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Leia a citação abaixo:

 

“A pólis dos cidadãos não pode existir sem a presença dos estrangeiros.”

 

AUSTIN, M.; VIDAL-NAQUET, P. Economies et sociétés en Grèce ancienne. Paris: A. Colin, 1972, p. 118

apud LORAUX, Nicole et al. Gregos, bárbaros, estrangeiros: a cidade e seus outros. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993, p. 16.

 

Com base na citação destacada, é possível fazer a seguinte afirmação sobre os metecos:

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) mesmo não tendo os direitos políticos de um cidadão e, portanto, sendo “excluídos” da democracia ateniense, estavam inseridos na pólis por meio dos múltiplos serviços que prestavam à coletividade.

Gabarito: ALTERNATIVA A

  

Leia a citação abaixo:

 

“A pólis dos cidadãos não pode existir sem a presença dos estrangeiros.”

AUSTIN, M.; VIDAL-NAQUET, P. Economies et sociétés en Grèce ancienne. Paris: A. Colin, 1972, p. 118 apud LORAUX, Nicole et al. Gregos, bárbaros, estrangeiros: a cidade e seus outros. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993, p. 16.

 
  • Com base na citação destacada, é possível fazer a seguinte afirmação sobre os metecos:

Apesar de um pouco óbvio dentro do contexto, cabe aqui fazer o esclarecimento: os metecos eram os estrangeiros presentes nas cidades-Estado gregas. Compunham, portanto, um estamento específico e tinham uma dinâmica que é objeto das alternativas que seguem.

 
  • a)  mesmo não tendo os direitos políticos de um cidadão e, portanto, sendo “excluídos” da democracia ateniense, estavam inseridos na pólis por meio dos múltiplos serviços que prestavam à coletividade.

A alternativa, ainda que simples, consegue cumprir sua função sem deixar espaço para maiores dúvidas. De fato, os estrangeiros não gozavam de cidadania plena em Atenas, nem mesmo sob o funcionamento de sua famosa democracia. Compunham um estamento social específico e não tinham o direito de participar das deliberações políticas da cidade, que eram reservadas a uma pequena parcela dos patrícios. Ou seja, não é exagerado dizer que eram excluídos da vida democrática de Atenas; mas isso não pode ser confundido como uma exclusão total do convívio e do funcionamento da pólis. Como fica claríssimo no enunciado, os metecos estavam inseridos na vida cotidiana da coletividade, acabando por se tornarem indispensáveis para a organização da cidade como um todo, mesmo frente às contradições do alcance da cidadania ateniense. Note que, sem explicitar, a frase citada traz essa tensão: a pólis dos cidadãos (ou seja, dos participantes da vida democrática) não inclui os metecos, mas a sua vida cotidiana acaba por ser pensada com sua participação direta em serviços e práticas. ALTERNATIVA CORRETA.

 
  • b)  eram essenciais para a democracia ateniense por prestarem serviços relevantes à pólis na rede de serviços da cidade, ganhando tanto o exercício da cidadania quanto o acesso à terra, privilégios dos cidadãos, mesmo que fossem pobres.

De fato, os metecos estavam a serviço das cidades-Estado, o que, na prática, integrava-os ao cotidiano da pólis; chegando a ser indispensáveis na vida prática. Mas isso não alterava o caráter excludente da democracia ateniense: seus cidadãos eram poucos e a cidadania plena não era alargada para poder acomodar outras figuras. Ou seja, os metecos continuavam como um estamento a parte: se não eram escravizados, tampouco eram plenamente absorvidos na ordem democrática como cidadãos. Alternativa errada.

 
  • c)  cidadãos atenienses de uma camada mais popular, gozavam plenamente sua cidadania por meio dos valiosos serviços que prestavam à polis; por isso esta não poderia existir sem a presença dos estrangeiros.

Tem uma contradição em termos na organização dessa alternativa: a cidadania ateniense não era estendida plenamente às camadas mais populares. Além disso, não eram os serviços prestados que habilitavam um indivíduo à cidadania na democracia ateniense, mas sim as suas posições dentro da ordem social como um todo. Alternativa errada.

 
  • d)  ao conseguir o acesso à terra, prestavam serviços relevantes aos cidadãos e à polis, plantando os gêneros alimentícios necessários e servindo ao exército ateniense em tempos de guerra, conquistando o exercício pleno da cidadania pelo casamento.

Um estrangeiro continuaria sendo estrangeiro, independente de suas ações dentro do universo da pólis. Além disso, o acesso à propriedade da terra era bastante controlado dentro das elites locais, não permitindo a intromissão de metecos na estrutura fundiária, raiz do poder em muitas das cidades-Estado. Alternativa errada.

  

Note bem o estudante que todas as alternativas erradas traziam a ideia de que havia uma grande elasticidade do conceito de cidadania na democracia ateniense, o que é um flagrante erro - e uma importante chave para a resolução da questão. Além disso, de maneira pouco clara, o trecho citado no enunciado traz a ideia de que o estrangeiro jamais seria completamente absorvido em Atenas como um cidadão, havendo uma tensão entre "a pólis dos cidadãos" e a realidade dos metecos. Sem mais, está correta a ALTERNATIVA A.

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