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Questões Sobre Grécia Antiga - História - concurso

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121) O historiador ateniense TUCÍDIDES (460-395 a.C.) registrou um eloquente discurso de Péricles sobre a democracia em Atenas.


Leia com atenção as proposições a seguir e assinale a proposição que estiver em desacordo com o discurso de Péricles.

  • A) Todo cidadão está privado de liberdade para cuidar de sua vida particular, sua liberdade restringe-se a seus negócios privados.
  • B) Usamos a riqueza como um instrumento para agir, e não como motivo de orgulho e ostentação.
  • C) Nossa cidade é uma escola para toda a HÉLADE, e cada cidadão ateniense, por suas características, mostra-se capaz de realizar as mais variadas formas de atividade.
  • D) Nossa forma de governo não se baseia nas instituições dos povos vizinhos. Não imitamos os outros. Servimos de modelo para eles.

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A resposta certa é a letra A) Todo cidadão está privado de liberdade para cuidar de sua vida particular, sua liberdade restringe-se a seus negócios privados.

O discurso de Péricles, registrado por Tucídides, destaca a democracia em Atenas como uma forma de governo que valoriza a liberdade individual e a participação cívica. No entanto, a alternativa A) contradiz essa ideia, pois afirma que os cidadãos estão privados de liberdade para cuidar de suas vidas particulares.

Nessa perspectiva, a liberdade não é vista como um direito fundamental dos cidadãos, mas sim como uma restrição a seus negócios privados. Isso vai contra o espírito da democracia ateniense, que buscava promover a participação cívica e a liberdade de expressão.

Além disso, o discurso de Péricles destaca a importância da educação e da formação dos cidadãos para a participação na vida política. A alternativa A) ignora essa dimensão educativa e cívica da liberdade, reduzindo-a a uma mera questão de negócios privados.

Portanto, a alternativa A) está em desacordo com o discurso de Péricles e com os princípios democráticos de Atenas.

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122) Até onde se sabe, os antigos gregos foram os autores das primeiras experiências de democracia que prosperaram, destacando-se, dentre essas, a da cidade-estado, de Atenas. Hoje, no entanto, fala-se em democracia a todo instante, dando por suposto que essa é a forma de governo mais “óbvia” e “normal”. Um princípio da democracia ateniense é:

  • A) isegoria: todos os cidadãos têm igual direito de manifestar sua opinião política para todos os outros; a palavra de dois homens tem igual valor perante a sociedade; quando as opiniões divergem, é preciso que se discuta a questão; através do discurso, da fala, os cidadãos têm o direito de convencer os outros sobre seu ponto de vista.
  • B) isocracia: nenhum homem detém toda a verdade sobre as coisas; os homens não conseguem falar verdades, podem ter apenas opiniões (doxa.); muitas vezes essas opiniões divergem quanto a problemas comuns.
  • C) persuasão: é o ideal da igualdade de acesso aos cargos políticos; todos os cidadãos atenienses têm o direito e o dever de participar na vida política da pólis; as decisões normalmente tomadas em conjunto respeitam a vontade da maioria, pois todos têm igual direito de voto.
  • D) isonomia: todos os que participam têm de pertencer à mesma raça, de modo a haver uma unidade étnica.
  • E) isomorfia: todos os homens estão sujeitos às mesmas leis e normas, ou seja, ninguém é “semideus”; são todos homens, e os homens devem ter os mesmos direitos e deveres na sociedade.

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A alternativa correta é letra A) isegoria: todos os cidadãos têm igual direito de manifestar sua opinião política para todos os outros; a palavra de dois homens tem igual valor perante a sociedade; quando as opiniões divergem, é preciso que se discuta a questão; através do discurso, da fala, os cidadãos têm o direito de convencer os outros sobre seu ponto de vista.

Gabarito: Letra A

A questão quer saber qual princípio da democracia ateniense está descrito corretamente. Vamos comentar as alternativas.

 

a)  isegoria: todos os cidadãos têm igual direito de manifestar sua opinião política para todos os outros; a palavra de dois homens tem igual valor perante a sociedade; quando as opiniões divergem, é preciso que se discuta a questão; através do discurso, da fala, os cidadãos têm o direito de convencer os outros sobre seu ponto de vista.

 

Alternativa Correta. Um dos principais princípios da democracia ateniense era a isegoria, ou o direito de manifestar a opinião política em uma assembleia. Na democracia ateniense, a manifestação da opinião era feito por meio da palavra ou dos discursos. Quando havia divergência de ideias sobre um problema ocorria uma discussão da questão até a sua resolução.


b)  isocracia: nenhum homem detém toda a verdade sobre as coisas; os homens não conseguem falar verdades, podem ter apenas opiniões (doxa.); muitas vezes essas opiniões divergem quanto a problemas comuns.

 

Alternativa Incorreta. Embora a isocracia seja um princípio da democracia ateniense tal como a isegoria e a isonomia, a alternativa não apresenta a sua definição corretamente. Pelo princípio da isocracia todos os cidadãos atenienses são capazes de ocuparem cargos, participarem do poder e tomar decisões sobre a pólis ateniense.


c)  persuasão: é o ideal da igualdade de acesso aos cargos políticos; todos os cidadãos atenienses têm o direito e o dever de participar na vida política da pólis; as decisões normalmente tomadas em conjunto respeitam a vontade da maioria, pois todos têm igual direito de voto.

 

Alternativa Incorreta. Essa alternativa aborda o princípio da isocracia. Além disso, a persuasão não é um princípio, mas uma arte ou técnica desenvolvida pelos filósofos e empregada pelos cidadãos para convencer os demais em uma matéria que restou dúvidas na hora de ser decidida.

 

d)  isonomia: todos os que participam têm de pertencer à mesma raça, de modo a haver uma unidade étnica.

Alternativa Incorreta. Embora a isonomia seja um princípio da democracia assim como a isegoria e a isocracia, esse princípio era pautado pela ideia de que os cidadãos atenienses estariam respaldados pela mesma lei, ou seja, todos seriam iguais perante as leis elaboradas na Assembleia.


e)  isomorfia: todos os homens estão sujeitos às mesmas leis e normas, ou seja, ninguém é “semideus”; são todos homens, e os homens devem ter os mesmos direitos e deveres na sociedade.

 

Alternativa Incorreta. Isomorfia não era um princípio da democracia ateniense. Além disso, essa alternativa aponta para o princípio da isonomia onde todos os cidadãos da pólis estavam sujeitos às mesmas leis e normas.

   

Referências:

FERREIRA, José Ribeiro. A Grécia Antiga: Sociedade e Política. Lisboa: edições 70, 2004.

FINLEY, Moses. Democracia Antiga e Moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

123) As Olimpíadas, sediadas recentemente no Brasil, fazem parte do legado da cultura grega, ainda hoje usufruído em muitas sociedades contemporâneas. Dessa herança faz parte, entre outros,  

  • A) o teatro no gênero tragico-cômico. 

  • B) a filosofia tomista.

  • C) o uso de tijolos de argila nas construções de edifícios.

  • D) o culto aos mortos e a mumificação dos cadáveres.

  • E) o uso do papel como suporte para a escrita. 

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A alternativa correta é letra A) o teatro no gênero tragico-cômico. 

Gabarito: Letra A

 

o teatro no gênero tragico-cômico. 

  

Além das noções de política e de democracia, os gregos contribuíram para a Medicina, a Física, a Astronomia, a Matemática, entre outras áreas do conhecimento como a filosofia e o teatro.

 

Os  autores  gregos  escreveram  muitas  peças  teatrais.  Mas  só  algumas  estão  preservadas  até  hoje.  A  maioria  das  peças  narra  histórias  baseadas  na mitologia grega e aborda questões sociais, políticas e religiosas das cidades-Estados. A dramaturgia grega antiga pode ser dividida em dois tipos:

 

•  as tragédias – tratavam, em geral, de temas elevados e representavam a história de personagens ilustres e heroicos e, no final, quase sempre havia algum acontecimento fatal

 

•  as comédias – sátiras que despertavam o riso ou a indignação dos espectadores. Ironizavam alguém ou alguma situação do cotidiano. Em geral, tratava de temas mais comuns e traziam mortais como personagens.

 

Em Atenas, principalmente, as peças teatrais eram apresentadas em um festival religioso que homenageava o deus Dioniso.  Os teatros eram construídos em locais silenciosos e em morros, para aproveitar a  elevação  do  terreno  na  construção  da  arquibancada. A inclinação era calculada de modo que a voz dos atores pudesse ser escutada por todos os presentes.

 

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra B: a filosofia tomista.

 

A filosofia tomista é baseada no pensador São Tomás de Aquino, importante nome do pensamento ocidental cristão medieval.

 

 

Letra C: o uso de tijolos de argila nas construções de edifícios.

