Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Alexandria começou a ser construída em 332 a.C., por Alexandre, o Grande, e, em poucos anos, tornou-se um polo de estudos sobre matemática, filosofia e ciência gregas. Meio século mais tarde, Ptolomeu II ergueu uma enorme biblioteca e um museu — que funcionou como centro de pesquisa. A biblioteca reuniu entre 200 mil e 500 mil papiros e, com o museu, transformou a cidade no maior núcleo intelectual da época, especialmente entre os anos 290 e 88 a.C. A partir de então, sofreu sucessivos ataques de romanos, cristãos e árabes, o que resultou na destruição ou perda de quase todo o seu acervo.

 

RIBEIRO, F. Filósofa e mártir. Aventuras na história.

São Paulo: Abril. ed. 81, abr. 2010 (adaptado).

 

A biblioteca de Alexandria exerceu durante certo tempo um papel fundamental para a produção do conhecimento e memória das civilizações antigas, porque

Resposta:

A alternativa correta é letra C) preservou o legado da cultura grega em diferentes áreas do conhecimento e permitiu sua transmissão a outros povos.

Gabarito: Letra C

 

preservou o legado da cultura grega em diferentes áreas do conhecimento e permitiu sua transmissão a outros povos.

  

Alexandria foi uma cidade fundada por Alexandre, o Grande no Egito. A cidade era cosmopolita, reunindo pessoas de diversos locais do mundo antigo. 

 

Considerada o grande centro de estudos, cultura e conhecimento do mundo helênico, após o declínio de Atenas, passou a ser um importante local de preservação e difusão da cultura grega em diversas áreas do conhecimento, como filosofia, matemática, política, poesia e música.

 

Um dos principais edifícios desta cidade era a biblioteca que em seu auge chegou a ter mais de 500 mil volumes de escritos. Foi formada a partir da biblioteca e do acervo de vários filósofos e estudiosos gregos. Era um centro científico e cultural, de ensino e de pesquisas, contando com templo, anfiteatro, jardim, zoológico, observatório etc.

  

Por que as demais estão incorretas?

  

Letra A: eternizou o nome de Alexandre, o Grande, e zelou pelas narrativas dos seus grandes feitos.

 

A biblioteca não foi construída por Alexandre e esse edifício ficou famoso por ser um grande centro do saber do mundo antigo.

  

Letra B: funcionou como um centro de pesquisa acadêmica e deu origem às universidades modernas.

 

A biblioteca de Alexandria era um centro de pesquisa, mas não acadêmica, pois não existiam as universidades naquela época. As universidades são criações da Idade Média.

  

Letra D: transformou a cidade de Alexandria no centro urbano mais importante da Antiguidade.

 

Existiam outros centros urbanos tão importantes quanto Alexandria, como a cidade de Roma, Persépolis, Pasárgada e a própria Atenas.

  

Letra E: reuniu os principais registros arqueológicos até então existentes e fez avançar a museologia antiga.

 

A arqueologia e museologia são estudos mais recentes surgidos no século XIX e XX, portanto, não faziam parte do campo de estudos da Antiguidade.

  

Referências:

 

SERIACOPI, Gislane Campos Azevedo e SERIACOPI, Reinaldo. Inspire história: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. São Paulo : FTD, 2018.

 
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *