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Questões Sobre Grécia Antiga - História - concurso

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111) A cultura _______________________resultou da fusão da cultura grega com a cultura oriental, promovida pela expansão do império Macedônico com Alexandre Magno.

 

Completa a lacuna acima o expresso em:

  • A) Macedônica.
  • B) Alienista.
  • C) Helenista.
  • D) Alexandrina.
  • E) Magna.

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A cultura Helenista resultou da fusão da cultura grega com a cultura oriental, promovida pela expansão do império Macedônico com Alexandre Magno.

A alternativa correta é a letra C) Helenista, pois a cultura Helenista foi resultado da fusão da cultura grega com a cultura oriental, após a expansão do império Macedônico com Alexandre Magno. Isso ocorreu quando Alexandre conquistou grandes áreas do Oriente Médio e da Ásia, fazendo com que a cultura grega se misturasse com as culturas orientais, originando a cultura Helenista.

Essa fusão cultural foi possível graças à política de Alexandre Magno, que promoveu a mistura de culturas e a difusão da cultura grega por todo o império. Isso permitiu que as culturas grega e oriental se influenciassem mutuamente, resultando em uma cultura única e rica, que caracterizou a época Helenista.

Portanto, a cultura Helenista foi resultado da fusão da cultura grega com a cultura oriental, promovida pela expansão do império Macedônico com Alexandre Magno, e não pode ser confundida com as outras opções, que não possuem relação com a cultura resultante da expansão do império Macedônico.

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112) Dentre as afirmações abaixo sobre a democracia ateniense dos séculos V e IV a.C. assinale a alternativa incorreta:

  • A) dentre as reformas políticas realizadas durante o governo de Clístenes, houve a instituição do ostracismo, que consistia no exílio por dez anos dos cidadãos considerados nocivos à ordem pública.
  • B) dentre as instituições democráticas da época de Clístenes, havia a Bulé, com quinhentos membros (50 representantes por tribo) e responsável pela elaboração das leis, e a Eclésia, assembleia popular caracterizada pela participação direta dos cidadãos na discussão e votação das leis.
  • C) apesar da ocorrência de reformas sociais importantes para o florescimento da democracia, como a abolição da escravidão por dívida efetuada por Sólon, a cidadania plena jamais foi reconhecida a todos os habitantes de Atenas. Dentre os excluídos da atividade política estavam, por exemplo, as mulheres e os escravos.
  • D) a combinação entre instituições políticas democráticas e a prática da escravidão foi uma das principais características da democracia ateniense. Tal paradoxo, o de uma democracia sustentada pela escravidão, conduziu à posterior crise política de Atenas, marcada pela constante rebelião de escravos, como aquela liderada por Spartacus.
  • E) Péricles foi um dos principais líderes políticos cuja trajetória identificou-se à afirmação da democracia em Atenas.

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A alternativa correta é a letra D) a combinação entre instituições políticas democráticas e a prática da escravidão foi uma das principais características da democracia ateniense. Tal paradoxo, de uma democracia sustentada pela escravidão, conduziu à posterior crise política de Atenas, marcada pela constante rebelião de escravos, como aquela liderada por Spartacus.

Essa afirmativa é considerada incorreta pois, embora a democracia ateniense tenha sido pioneira em muitas práticas políticas, a escravidão foi uma prática comum naquela época e não foi abolida. A democracia ateniense foi caracterizada por uma série de instituições políticas inovadoras, como a Eclésia, assembleia popular que reunia todos os cidadãos de Atenas para discutir e votar leis, e a Bulé, um conselho de quinhentos membros responsável pela elaboração das leis.

Além disso, a democracia ateniense também foi marcada pela exclusão de certos grupos sociais, como as mulheres e os escravos, que não tinham direitos políticos. Portanto, a afirmação de que a combinação entre instituições políticas democráticas e a prática da escravidão foi uma das principais características da democracia ateniense é uma verdadeira característica da democracia ateniense.

Não foi surpreendente que essa contradição entre a prática democrática e a escravidão tenha gerado crises políticas em Atenas, como a rebelião liderada por Spartacus. A crise política foi agravada pela exclusão de grupos sociais e pela manutenção da escravidão, o que levou a uma série de conflitos e revoltas.

Em resumo, a alternativa correta é a letra D, pois a combinação entre instituições políticas democráticas e a prática da escravidão foi uma das principais características da democracia ateniense, e essa contradição gerou crises políticas em Atenas.

113) Em plena Atenas Clássica, durante o século V a. C. e seus arredores, mesmo com a assistência do Conselho permanente, o povo (cidadãos plenos e livres de Atenas) só podia fazer cumprir as suas vontades confiando uma parte de sua soberania a certos Magistrados. As Magistraturas podem ser descritas corretamente nos seguintes termos:

  • A) Eram funções de ordem governamental, política, administrativa e também cargos subalternos que podiam ser atribuídos tanto a cidadãos atenienses, metecos e escravos.
  • B) Eram atividades públicas, com duração prévia estabelecida, de ordem governamental ou política (arkhai), somente ocupados por cidadãos atenienses.
  • C) Eram empregos públicos, sempre regiamente remunerados, exercidos temporariamente por cidadãos atenienses ou metecos.
  • D) Eram empregos públicos ocupados somente por metecos, especialmente em fases de crise, nas quais se necessitava de conhecimentos especiais.
  • E) Eram funções, de ordem especialmente administrativa, ocupadas por metecos e até por escravos, em ocasião de exceção, como guerras, quando o Conselho não poderia se reunir.

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A resposta certa é a letra B) Eram atividades públicas, com duração previa estabelecida, de ordem governamental ou política (arkhai), somente ocupados por cidadãos atenienses.

Essa alternativa é correta porque, durante a Atenas Clássica, no século V a.C., o povo ateniense (cidadãos plenos e livres de Atenas) podia fazer cumprir as suas vontades confiando uma parte de sua soberania a certos magistrados. Esses magistrados eram responsáveis por exercer atividades públicas, que incluíam funções governamentais, políticas e administrativas.

As atividades públicas (arkhai) eram exercidas por cidadãos atenienses, que tinham uma duração previa estabelecida. Isso significa que essas atividades eram exercidas por um período determinado de tempo e tinham um caráter público, estando ligadas à governança e à política.

É importante destacar que as outras alternativas não são corretas porque não descrevem corretamente as magistraturas da Atenas Clássica. A alternativa A) é muito genérica e não especifica o tipo de funções exercidas pelos magistrados. A alternativa C) é incorreta porque os empregos públicos não eram sempre remunerados e não eram exercidos apenas por cidadãos atenienses. A alternativa D) também é incorreta porque os empregos públicos não eram exclusivos para metecos e não eram exercidos apenas em fases de crise. A alternativa E) é incorreta porque os empregos públicos não eram exercidos por metecos e escravos em casos de exceção.

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114)

Em 05 de julho de 2015, enfrentando grave crise econômica, os gregos foram convocados para decidir sobre as condições do socorro financeiro, impostas pela União Europeia. Usando uma cédula de votação como a reproduzida acima, mais de 60% dos gregos votaram “OXI”, recusando a proposta. (Adaptado de http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,gregos-festejam-resultado-doplebiscito, 1719785. Créditos da imagem: http://www.bbc.com/portuguese/ noticias/2015/07/150704_pergunta_referendo_grecia_rb;

A consulta direta aos cidadãos, posteriormente denominada de plebiscito, tem suas origens no sistema democrático desenvolvido no antigo mundo grego. Sobre a história da democracia, suas características e origens no mundo grego, assinale o que for correto.

