Questões Sobre Grécia Antiga - História - concurso
101) O que implica o sistema da pólis é uma extraordinária preeminência da palavra sobre todos os outros instrumentos do poder. A palavra constitui o debate contraditório, a discussão, a argumentação e a polêmica. Torna-se a regra do jogo intelectual, assim como do jogo político.
VERNANT, J.P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand, 1992 (adaptado).
Na configuração política da democracia grega, em especial a ateniense, a ágora tinha por função
- A) agregar os cidadãos em torno de reis que governavam em prol da cidade.
- B) permitir aos homens livres o acesso às decisões do Estado expostas por seus magistrados.
- C) constituir o lugar onde o corpo de cidadãos se reunia para deliberar sobre as questões da comunidade.
- D) reunir os exércitos para decidir em assembleias fechadas os rumos a serem tomados em caso de guerra.
- E) congregar a comunidade para eleger representantes com direito a pronunciar-se em assembleias.
A alternativa correta é letra C) constituir o lugar onde o corpo de cidadãos se reunia para deliberar sobre as questões da comunidade.
Gabarito: Letra C
A partir do século VII a.C, a Grécia Antiga viu surgir uma série de comunidades de habitantes que deu origem às pólis. Cada pólis tinha sua própria organização política, mas existia entre elas alguns traços em comum.
Desses traços destaca-se a ágora, traduzido para o português como “praça”. Era o local onde se discutiam questões de interesse público, tomavam-se decisões e elaboravam-se leis.
Em Atenas, especialmente, onde vigorava a democracia direta, os cidadãos poderiam se reunir na ágora e pedir a palavra para expor sua opinião ou dar seu voto em alguma questão apresentada.
Lembrando que nem todos eram cidadãos em Atenas.
Mulheres, escravos, crianças, adolescentes e estrangeiros estavam fora da lista da cidadania.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Nesse período em que o autor está mencionando, a pólis ateniense não era governada por um rei. Havia uma assembleia (Eclésia) que definia e votava as leis para a cidade.
Letra B: Nem todos os homens livres tinham acesso às decisões do Estado. Os estrangeiros eram livres, porém não eram cidadãos.
Letra D: Todas as decisões em Atenas eram feitas publicamente na ágora, inclusive, a decisão de se entrar ou não em uma guerra.
Letra E: Todos os cidadãos poderiam se manifestar na assembleia através da palavra, por isso, a pólis ateniense é vista por muitos como a primeira a trazer a ideia de democracia direta.
Resposta baseada na fonte:
AZEVEDO, Gislane e SERIACOPI, Reinaldo. História: volume único. São Paulo: Ática, 2005.
102) Leia o texto abaixo e responda a questão:
Texto – 03
Na arquitetura, os templos foram edificados a partir do século VII. Os primeiros eram uma espécie de cabana, construída com madeira, cascalho ou tijolos de barro, algumas vezes com tetos de folhas. Colunas de pedra são egressas do século VI, momento em que os arquitetos passam a desenvolver o trílito – dois pilares de sustentação e um fecho horizontal. Os templos gregos apresentavam uma harmonia simétrica entre o átrio de entrada e o dos fundos. O mais importante é o Partenon, de Atenas. Além dos templos, os teatros, os ginásios esportivos e as ágoras, locais de reunião dos gregos, nos quais eles se concentravam para debater os assuntos mais variados, são exemplos conhecidos da arquitetura grega.
(Fonte: http://www.infoescola.com/artes/arte-grega)
Em relação as colunas de sustentação da arquitetura grega, podemos citar:
- A) A dórica, a papiriforme e a jônica.
- B) A lotiforme, a papiriforme e a loriforme.
- C) A jônica, a dórica e a coríntio.
- D) A coríntio, a lotiforme e a papiriforme.
- E) A jônica, loriforme e a dórica.
Resposta:
A alternativa correta é a letra C) A jônica, a dórica e a coríntia.
Essa resposta é correta porque as colunas de sustentação da arquitetura grega são caracterizadas por três estilos principais: jônico, dórico e coríntio. O estilo jônico é caracterizado por uma coluna esbelta com um capital ornado por volutas, o estilo dórico é mais simples e robusto, com um capital simples, e o estilo coríntio é mais ornamentado, com um capital decorado com folhas de acanto.
Esses três estilos foram amplamente utilizados na arquitetura grega, especialmente nos templos, como o Partenon de Atenas. Além disso, os gregos também utilizaram esses estilos em outros tipos de edifícios, como teatros, ginásios esportivos e ágoras, que eram locais de reunião para debates e discussões.
Portanto, a resposta correta é a letra C) A jônica, a dórica e a coríntia, porque esses três estilos são os principais e mais conhecidos da arquitetura grega.
103) Um dos aspectos mais significativos da cultura grega antiga foi o teatro. Os gregos o desenvolveram de tal forma que até os dias atuais artistas, dramaturgos e demais envolvidos nas artes cênicas sofrem a influência das suas influências (de seu legado). Diversas peças teatrais criadas na Grécia Antiga são até hoje encenadas. Qual das peças abaixo não é de característica grega?
- A) Antígona.
- B) Assembleia de Mulheres.
- C) A Tempestade.
- D) Édipo Rei.
- E) Greve do Sexo.
A alternativa correta é a letra C) A Tempestade.
A resposta correta é A Tempestade porque as outras opções são peças teatrais que fazem parte do legado cultural da Grécia Antiga. Antígona, por exemplo, é uma tragédia de Sófocles que conta a história de Antígona, filha de Édipo, que desafia as leis de Creonte para enterrar seu irmão Polinices. Já Assembleia de Mulheres é uma comédia de Aristófanes que satiriza a política e a sociedade ateniense. Édipo Rei, por sua vez, é uma tragédia de Sófocles que relata a história do rei Édipo, que mata seu pai e casa com sua mãe sem saber. Greve do Sexo é uma comédia de Aristófanes que retrata as mulheres de Atenas se rebelando contra seus maridos.
Já A Tempestade, por outro lado, é uma peça teatral de William Shakespeare, escrita no século XVII, que não faz parte do legado cultural da Grécia Antiga. A peça conta a história de Próspero, um duque que é exilado em uma ilha com sua filha e que, com a ajuda de seus poderes mágicos, vinga-se de seus inimigos.
Portanto, a resposta correta é A Tempestade porque é a única opção que não é uma peça teatral da Grécia Antiga.
104) O gênero mais antigo do teatro surgiu provavelmente em meados do século VI a.C. Os temas eram oriundos da religião ou das sagas dos heróis; sendo raros os que se debruçavam sobre assuntos da época (um exemplo de texto que abordava temas contemporâneos foi Os Persas de Ésquilo). A maioria retrata a queda de um herói, muitas vezes atribuída a sua arrogância. De que gênero teatral estamos comentando?
- A) Tragédia.
- B) Pantomima.
- C) Comédia.
- D) Drama.
- E) Alegoria.
A resposta certa é a letra A) Tragédia.
A tragédia é o gênero mais antigo do teatro, surgindo provavelmente em meados do século VI a.C. em Grécia Antiga. Os temas eram oriundos da religião ou das sagas dos heróis; sendo raros os que se debruçavam sobre assuntos da época.
A maioria das tragédias retrata a queda de um herói, muitas vezes atribuída à sua arrogância. Isso porque, na cultura grega, a hybris (arrogância) era considerada um pecado grave, que poderia atrair a ira dos deuses.
O gênero trágico servia como um modo de criticar a sociedade e os líderes da época, através da representação de heróis que caíam em desgraça devido às suas próprias falhas. Além disso, as tragédias também serviam como um modo de entreter a plateia e de promover a reflexão sobre a condição humana.
Os textos que abordavam temas contemporâneos, como Os Persas de Ésquilo, eram raros, mas serviam como uma forma de crítica social e política.
