Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Até onde se sabe, os antigos gregos foram os autores das primeiras experiências de democracia que prosperaram, destacando-se, dentre essas, a da cidade-estado, de Atenas. Hoje, no entanto, fala-se em democracia a todo instante, dando por suposto que essa é a forma de governo mais “óbvia” e “normal”. Um princípio da democracia ateniense é:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) isegoria: todos os cidadãos têm igual direito de manifestar sua opinião política para todos os outros; a palavra de dois homens tem igual valor perante a sociedade; quando as opiniões divergem, é preciso que se discuta a questão; através do discurso, da fala, os cidadãos têm o direito de convencer os outros sobre seu ponto de vista.

Gabarito: Letra A

A questão quer saber qual princípio da democracia ateniense está descrito corretamente. Vamos comentar as alternativas.

 

a)  isegoria: todos os cidadãos têm igual direito de manifestar sua opinião política para todos os outros; a palavra de dois homens tem igual valor perante a sociedade; quando as opiniões divergem, é preciso que se discuta a questão; através do discurso, da fala, os cidadãos têm o direito de convencer os outros sobre seu ponto de vista.

 

Alternativa Correta. Um dos principais princípios da democracia ateniense era a isegoria, ou o direito de manifestar a opinião política em uma assembleia. Na democracia ateniense, a manifestação da opinião era feito por meio da palavra ou dos discursos. Quando havia divergência de ideias sobre um problema ocorria uma discussão da questão até a sua resolução.


b)  isocracia: nenhum homem detém toda a verdade sobre as coisas; os homens não conseguem falar verdades, podem ter apenas opiniões (doxa.); muitas vezes essas opiniões divergem quanto a problemas comuns.

 

Alternativa Incorreta. Embora a isocracia seja um princípio da democracia ateniense tal como a isegoria e a isonomia, a alternativa não apresenta a sua definição corretamente. Pelo princípio da isocracia todos os cidadãos atenienses são capazes de ocuparem cargos, participarem do poder e tomar decisões sobre a pólis ateniense.


c)  persuasão: é o ideal da igualdade de acesso aos cargos políticos; todos os cidadãos atenienses têm o direito e o dever de participar na vida política da pólis; as decisões normalmente tomadas em conjunto respeitam a vontade da maioria, pois todos têm igual direito de voto.

 

Alternativa Incorreta. Essa alternativa aborda o princípio da isocracia. Além disso, a persuasão não é um princípio, mas uma arte ou técnica desenvolvida pelos filósofos e empregada pelos cidadãos para convencer os demais em uma matéria que restou dúvidas na hora de ser decidida.

 

d)  isonomia: todos os que participam têm de pertencer à mesma raça, de modo a haver uma unidade étnica.

Alternativa Incorreta. Embora a isonomia seja um princípio da democracia assim como a isegoria e a isocracia, esse princípio era pautado pela ideia de que os cidadãos atenienses estariam respaldados pela mesma lei, ou seja, todos seriam iguais perante as leis elaboradas na Assembleia.


e)  isomorfia: todos os homens estão sujeitos às mesmas leis e normas, ou seja, ninguém é “semideus”; são todos homens, e os homens devem ter os mesmos direitos e deveres na sociedade.

 

Alternativa Incorreta. Isomorfia não era um princípio da democracia ateniense. Além disso, essa alternativa aponta para o princípio da isonomia onde todos os cidadãos da pólis estavam sujeitos às mesmas leis e normas.

   

Referências:

FERREIRA, José Ribeiro. A Grécia Antiga: Sociedade e Política. Lisboa: edições 70, 2004.

FINLEY, Moses. Democracia Antiga e Moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *