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Questões Sobre Grécia Antiga - História - concurso

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161) Destaca-se no modelo da democracia grega o ostracismo, que se baseava na

  • A) liberdade política para todos os cidadãos gregos.
  • B) seleção de dez cidadãos gregos para ocuparem o poder Executivo.
  • C) suspensão dos direitos políticos dos cidadãos considerados nocivos à democracia por um período de dez anos.
  • D) atribuição do poder judiciário de suspender por dez anos os outros poderes.

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Here is the response to the question about Ancient Greece, structured with HTML tags within a div:

Resposta: A alternativa correta é a letra C) suspensão dos direitos políticos dos cidadãos considerados nocivos à democracia por um período de dez anos.

Ao analisar as opções, podemos perceber que a letra A) liberdade política para todos os cidadãos gregos não está relacionada ao ostracismo, que era um mecanismo de controle da democracia em Atenas. Já a letra B) seleção de dez cidadãos gregos para ocuparem o poder Executivo não é característica do ostracismo.

A letra C) suspensão dos direitos políticos dos cidadãos considerados nocivos à democracia por um período de dez anos é a definição correta do ostracismo. Essa prática era utilizada em Atenas para proteger a democracia, impedindo que indivíduos considerados perigosos para o regime democrático exercessem influência política.

A letra D) atribuição do poder judiciário de suspender por dez anos os outros poderes não está relacionada ao ostracismo.

Portanto, a alternativa correta é a letra C) suspensão dos direitos políticos dos cidadãos considerados nocivos à democracia por um período de dez anos.

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162) Foi na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia, que surgiram os Jogos Olímpicos em homenagem aos deuses. Os gregos também desenvolveram uma rica mitologia. Até os dias de hoje a mitologia grega é referência para estudos e livros. A filosofia também atingiu um desenvolvimento surpreendente, principalmente em Atenas, no século V (Período Clássico da Grécia). Platão e Sócrates são os filósofos mais conhecidos deste período.


A religião grega era:

  • A) politeísta marcada por uma forte marca humanista.
  • B) monoteísta com influência cristã.
  • C) neopagantista com crença em deuses mitológicos.
  • D) sincrética influenciada por religiões orientais.

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A resposta certa é a letra A) politeísta marcada por uma forte marca humanista.

A religião grega antiga era politeísta, ou seja, acreditava em vários deuses e deusas. Essa característica é marcada por uma forte marca humanista, pois os deuses gregos eram vistos como tendo características humanas, como paixões, fraquezas e virtudes.

Os gregos acreditavam que os deuses interviam nas questões humanas e que eram capazes de influenciar o destino dos mortais. Além disso, a religião grega era uma parte integrante da vida cotidiana, com festivais, sacrifícios e rituais realizados em honra dos deuses.

A marca humanista da religião grega está presente na forma como os deuses eram representados na arte, literatura e mitologia. Os deuses gregos eram mostrados como tendo características humanas, como amor, ódio, ciúme e inveja.

A religião grega politeísta também influenciou a filosofia, a arte e a literatura da época. Acredita-se que a religião grega tenha inspirado a criação de algumas das mais famosas obras de arte e literatura da Grécia Antiga.

Portanto, a resposta certa é a letra A) politeísta marcada por uma forte marca humanista, pois a religião grega antiga acreditava em vários deuses e deusas com características humanas, e essa característica está presente em todas as áreas da vida grega, desde a arte e literatura até a filosofia e a vida cotidiana.

163) Assinale a alternativa que representa o período histórico, na Grécia antiga, em que existia a caracterização de uma comunidade gentílica, uma sociedade rural. Nessa periodização histórica, os bens econômicos dos genos, tais como terra, animais e instrumentos de trabalhos ficavam sobre o controle do chefe.

  • A) Micênico.
  • B) Arcaico.
  • C) Homérico.
  • D) Clássico.
  • E) Helênico.

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Resposta: A alternativa correta é a letra C) Homérica.

Na Grécia Antiga, o período histórico conhecido como Era Homérica, que ocorreu aproximadamente entre 1200 e 800 a.C., foi caracterizado pela existência de uma comunidade gentílica, uma sociedade rural. Nessa época, os bens econômicos dos genos, como terra, animais e instrumentos de trabalho, ficavam sob o controle do chefe.

Essa característica foi típica da Era Homérica, que foi uma época de transição entre a Idade do Bronze e a Idade do Ferro. Foi um período marcado pela formação de comunidades rurais, com uma economia baseada na agricultura e na pecuária.

Além disso, a Era Homérica foi também um período de formação da identidade grega, com a criação de mitos e lendas que seriam fundamentais para a cultura grega posterior. Foi uma época de grande criatividade e inovação, que viu o surgimento de importantes figuras mitológicas, como o herói Perseu e o poeta Homero.

Portanto, a alternativa correta é a letra C) Homérica, pois foi durante essa época que se desenvolveu a característica de uma comunidade gentílica, com uma sociedade rural e uma economia baseada nos bens econômicos controlados pelo chefe.

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164) Em relação à Grécia no período Clássico, é INCORRETO afirmar que:

  • A) No chamado século de Péricles, estabeleceu-se o momento auge da cultura grega.
  • B) Entre as principais divindades da mitologia grega, encontramos Zeus, o senhor de todos Deus.
  • C) Durante a Era de Ouro de Atenas, o orador e democrático Maximiano construiu o Parthenon.
  • D) Os princípios racionalistas e as simplicidades eram representadas na agricultura e na escultura.
  • E) A luta entre os gregos e os persas marcou o período clássico, porém, nesse período, configuraram-se as maiores realizações culturais.

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A alternativa correta é a letra C) Durante a Era de Ouro de Atenas, o orador e democrático Pericles construiu o Parthenon.

