NÃO corresponde a um dos fatores que contribuíram para a expansão cretense no mar Egeu:
- A) A miscigenação cultural entre vários povos.
- B) A absolvição dos valores culturais dos fenícios, minoicos, jônios e dórios.
- C) A utilização de canoas escavacadas em troncos de árvores que, mais tarde, foram substituídas por embarcações mais sofisticadas.
- D) Sua localização, pois, por ser uma ilha, facilitou as atividades mercantilistas com a Grécia continental e com o Egito.
- E) Sua relação de soberania administrativa, proibindo a propriedade privada, advindo da relação do comércio, retardando, assim, o crescimento urbanístico.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Sua relação de soberania administrativa, proibindo a propriedade privada, advindo da relação do comércio, retardando, assim, o crescimento urbanístico.
Gabarito: ALTERNATIVA E
NÃO corresponde a um dos fatores que contribuíram para a expansão cretense no mar Egeu:
- a) A miscigenação cultural entre vários povos.
É importante que o estudante se recorde que Creta foi o berço da civilização Minoica, considerada a mais antiga civilização da Europa, tendo se organizado, grosso modo, entre 3100 a.C. e 1200 a.C.. As origens étnicas minoicas não são indo-europeias, sendo uma civilização anterior a várias manifestações da Anatólia e com grande dinamismo cultural. Seus contatos com outros povos mediterrâneos foram importantes para essa miscigenação, absorvendo diálogos dos mais variados e também conseguindo, a partir do ano 1500 a.C., expandir suas expressões culturais para a Grécia continental. Sem erros na alternativa.
- b) A absolvição dos valores culturais dos fenícios, minoicos, jônios e dórios.
Não faz sentido se falar em "absolver" valores culturais, já que não tem como conceder perdão a valores culturais - a douta banca devia estar tentando falar de uma "absorção". Além disso, a civilização minoico era exatamente a civilização cretense, não fazendo o menor sentido a alternativa. Ou seja, não há meio possível de se julgar o que se propõe aqui.
- c) A utilização de canoas escavacadas em troncos de árvores que, mais tarde, foram substituídas por embarcações mais sofisticadas.
De fato, as embarcações mais antigas encontradas no Mediterrâneo eram canoas escavadas em troncos de árvores, mas a tecnologia cretense avançou muito na fabricação de embarcações. Os indícios apontam que os minoicos conseguiram desenvolver embarcações especializadas, principalmente movidas a remo e com adaptações para o comércio marítimo e para finalidades bélicas. Sem erros na alternativa.
- d) Sua localização, pois, por ser uma ilha, facilitou as atividades mercantilistas com a Grécia continental e com o Egito.
A posição geográfica de Creta lhe deu grande vantagem durante a Antiguidade Clássica, já que está encravada entre o Egito, a Grécia, a Anatólia e a Fenícia. Ou seja, era uma posição estratégica para grandes rotas comerciais, configurando-se um enclave fundamental no Mediterrâneo em meio à ascensão grega, estabelecendo conexões com o Crescente Fértil. Sem erros na alternativa.
- e) Sua relação de soberania administrativa, proibindo a propriedade privada, advindo da relação do comércio, retardando, assim, o crescimento urbanístico.
A alternativa não faz sentido em seus próprios termos. Ora, a atividade comercial exige, em algum grau, a propriedade privada, que era amplamente reconhecida em Creta. Além disso, o poder centralizado da monarquia incentivou obras expressivas, inclusive a construção de importantes cidades como Cnossos. Há erros na alternativa.
Como se pode notar, há duas alternativas com erros significativos. Ainda que sejam mais óbvios os erros da alternativa E, que deveria ser assinalada no momento da prova, não se pode ignorar os outros erros apontados. Portanto, a questão deveria ser ANULADA.
Nosso gabarito: ANULADA
Gabarito da banca: ALTERNATIVA E
Deixe um comentário