Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O povo, em muitas coisas, julga melhor do que o indivíduo, seja quem for. Além disso, a multidão é mais incorruptível (…) e, se um indivíduo se deixa dominar pela ira ou por outra paixão semelhante, necessariamente corrompe o seu juízo; em compensação, é difícil que todos juntos se inflamem de cólera ou pequem.

 

(Aristóteles, 384-322 a.C. Política.)

 

As considerações do filósofo grego permitem afirmar que

Resposta:

A alternativa correta é letra D) o poder político, em vez de ser exercido por um tirano ou uma oligarquia, deveria caber a uma assembleia.

Gabarito: Letra D

 

Essa questão poderia ser resolvida através da interpretação.

 

Aristóteles foi um pensador da Grécia Antiga, discípulo de Sócrates. Nesse trecho da sua obra Política, o filósofo afirma que a melhor forma de governo seria exercida por uma multidão, uma assembleia, em vez de ser exercida por um único indivíduo (monarca, tirano, basileu) ou por um grupo restrito de pessoas (oligarquia).

 

Seu pensamento é produzido em um momento no qual Atenas vivia o regime da Democracia, no qual os cidadãos atenienses (homens livres com mais de 18 anos) poderiam decidir sobre a vida política da cidade.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: Ao lado das explicações mitológicas, os gregos passaram a buscar explicações com base na razão, na observação e na experimentação da natureza. Assim surge as primeiras ideias da filosofia.

 

Letra B: O conceito de despotismo nasceu nessa obra de Aristóteles, mas o conceito de despotismo esclarecido foi retomado pelos filósofos do Iluminismo para fazer referência aos monarcas que governavam de forma absolutista, porém guiados pelos ideais da razão, do progresso e da ciência.

 

Letra C: A política de pão e circo foi empregada em Roma Antiga para aliviar as tensões de revoltas que cresciam na cidade.

 

Letra E: As disputas entre as cidade-estado gregas foram causadas pelas rivalidades militares e políticas, principalmente entre Atenas e Esparta.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *