Na região hoje conhecida como Oriente Médio, quase sempre no vale de grandes rios, surgiram algumas das primeiras civilizações. Grécia e Roma antigas legaram à Civilização Ocidental poderosa herança cultural, expressa pelo direito, pela filosofia, pela democracia e pelo teatro. O feudalismo medieval caracterizou-se pela economia agrária de subsistência, pelo trabalho executado essencialmente por servos, pelo poder dos proprietários de terra e pelo predomínio da Igreja Católica. A crise do sistema feudal possibilitou o surgimento de uma nova era, na qual se destacaram as grandes viagens ultramarinas e os Descobrimentos, o Renascimento cultural e a Reforma religiosa.
Tendo nessas informações a referência inicial para compreender a história das sociedades ocidentais, da Antiguidade ao período medieval, julgue os itens que se seguem.
Filosofia, teatro e democracia são exemplos da criatividade cultural da Grécia antiga, e o direito constitui importante legado de Roma.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
Resposta
A) Certo
A afirmação é correta. A Grécia Antiga foi um berço de criatividade cultural, e a filosofia, o teatro e a democracia são exemplos disso. A filosofia, com nomes como Sócrates, Platão e Aristóteles, revolucionou a forma como as pessoas pensavam e se relacionavam com o mundo. O teatro, com autores como Ésquilo, Sófocles e Eurípides, criou um novo tipo de arte que influenciou a cultura ocidental. Já a democracia, como forma de governo, foi inventada em Atenas e se tornou um modelo para muitas outras cidades.
Já a Roma Antiga, por sua vez, deixou um importante legado no direito. O Direito Romano, que foi desenvolvido ao longo dos séculos, influenciou o desenvolvimento do direito em muitos países, inclusive no Brasil.
Portanto, a afirmação que a filosofia, o teatro e a democracia são exemplos da criatividade cultural da Grécia Antiga, e o direito é um importante legado de Roma, é verdadeira.
Deixe um comentário