Civilização Grega é conhecida por suas contribuições significativas à filosofia, arte, política e ciência, que moldaram de forma duradoura o desenvolvimento cultural do Ocidente. Este questionário visa explorar aspectos menos conhecidos ou frequentemente mal interpretados da Civilização Grega. Avalie as seguintes afirmativas sobre a Civilização Grega e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A Democracia Ateniense permitia que todas as pessoas livres, independentemente de riqueza ou classe social, votassem nas decisões da cidade.
( ) Esparta era conhecida por sua educação focada no desenvolvimento intelectual e artístico, similar à educação em Atenas.
( ) A Grécia Antiga compreendia uma unidade política homogênea, com leis e moeda comuns em todas as suas cidades-estado.
( ) As mulheres em Esparta possuíam mais direitos e autonomia comparadas às de outras cidades-estado gregas, incluindo o direito de possuir propriedade.
A sequência correta é:
- A) F-F-F-V.
- B) F-V-F-V.
- C) V-F-F-V.
- D) V-F-V-F.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) F-F-F-V.
Gabarito: Letra A
A questão aborda aspectos das sociedades gregas, em especial, Atenas e Esparta e solicita dos candidatos que eles julgem se as afirmativas são verdadeiras ou falsas. Vamos comentar cada uma delas a fim de encontrar o gabarito.
(F) A Democracia Ateniense permitia que todas as pessoas livres, independentemente de riqueza ou classe social, votassem nas decisões da cidade.
Incorreta. A Democracia ateniense não possibilitava que todas as pessoas livres votassem nas decisões da pólis. Isso porque essa forma de governo era marcada pela exclusão social já que mulheres, estrangeiros e escravos não eram considerados cidadãos com participação nas escolhas sobre o que era melhor para a cidade.
(F) Esparta era conhecida por sua educação focada no desenvolvimento intelectual e artístico, similar à educação em Atenas.
Incorreta. A educação na pólis espartana priorizava o desenvolvimento físico e os aspectos militares diferentemente de Atenas cuja educação voltava-se para o desenvolvimento intelectual e artístico, onde os jovens aprendiam a ler, escrever, fazer contas, tocar lira, cantar e dançar. Os filhos e filhas dos espartanos eram entregues ao governo para receber a educação cujo objetivo principal era a preparação para a guerra. Os jovens praticavam desde muito cedo atividades esportivas a fim de adquirirem força e saúde e se tornarem parte do exército espartano.
(F) A Grécia Antiga compreendia uma unidade política homogênea, com leis e moeda comuns em todas as suas cidades-estado.
Incorreta. A Grécia Antiga era marcada pela diversidade de cultura, sociedade e organização política. Cada pólis tinha uma estrutura político-social definida pelos seus moradores, bem como suas leis, moeda e calendário religioso. Assim, não podemos afirmar que a Grécia Antiga era uma unidade política homogênea, mas sim pautada pela heterogeneidade.
(V) As mulheres em Esparta possuíam mais direitos e autonomia comparadas às de outras cidades-estado gregas, incluindo o direito de possuir propriedade.
Correta. As mulheres espartanas tinham mais liberdade de ação que as mulheres de outras pólis. Aquelas que pertenciam à aristocracia poderiam tomar conta dos bens da família e quando o chefe da família morria e não havia quem pudesse gerir as propriedades, estas poderiam ficar nas mãos das mulheres da família.
Portanto, a sequência correta é: F,F,F,V e o nosso gabarito é a Letra A.
Referências:
COTRIM, Gilberto e RODRIGES, Jaime. Expedições da história: 6º ano. São Paulo: Moderna, 2022.
KARNAL, Leandro et al. Viver História 6º ano. São Paulo: Moderna, 2022.
Deixe um comentário