 

O uso de tijolos de argila nas construções de edifícios foi verificado inicialmente nas sociedades antigas do Oriente, nas cidades-estado da Mesopotâmia e no Egito.

 

Letra D: o culto aos mortos e a mumificação dos cadáveres.

 

Trata-se de uma prática dos antigos egípcios.

 

Letra E: o uso do papel como suporte para a escrita.

 

A utilização do papel como suporte para a escrita de textos era verificada na China Antiga e na sociedade egípcia, através do uso do papiro.

 

 

Referência:

 

COTRIM, Gilberto e RODRIGUES, Jaime. Historiar, 6° ano: ensino fundamental: anos finais. São Paulo: Saraiva, 2018.

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124) As reformas políticas que existiram na Grécia Antiga trouxeram mudanças importantes para a sociedade. Entre elas, destaca-se:

  • A) o fim da escravidão com a libertação dos presos políticos.

  • B) a criação de assembleias com maior participação popular.

  • C) o fim da nobreza latifundiária e da tirania dos juízes.

  • D) a reforma feita na distribuição da terra, garantindo a posse da pequena propriedade.

  • E) o estabelecimento de uma democracia que ampliou os direitos das mulheres.

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I'll respond in Portuguese, do Brasil, as requested.

As reformas políticas que existiram na Grécia Antiga trouxeram mudanças importantes para a sociedade.

  • A criação de assembleias com maior participação popular foi um dos principais avanços políticos da época. Essas assembleias permitiam que os cidadãos participassem ativamente na tomada de decisões políticas, o que antes era privilégio das elites.

A alternativa correta é a letra B) a criação de assembleias com maior participação popular. Isso porque, com a criação dessas assembleias, os cidadãos passaram a ter mais voz na política e a participação popular aumentou significativamente. Além disso, essas assembleias permitiam que as pessoas se reunissem para discutir e decidir sobre assuntos públicos, o que fortaleceu a democracia.

125) A democracia trouxe mudanças significativas para o mundo grego, modificando hábitos e relações sociais. A democracia grega, por exemplo:

  • A) derrubou a aristocracia latifundiária seguindo os ensinamentos de Platão.

  • B) conseguiu fortalecer as Assembleias acabando com a existência da escravidão.

  • C) foi importante para as mudanças políticas do mundo ocidental e ainda hoje debatida pelos teóricos contemporâneos.

  • D) ampliou a entrada de estrangeiros em Antenas e reforçou as reflexões de Platão sobre a felicidade.

  • E) fortaleceu o poder popular, consagrando a liberdade social e destruindo as mitologias do passado.

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A democracia trouxe mudanças significativas para o mundo grego, modificando hábitos e relações sociais. A democracia grega, por exemplo:

  • A) Derrubou a aristocracia latifundiária seguindo os ensinamentos de Platão.
  • B) Conseguiu fortalecer as Assembleias, acabando com a existência da escravidão.
  • C) Foi importante para as mudanças políticas do mundo ocidental e ainda hoje debatida pelos teóricos contemporâneos.
  • D) Ampliou a entrada de estrangeiros em Antenas e reforçou as reflexões de Platão sobre a felicidade.
  • E) Fortaleceu o poder popular, consagrando a liberdade social e destruindo as mitologias do passado.

A alternativa correta é a letra C) Foi importante para as mudanças políticas do mundo ocidental e ainda hoje debatida pelos teóricos contemporâneos.

Essa resposta é correta porque a democracia grega foi um marco importante na história política do mundo ocidental, influenciando as formações políticas e sociais subsequentes. Além disso, a discussão sobre a democracia grega continua a ser relevante em debates políticos e filosóficos contemporâneos, como a análise da relação entre democracia e liberdade, a crítica à dominação política e social, e a reflexão sobre a participação cidadã.

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126) Atente aos seguintes fragmentos a respeito da democracia ateniense:

 

“A velha religião apoderava-se do homem à saída da assembleia onde havia livremente votado e lhe dizia: Está ligado ao eupátrida pelo culto; deves-lhe respeito, deferência, submissão; como membro de uma fratria, tens ainda um eupátrida por chefe; na própria família, na gens em que os teus antepassados nasceram e da qual não podes sair, encontras ainda a autoridade de um eupátrida.”

 

FUSTEL DE COULANGES, A cidade antiga. São Paulo:

Martins Claret, 2004, p.308.

 

“Impunha-se preencher duas condições para ingressar na Ekklêsia: 1) era preciso ser ateniense, isto é, cidadão […]. 2) era preciso ser maior […]. O controle era facilmente efetuado: bastava consultar o pínax ekklêsiastikós, que era a cópia dos registros afixados nos dêmoi.”

