Questões Sobre Grécia Antiga - História - concurso
91) As origens da civilização grega estão profundamente relacionadas à história de Creta e à civilização que ali se desenvolveu entre 2000 a. C. e 1400 a.C..
Sobre ela, afirma-se que
- A) o poder político concentrava-se nas mãos de uma elite religiosa liderada pelos sacerdotes que acreditavam ser descendentes diretos do lendário Minotauro.
- B) os cretenses escreveram apenas textos sagrados usando seus dois tipos de escrita, a linear A e a linear B, sendo que apenas a linear A foi parcialmente decifrada até os dias de hoje.
- C) o relevo de Creta não permitiu o desenvolvimento da arquitetura, sendo as edificações bastante simples. Os cretenses, no entanto, foram exímios construtores de embarcações marítimas.
- D) em Creta, a mulher desfrutava de direitos e obrigações quase desconhecidos em outras regiões na Antiguidade. A mulheres cretenses possuíam uma importância que transparecia na religião, cuja principal divindade era feminina, a deusa Grande Mãe.
Resposta: D) Em Creta, a mulher desfrutava de direitos e obrigações quase desconhecidos em outras regiões na Antiguidade.
A afirmação de que em Creta a mulher desfrutava de direitos e obrigações quase desconhecidos em outras regiões na Antiguidade é verdadeira. Na cultura cretense, a mulher possuía uma importância que transparecia na religião, cuja principal divindade era feminina, a deusa Grande Mãe. Isso não era comum em outras regiões da Antiguidade, onde as mulheres geralmente tinham papéis mais subordinados.
Além disso, as mulheres cretenses tinham uma relativa autonomia e liberdade em comparação com outras culturas da época. Elas participavam ativamente na vida social e econômica, e suas opiniões eram consideradas importantes.
Essa situação era possível graças à estrutura social cretense, que era mais igualitária do que as das outras regiões da Antiguidade. Isso permitia que as mulheres tivessem mais oportunidades e uma maior participação na vida pública.
No entanto, é importante notar que a situação das mulheres em Creta não era perfeita e que elas ainda enfrentavam limitações e desigualdades. No entanto, em comparação com outras culturas da época, as mulheres cretenses tinham uma posição relativamente mais forte e respeitada.
Portanto, a afirmação de que em Creta a mulher desfrutava de direitos e obrigações quase desconhecidos em outras regiões na Antiguidade é verdadeira e reflete a importância que as mulheres tinham na cultura cretense.
92) “As contribuições gregas para o mundo ocidental são um amplo campo de pesquisa para os historiadores. A presença grega é marcada nas manifestações artísticas, nos princípios éticos e políticos, na maneira de interpretar o mundo e na sistematização do pensamento.”
REZENDE, Antonio Paulo; DIDIER, Maria Thereza. Rumos da História.
São Paulo: Atual Editora. 2009. p.37.
Sobre os gregos da Antiguidade, afirma-se que,
I. em Esparta, a sociedade se estruturava em: esparciatas, que eram detentores da cidadania por serem descendentes dos dórios; periecos, que habitavam os arredores da cidades sendo considerados cidadãos de segunda ordem por não descenderem dos dórios; hilotas, que, apesar de estrangeiros e, portanto, não-cidadãos, tinham muita importância por serem excelentes artesãos e os únicos produtores de armas para o exército.
II. nos tempos homéricos, a crise da sociedade gentílica alterou profundamente a estrutura interna dos genos e, aos poucos, a terra deixou de ser propriedade coletiva, sendo dividida de modo desigual.
III. na educação militar, a participação era exclusiva dos cidadãos espartanos, que formavam uma casta. Os casamentos eram acertados pelos pais dos noivos e as mulheres só vinham a conhecer seus maridos na hora da cerimônia, uma vez que viviam confinadas numa peça da casa chamada gineceu.
IV. no século X a.C., aproximadamente, ocorreu a unificação das células gentílicas em quatro tribos, em torno do centro político-militar-religioso que a acrópole de Atenas representava. Atenas conservou a monarquia por muito tempo, até que os aristocratas acabaram por solapar o poder do basileu que foi substituído pelo arcontado.
Estão corretas apenas as afirmativas
- A) I e IV.
- B) II e III.
- C) II e IV.
- D) I e III.
A resposta certa é a letra C) II e IV.
Essa questão aborda a contribuição da Grécia Antiga para o mundo ocidental, , destacando a presença grega nas manifestações artísticas, éticas e políticas, além da maneira de interpretar o mundo e da sistematização do pensamento.
As afirmativas II e IV estão corretas. A afirmativa II destaca a crise da sociedade gentílica nos tempos homéricos, que alterou profundamente a estrutura interna dos genos e, aos poucos, a terra deixou de ser propriedade coletiva, sendo dividida de modo desigual.
Já a afirmativa IV destaca a unificação das células gentílicas em quatro tribos em torno do centro político-militar-religioso que a acrópole de Atenas representava. Atenas conservou a monarquia por muito tempo, até que os aristocratas acabaram por solapar o poder do basileu, que foi substituído pelo arcontado.
Portanto, as afirmativas II e IV são as únicas que apresentam informações precisas e corretas sobre a Grécia Antiga.
93) Em certos aspectos, os gregos da Antiguidade foram sempre um povo disperso.Penetraram em pequenos grupos no mundo mediterrânico e, mesmo quando se instalaram e acabaram por dominá-lo, permaneceram desunidos na sua organização política.No tempo de Heródoto, e muito antes dele, encontravam- se colônias gregas não somente em toda a extensão da Grécia atual,como também no litoral do Mar Negro, nas costas da atual Turquia, na Itália do sul e na Sicília oriental, na costa setentrional da África e no litoral mediterrânico da França. No interior desta elipse de uns 2500 km de comprimento, encontravam-se centenas e centenas de comunidades que amiúde diferiam na sua estrutura política e que afirmaram sempre a sua soberania. Nem então nem em nenhuma outra altura, no mundo antigo, houve uma nação, um território nacional único regido por uma lei soberana, que se tenha chamado Grécia (ou um sinônimo de Grécia).
M.Finley. O mundo de Ulisses. Lisboa: Editorial Presença, 1972. Adaptado.
Com base no texto, pode-se apontar corretamente
- A) a desorganização política da Grécia antiga, que sucumbiu rapidamente ante as investidas militares de povos mais unidos e mais bem preparados para a guerra,como os egípcios e macedônios.
- B) a necessidade de profunda centralização política, como a ocorrida entre os romanos e cartagineses, para que um povo pudesse expandir seu território e difundir sua produção cultural.
- C) a carência, entre quase todos os povos da Antiguidade, de pensadores políticos, capazes de formular estratégias adequadas de estruturação e unificação do poder político.
- D) a inadequação do uso de conceitos modernos, como nação ou Estado nacional, no estudo sobre a Grécia antiga, que vivia sob outras formas de organização social e política.
- E) a valorização, na Grécia antiga, dos princípios do patriotismo e do nacionalismo, como forma de consolidar política e economicamente o Estado nacional.
The correct answer is D) the inadequacy of using modern concepts, to study Ancient Greece,.
The text explains that the Ancient Greeks were a dispersed people, living in small groups throughout the Mediterranean world, and even when they established themselves, they remained disunited in their political organization. This dispersion and lack of unity made it difficult to conceive of a single, unified Greek nation-state, as we understand it today.
The text also highlights that the Ancient Greeks did not have a single, unified territory or a single, sovereign state, but rather a multitude of communities that differed in their political structure and affirmed their sovereignty. This is in contrast to modern nation-states, which are characterized by a unified territory, a single government, and a sense of national identity.
Therefore, using modern concepts, such as the nation-state, to study Ancient Greece is inadequate, as it does not take into account the particularities of the Ancient Greek political organization and social structure. It is essential to approach the study of Ancient Greece with an understanding of its unique historical context and to avoid anachronistic projections of modern concepts onto the past.
94) Apesar de considerarmos a Grécia Antiga o seu berço […] não se pode ainda falar em democracia, porquanto esta é caracterizada não pelo governo das leis, mas pela participação do povo no governo, o que ainda estava longe de ser verificado naquele estágio.
KIBRIT, Orly. O ideal de Sólon e a democracia
na Grécia Antiga. Revista SJRJ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 33, p. 143-148. abr. 2012 (adaptado).
A crítica à democracia grega se refere ao fato de que
- A) apenas uma parcela da população tinha de fato direito à participação democrática.
- B) a participação popular nas decisões era facultativa e limitada às votações para escolha do rei.
- C) os políticos davam pouca atenção aos problemas das classes mais pobres da sociedade.
- D) os direitos eram assegurados a todos os nascidos em território grego e não aos estrangeiros.
- E) todos os habitantes da polis eram obrigados a dedicar alguns dias do ano aos debates políticos.
A crítica à democracia grega se refere ao fato de que apenas uma parcela da população tinha de fato direito à participação democrática.
Essa afirmação é verdadeira porque,<|begin_of_text|>2019, na Grécia Antiga, apenas os cidadãos libertos e proprietários de terras tinham direito a participar da vida política, excluindo as mulheres, escravos e estrangeiros.
