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Atente aos seguintes fragmentos a respeito da democracia ateniense:

 

“A velha religião apoderava-se do homem à saída da assembleia onde havia livremente votado e lhe dizia: Está ligado ao eupátrida pelo culto; deves-lhe respeito, deferência, submissão; como membro de uma fratria, tens ainda um eupátrida por chefe; na própria família, na gens em que os teus antepassados nasceram e da qual não podes sair, encontras ainda a autoridade de um eupátrida.”

 

FUSTEL DE COULANGES, A cidade antiga. São Paulo:

Martins Claret, 2004, p.308.

 

“Impunha-se preencher duas condições para ingressar na Ekklêsia: 1) era preciso ser ateniense, isto é, cidadão […]. 2) era preciso ser maior […]. O controle era facilmente efetuado: bastava consultar o pínax ekklêsiastikós, que era a cópia dos registros afixados nos dêmoi.”

 

GUSTAVE GLOTZ, A cidade grega. Rio de Janeiro: DIFEL,

1980, p.127.

 

Sobre a democracia ateniense, pode-se afirmar corretamente que

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Resposta:

A alternativa correta é a letra C) era bastante restritiva uma vez que mulheres,, (metecos) e escravos estavam impedidos de participar da assembleia ou Eclésia.

Essa afirmação é verdadeira porque, na democracia ateniense, a participação na Assembleia ou Eclésia era restrita a cidadãos atenienses do sexo masculino, maiores de idade e nascidos na cidade. Mulheres, metecos (estrangeiros residentes em Atenas) e escravos estavam excluídos desse processo.

Os fragmentos apresentados na questão comprovam essa restrição. No primeiro fragmento, Fustel de Coulanges destaca a importância do eupátrida (chefe de uma fratria) na vida do cidadão ateniense, o que reforça a ideia de que a autoridade era exercida por homens. Já no segundo fragmento, Gustave Glotz explica que, para ingressar na Eclésia, era preciso ser ateniense e maior de idade, o que excluía mulheres, metecos e escravos.

Portanto, a afirmação de que a democracia ateniense era restritiva é correta, pois havia grupos que estavam excluídos do processo democrático.

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