 

GUSTAVE GLOTZ, A cidade grega. Rio de Janeiro: DIFEL,

1980, p.127.

 

Sobre a democracia ateniense, pode-se afirmar corretamente que

  • A) a participação dos habitantes de Atenas na Assembleia ou Eclésia era livre, exigindo-se, apenas, que fossem maiores de idade e nascidos na cidade.

  • B) a única exigência é que tivessem um eupátrida como chefe de sua fratria e estar sob a autoridade de um eupátrida em seu genos (gens).

  • C) era bastante restritiva uma vez que mulheres, metecos e escravos estavam impedidos de participar da assembleia ou Eclésia.

  • D) era bastante inclusiva, pois todos os inscritos nos dêmoi podiam participar da Assembleia ou Eclésia.

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A alternativa correta é a letra C) era bastante restritiva uma vez que mulheres,, (metecos) e escravos estavam impedidos de participar da assembleia ou Eclésia.

Essa afirmação é verdadeira porque, na democracia ateniense, a participação na Assembleia ou Eclésia era restrita a cidadãos atenienses do sexo masculino, maiores de idade e nascidos na cidade. Mulheres, metecos (estrangeiros residentes em Atenas) e escravos estavam excluídos desse processo.

Os fragmentos apresentados na questão comprovam essa restrição. No primeiro fragmento, Fustel de Coulanges destaca a importância do eupátrida (chefe de uma fratria) na vida do cidadão ateniense, o que reforça a ideia de que a autoridade era exercida por homens. Já no segundo fragmento, Gustave Glotz explica que, para ingressar na Eclésia, era preciso ser ateniense e maior de idade, o que excluía mulheres, metecos e escravos.

Portanto, a afirmação de que a democracia ateniense era restritiva é correta, pois havia grupos que estavam excluídos do processo democrático.

127) Analise os itens sobre a Civilização Grega.

 

I. A democracia grega abrangia todos os cidadãos, inclusive escravos e estrangeiros.

 

II. A religião grega apresentava duas características fundamentais: politeísmo e antropomorfismo.

 

III. O apogeu cultural e político de Atenas ocorreu durante o governo de Perícles.

 

Marque a opção correta.

  • A) Apenas o item II é correto.

  • B) Os itens I, II e III estão corretos.

  • C) Apenas os itens I e II estão corretos.

  • D) Apenas o item III é correto.

  • E) Os itens I e II estão incorretos

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Considering the items about Ancient Greek Civilization,:

Let's analyze the options:

I. The Greek democracy included all citizens, including slaves and foreigners. INCORRECT - In Ancient Greece, slaves and foreigners were not considered citizens and therefore did not have the right to participate in the democratic process.

II. The Greek religion had two fundamental characteristics: polytheism and anthropomorphism. CORRECT - The ancient Greeks believed in multiple gods and goddesses, each with human-like characteristics, which is reflected in their mythology and art.

III. The cultural and political apogee of Athens occurred during Pericles' government. CORRECT - Pericles was a prominent Athenian statesman who ruled during the Golden Age of Athens, a period of significant cultural and political achievements.

None of the options is entirely correct, which is why this question was ANULLED.

However, if we had to choose, option B would be the closest, as it states that items I, II, and III are correct, but item I is incorrect.

It's essential to understand that Ancient Greek democracy, although pioneering, was limited to male citizens, excluding slaves, women, and foreigners. The Greek religion, on the other hand, was characterized by polytheism and anthropomorphism, and Pericles' government marked the cultural and political peak of Athens.

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128) Em relação à ética e à justiça na vida política da Grécia Clássica, é correto afirmar:

  • A) Tratavase de virtudes que se traduziam na observância da lei, dos costumes e das convenções instituídas pela pólis.
  • B) Foram prerrogativas democráticas que não estavam limitadas aos cidadãos e que também foram estendidas aos comerciantes e estrangeiros.
  • C) Eram princípios fundamentais da política externa, mas suspensos temporariamente após a declaração formal de guerra.
  • D) Foram introduzidas pelos legisladores para reduzir o poder assentado em bases religiosas e para estabelecer critérios racionais de distribuição.
  • E) Adquiriram importância somente no período helenístico, quando houve uma significativa incorporação de elementos da cultura romana.

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A alternativa correta é letra A) Tratavase de virtudes que se traduziam na observância da lei, dos costumes e das convenções instituídas pela pólis.

