Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“Após ter criado belo o mal em vez de um bem

levou-a lá onde eram outros Deuses e homens

adornada pela dos olhos glaucos e do pai forte. (…)

Dela descende a geração das femininas mulheres.

Dela é a funesta geração e grei das mulheres,

grande pena que habita entre homens mortais, (…)”

(Teogonia, v. 585-592).

 

– Considerando as relações de gênero e a condição feminina na Atenas do período clássico, marque a opção correta:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Mesmo considerando a presença marcante de mulheres protagonistas em diversos textos clássicos da Tragédia Grega - como exemplo podemos citar Antígona, Medéia, Clitemnestra -, as mulheres na sociedade ateniense clássica estavam predominantemente reclusas ao ambiente doméstico, o Gineceu;

Gabarito: ALTERNATIVA A

(Teogonia, v. 585-592).

- Considerando as relações de gênero e a condição feminina na Atenas do período clássico, marque a opção correta:

  • a)  Mesmo considerando a presença marcante de mulheres protagonistas em diversos textos clássicos da Tragédia Grega - como exemplo podemos citar Antígona, Medéia, Clitemnestra -, as mulheres na sociedade ateniense clássica estavam predominantemente reclusas ao ambiente doméstico, o Gineceu;

De fato, o teatro clássico grego é profundamente marcado por personagens femininas muito fortes e atuantes nas mais diversas matizes. No entanto, precisa o estudante se lembrar que esses papéis eram interpretados por atores homens, sendo vedado às mulheres a participação no teatro. Sem ter acesso à cidadania ateniense, as mulheres estavam resumidas ao ambiente doméstico, sem participação efetiva na política da polis e sem maiores espaços públicos. Lembre-se sempre o estudante que a cidadania ateniense era bastante restritiva, não havendo espaço para estrangeiros, mulheres e escravos, todos reduzidos aos seus papeis sociais elementares e sem expressão pública. ALTERNATIVA CORRETA.

  • b)  Com a intensa presença do protagonismo feminino na principal manifestação cultural grega, a Tragédia, as mulheres viviam predominantemente no Androceu, espaço destinado a banquetes, visitas e celebrações de amizades;

O Androceu era o ambiente reservado aos homens e, como já explicado, as mulheres sequer podiam encenar os papeis de gênero feminino nas montagens das tragédias. Alternativa errada.

  • c)  Como nos informam as fontes históricas das Tragédias Gregas, na Atenas Clássica, as mulheres tinham grande protagonismo político e decisório, com funções que iam desde as lideranças militares às propriedades produtivas e econômicas;

Em primeiro lugar, as mulheres aparecem nas tragédias gregas sempre em associação a um homem ilustre. Filhas, esposas, mães e amantes de generais, reis e príncipes; ou seja, não faz sentido falar nesse tipo de protagonismo cívico dentro das tragédias. Além disso, como já explicado, as mulheres na Atenas clássica não gozavam de cidadania política, estando restritas a papéis domésticos e a funções sacerdotais sem grande expressão pública. Alternativa errada.

  • d)  Como as mulheres tinham funções tidas como essenciais na Atenas Clássica - deveriam ser boas esposas, administrar as casas, gerar os filhos - elas ocupavam prioritariamente o espaço conhecido como Ágora, espaço público comum, local de interação social e política, considerado o centro comercial ateniense;

A Ágora era o centro político da Atenas clássica, sendo ali organizados os debates fundamentais da vida política da cidade-Estado. Como as mulheres não eram inclusas na cidadania ateniense, não frequentavam a Ágora. Alternativa errada.

  • e)  Como é representada nos textos da Tragédia Grega, a condição feminina era vivenciada de forma idêntica em todas as Cidade-Estado da Grécia Antiga. Dessa forma se depreende que as mulheres viviam e ocupavam os mesmos espaços em cidades como Atenas, Esparta, Corinto, Mileto e Éfeso.

As organizações sociais das diferentes cidades-Estados variavam muito de uma para outra e não podem ser generalizadas dessa forma. É necessário olhar com parcimônia também para as Tragédias, uma vez que várias delas remetem a um passado grego mítico, como a Guerra de Troia. Ou seja, são formas idealizadas e distantes da realidade cotidiana das cidades. Alternativa errada.

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA A.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *