A exploração do trabalho escravo na Antiguidade se destaca como um tema dos mais estudados pela historiografia. Autores brasileiros como Pedro Paulo Funari, Jaime Pinski, Hilario Franco Jr., entre outros, já se dedicaram ao tema e publicaram importantes contribuições para o estudo da escravidão como relação de trabalho predominante nas sociedades antigas.
A respeito do tema, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmações a seguir:
( ) Nas antigas civilizações, a maior parcela de escravos era constituída de prisioneiros de guerra.
( ) Nas chamadas civilizações do antigo Oriente (Egito, Mesopotâmia, etc.), os trabalhadores escravos recebiam um lote de terra do proprietário, e em troca do direito de cultivá-la, pagavam impostos sob a forma de produtos, ou seja, parte da produção, geralmente 50%, era destinada ao pagamento de tributos aos donos de escravos.
( ) Entre os romanos, a escravidão foi amplamente utilizada especialmente durante o período republicano, pois, por volta do século VI a.C, no contexto de transição da República ao Império, Roma foi atingida por uma grande crise na oferta de mão-de-obra, reduzindo consideravelmente a utilização do trabalho escravo e desencadeando a crise do Império.
( ) Além de prisioneiros capturados em guerra, era utilizada também a modalidade da escravidão por dívidas, ou seja, indivíduos que recorriam aos empréstimos e que não conseguiam saldar suas dívidas no prazo estabelecido poderiam ser reduzidos à condição de escravos.
( ) Na antiga civilização grega, o trabalho escravo foi sendo extinto gradativamente durante o Período Homérico e substituído pelo trabalho assalariado para dinamizar a produção agrícola e promover o desenvolvimento da economia grega.
A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é:
- A) V – F – F – V – F
- B) F – F – V – V – V
- C) V – V – F – V – F
- D) V – F – V – F – F
- E) F – V – F – V – V
Resposta:
A alternativa correta é A) V; F; F; V; F.
Vamos analisar cada afirmação:
1. Nas antigas civilizações, a maior parcela de escravos era constituída de prisioneiros de guerra. -> Verdadeiro (V)
2. Nas chamadas civilizações do antigo Oriente (Egito, Mesopotâmia, etc.), os trabalhadores escravos recebiam um lote de terra do proprietário e, em troca do direito de cultivá-la, pagavam impostos sob a forma de produtos, ou seja, parte da produção, geralmente 50%, era destinada ao pagamento de tributos aos donos de escravos. -> Falso (F)
3. Entre os romanos, a escravidão foi amplamente utilizada especialmente durante o período republicano, pois, por volta do século VI a.C., no contexto de transição da República ao Império, Roma foi atingida por uma grande crise na oferta de mão-de-obra, reduzindo consideravelmente a utilização do trabalho escravo e desencadeando a crise do Império. -> Falso (F)
4. Além de prisioneiros capturados em guerra, era utilizada também a modalidade da escravidão por dívidas, ou seja, indivíduos que recorriam aos empréstimos e que não conseguiam saldar suas dívidas no prazo estabelecido poderiam ser reduzidos à condição de escravos. -> Verdadeiro (V)
5. Na antiga civilização grega, o trabalho escravo foi sendo extinto gradualmente durante o Período Homérico e substituído pelo trabalho assalariado para dinamizar a produção agrícola e promover o desenvolvimento da economia grega. -> Falso (F)
Portanto, a sequência correta é A) V; F; F; V; F.
Deixe um comentário