GABARITO LETRA A

 

Em relação à ética e à justiça na vida política da Grécia Clássica, é correto afirmar:

a) Tratava-se de virtudes que se traduziam na observância da lei, dos costumes e das convenções instituídas pela pólis.

CORRETA. Na Grécia Clássica, a consideração de princípios como ética e justiça estavam relacionados à organização jurídica e social da pólis, ou seja, a evolução político-social passava pelo respeito às leis da cidade, fazendo com que os cidadãos e suas convivência com a sociedade gerasse práticas éticas e senso de justiça.

b) Foram prerrogativas democráticas que não estavam limitadas aos cidadãos e que também foram estendidas aos comerciantes e estrangeiros.

ERRADA. Os comerciantes nas experiências democráticas clássicas eram considerados cidadãos, logo não há o que se falar sobre extensão de prerrogativas. Para os gregos, a observância das regras impostas pelas instituições das cidade-estado (pólis) deveriam ser seguidas e respeitadas.

c) Eram princípios fundamentais da política externa, mas suspensos temporariamente após a declaração formal de guerra.

ERRADA. A ética e a justiça na vida política da Grécia Clássica eram princípios norteadores quem faziam parte das preocupações internas da polis. Logo, a alternativa erra ao falar em suspensão e política externa.

d) Foram introduzidas pelos legisladores para reduzir o poder assentado em bases religiosas e para estabelecer critérios racionais de distribuição.

ERRADA. A ética e a justiça são conceitos amplamente discutidos pelos filósofos gregos. Logo, não foram introduzidas ou criadas por legisladores para reduzir raízes religiosas ou designar critérios de distribuição.

e) Adquiriram importância somente no período helenístico, quando houve uma significativa incorporação de elementos da cultura romana.

ERRADA. O período helenístico tem como caraterística a incorporação de elementos orientais. Além disso, é possível afirmar que às questões ligadas à ética e à justiça são anteriores ao período helenístico.

129) Apesar de sua dispersão geográfica e de sua fragmentação política, os Gregos tinham uma profunda consciência de pertencer a uma só e mesma cultura. Esse fenômeno é tão mais extraordinário, considerando-se a ausência de qualquer autoridade central política ou religiosa e o livre espírito de invenção de uma determinada comunidade para resolver os diversos problemas políticos ou culturais que se colocavam para ela.

 

(Moses I. Finley. Os primeiros tempos da Grécia, 1998. Adaptado.)

 

O excerto refere-se ao seguinte aspecto essencial da história grega da Antiguidade:

  • A) a predominância da reflexão política sobre o desenvolvimento das belas-artes.

  • B) a fragilidade militar de populações isoladas em pequenas unidades políticas.

  • C) a vinculação do nascimento da filosofia com a constituição de governos tirânicos.

  • D) a existência de cidades-estados conjugada a padrões civilizatórios de unificação.

  • E) a igualdade social sustentada pela exploração econômica de colônias estrangeiras.

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A alternativa correta é letra D) a existência de cidades-estados conjugada a padrões civilizatórios de unificação.

Gabarito: Letra D

 

A questão poderia ser resolvida através da interpretação do trecho. Vamos comentar as alternativas para chegar ao gabarito.

 

a) a predominância da reflexão política sobre o desenvolvimento das belas-artes.

 

Alternativa incorreta. O trecho da questão não toca na predominância da reflexão política sobre as belas-artes. Além disso, ao consultarmos o historiador Moses Finley (Grécia Primitiva: a Idade do Bronze e Idade Arcaica, pp.152-153), o autor afirma que as artes eram um elemento que garantia a identificação dos gregos como sendo habitantes de um espaço maior e que superava as rivalidades entre as cidades. Isso ocorria porque havia uma certa compreensão do ser grego com a produção artística nos templos, nas cerâmicas, nos teatros que eram parecidos, mesmo tendo sido produzidas em póleis diferentes.

 

b) a fragilidade militar de populações isoladas em pequenas unidades políticas.

 

Alternativa incorreta. O trecho da questão não fala de fragilidade militar de populações isoladas. Além disso, cada cidade-estado tinha a capacidade militar de se organizar na sua própria defesa, tanto que isso pode ser visto quando os persas estão prestes a invadir a Grécia e as cidades organizam exércitos sob a direção de Esparta e Atenas ou mesmo após a Guerra do Peloponeso onde a cidade-estado de Tebas rivaliza com Esparta na disputa pelo poder e influência sobre as demais cidades.

