Questões Sobre Grécia Antiga - História - concurso
141) Alguns dos mais importantes fundamentos da civilização ocidental foram lançados na Antiguidade Clássica (Grécia e Roma). Esse legado apresenta-se em múltiplos aspectos, entre os quais podem ser citados as artes, a filosofia, a política e o direito. Nos mil anos que se seguem à queda de Roma, a Europa se ruraliza, a economia mercantil sofre grande refluxo e verifica-se a ascendência, não apenas religiosa, de uma instituição centralizada e de extrema capilaridade – a Igreja Católica. A Baixa Idade Média anuncia profundas transformações que atingem a culminância no início da Idade Moderna. Entre os séculos XVI e XVIII, o Ocidente se reinventa geográfica, política e culturalmente. Em fins do século XVIII, a partir da Inglaterra, a Revolução Industrial inaugura uma nova era para uma história crescentemente globalizada.
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue o item a seguir, relativo à história do mundo ocidental.
Situam-se na Grécia as mais antigas bases do pensamento filosófico ocidental, especialmente a partir das contribuições de Sócrates, Platão e Aristóteles.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra A) Certo
Gabarito: CORRETO
A ideia de Ocidente, per se, dialoga diretamente com a noção de uma origem comum de todo um processo civilizatório originário da herança da Antiguidade greco-romana. Esse passado compartilhado reverbera tanto em visões cotidianas de mundo quanto no abstrato das instituições que conformam a maneira como nos organizamos contemporaneamente. A própria ideia de Filosofia é uma herança direta dos pensadores gregos a partir de Tales de Mileto e do grande salto do pensamento socrático de perseguir a verdade por meio do pensamento. No extremo, a Filosofia tal como a conhecemos é uma longa conversa capaz de compreender tudo e que se estende desde os gregos até a contemporaneidade pelos mais diversos caminhos. Não por acaso, há historiadores da Filosofia que dizem que toda a filosofia ocidental é apenas uma série de notas de rodapé às obras de Platão, filósofo grego.
O teatro como o entendemos é também uma herança direta dos gregos antigos e seus três grandes autores trágicos - Sófocles, Ésquilo e Eurípedes - e Aristófanes, grande representante da comédia grega clássica. Da mesma forma, a Poética de Aristóteles define as bases das artes dramáticas ocidentais, estabelecendo desde os formatos elementares até as situações cênicas fundamentais. Por fim, a ideia de democracia, que hoje define parte significativa do destino político ocidental, emergiu na Atenas da Antiguidade. Ainda que fosse um desenho cívico-institucional profundamente diferente das democracias liberais contemporâneas, a ideia ateniense de fazer o poder político emergir a partir da vontade popular continua sendo a chama elementar de toda democracia. Essa forma de organizar a vida política, mesmo que com diferenças substantivas, emergiu na Grécia antiga e foi retomada ao longo da história como a mais legítima das formas de poder. Além disso, parte importante das bases desse pensamento vêm tanto da experiência grega quanto dos escritos do período. Assim, o item está CORRETO.
142) Atente ao seguinte excerto: “Vivi a guerra inteira, tendo uma idade que me permitia formar meu próprio juízo, e segui-a atentamente, de modo a obter informações precisas. Atingiu-me também uma condenação ao exílio que me manteve longe de minha terra por vinte anos após o meu período de comando em Anfípolis e, diante de minha familiaridade com as atividades de ambos os lados, especialmente aquelas do Peloponeso, em consequência do meu banimento, graças ao meu ócio, pude acompanhar melhor o curso dos acontecimentos. Relatarei, então, as divergências surgidas após os dez anos, e o rompimento da trégua e as hostilidades supervenientes”.
(TUCÍDIDES, História da Guerra do Peloponeso, V, 26).
Sobre a Guerra do Peloponeso, registrada por Tucídides, é correto afirmar que
- A) se trata de conflito armado entre gregos e troianos.
- B) foi uma guerra entre Atenas e Esparta.
- C) não ocorreu propriamente: trata-se de uma ficção do mundo antigo.
- D) foi o conflito que ficou conhecido como Guerras Médicas.
A resposta correta é a opção B) foi uma guerra entre Atenas e Esparta.
O excerto apresentado é uma passagem da História da Guerra do Peloponeso, escrita por Tucídides. Nele, o autor relata sua experiência como comandante em Anfípolis e como foi condenado ao exílio, o que o permitiu acompanhar melhor o curso dos eventos.
A Guerra do Peloponeso foi um conflito armado que ocorreu entre 431 e 404 a.C. entre Atenas e Esparta, duas cidades-estados gregas importantes da época. A guerra teve como resultado a derrota de Atenas e o fim da sua hegemonia na Grécia.
A opção A) é incorreta pois a Guerra do Peloponeso não foi um conflito entre gregos e troianos. A Guerra de Troia é um mito da Grécia Antiga que ocorreu muito antes da Guerra do Peloponeso.
A opção C) também é incorreta pois a Guerra do Peloponeso foi um fato histórico real e não uma ficção do mundo antigo.
A opção D) é igualmente incorreta pois a Guerra do Peloponeso não foi conhecida como Guerras Médicas. As Guerras Médicas foram uma série de conflitos entre a Pérsia e as cidades-estados gregas, ocorridas no século V a.C.
Portanto, a resposta correta é a opção B) foi uma guerra entre Atenas e Esparta.
143) O filósofo viveu em Atenas, Grécia, entre 427 aC e 347 aC. Foi o fundador da “Academia”, a primeira instituição de ensino superior ocidental e criou o “mito da caverna”, segundo o qual a humanidade vivia presa em um mundo de sombras sem enxergar a realidade. Trata-se de:
- A) Aristóteles.
- B) René Descartes.
- C) Platão.
- D) Charles Darwin.
Bad gateway Error code 502
What happened?
The web server reported a bad gateway error.
What can I do?
Please try again in a few minutes.
144) A época arcaica, compreendida entre os séculos VII-VI a.C., é considerada por muitos como a época mais importante da história grega, por trazer inovações capitais em inúmeros domínios. Dentre as medidas presentes abaixo, escolha aquela que representa a maior inovação desse período:
- A) Surgimento da poesia homérica.
- B) Uso do forno para forja de metais.
- C) Desenvolvimento das cidades-estados gregas, conhecidas como polis.
- D) Início da Guerra do Peloponeso, que iria marcar a história de toda a civilização grega.
Bad gateway Error code 502
What happened?
The web server reported a bad gateway error.
What can I do?
Please try again in a few minutes.
145) A Guerra do Peloponeso (431 a.C. – 404 a.C.), tão bem retratada por Tucídides, foi fundamental para a evolução histórica da Grécia Antiga e foi marcada por:
- A) A existência de interesses econômicos divergentes no interior da Confederação de Delos.
- B) A tentativa, por parte de Pérsia, de acabar com influência grega na Ásia.
- C) Um conflito entre Atenas, democrática, e Esparta, oligárquica.
- D) A tentativa de Atenas dominar o mundo grego, criando diversos estado-estado.
A alternativa correta é a letra C) Um conflito entre Atenas, democrática, e Esparta, oligárquica.
A Guerra do Peloponeso, ocorrida entre 431 a.C. e 404 a.C., foi um evento fundamental para a evolução histórica da Grécia Antiga. Essa guerra foi marcada por um conflito entre Atenas, uma cidade-estado democrática, e Esparta, uma cidade-estado oligárquica.
A razão principal desse conflito foi a rivalidade entre essas duas cidades-estados. Atenas, liderada por Péricles, era uma cidade-estado próspera e influente, enquanto Esparta, liderada por Arquídamo II, era uma cidade-estado mais conservadora e militarizada.
O conflito começou quando Atenas, que havia criado a Liga de Delos, uma aliança de cidades-estados gregas, começou a impor suas políticas e interesses sobre as outras cidades-estados. Esparta, que não fazia parte da Liga de Delos, se sentiu ameaçada pela influência de Atenas e decidiu tomar medidas para proteger seus interesses.
A guerra que se seguiu foi uma das mais longas e sangrentas da história da Grécia Antiga. Durou 27 anos e envolveu muitas batalhas e episódios importantes, como a Batalha de Piraeus e a Batalha de Sicília.
No final, Atenas foi derrotada e Esparta se tornou a cidade-estado mais poderosa da Grécia. No entanto, a guerra também teve consequências negativas para ambas as cidades-estados, como a perda de vidas humanas, a destruição de cidades e a perda de recursos econômicos.
Portanto, a Guerra do Peloponeso foi um conflito entre Atenas, democrática, e Esparta, oligárquica, que teve consequências importantes para a história da Grécia Antiga.
146) Os gregos sentiram paixão pelo humano, por suas capacidades, por sua energia construtiva. Por isso, inventaram a polis: a comunidade cidadã em cujo espaço artificial, antropocêntrico, não governa a necessidade da natureza, nem a vontade dos deuses, mas a liberdade dos homens, isto é, sua capacidade de raciocinar, de discutir, de escolher e de destituir dirigentes, de criar problemas e propor soluções. O nome pelo qual hoje conhecemos essa invenção grega, a mais revolucionária, politicamente falando, que já se produziu na história humana, é democracia.
(Adaptado de Fernando Savater, Política para meu filho. São Paulo: Martins Fontes, 1996, p. 77.)
Assinale a alternativa correta, considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a Grécia Antiga.
- A) Para os gregos, a cidade era o espaço do exercício da liberdade dos homens e da tirania dos deuses.
- B) Os gregos inventaram a democracia, que tinha então o mesmo funcionamento do sistema político vigente atualmente no Brasil.
- C) Para os gregos, a liberdade dos homens era exercida na polis e estava relacionada à capacidade de invenção da política.
- D) A democracia foi uma invenção grega que criou problemas em função do excesso de liberdade dos homens.
A alternativa correta é letra C) Para os gregos, a liberdade dos homens era exercida na polis e estava relacionada à capacidade de invenção da política.
Gabarito: Letra C
Para os gregos, a liberdade dos homens era exercida na polis e estava relacionada à capacidade de invenção da política.
Não sabemos se todos os gregos associavam o conceito de liberdade ao de pertencer à sua pólis, mas isso é bastante certo entre os atenienses. Em sua cidade, os cidadãos atenienses, homens com mais de 18 anos, filhos de atenienses e nascidos em Atenas, poderiam ter autonomia para tomar decisões o que nos leva a entender como surgiu a palavra política, derivada da comunidade de cidadãos: a pólis.
Assim, a liberdade dos homens atenienses era exercida na cidade e através da política, local onde poderiam tomar decisões racionais, de discussões, de escolhas e de resolução de problemas.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Para os gregos, a cidade era o espaço do exercício da liberdade dos homens e da tirania dos deuses.
Na cidade, o homem grego estava livre de qualquer forma de pensamento ou ação derivada do divino. Entendendo a cidade como espaço da racionalidade, os gregos tinham uma certa liberdade para agir e mudar os destinos de suas vidas e da cidade. Encontra-se aí a ideia da valorização da capacidade de escolha do ser humano em detrimento das escolhas tirânicas dos deuses.
Letra B: Os gregos inventaram a democracia, que tinha então o mesmo funcionamento do sistema político vigente atualmente no Brasil.
A democracia ateniense embora pautada pela ideia de igualdade, era definida também pela ideia de exclusão. A igualdade estava apenas entre os homens atenienses, restringindo a participação política de mulheres, estrangeiros e escravos. A democracia ateniense foi se aperfeiçoando com o tempo após muita luta dos grupos excludentes. Assim, a democracia brasileira, exemplo de democracia moderna é completamente da democracia ateniense pelo fato de incluir mais grupos sociais na tomada de decisão. Além do mais, nossa democracia é representativa ou indireta, feita pela eleição de representantes políticos. A democracia em Atenas era direta, os cidadãos participavam diretamente das decisões sobre os assuntos da pólis.
