O que implica o sistema da pólis é uma extraordinária preeminência da palavra sobre todos os outros instrumentos do poder. A palavra constitui o debate contraditório, a discussão, a argumentação e a polêmica. Torna-se a regra do jogo intelectual, assim como do jogo político.
VERNANT, J.P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand, 1992 (adaptado).
Na configuração política da democracia grega, em especial a ateniense, a ágora tinha por função
- A) agregar os cidadãos em torno de reis que governavam em prol da cidade.
- B) permitir aos homens livres o acesso às decisões do Estado expostas por seus magistrados.
- C) constituir o lugar onde o corpo de cidadãos se reunia para deliberar sobre as questões da comunidade.
- D) reunir os exércitos para decidir em assembleias fechadas os rumos a serem tomados em caso de guerra.
- E) congregar a comunidade para eleger representantes com direito a pronunciar-se em assembleias.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) constituir o lugar onde o corpo de cidadãos se reunia para deliberar sobre as questões da comunidade.
Gabarito: Letra C
A partir do século VII a.C, a Grécia Antiga viu surgir uma série de comunidades de habitantes que deu origem às pólis. Cada pólis tinha sua própria organização política, mas existia entre elas alguns traços em comum.
Desses traços destaca-se a ágora, traduzido para o português como “praça”. Era o local onde se discutiam questões de interesse público, tomavam-se decisões e elaboravam-se leis.
Em Atenas, especialmente, onde vigorava a democracia direta, os cidadãos poderiam se reunir na ágora e pedir a palavra para expor sua opinião ou dar seu voto em alguma questão apresentada.
Lembrando que nem todos eram cidadãos em Atenas.
Mulheres, escravos, crianças, adolescentes e estrangeiros estavam fora da lista da cidadania.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Nesse período em que o autor está mencionando, a pólis ateniense não era governada por um rei. Havia uma assembleia (Eclésia) que definia e votava as leis para a cidade.
Letra B: Nem todos os homens livres tinham acesso às decisões do Estado. Os estrangeiros eram livres, porém não eram cidadãos.
Letra D: Todas as decisões em Atenas eram feitas publicamente na ágora, inclusive, a decisão de se entrar ou não em uma guerra.
Letra E: Todos os cidadãos poderiam se manifestar na assembleia através da palavra, por isso, a pólis ateniense é vista por muitos como a primeira a trazer a ideia de democracia direta.
Resposta baseada na fonte:
AZEVEDO, Gislane e SERIACOPI, Reinaldo. História: volume único. São Paulo: Ática, 2005.
Deixe um comentário