  • A) A democracia surgiu em Esparta, como consequência do crescimento da importância militar daquela cidade após a guerra do Peloponeso.
  • B) A democracia surgiu como sistema político em Atenas, mas na época não garantia participação de todos, pois a cidadania era limitada e apenas os cidadãos participavam das decisões.
  • C) As instituições democráticas modernas, como a República e o Senado, não possuem nenhuma relação com as inovações políticas do mundo antigo.
  • D) Após vencerem as guerras médicas, os tebanos unificaram o mundo grego e instituíram a democracia como modelo político.
  • E) A democracia é um sistema que garante participação igualitária dos moradores das cidades e se desenvolveu ao mesmo tempo em diversas cidades-estado gregas, como Corinto, Bulé e Ecclesia.

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A alternativa correta é a letra B) A democracia surgiu como sistema político em Atenas,<|begin_of_text|>000 mas na época não garantia participação de todos, pois a cidadania era limitada e apenas os cidadãos participavam das decisões.

Essa questão aborda a origem da democracia no mundo antigo, especificamente em Atenas, na Grécia. A democracia, como sistema político, surgiu em Atenas, mas não garantia a participação de todos os cidadãos. A cidadania era limitada e apenas os cidadãos participavam das decisões.

Atenas, naquela época, era uma cidade-estado governada por uma assembleia de cidadãos, que tinham o poder de tomar decisões políticas. No entanto, a cidadania era restrita a uma minoria da população, excluindo mulheres, escravos e estrangeiros.

A democracia ateniense foi uma inovação política importante, pois permitiu que os cidadãos participassem diretamente na tomada de decisões. No entanto, era uma democracia limitada, pois não garantia a participação de todos os membros da sociedade.

É importante notar que a democracia ateniense foi uma experiência política pioneira, que influenciou o desenvolvimento da democracia em outros lugares do mundo. No entanto, é importante reconhecer as limitações e falhas desse sistema político, que excluiu grandes parcelas da população.

115) Atenas foi considerada o berço do regime democrático no mundo antigo. A democracia ateniense era direta, ou melhor, todos os cidadãos podiam participar da assembleia do povo (eclésia), que tomava as decisões relativas aos assuntos políticos, em praça pública. Porém, nem todos os habitantes da pólis eram considerados cidadãos. Sendo assim, a respeito da democracia ateniense, é CORRETO afirmar:

  • A) Era erroneamente chamada de democrática, uma vez que negava a existência de representantes eleitos pelo povo.
  • B) Todos aqueles nascidos na Grécia eram considerados cidadãos e poderiam participar do governo democrático ateniense.
  • C) Era baseada na eleição de representantes para as Assembleias Legislativas, que se reuniam 10 vezes por ano na ágora e deliberavam sobre os mais variados assuntos.
  • D) As mulheres e os estrangeiros só participavam da assembleia do povo (eclésia), quando completavam 21 anos de idade.
  • E) Democracia e escravidão se apresentavam como ideias dependentes entre si. O cidadão era substituído pelo escravo à medida que ia deixando o exercício direto das atividades econômicas para se dedicar às atividades políticas.

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116) Atenas e Esparta são as cidades gregas mais conhecidas da Antiguidade. Analise as afirmativas com V (verdadeira) ou F (falsa):

(   ) Atenas estabeleceu o regime democrático a partir do século V a.C e possuía uma educação voltada para a formação do cidadão capaz de defender a cidade e/ou cuidar dos assuntos públicos.

(   ) A cidade de Esparta localizava-se na região da Lacônia, cortada pelo rio Eurotas, e possuía importantes recursos minerais, além de terras férteis, que garantiam o cultivo de cereais, oliveiras e vinhas.

(   ) As terras pouco férteis de Atenas acabaram contribuindo para o desenvolvimento do comércio, o que garantiu o contato dos atenienses com diversos povos e a absorção de diversos elementos culturais.

(   ) A cidade de Esparta iniciou um processo de expansão territorial que culminou no domínio de várias cidades gregas, entre elas Atenas, o que acabou provocando a guerra do Peloponeso.