Letra D: A democracia foi uma invenção grega que criou problemas em função do excesso de liberdade dos homens.
O texto não menciona que a democracia grega tenha criado problemas devido ao excesso de liberdade dos homens. Pelo contrário, o autor ressalta a importância da liberdade dos homens na pólis e sua capacidade de raciocinar, discutir, escolher e propor soluções. Portanto, não há indicação de que a democracia grega tenha sido problemática nesse sentido. Além do mais, a liberdade era fundamental na pólis ateniense porque ela revela que os cidadãos não estão sujeitos aos desígnios de tiranos ou reis e que cada cidadão é capaz de fazer a sua escolha e se errou na escolha pode acertar em uma próxima ocasião.
Referência:
SAVATER, Fernando. Política para o meu filho. São Paulo: Planeta, 2012.
147) Muitos dos nossos conceitos foram herdados dos gregos, como Democracia por exemplo. A civilização grega atingiu um grau de desenvolvimento impressionante e muitas de suas criações possuem significado para nós ainda hoje. Sobre o legado cultural grego é correto afirmar que:
- A) Os poemas épicos são elementos importantes para a compreensão do período homérico;
- B) Os atenienses eram reconhecidos por conta da valorização do ócio;
- C) Esparta influenciou o mundo ao criar uma democracia representativa;
- D) A importância dos jogos olímpicos limitava-se aos esportes.
A resposta certa é a letra A) Os poemas épicos são elementos importantes para a compreensão do período homérico.
Essa afirmação é verdadeira porque a literatura grega antiga, especialmente a épica, desempenhou um papel fundamental na formação da identidade cultural grega. Os poemas épicos, como a Ilíada e a Odisseia, atribuídos ao poeta Homero, são considerados alguns dos mais importantes trabalhos literários da Antiguidade. Eles não apenas fornecem informações valiosas sobre a sociedade, a política e a religião da época, mas também refletem os valores e as crenças da civilização grega.
Além disso, os poemas épicos gregos exerceram uma influência significativa na literatura posterior, não apenas na Grécia, mas também em Roma e em outras culturas. Muitos autores, como Virgílio, foram inspirados pelas obras de Homero e criaram suas próprias obras épicas.
Portanto, é correto afirmar que os poemas épicos são elementos importantes para a compreensão do período homérico, pois eles fornecem uma janela para o passado, permitindo que os estudiosos entendam melhor a sociedade, a política e a cultura da Grécia Antiga.
148) Considerando o conhecimento sobre a antiguidade oriental, assinale a alternativa que representa a cidade fundada pelos Jônios, que habitavam, na região da Ática, uma península banhada pelo mar Egeu.
- A) Esparta.
- B) Antena.
- C) Mileto.
- D) Roma.
- E) Coríntios.
Resposta: Não há resposta certa, pois a questão foi anulada.
Explicação: A questão pede para identificar a cidade fundada pelos Jônios, que habitavam na região da Ática, uma península banhada pelo mar Egeu. No entanto, nenhuma das opções apresentadas é correta. Esparta é uma cidade grega, mas não foi fundada pelos Jônios. Antena não é uma cidade conhecida da antiguidade. Mileto é uma cidade jônica, mas não está localizada na região da Ática. Roma é uma cidade italiana, não grega. E Corinto é uma cidade grega, mas não foi fundada pelos Jônios.
Observação: É importante notar que a questão foi anulada, portanto, não há resposta certa. É fundamental ter cuidado ao avaliar as opções apresentadas e não se basear apenas na intuição.
149) Ao falar historicamente sobre o período arcaico e homérico, deparamo-nos com a expansão democrática e a formação de diversas cidades gregas. Nessa formação e ocupação de territórios, os gregos multiplicaram sua presença no Mar Negro. Esse movimento ficou conhecido como:
- A) Formação das comunidades gentílicas.
- B) Terceira diáspora grega.
