dos indivíduos negros.

 

Havia escravização na democracia ateniense em função das guerras, independente da cor do escravizado.

 

Letra B: concessão do estatuto de cidadãs gregas às mulheres.

 

As mulheres não eram consideradas cidadãs atenienses, pois seu espaço na sociedade ateniense estava confinado à esfera do privado. A esfera pública, como, por exemplo, a ágora, as assembleias e conselhos da democracia eram reservados aos homens maiores de 21 anos atenienses e livres.

 

Letra C: garantia de representação política da população como um todo.

 

Nem toda a população ateniense era representada politicamente. Por ser uma democracia restrita, não havia uma representatividade política e uma garantia da defesa dos direitos para a parcela populacional excluída da vida pública e política, a saber: as mulheres, escravos e estrangeiros.

 

Letra D: inclusão irrestrita das camadas sociais na categoria de cidadãos.

Nem todos os integrantes das diversas camadas sociais da pólis ateniense foram incluídos como cidadãos. Mulheres, escravos e estrangeiros estavam excluídos da cidadania.

 

 

Referências:

 

AZEVEDO, Gislane Campos e SERIACOPI, Reinaldo. História: volume único. São Paulo: Ática, 2005.

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 1. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: das sociedades sem Estado às monarquias absolutistas, volume 1. São Paulo: Saraiva, 2010.

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