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“No tempo de Péricles (461-429 a.C), o comparecimento à assembleia soberana era aberto a todo o cidadão. A assembleia era um comício ao ar livre que reunia centenas de atenienses do sexo masculino, com idade superior a 18 anos. Todos os que compareciam tinham direito de fazer uso da palavra. As decisões da assembleia representavam a palavra final na guerra e na paz, nos tratados, nas finanças, nas legislações, nas obras públicas, no julgamento dos casos mais importantes, na eleição de administradores, enfim na totalidade das atividades governamentais.”

(BRAICK, Patrícia Ramos; Mota, Myriam Becho. História: Das cavernas ao terceiro milênio. 2. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2010. p. 102.)

Com base nessa informação, conclui-se que, em Atenas, no período de Péricles:

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) A democracia se consolidou e atingiu sua plenitude por meio de princípios como o da isonomia, isocracia e isegoria, que se definiu como a igualdade de direito ao acesso à palavra na assembleia soberana.

Vamos analisar cada alternativa, para identificar a que melhor se encaixa na descrição do período de Péricles em Atenas.

 

A) A democracia se consolidou e atingiu sua plenitude por meio de princípios como o da isonomia, isocracia e isegoria, que se definiu como a igualdade de direito ao acesso à palavra na assembleia soberana.

CORRETO. O texto menciona que "todos os que compareciam tinham direito de fazer uso da palavra", o que é a definição de isegoria. Isocracia e isonomia são princípios que se referem, respectivamente, à igualdade de poder e à igualdade perante a lei, que também são compatíveis com a descrição da democracia ateniense no período de Péricles.

 

B) A cidadania ateniense fundamentava-se na igualdade de gênero, garantindo aos cidadãos o pleno direito à palavra independentemente de sexo, impondo como limite a idade de dezoito anos.

INCORRETO. O texto afirma que a assembleia reunia "atenienses do sexo masculino", o que contradiz a ideia de igualdade de gênero. Portanto, essa alternativa está incorreta.

 

C) A relação de poder entre funcionários do estado e a elite política ateniense assegurava a manutenção de um regime de governo aristocrático no qual somente os homens exerciam o direito de cidadania.

INCORRETO. A descrição da assembleia soberana no texto não indica que havia uma elite política que controlava o poder. O texto menciona que as decisões da assembleia, que era aberta a todos os cidadãos do sexo masculino, eram a palavra final em todas as atividades governamentais. Isso não é compatível com um regime aristocrático, onde o poder é detido por uma elite. Portanto, essa alternativa está incorreta.

 

D) Os cidadãos atenienses eram guiados por uma burocracia estatal que impediu o rodízio dos cargos administrativos, de modo que a liderança direta e pessoal era exercida por uma minoria de homens jovens.

INCORRETO. A descrição da assembleia soberana no texto não indica que havia uma burocracia que impedia o rodízio de cargos administrativos. O texto menciona que a assembleia era responsável pela "eleição de administradores", o que sugere que havia um sistema de rodízio. Portanto, essa alternativa está incorreta.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA A.

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