A sequência CORRETA é:

  • A) V, F, V, F.
  • B) V, V, V, F.
  • C) V, F, F, F.
  • D) F, V, F, V.
  • E) F, F, V, F.

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Resposta: B) V, V, V, F.

Essa sequência é correta porque:

  • Atenas estabeleceu o regime democrático a partir do século V a.C. e possuía uma educação voltada para a formação do cidadão capaz de defender a cidade e/ou cuidar dos assuntos públicos. (V)
  • A cidade de Esparta localizava-se na região da Lacônia, cortada pelo rio Eurotas, e possuía importantes recursos minerais, além de terras férteis, que garantiam o cultivo de cereais, oliveiras e vinhas. (V)
  • As terras pouco férteis de Atenas acabaram contribuindo para o desenvolvimento do comércio, o que garantia o contato dos atenienses com diversos povos e a absorção de diversos elementos culturais. (V)
  • A cidade de Esparta não iniciou um processo de expansão territorial que culminou no domínio de várias cidades gregas, entre elas Atenas, o que acabou provocando a guerra do Peloponeso. (F)

A explicação para essa resposta está no fato de que Atenas e Esparta eram duas cidades-estados gregas que se destacavam em diferentes aspectos. Atenas era conhecida por seu regime democrático e sua educação voltada para a formação do cidadão, enquanto Esparta era famosa por sua localização na região da Lacônia e seus recursos naturais. Já a afirmação sobre a expansão territorial de Esparta é falsa, pois Esparta não conseguiu dominar Atenas, e a guerra do Peloponeso foi resultado de uma série de conflitos entre as duas cidades.

117) Em 2016, a cidade do Rio de Janeiro sediará os Jogos Olímpicos. Sabe-se que tal competição é uma herança do mundo grego. Segundo Jacques Janssens, “Reza a lenda que os Jogos Olímpicos foram instituídos por Herácles, isto é, Hércules, o domador de monstros – um famoso esportista, a julgar por suas incontáveis proezas […] Quanto à sua denominação, ela viria da cidade de Olímpia, onde aconteciam, ou de Zeus Olímpico ou Júpiter Olímpico, do qual a cidade possuía um templo famoso. Seja como for, foi somente em 776 antes da nossa era que os Jogos Olímpicos se tornaram realidade, com a primeira competição realizada pelo rei Ìftos a conselho de Licurgo.” (Revista História Viva – Grandes Temas – Os Gregos. Ed: Duetto, SP, p. 84).

Sobre esse evento no mundo antigo, pode-se afirmar:

  • A) Os gregos viam a atividade bélica como uma forma de treinamento que servia para o fortalecimento dos corpos dos atletas. Tanto que os espartanos, conhecidos por sua rígida formação militar, eram os maiores vencedores dos jogos.
  • B) As mulheres casadas eram proibidas de assistir aos jogos, mas as solteiras poderiam participar de algumas provas realizadas nos intervalos das grandes competições masculinas.
  • C) As competições esportivas misturavam-se com a devoção a Zeus. Os concorrentes admitidos nos jogos deveriam ser gregos ou pertencer ao mundo helênico, tinham que ter a condição livre e não poderiam jamais ter sofrido condenação infamante.
  • D) Os jogos só eram suspensos em caso de conflito e, tal como acontece na atualidade, tinham uma sede itinerante, que era escolhida entre as cidades gregas ao término de cada evento.
  • E) Os esforços dos atletas eram recompensados por moedas de ouro, havendo homens e mulheres que viraram atletas profissionais e ascenderam socialmente graças ao enriquecimento proporcionado pelas vitórias nos jogos.

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A resposta certa é a letra C) As competições esportivas misturavam-se com a devoção a Zeus. Os concorrentes admitidos nos jogos deveriam ser gregos ou pertencer ao mundo helênico,. Tinham que ter a condição livre e não poderiam jamais ter sofrido condenação infamante.