 

c) a vinculação do nascimento da filosofia com a constituição de governos tirânicos.

 

Alternativa incorreta. O trecho da questão não fala sobre a ligação entre o nascimento da filosofia e a formação de governos tirânicos. De fato, podemos situar que os primeiros pensamentos filosóficos surgiram nos governos dos tiranos, por volta do século VI a.C. e amadureceram entre os séculos V e IV a.C. quando as tiranias foram substituídas pela democracia ateniense.

 

d) a existência de cidades-estados conjugada a padrões civilizatórios de unificação.

 

Alternativa correta. O trecho aborda justamente a existência de diversas cidades-estados dispersas geograficamente e descentralizadas politicamente. Nesse contexto de uma multiplicidade de póleis havia um sentimento de pertencimento a uma unidade maior a que os antigos gregos denominaram de Hélade. Essa "união" poderia ser observada na língua em comum, na crença dos mitos, nas artes, na realização dos jogos olímpicos e na guerra contra um inimigo, como foi o caso das guerras contra os persas que mobilizou diversas cidades contra esse reino.

 

e) a igualdade social sustentada pela exploração econômica de colônias estrangeiras.

 

Alternativa incorreta. O trecho não fala de igualdade social entre os gregos e sabemos que havia nas póleis uma distinção social entre os diversos grupos sociais. Tomemos como exemplo a pólis ateniense onde só poderiam participar da política os homens nascidos nessa cidade, excluindo-se os estrangeiros e os escravos. Além disso, as mulheres também não poderiam participar das decisões políticas sobre a cidade. Em Esparta, havia uma estratificação ainda maior com o predomínio da aristocracia guerreira espartana sobre os hilotas, povos que foram conquistados pelos espartanos e sobre os periecos, que mesmo sendo livres não poderiam participar das decisões políticas.

   

Referências:

 

COTRIM, Gilberto e RODRIGUES, Jaime. Historiar, 6° ano: ensino fundamental, anos finais. São Paulo: Saraiva, 2018.

 

FINLEY, Moses. Grécia Primitiva: Idade do Bronze e Idade Arcaica. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

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130) Recentemente a cidade do Rio de Janeiro sediou os Jogos Olímpicos Rio 2016, sendo a primeira vez que essa competição esportiva foi realizada em uma cidade sul americana. A história da Antiga Grécia aponta que, a partir de 776 a. C., a cada quatro anos, jovens atletas disputavam diversas modalidades esportivas, na cidade de Olímpia, onde existia um importante templo dedicado:

  • A) à Afrodite, deusa do amor e da beleza.
  • B) à Ariadne, deusa da poesia e do teatro.
  • C) a Hermes, mensageiro dos deuses.
  • D) a Zeus, deus dos deuses e senhor dos céus.

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A alternativa correta é letra D) a Zeus, deus dos deuses e senhor dos céus.

Gabarito: Letra D

 

(a Zeus, deus dos deuses e senhor dos céus.)

 

 

Os Jogos Olímpicos receberam esse nome porque aconteciam na cidade de Olímpia. Nesta localidade havia um santuário dedicado a Zeus, importante deus da mitologia grega. Inclusive, existia nesse santuário uma estátua do deus que media mais de 15 metros de altura e era considerada uma das sete maravilhas do mundo antigo.

 

Os jogos reuniam competidores que vinham de diferentes pontos da Grécia. Os vencedores eram premiados com uma coroa ou um ramo de folhas de oliveira e eram recebidos em sua cidade como heróis.

 

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: à Afrodite, deusa do amor e da beleza.

 

Os jogos olímpicos não eram dedicados à Afrodite, pois Olímpia não era uma cidade de culto desse deusa. Afrodite era cultuada principalmente fora da Grécia, em locais como o Chipre e a atual Turquia.

 

Letra B: à Ariadne, deusa da poesia e do teatro.

 

Ariadne não era uma deusa, mas uma mortal. Segundo a mitologia ela foi a responsável por ajudar Teseu a sair do labirinto em que se encontrava o minotauro.

 

Letra C: a Hermes, mensageiro dos deuses.

Embora Hermes também fosse um deus ligado aos exercícios físicos e tivesse um templo em Olímpia, o deus patrono da cidade era Zeus, seu pai.

 

 

Referências:

 

KURY, Mario da Gama. Dicionário de mitologia grega e romana. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

 

VICENTINO, Cláudio e VICENTINO, José Bruno. Teláris história, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. São Paulo: Ática, 2018.

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