105) Vários são os temas de natureza política, que envolvem nosso cotidiano, oriundos da Antiguidade Clássica, como as ideias de Democracia e de República. Estas concepções foram deveras importantes para que os princípios para a representação pública tivessem um início. Acerca destas concepções podemos considerar como correta a seguinte afirmação:
- A) O desenvolvimento da hegemonia ateniense foi crucial para que a maior parte da população da cidade participasse da vida política, excluindo os estrangeiros, mas conferindo às mulheres o direito de participação ativa dos debates políticos da cidade;
- B) Os avanços conquistados nos caminhos da representação pública foram possíveis graças ao modelo vivido pelos espartanos, que estabeleciam uma Diarquia, na qual havia um rei para assuntos militares e outro para assuntos administrativos;
- C) A Grécia Antiga foi palco de inovações no âmbito da política, considerando as demais civilizações existentes à sua época. Atentando para estas inovações, podemos ressaltar o período de Pericles como legislador e o exercício dos debates seguidos por votações entre aqueles que figuravam como cidadãos da cidade de Atenas. Não obstante às críticas que este modelo sofreu ao longo do tempo, foi um passo importante para a formação da Democracia como um todo;
- D) A República instalada em Atenas foi modelo essencial para a que os romanos, anos mais tarde, pusessem em prática semelhante organização de poder político, garantindo direitos aos vários grupos sociais que constituíam sua cidade. Ante a república romana, foi possível diminuir as tensões sociais e as agitações que questionavam a ordem dos senadores que, anteriormente, gozavam de privilégios inquestionáveis;
- E) Não se pode tratar da Antiguidade Clássica como responsável pelas inovações políticas que influenciaram todo o ocidente, séculos mais tarde, uma vez que os princípios éticos e morais que regem a vida cultural do Ocidente, têm relação direta com o desenvolvimento do Cristianismo como um todo, mais influente durante a chamada Idade Média.
The correct answer is letter C) The ancient Greece was the stage for innovations in the political sphere, and considering the other existing civilizations at that time, period.
This statement is correct because ancient Greece was indeed a pioneer in political innovations. It was in ancient Greece that the concept of democracy was born, which would later influence the development of politics in other civilizations.
One of the key figures responsible for these innovations was Pericles, who served as a legislator and implemented a system of debates and votes among citizens. Although this model faced criticism over time, it was an important step towards the formation of democracy as we know it today.
Ancient Greece's political innovations were not limited to Athens alone. Other city-states, such as Sparta, also developed their own systems of government. For example, Sparta had a Diarchy, where one king was responsible for military affairs and another for administrative matters.
The influence of ancient Greece's political innovations can be seen in the Roman Republic, which later adopted a similar system of government. The Roman Republic's system of government, in turn, influenced the development of politics in Western civilization.
In conclusion, ancient Greece was indeed a stage for political innovations, and its influence can still be seen in modern politics today.
106) A filosofia grega pode ser definida como uma base importante para a reflexão até mesmo do cotidiano. Os filósofos gregos:
- A) defendiam uma concepção materialista de mundo, baseados nos grandes mitos da época em que viviam no Monte Olimpo.
- B) eram contra a escravidão e não toleravam o autoritarismo da aristocracia rural, pretendendo mais liberdade social para as cidades.
- C) tinham suas divergências que provocavam debates e que, até hoje, fazem parte da cultura do mundo ocidental.
- D) atacavam o relativismo, propondo verdades indiscutíveis para a política e a economia, com defesa da concentração da riqueza.
- E) concebiam o mundo como criação dos deuses que se inspiravam numa estética idealista.
A filosofia grega pode ser definida como uma base importante para a reflexão até mesmo do cotidiano. Os filósofos gregos:
- A) defendiam uma concepção materialista de mundo, baseados nos grandes mitos da época em que viviam no Monte Olimpo.
- B) eram contra a escravidão e não toleravam o autoritarismo da aristocracia rural, pretendendo mais liberdade social para as cidades.
- C) tinham suas divergências que provocavam debates e que, até hoje, fazem parte da cultura do mundo ocidental.
- D) atacavam o relativismo, propondo verdades indiscutíveis para a política e a economia, com defesa da concentração da riqueza.
- E) concebiam o mundo como criação dos deuses que se inspiravam numa estética idealista.
A alternativa correta é a letra C) tinham suas divergências que provocavam debates e que, até hoje, fazem parte da cultura do mundo ocidental.
Essa afirmação é verdadeira porque os filósofos gregos, apesar de terem compartilhado certos princípios e ideias, também tinham suas próprias perspectivas e opiniões que os levavam a discordar entre si. Essas divergências são importantes porque permitiram que os filósofos gregos desenvolvessem suas próprias teorias e ideias, que posteriormente influenciaram a filosofia e a cultura ocidental.
107) O aparecimento da pólis constitui, na história do pensamento grego, um acontecimento decisivo. Certamente, no plano intelectual como no domínio das instituições, só no fim alcançará todas as suas consequências; a pólis conhecerá etapas múltiplas e formas variadas. Entretanto, desde seu advento, que se pode situar entre os séculos VIII e VII a.C., marca um começo, uma verdadeira invenção; por ela, a vida social e as relações entre os homens tomam uma forma nova, cuja originalidade será plenamente sentida pelos gregos.
Jean-Pierre Vernant. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Difel, 1981. Adaptado.
De acordo com o texto, na Antiguidade, uma das transformações provocadas pelo surgimento da pólis foi
- A) o declínio da oralidade, pois, em seu território, toda estratégia de comunicação era baseada na escrita e no uso de imagens.
- B) o isolamento progressivo de seus membros, que preferiam o convívio familiar às relações travadas nos espaços públicos.
- C) a manutenção de instituições políticas arcaicas, que reproduziam, nela, o poder absoluto de origem divina do monarca.
- D) a diversidade linguística e religiosa, pois sua difusa organização social dificultava a construção de identidades culturais.
- E) a constituição de espaços de expressão e discussão, que ampliavam a divulgação das ações e ideias de seus membros
A alternativa correta é letra E) a constituição de espaços de expressão e discussão, que ampliavam a divulgação das ações e ideias de seus membros
Gabarito: Letra E
( a constituição de espaços de expressão e discussão, que ampliavam a divulgação das ações e ideias de seus membros)
As póleis gregas, em especial, Atenas, deixaram como legado a importância da cidade como um espaço de reunião política, onde os cidadãos conviviam e decidiam coletivamente os destinos do grupo e uma das principais ferramentas políticas e sociais usadas nas diversas póleis era o poder da palavra.
Ela era a chave de toda autoridade no Estado, o meio de comando e de domínio. A palavra passou a ser o principal requisito em um debate, na discussão e na argumentação. Não é por acaso que surgiram escolas dedicadas à arte da oratória para treinar os políticos.
Em Atenas, a política se fazia com a palavra ou com a oratória em espaços públicos onde os cidadãos atenienses poderiam participar. As polis são marcadas pelo domínio do público sobre o privado. Os conhecimentos, os valores, as técnicas mentais são levados à praça pública, sujeitos à crítica e à controvérsia. Não são mais conservados, como garantia de poder, no interior de uma família ou do lar.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: o declínio da oralidade, pois, em seu território, toda estratégia de comunicação era baseada na escrita e no uso de imagens.
Vimos que a palavra, logo, a oralidade era de extrema importância nas póleis, pois ela a principal ferramenta de uso político. A linguagem deveria expressar as vontades da coletividade. A escrita também era uma ferramenta usada pelos gregos, porém destinada à divulgação de conhecimentos reservados ou proibidos.
Letra B: o isolamento progressivo de seus membros, que preferiam o convívio familiar às relações travadas nos espaços públicos.
Uma das mudanças surgidas com o aparecimento das pólis foi a criação de espaços destinados à reunião, ao coletivo e as discussões da vida da cidade. O privado perdeu força em detrimento do público.
Letra C: a manutenção de instituições políticas arcaicas, que reproduziam, nela, o poder absoluto de origem divina do monarca.
Com a pólis surgiram novas formas de poder. Em Atenas, houve a modificação de um regime aristocrático para formas mais amplas de participação política, o que ficou conhecido como democracia (governo do povo)
Letra D: a diversidade linguística e religiosa, pois sua difusa organização social dificultava a construção de identidades culturais
Uma característica comum às diversas póleis era a utilização da mesma língua e do alfabeto e isso não dificultou na construção de identidades culturais em comum. Na ocasião da guerra contra os persas, as cidades-estado gregas se uniram para combatê-los e puderam se comunicar em função da língua.
Referências:
VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
VICENTINO, Cláudio e DORIGO, Gianpaolo. História geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2013.
108) A cidade tira de seu império uma parte da honra, da qual todos vós vos gloriais, e que deveis legitimamente apoiar; não vos esquiveis às provas, se não renunciais também a buscar as honras; e não penseis que se trata apenas, nesta questão, de ser escravos em vez de livres: trata-se da perda de um império, e do risco ligado ao ódio que aí contraístes.
(Péricles apud Pierre Cabanes. Introdução à história da Antiguidade, 2009.)