Essa afirmação é verdadeira porque, na Grécia Antiga, os Jogos Olímpicos eram uma forma de homenagem ao deus Zeus. Além disso, os concorrentes precisavam ser cidadãos gregos ou pertencer ao mundo helênico, o que significa que tinham que ter uma condição social livre e não ter sido condenados por nenhum crime infamante. Isso garantia que os atletas que participavam dos jogos eram pessoas de boa reputação e que não tinham sido condenados por nenhum delito grave.

É importante notar que a condição de ser livre e não ter sido condenado por crime infamante era fundamental para participar dos jogos. Isso porque os jogos eram uma forma de expressar a excelência física e moral dos atletas, e a participação de pessoas condenadas por crimes graves poderia manchar a reputação dos jogos e da sociedade grega como um todo.

Além disso, a devoção a Zeus era uma parte fundamental dos jogos. Os gregos acreditavam que Zeus era o pai dos deuses e o rei do monte Olimpo, e que ele era o responsável por proteger e guiar os atletas durante os jogos. Portanto, a mistura de competições esportivas com a devoção a Zeus era uma forma de mostrar respeito e gratidão ao deus, e de garantir que os atletas estavam em harmonia com os valores e princípios da sociedade grega.

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118) Um dos legados da antiguidade grega presente no mundo ocidental é a noção de democracia. A democracia que vigorou em Atenas, tinha, entre seus princípios,

  • A) evitar a tirania que marcara governos anteriores, ainda que contassem com algum apoio ou respaldo na sociedade, e que, em geral, haviam se mantido no poder por meio do uso da força.
  • B) basear-se no sistema representativo, uma vez que cidadãos nomeados por patriarcas, representando diferentes segmentos sociais, atuavam em nome da maioria, em instituições governamentais como a Bulé e a Eclésia.
  • C) restringir os direitos políticos e o direito à cidadania a determinadas parcelas da sociedade, excluindo estrangeiros, mulheres e escravos, igualmente poupados do serviço militar ou do recrutamento para guerras.
  • D) inovar em termos de administração pública ao dividir o território em demos e ao possibilitar ao cidadão comum participar diretamente da vida política e das decisões de caráter coletivo, sem mediação, por meio de assembleias populares.
  • E) permitir, como nenhum regime anterior havia feito, a ativa participação de cidadãos sem posses na arena política, caso dos plebeus e dos metecos, que constituíam a maioria desfavorecida da sociedade.

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A resposta certa é A) evitar a tirania que marcara governos anteriores, ainda que contassem com algum apoio ou respaldo na sociedade, e que, em geral, haviam se mantido no poder por meio do uso da força.

Essa alternativa é correta porque a democracia grega antiga, que surgiu em Atenas, teve como um de seus principais objetivos evitar a tirania que havia caracterizado os governos anteriores. Os gregos antigos sabiam que a concentração de poder em mãos de uma única pessoa ou grupo poderia levar à opressão e à perda de liberdade.

Portanto, a democracia ateniense buscou estabelecer um sistema de governo que garantisse a participação de todos os cidadãos na tomada de decisões, evitando assim a concentração de poder. Isso foi feito por meio de assembleias populares, nas quais os cidadãos se reuniam para discutir e votar as leis e decisões que afetavam a cidade.

Ao evitar a tirania, a democracia grega antiga conseguiu garantir a liberdade e a igualdade dos cidadãos, criando um sistema de governo mais justo e representativo. Além disso, essa forma de governo permitiu que os cidadãos participassem ativamente da vida política, o que ajudou a fortalecer a democracia e a promover o desenvolvimento da cidade.

119) A civilização grega, na qual foram estabelecidas as bases da política e da cultura ocidentais, começou a se formar em torno de 2000 a.C, na Península Balcânica e entrou em declínio no séc. II a.C. Essa civilização deu origem à cultura ocidental, por assim dizer, ao inventar:

  • A) A escravidão, o direito, o senado e a literatura.
  • B) A cidadania, a democracia, a filosofia e o teatro.
  • C) A geometria, a matemática, a astrologia e a noção de família.
  • D) A mitologia, a arte, a política e as primeiras instituições religiosas.