Além disso, a participação popular nas decisões era facultativa e limitada, e os políticos davam pouca atenção aos problemas das classes mais pobres da sociedade. Os direitos também eram assegurados apenas aos nascidos no território grego, e não aos estrangeiros.
Portanto, a alternativa correta é a letra A) apenas uma parcela da população tinha de fato direito à participação democrática.
Essa crítica à democracia grega é importante porque mostra que, apesar de ter sido um sistema inovador para a época, ainda estava longe de ser um regime verdadeiramente democrático, como entendemos hoje.
Além disso, essa crítica nos permite refletir sobre a importância de garantir direitos iguais para todos os membros da sociedade, independentemente de sua origem, gênero ou status social.
95) A partir do século VII a.C., muitas comunidades nas ilhas, na Grécia continental, nas costas da Turquia e na Itália construíram grandes templos destinados a deuses específicos: os deuses de cada cidade.
As construções de templos foram verdadeiramente monumentais. […] Tornaram-se as novas moradias dos deuses. Não eram mais deuses de uma família aristocrática ou de uma etnia, mas de uma pólis. Eram os deuses da comunidade como um todo. A religião surgiu, assim, como um fator aglutinador das forças cooperativas da pólis. […]
A construção monumental foi influenciada por modelos egípcios e orientais. Sem as proezas de cálculo matemático, desenvolvidas na Mesopotâmia e no Egito, os grandes monumentos gregos teriam sido impossíveis.
(Norberto Luiz Guarinello. História antiga, 2013.)
Segundo o texto, um papel fundamental da religião, na Grécia antiga, foi o de
- A) eliminar as diferenças étnicas e sociais e permitir a igualdade social.
- B) estabelecer identidade e vínculos comunitários e unificar as crenças.
- C) impedir a persistência do paganismo e afirmar os valores cristãos.
- D) eliminar a integração política, militar e cultural entre as cidades-estados.
- E) valorizar as crenças aristocráticas e eliminar as formas de culto populares.
A resposta certa é a letra B) estabelecer identidade e vínculos comunitários e unificar as crenças.
Essa alternativa é correta porque, a religião, na Grécia Antiga, surgiu como um fator aglutinador das forças cooperativas da pólis. Os deuses da cidade tornaram-se os deuses da comunidade como um todo, e não mais de uma família aristocrática ou de uma etnia. A construção de templos monumentais foi influenciada por modelos egípcios e orientais, e tornou-se um símbolo da unidade e da cooperação entre os membros da comunidade.
Além disso, a religião permitiu que as cidades-estados gregas desenvolvessem uma identidade comum, superando as diferenças étnicas e sociais. Os deuses da cidade tornaram-se os deuses da comunidade, e a religião se tornou um fator aglutinador das forças cooperativas da pólis.
Portanto, a alternativa B) estabelecer identidade e vínculos comunitários e unificar as crenças é a resposta certa, pois a religião na Grécia Antiga teve um papel fundamental na criação de uma identidade comum e na unificação das crenças entre os membros da comunidade.
96) Foi na Greacia Antiga, na cidade de Olímpia, que surgiram os Jogos Olímpicos em homenagem aos deuses. Os gregos também desenvolveram uma rica mitologia. Até os dias de hoje a mitologia grega é referência para estudos e livros. Além disso, podemos atribuir aos gregos da Antiguidade Clássica:
- A) A filosofia que atingiu um desenvolvimento surpreendente, principalmente em Esparta, no século V (Período Clássico da Grécia). Platão e Sócrates são os filósofos mais conhecidos deste período.
- B) A dramaturgia que em quase todas as cidades gregas possuía anfiteatros, onde os atores apresentavam peças dramáticas ou comédias, usando máscaras. Apesar dos destaques no Teatro, a poesia, história, artes plásticas e arquitetura foram de pouco destaque na cultura grega.
- C) A religião politeísta era marcada por uma forte marca humanista. Os deuses possuíam características humanas e de deuses. Os heróis gregos (semideuses) eram os filhos de deuses com mortais. Zeus, deus dos deuses, comandava todos os demais do topo do monte Olimpo. Podemos destacar outros deuses gregos: Atena (deusa das artes), Apolo (deus do Sol), Ártemis (deusa da caça e protetora das cidades), Afrodite (deusa do amor, do sexo e da beleza corporal), Deméter (deusa das colheitas), Hermes (mensageiro dos deuses) entre outros.
- D) Na arquitetura, os gregos ergueram palácios, templos e acrópoles de mármore no topo de montanhas. As decisões políticas, principalmente em Esparta, cidade onde surgiu a democracia grega, eram tomadas na Ágora (espaço público de debate político).
A resposta correta é a letra C) A religião politeísta era marcada por uma forte marca humanista.
A religião politeísta dos gregos antigos era caracterizada por uma forte marca humanista, inerente às suas crenças e práticas religiosas. Os deuses gregos possuíam características humanas e divinas, ao mesmo tempo. Os heróis gregos, como Perseu e Hércules, eram filhos de deuses com mortais, e Zeus, o deus dos deuses, comandava todos os demais do topo do monte Olimpo.
Essa religião politeísta foi fundamental para a formação da cultura grega, influenciando aspectos como a arte, a literatura, a filosofia e a política. Os deuses gregos eram vistos como seres humanos com poderes sobrenaturais, e suas histórias e mitos foram transmitidos por meio de lendas e poemas épicos.
Entre os principais deuses gregos, podemos destacar Atena, deusa das artes e da guerra; Apolo, deus do Sol e da música; Artemis, deusa da caça e protetora das cidades; Afrodite, deusa do amor, do sexo e da beleza corporal; Deméter, deusa das colheitas; e Hermes, mensageiro dos deuses.
A religião politeísta grega foi marcada por uma forte presença humana, onde os deuses eram vistos como seres humanos com poderes sobrenaturais, e não como seres divinos distantes dos homens. Isso permitiu que a religião se tornasse mais acessível e influente na vida cotidiana dos gregos.
97) “Eucrates, filho de Aristôtimos, do Pireu, fez a moção: Com a boa sorte do Povo de Atenas. Que os legisladores resolvam: se alguém se rebelar contra o Povo visando implantar a Tirania, ou juntar-se a conspiradores, ou se alguém atenta contra o Povo de Atenas ou contra a Democracia, em Atenas, se alguém cometeu algum destes crimes, quem o matar estará livre do processo(…).”
Lei Ateniense contra a Tirania, 337-6 a.C.
FUNARI, P.P.A. Antiguidade Clássica: a história e a cultura
a partir dos documentos. Campinas: Editora Unicamp,
2003. p.90.
A Lei Ateniense de 337-6 a.C contra a Tirania. insere-se na
- A) passagem da cidade independente para o estado imperial helenístico.
- B) fase em que as cidades gregas reforçavam sua autonomia e poder.
- C) busca ansiosa de consolidar o legítimo poder do soberano.
- D) conciliação das poleis gregas no decorrer do quarto século a.C.
A alternativa correta é A) passagem da cidade independente para o estado imperial helenístico.
A Lei Ateniense de 337-6 a.C. contra a Tirania reflete a preocupação dos atenienses em manter a estabilidade política e a democracia em Atenas. Nesse contexto, a lei pode ser vista como uma medida para prevenir a implantação de uma tirania, garantindo que o povo de Atenas mantenha o controle sobre o governo.
Essa lei inseriu-se na passagem da cidade independente para o estado imperial helenístico, pois, durante o período helenístico, as cidades-estados gregas, como Atenas, estavam em processo de transformação, perdendo sua autonomia e se tornando parte de um império mais amplo.
Portanto, a Lei Ateniense de 337-6 a.C. pode ser vista como uma tentativa de preservar a independência e a democracia de Atenas em um contexto de mudanças políticas mais amplas.
98) O calendário é um sistema muito antigo utilizado para registrar e medir o tempo e regulamentar os ritmos da vida humana. Nele temos a combinação de três elementos astronômicos: o dia, o mês e o ano. No decorrer da história ocidental houve dificuldades de combinar esses três elementos de modo satisfatório, resultando na elaboração de vários calendários. Atualmente está em vigor o calendário
- A) Juliano.
- B) Gregoriano.
- C) Hebraico.
- D) Metônico.
A resposta correta é letra B) Gregoriano.
O calendário é um sistema muito antigo utilizado para registrar e medir o tempo e regulamentar os ritmos da vida humana. Nele, temos a combinação de três elementos astronômicos: o dia, o mês e o ano. No decorrer da história ocidental, houve dificuldades de combinar esses três elementos de modo satisfatório, resultando na elaboração de vários calendários.
Um dos principais desafios foi encontrar um padrão que conciliasse a duração do ano solar (aproximadamente 365,24 dias) com a duração do ciclo lunar (aproximadamente 29,5 dias). Isso porque os antigos observaram que a Lua demorava cerca de 29,5 dias para orbitar a Terra, enquanto a Terra demorava cerca de 365,24 dias para orbitar o Sol.
