O espaço institucional fundamental da democracia ateniense era a Ekklêsía (εκκλησια), a Assembleia do Povo. Em 451/450, surgiu uma lei que causou uma redução na caracterização da cidadania. Antes da referida lei, até a metade do século V, era suficiente ser maior de 18 anos de idade e filho de pai ateniense para poder tomar parte na Assembleia do Povo. Passou a haver a obrigatoriedade de que o pai e a mãe fossem atenienses de nascimento para que seus filhos comuns não fossem considerados bastardos perante o direito público. A lei que reduziu os direitos de cidadania e de representação na Assembleia do Povo foi a lei de:
- A) Drácon
- B) Clístenes
- C) Péricles
- D) Hípias
- E) Hiparco
Resposta:
Resposta à questão sobre a Grécia Antiga
A alternativa correta é a letra C) Péricles.
A lei que reduziu os direitos de cidadania e de representação na Assembleia do Povo foi instituída por Péricles em 451/450 a.C. Antes dessa lei, era suficiente ser maior de 18 anos de idade e filho de pai ateniense para poder tomar parte na Assembleia do Povo. No entanto, com a lei de Péricles, passou a ser obrigatório que o pai e a mãe fossem atenienses de nascimento para que seus filhos comuns não fossem considerados bastardos perante o direito público.
Essa mudança significou uma restrição aos direitos de cidadania, pois muitos filhos de pai ateniense e mãe estrangeira perderam o direito de participar da Assembleia do Povo. Além disso, a lei também restringiu a participação de estrangeiros na vida política ateniense.
A lei de Péricles foi um marco importante na história da democracia ateniense, pois redefiniu a noção de cidadania e estabeleceu critérios mais rígidos para a participação na vida política.
Deixe um comentário