Leia o texto a seguir:
“Os diálogos de Platão são o longínquo eco de uma aventura filosófico-política na época das cidades gregas. Esse ateniense de origem nobre, conforme diríamos hoje, remonta, seguindo a linhagem de seu pai, a Codro, o último rei de Atenas, e, seguindo a linhagem de sua mãe, a Sólon. Sua família está próxima do poder e ele está assim naturalmente destinado a desempenhar um papel de primeira importância na vida política. Nessa época, o ponto de referência de todo homem livre é a cidade, centrada em seu domínio comum, a ágora. É ai que todos podem, ao menos em princípio, dar sua opinião sobre o rumo dos assuntos públicos, que interessam a todos. Mas a Grécia dessa época está fragmentada em estados rivais que vivem de acordo com instituições opostas: oligarquias e democracias. Esse cenário é atravessado pela rivalidade entre Esparta e Atenas: a primeira reúne as oligarquias e a segunda, as democracias.”
(JERPHAGNON, Lucien. Um nobre ateniense chamado Platão. Revista História Viva – Grandes temas, São Paulo, n.3, p.26)
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes à organização política e social de Esparta e Atenas:
( ) Durante muito tempo, Atenas manteve um regime monárquico, até que o último basileu foi derrubado pela aristocracia proprietária de terras, a qual estabeleceu um regime oligárquico fundado no arcontado, órgão do poder formado por indivíduos com mandatos anuais e funções religiosas, jurídicas e militares.
( ) Diante quadros de tensões sociais em Atenas, Drácon eliminou a escravidão por dívidas, libertando todos aqueles que haviam se tornado escravos por este motivo e ainda dividiu a sociedade de forma censitária.
( ) Os periecos eram o principal grupo social e elite militar espartana, compostos pelos descendentes dos conquistadores dórios, detentores do poder econômico, concentravam também o poder político e religioso, marginalizando as demais categorias sociais e utilizando a força militar para manter seus privilégios.
( ) Os Hiliotas eram servos, propriedade da cidade- Estado que descendiam dos primitivos habitantes da Lacônia dominados pelos dórios. Não possuíam direitos políticos e seu trabalho era explorado pelos espartanos.
( ) Em 510 a.C. o estadista ateniense Clístenes liderou uma rebelião contra o último tirano, derrubando-o e iniciando reformas que culminaram na implantação da democracia e na pacificação da pólis.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- A) V, V, F, F, F.
- B) V, F, F, V, V.
- C) V, F, V, V, V.
- D) F, F, V, F, V
- E) F, V, V, F, F.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) V, , F, F, F.
Os diálogos de Platão são o longínquo eco de uma aventura filosófico-política na época das cidades gregas. Ele, um ateniense de origem nobre, remonta, seguindo a linhagem de seu pai, a Codro, o último rei de Atenas, e seguindo a linhagem de sua mãe, a Sólon. Sua família está próxima do poder e ele está naturalmente destinado a desempenhar um papel de primeira importância na vida política.
Nessa época, o ponto de referência de todo homem livre é a cidade, centrada em seu domínio comum, a ágora. É ai que todos podem, ao menos em princípio, dar sua opinião sobre o rumo dos assuntos públicos, que interessam a todos. Mas a Grécia dessa época está fragmentada em estados rivais que vivem de acordo com instituições opostas: oligarquias e democracias. Esse cenário é atravessado pela rivalidade entre Esparta e Atenas: a primeira reúne as oligarquias e a segunda, as democracias.
Agora, vamos analisar as afirmações:
( ) Durante muito tempo, Atenas manteve um regime monárquico, até que o último basileu foi derrubado pela aristocracia proprietária de terras, que estabeleceu um regime oligárquico fundado no arcontado, órgão do poder formado por indivíduos com mandatos anuais e funções religiosas, jurídicas e militares.
Verdadeiro. Atenas passou por um regime monárquico, que foi substituído por um regime oligárquico após a derrubada do último rei.
( ) Diante quadros de tensões sociais em Atenas, Drácão eliminou a escravidão por dívidas, libertando todos aqueles que haviam se tornado escravos por este motivo e ainda dividiu a sociedade de forma censitária.
Falso. Foi Sólon, e não Drácão, quem eliminou a escravidão por dívidas e dividiu a sociedade de forma censitária.
( ) Os periecos eram o principal grupo social e elite militar espartana, compostos pelos descendentes dos conquistadores dórios, detentores do poder econômico, concentravam também o poder político e religioso, marginalizando as demais categorias sociais e utilizando a força militar para manter seus privilégios.
Falso. Os periecos eram um grupo social espartano que não detinha o poder político e religioso. Eram os espartanos que detinham o poder político e religioso.
( ) Os Hilotas eram servos, propriedade da cidade-Estado que descendiam dos primitivos habitantes da Lacônia dominados pelos dórios. Não possuíam direitos políticos e seu trabalho era explorado pelos espartanos.
Verdadeiro. Os Hilotas eram servos da cidade-Estado espartana e não tinham direitos políticos.
( ) Em 510 a.C. o estadista ateniense Clístenes liderou uma rebelião contra o último tirano, derrubando-o e iniciando reformas que culminaram na implantação da democracia e na pacificação da pólis.
Verdadeiro. Clístenes liderou uma rebelião contra o último tirano e iniciou reformas que culminaram na implantação da democracia em Atenas.
Deixe um comentário