Os gregos, por exemplo, utilizavam um calendário lunissolar, que combinava o ciclo lunar com o ano solar. No entanto, esse calendário apresentava um problema: a cada quatro anos, havia um desvio de cerca de 11 dias entre o calendário lunar e o solar.
Foi somente com a criação do calendário juliano, em 45 a.C., que se conseguiu uma solução mais precisa. O calendário juliano introduziu o conceito de ano bissexto, onde um dia extra era adicionado a cada quatro anos para compensar o desvio. No entanto, mesmo com essa correção, o calendário juliano ainda apresentava um erro de cerca de 11 minutos por ano.
Foi necessário esperar até 1582, quando o papa Gregório XIII criou o calendário gregoriano, que é o atualmente utilizado em grande parte do mundo. O calendário gregoriano eliminou 10 dias do mês de outubro daquele ano e introduziu uma regra mais precisa para os anos bissextos, reduzindo o erro anual para cerca de 26 segundos.
Portanto, a resposta correta é letra B) Gregoriano, pois é o calendário que apresenta a combinação mais precisa dos elementos astronômicos, tendo sido elaborado após séculos de tentativas e ajustes.
99) Esparta e Atenas têm inúmeras diferenças de origens culturais, econômicas, geográficas e sociais. Enquanto Atenas é mencionada por ter sido a pátria de grandes pensadores e filósofos, Esparta é conhecida historicamente por sua rígida formação militar que objetivava preparar soldados quase invencíveis que rejeitavam qualquer tipo de fraqueza. Contudo, Esparta e Atenas têm como característica comum
- A) a forma de governo.
- B) o fato de serem polis (cidades) da Grécia.
- C) a defesa da democracia.
- D) o repúdio à tirania.
The correct answer is B) the fact that they were poleis (cities) of Greece.
To understand why this is the correct answer, let's analyze the characteristics of both Sparta and Athens. Both cities were part of ancient Greece, and as such, they shared a common cultural, economic, geographic, and social background. However, they also had significant differences that set them apart. Athens was known for being the cradle of great thinkers and philosophers, whereas Sparta was famous for its rigid military formation, which aimed to prepare almost invincible soldiers who rejected any type of weakness.
Despite these differences, one common characteristic that unites both cities is the fact that they were poleis, or city-states, of ancient Greece. This means that they were independent cities with their own governments, economies, and cultures, but still shared a common Greek identity.
The other options do not accurately describe a common characteristic shared by both Sparta and Athens. Option A, the form of government, is incorrect because Sparta had an oligarchic government, whereas Athens had a democratic government. Option C, the defense of democracy, is also incorrect because, although Athens was a democracy, Sparta's government was not. Option D, the rejection of tyranny, is also incorrect because, while both cities rejected tyranny, this was not a unique characteristic that united them.
Therefore, the correct answer is option B, the fact that they were poleis of Greece, which accurately describes a common characteristic shared by both Sparta and Athens.
100) O espaço institucional fundamental da democracia ateniense era a Ekklêsía (εκκλησια), a Assembleia do Povo. Em 451/450, surgiu uma lei que causou uma redução na caracterização da cidadania. Antes da referida lei, até a metade do século V, era suficiente ser maior de 18 anos de idade e filho de pai ateniense para poder tomar parte na Assembleia do Povo. Passou a haver a obrigatoriedade de que o pai e a mãe fossem atenienses de nascimento para que seus filhos comuns não fossem considerados bastardos perante o direito público. A lei que reduziu os direitos de cidadania e de representação na Assembleia do Povo foi a lei de:
- A) Drácon
- B) Clístenes
- C) Péricles
- D) Hípias
- E) Hiparco
Resposta à questão sobre a Grécia Antiga
A alternativa correta é a letra C) Péricles.
A lei que reduziu os direitos de cidadania e de representação na Assembleia do Povo foi instituída por Péricles em 451/450 a.C. Antes dessa lei, era suficiente ser maior de 18 anos de idade e filho de pai ateniense para poder tomar parte na Assembleia do Povo. No entanto, com a lei de Péricles, passou a ser obrigatório que o pai e a mãe fossem atenienses de nascimento para que seus filhos comuns não fossem considerados bastardos perante o direito público.
Essa mudança significou uma restrição aos direitos de cidadania, pois muitos filhos de pai ateniense e mãe estrangeira perderam o direito de participar da Assembleia do Povo. Além disso, a lei também restringiu a participação de estrangeiros na vida política ateniense.
A lei de Péricles foi um marco importante na história da democracia ateniense, pois redefiniu a noção de cidadania e estabeleceu critérios mais rígidos para a participação na vida política.