O discurso de Péricles, no século V a.C., convoca os atenienses para lutar na Guerra do Peloponeso e enfatiza
- A) a rejeição à escravidão em Atenas e a defesa do trabalho livre como base de toda sociedade democrática.
- B) a defesa da democracia, por Atenas, diante das ameaças aristocráticas de Roma.
- C) a rejeição à tirania como forma de governo e a celebração da república ateniense.
- D) a defesa do território ateniense, frente à investida militar das tropas cartaginesas.
- E) a defesa do poder de Atenas e a sua disposição de manter-se à frente de uma confederação de cidades.
A alternativa correta é letra E) a defesa do poder de Atenas e a sua disposição de manter-se à frente de uma confederação de cidades.
Gabarito: Letra E
a defesa do poder de Atenas e a sua disposição de manter-se à frente de uma confederação de cidades.
Péricles foi um importante estadista que dirigiu a pólis ateniense entre 461 AEC e 429 AEC. Ele é considerado um dos principais nomes da história política dessa cidade grega, ao elevar a pólis a um polo econômico, político e cultural da Grécia.
Durante seu governo, a democracia ateniense foi aperfeiçoada e permitiu que os cidadãos mais pobres também participassem da vida política, o governante mandou construir obras como muralhas para a defesa da cidade, frotas de navios, transformando Atenas em uma poderosa cidade marítima, além de grandes monumentos, como o templo grego chamado de Partenon. Todo o recurso para custear as obras da cidade era oriundo da tributação paga pela confederação de cidade-estado conhecida como Liga de Delos, criada para defender Atenas e outras cidades do perigo persa. Terminada a guerra contra os persas, a tributação foi mantida por Atenas com o discurso da necessidade de acumular fundos a fim de evitar novos ataques.
A hegemonia de Atenas sobre as cidades gregas foi questionada por Esparta, que era outra importante cidade-Estado da Grécia antiga. Esparta resolveu desafiar o poder de Atenas e organizou uma outra confederação de cidades que ficou conhecida como Liga do Peloponeso. A partir daí, ocorreram choques entre as cidades das duas ligas que ficou conhecido na história como Guerras do Peloponeso (431 AEC a 404 AEC).
O discurso de Péricles, proferido durante essa guerra, enfatizava a importância da defesa de Atenas e da manutenção de sua posição de poder e prestígio no mundo grego. Péricles convocava os atenienses a lutar pela cidade e a não se esquivarem das provas necessárias para protegê-la, mesmo que isso significasse correr riscos e enfrentar a possibilidade da perda do domínio ateniense.
Entretanto, Péricles não sobreviveu para ver a derrota de Atenas diante da Liga do Peloponeso em 404 AEC e a sua consequente perda de hegemonia na Grécia para os espartanos.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: a rejeição à escravidão em Atenas e a defesa do trabalho livre como base de toda sociedade democrática.
Quando Péricles fala de escravidão, seu discurso relaciona-se muito mais ao fato de impedir que os ateniense sejam derrotados e feitos servos ou prisioneiros pelos inimigos do que propriamente de formas de trabalho que existiam na cidade.
Letra B: a defesa da democracia, por Atenas, diante das ameaças aristocráticas de Roma.
Durante o governo de Péricles, Roma não era uma ameaça a Atenas. A cidade da Península Itálica estava enfrentando seus próprios conflitos com os reinos vizinhos e se expandia apenas dentro dessa região da península.
Letra C: a rejeição à tirania como forma de governo e a celebração da república ateniense.
Atenas à época de Péricles não era uma república. Péricles buscou transformar Atenas em cabeça de um Império que reunia as cidades que faziam parte da Liga de Delos.
Letra D: a defesa do território ateniense, frente à investida militar das tropas cartaginesas.
Cartago não era uma cidade-estado grega, mas sim uma cidade-estado fenícia que se localizava no norte da África, na região onde hoje se encontra a Tunísia. Portanto, não houve nenhuma investida militar cartaginesa contra Atenas, já que as duas cidades-estados se encontravam em regiões distintas e não tinham conflitos diretos. O principal conflito que Cartago se envolveu foi contra Roma nas chamadas Guerras Púnicas.
Referências:
GIORDANI, Mario Curtis. História da Grécia. Petrópolis: Vozes, 1992.
