A estrutura social ateniense ativou o confronto de interesses e impasses que haviam caracterizado o período arcaico. De maneira geral havia rivalidades políticas resultantes da posição socioeconômica dos diversos grupos existentes em Atenas. Sobre estes grupos é correto afirmar.
I. Os georgóis e os thetas eram donos das maiores e melhores terras constituindo a oligarquia ateniense caracterizada pelo conservadorismo.
II. Os escravos eram geralmente prisioneiros de guerra que atuavam em todos os ofícios podendo conquistar a liberdade, mas não a cidadania.
III. O Eforato era composto por cinco membros eleitos anualmente que administravam os negócios públicos e fiscalizavam a vida dos cidadãos.
IV. Os periecos habitavam os arredores da cidade dedicando-se ao artesanato.
V. Os comerciantes, controladores do litoral (Parália), enriquecendo crescentemente buscavam mudanças a fim de conseguir participação no poder.
Estão corretas apenas as afirmativas:
- A) I e IV.
- B) II e V.
- C) I e III.
- D) III e V.
Resposta:
A resposta certa é a opção B) II e V.
A estrutura social ateniense era caracterizada por grupos sociais diferentes, econômicos e políticos. Os georgós e os thetas, mencionados na opção I, eram os donos das maiores e melhores terras, constituindo a oligarquia ateniense, caracterizada pelo conservadorismo. Já os escravos, mencionados na opção II, eram prisioneiros de guerra que atuavam em todos os ofícios, podendo conquistar a liberdade, mas não a cidadania. Por outro lado, os periecos, mencionados na opção IV, habitavam os arredores da cidade, dedicando-se ao artesanato. Além disso, os comerciantes, mencionados na opção V, controlavam o litoral (Parália), enriquecendo crescentemente e buscando mudanças a fim de conquistar participação no poder.
Já o Eforato, mencionado na opção III, era composto por cinco membros eleitos anualmente que administravam os negócios públicos e fiscalizavam a vida dos cidadãos.
Portanto, apenas as opções II e V são corretas.
Deixe um comentário