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A alternativa correta é letra B) A cidadania, a democracia, a filosofia e o teatro.

Gabarito: alternativa B)

 

Devemos assinalar a alternativa que apresenta corretamente as criações que constituem o legado da civilização grega.

 

a)  A escravidão, o direito, o senado e a literatura.

Incorreta. A escravidão não é uma invenção grega, ela é praticada por vários motivos em diversas sociedades. 


b)  A cidadania, a democracia, a filosofia e o teatro.

Correta! A Grécia é considerada como berço da civilização ocidental por causa dos elementos apresentados nas alternativas. A democracia e a cidadania podem ser consideradas uma alternativa à tirania e representavam a participação da pessoas no debate sobre

a vida pública.

 

Muitos autores colocam a cidadania e a democracia grega como condições sociopolíticas imprescindíveis para que a Filosofia tenha surgido na Grécia. A dramaturgia da civilização grega é materializada pela invenção do teatro.


c)  A geometria, a matemática, a astrologia e a noção de família.

Incorreta. Os egípcios e os povos babilônicos já utilizavam a matemática, até mesmo para construir seus monumentos colossais.


d)  A mitologia, a arte, a política e as primeiras instituições religiosas.

Incorreta. A mitologia e as primeiras instituições religiosas existiram em civilizações anteriores à grega.

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120) “Quando nos deparamos com Ilíada, de Homero, há de forma evidente uma combinação de história, mitologia e literatura. É que o contexto da Ilíada nos leva aos século XII a.C., onde esses campos da cultura encontravam-se imiscuídos. Fazem parte de um mesmo discurso e que podemos encontrar de forma exuberante em Homero.” (Dagmar Manieri. Teoria da História; a gênese dos conceitos. Petrópolis, RJ. Vozes. 2013. P15).


Em relação a esses escritos pode-se afirmar:

  • A) O mundo dos deuses se fecha exclusivamente à ordem dos deuses pois estes não convivem em relação de poder.
  • B) Os acontecimentos históricos apresentam uma causa divina e neste 'mundo dos deuses', assiste-se a uma relação de poder.
  • C) Homero politiza as relações da ordem divina à luz da política terrena que representa um nível superior à grande política divina.
  • D) Os deuses gregos são destronados, sofrem o exílio, atraiçoam, são astutos e até são pecadores como os humanos, por isso são mortais.
  • E) Na Grécia Antiga a memória histórica estava reservada aos feitos humanos, grandes ou pequenos, e todas as suas façanhas eram narradas.

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Em relação à obra de Homero, Ilíada, é possível afirmar que a combinação de história, mitologia e literatura é evidente. O contexto da Ilíada nos leva ao século XII a.C., onde esses campos da cultura encontravam-se imiscuídos.


Em resposta à questão, é correto afirmar que:

  • B) Os acontecimentos históricos apresentam uma causa divina e nesse "mundo dos deuses", assiste-se a uma relação de poder.

Essa afirmação é correta porque, na história contada por Homero, os deuses gregos exercem influência sobre os eventos humanos, interferindo nos resultados das batalhas e nos destinos dos heróis. A Ilíada apresenta uma visão do mundo onde os deuses têm poder sobre os mortais, e suas ações são motivadas por desejos, paixões e interesses.


Além disso, a relação de poder entre os deuses e os mortais é uma característica fundamental da mitologia grega. Os deuses, embora possam ser benevolentes, também podem ser cruéis e caprichosos, e seus desejos são frequentemente opostos aos dos mortais.


Nesse sentido, a Ilíada apresenta uma visão do mundo onde a história é influenciada pela ação divina, e os eventos humanos são resultado de uma complexa teia de relações de poder entre os deuses e os mortais.

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