- C) Primeira diáspora grega.
- D) Segunda diáspora grega.
- E) Formação das Pólis da Península Itálica.
A resposta certa é a letra D) Segunda diáspora grega.
Quando falamos historicamente sobre o período arcaico e homérico, deparamo-nos com a expansão democrática e a formação de diversas cidades gregas. Nessa formação e ocupação de territórios, os gregos multiplicaram sua presença no Mar Negro. Esse movimento ficou conhecido como a Segunda diáspora grega.
A diáspora grega foi um processo de expansão e colonização grega que ocorreu desde a Idade do Bronze até o período helenístico. A Segunda diáspora grega, em particular, ocorreu no século VIII a.C. e foi caracterizada pela fundação de colonias gregas no Mar Negro e no Mediterrâneo.
Essa expansão foi motivada por fatores como a superpopulação, a falta de terras e a busca por recursos naturais. Os gregos fundaram colônias em lugares estratégicos, como portos e rotas comerciais, o que permitiu o desenvolvimento do comércio e da economia grega.
A Segunda diáspora grega foi importante para a formação da identidade grega e para a disseminação da cultura grega pelo Mediterrâneo. Além disso, ela também contribuiu para o desenvolvimento da democracia e da filosofia grega.
150) Analise as assertivas a seguir a respeito da polis de Esparta:
I. Os espartanos eram o principal grupo social, do qual faziam parte os militares. Esse grupo concentrava o poder econômico, político e religioso.
II. Na periferia da pólis, habitavam os periecos, dedicando as atividades rejeitadas pelos espartanos.
III. Esparta não passou pelas mesmas transformações econômicas de outras cidades gregas. Foi uma sociedade menos dinâmica, permanecendo com suas características oligárquicas e aristocráticas.
IV. Explorados pelos espartanos, com plenos poderes políticos, os Hilotas eram servos de propriedades.
Quais estão corretas?
- A) Apenas I e II.
- B) Apenas I, II e III.
- C) Apenas I, III e IV.
- D) Apenas II, III e IV.
- E) I, II, III e IV.
A alternativa correta é letra B) Apenas I, II e III.
Vamos analisar cada uma das afirmativas:
I. Os espartanos eram o principal grupo social, do qual faziam parte os militares. Esse grupo concentrava o poder econômico, político e religioso.
CORRETO. Em Esparta, os espartanos, conhecidos como "iguais" ou "homoioi", eram a classe dominante e detinham o poder econômico, político e religioso. Eles eram os únicos que possuíam plenos direitos políticos e eram obrigados a servir no exército.
II. Na periferia da pólis, habitavam os periecos, dedicando as atividades rejeitadas pelos espartanos.
CORRETO. Os periecos, que significa "aqueles que vivem ao redor", eram uma classe intermediária em Esparta, que habitavam a periferia da pólis. Eles eram livres, mas não possuíam direitos políticos. Dedicavam-se ao comércio, à agricultura e a outras atividades que os espartanos não realizavam.
III. Esparta não passou pelas mesmas transformações econômicas de outras cidades gregas. Foi uma sociedade menos dinâmica, permanecendo com suas características oligárquicas e aristocráticas.
CORRETO. De fato, Esparta não passou pelas mesmas transformações econômicas que outras cidades-estado gregas, como Atenas. Esparta manteve-se como uma sociedade militarista, oligárquica e aristocrática, com poucas mudanças em sua estrutura social e política.
IV. Explorados pelos espartanos, com plenos poderes políticos, os Hilotas eram servos de propriedades.
INCORRETO. Os Hilotas eram a classe mais baixa em Esparta, constituída por servos da terra, que eram propriedade do Estado e eram alugados para os espartanos. Eles eram explorados pelos espartanos, mas não tinham plenos poderes políticos, como sugere a afirmativa. Na verdade, eles não tinham nenhum direito político.
Portanto, as afirmativas I, II e III estão corretas, enquanto a afirmativa IV está incorreta. Isso nos leva à alternativa correta: LETRA B.