ROSTOVTZEFF, Mikhail. História da Grécia. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1977.
VICENTINO, Cláudio e VICENTINO, José Bruno. Teláris história, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. São Paulo: Ática, 2018.
109) Imaginemos a seguinte situação: Uma tarde do mês de elaphebolion de 423 a.C., em que boa parte da população de Atenas estivesse reunida no Teatro de Dionísio, para dar boas gargalhadas. A peça As Nuvens, de Aristófanes, era acompanhada por cerca de 14 mil pessoas nas arquibancadas, ávidas de lazer e alegria. No entanto, na Grécia antiga, o teatro era coisa séria, mesmo que o espetáculo fosse do gênero comédia, pois as encenações eram mais que simples passatempo, abordavam assuntos importantes, como religião, política e questões sociais. Pelo viés cômico, num claro exercício de filosofia, zombavam da estupidez geral da humanidade e os alvos preferidos eram as personalidades, como chefes guerreiros, políticos, ou mesmo ilustres pensadores. Outro gênero teatral era a tragédia que evocava:
- A) as derrotas dos gregos frente a outros povos, sobretudo dos fenícios e dos romanos.
- B) os sofrimentos da alma humana, como a loucura ou a destruição dos personagens por seu orgulho em tentar se rebelar contra as forças do destino.
- C) a luta entre os diferentes deuses pela adoração dos humanos.
- D) as desonras sofridas pelos gregos pela impossibilidade de impedir o avanço do pensamento monoteísta.
110) A lei de Péricles, em 451/450 a.C., implicou alterações na forma em que era caracterizada a cidadania ateniense: passa a ser considerado cidadão ateniense somente aquele indivíduo maior de dezoito anos, cujos pais (pai e mãe) houvessem nascido em Atenas. Isto modificou o direito de participação plena no mecanismo institucional, por excelência, da democracia ateniense: a Ekklêsía (εκκλησια). A participação política plena, na Assembleia do Povo, era exclusiva das pessoas do sexo masculino. Antes da lei de Péricles, o título de cidadão ateniense aplicava-se ao:
- A) maior de dezoito anos cuja mãe houvesse nascido em Atenas
- B) maior de vinte e um anos cuja mãe houvesse nascido em Atenas
- C) maior de dezoito anos cujo pai houvesse nascido em Atenas
- D) maior de vinte e um anos cujo pai houvesse nascido em Atenas
- E) maior de dezoito anos, descendente de ateniense até a terceira geração, ainda que nascido em outra cidade-estado grega
A alternativa correta é letra C) maior de dezoito anos cujo pai houvesse nascido em Atenas
Gabarito: ALTERNATIVA C
- A lei de Péricles, em 451/450 a.C., implicou alterações na forma em que era caracterizada a cidadania ateniense: passa a ser considerado cidadão ateniense somente aquele indivíduo maior de dezoito anos, cujos pais (pai e mãe) houvessem nascido em Atenas. Isto modificou o direito de participação plena no mecanismo institucional, por excelência, da democracia ateniense: a Ekklêsía (εκκλησια). A participação política plena, na Assembleia do Povo, era exclusiva das pessoas do sexo masculino. Antes da lei de Péricles, o título de cidadão ateniense aplicava-se ao:
Na verdade, a lei de Péricles foi responsável por tornar ainda mais restritiva a noção de cidadania em Atenas. Até então, qualquer homem livre maior de dezoito anos cujo pai fosse ateniense poderia ter participação na Assembleia. Com a reforma de Péricles, passou-se a exigir que também a mãe fosse ateniense, excluindo uma parte dos antes cidadãos e aumentando o controle sobre a Assembleia. Ainda que seus defensores insistam que ele foi responsável pela expansão e pela estabilização das instituições democráticas da cidade; seus críticos vêm na reforma da cidadania uma marca inconfundível do declínio da democracia ateniense. Assim, observemos as alternativas propostas.
a) maior de dezoito anos cuja mãe houvesse nascido em Atenas
b) maior de vinte e um anos cuja mãe houvesse nascido em Atenas
c) maior de dezoito anos cujo pai houvesse nascido em Atenas
d) maior de vinte e um anos cujo pai houvesse nascido em Atenas
e) maior de dezoito anos, descendente de ateniense até a terceira geração, ainda que nascido em outra cidade-estado grega
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.