Essa afirmação é INCORRETA porque Pericles foi o responsável por grandes obras públicas em Atenas, incluindo a construção do Partenon, durante a Era de Ouro de Atenas. O Partenon é um dos monumentos mais famosos da Grécia Antiga e um dos mais importantes exemplos de arquitetura clássica.

É importante notar que as outras alternativas apresentam informações inexatas ou fora de contexto. A alternativa A) faz referência ao século de Péricles, que foi um período de grande prosperidade em Atenas, mas não é o momento auge da cultura grega. A alternativa B) apresenta informações corretas sobre a mitologia grega, mas não se relaciona com o contexto da Era de Ouro de Atenas. A alternativa D) apresenta uma afirmação muito genérica e não se relaciona com a construção do Partenon ou a Era de Ouro de Atenas. A alternativa E) apresenta uma informação correta sobre a luta entre os gregos e os persas, mas não se relaciona com a construção do Partenon.

Portanto, a alternativa C) é a única que apresenta uma informação correta e precisa sobre a Era de Ouro de Atenas e a construção do Partenon.

165) Analise as assertivas abaixo sobre o período Helenístico e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


(     ) No século IV a.C, a Macedônia conquistou a Grécia. É a partir dessa conquista que se inicia o período Helenístico.


(    ) Na cultura Helenística, herdeira da cultura grega, a arte configurou-se mais realista, exprimindo violência e dor em sua representação.


(    ) A fusão da cultura grega com a oriental, que resultou o helenismo, teve avanços nas ciências, com destaque para a Matemática na figura de Euclides.


(    ) O principal responsável pela conquista grandiosa no período Helenístico foi Alexandre, o Grande, filho de Felipe IV.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A) V – F – F – F.
  • B) V – V – V – F.
  • C) F – F – V – F.
  • D) V – V – F – V.
  • E) F – V – V – V.

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Here is the continuation of the text:

A resposta correta é a letra B) V ; V ; V ; F.

Para entendermos a resposta, letra B, é necessário analisar cada uma das afirmativas sobre o período Helenístico:


( ) No século IV a.C., a Macedônia conquistou a Grécia. É a partir dessa conquista que se inicia o período Helenístico. V ( Verdadeiro )

( ) Na cultura Helenística, herdeira da cultura grega, a arte configurou-se mais realista, expressando violência e dor em sua representação. V ( Verdadeiro )

( ) A fusão da cultura grega com a oriental, que resultou o Helenismo, teve avanços nas ciências, com destaque para a Matemática na figura de Euclides. V ( Verdadeiro )

( ) O principal responsável pela conquista grandiosa no período Helenístico foi Alexandre, o Grande, filho de Felipe IV. F ( Falso ) - O pai de Alexandre, o Grande, foi Felipe II, e não Felipe IV.

Portanto, a ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é V ; V ; V ; F.

Essa resposta está correta porque as três primeiras afirmativas são verdadeiras, e a quarta é falsa, pois Alexandre, o Grande, foi filho de Felipe II e não de Felipe IV.

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166) Segundo o historiador Pedro Paulo Funari, os helenos cultivavam uma noção singular das fronteiras e limites de sua civilização. Segundo o historiador, “[…] onde quer que houvesse gregos, aí estava a Grécia.” (FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma.2.ed. São Paulo: Contexo, 2002. P. 9).


Sobre a Grécia Antiga é correto afirmar que:

  • A) A expansão do território grego se deu por inúmero fatores, que incluem a escassez de terras, as constantes invasões de grupos de pilhagem, fugas diaspóricas e derrotas nas disputas políticas. Os grupos de helenos migrantes organizavam-se em povoados ligados econômica e culturalmente à cidade grega de origem, fazendo surgir então novas cidades ou "colônias" gregas em torno do Mediterrâneo.
  • B) O estudo de Atenas e Esparta traduzem claramente o desenvolvimento de todas as demais cidades-estados da Hélade, visto que são exemplos dicotômicos de duas formas possíveis de civilização no período: militarizada, ou voltada para o desenvolvimento de instituições racionais de cunho filosófico.
  • C) O estudo de Atenas e Esparta traduzem claramente o desenvolvimento de todas as demais cidades-estados da Hélade, visto que são exemplos dicotômicos de duas formas possíveis de civilização no período: militarizada, ou voltada para o desenvolvimento de instituições racionais de cunho filosófico.
  • D) Aqueus, Eólios, Jônios e Dórios foram os povos fundantes da civilização grega e os principais responsáveis pela constituição das primeiras formas de culto, de escrita e organização social na região da Ática, berço da Grécia Antiga.

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Resposta: Não há resposta correta,

Segundo o historiador Pedro Paulo Funari, os helenos cultivavam uma noção singular das fronteiras e limites de sua civilização. Para ele, "onde quer que houvesse gregos, aí estava a Grécia." Isso significa que a Grécia Antiga não era definida por limites territoriais rígidos, mas sim por uma identidade cultural e econômica compartilhada entre as cidades-estados gregas.

Portanto, é correto afirmar que a Grécia Antiga não era um território delimitado, mas sim uma rede de cidades-estados que compartilhavam uma identidade cultural e econômica comum. Essa noção de fronteira e limite é fundamental para entender a expansão do território grego e a formação de novas cidades ou "colônias" gregas em torno do Mediterrâneo.

Além disso, o estudo de Atenas e Esparta traduzem claramente o desenvolvimento de todas as demais cidades-estados da Hélade, visto que são exemplos dicotômicos de duas formas possíveis de civilização no período: militarizada ou voltada para o desenvolvimento de instituições racionais de cunho filosófico.

Em resumo, a Grécia Antiga não era um território delimitado, mas sim uma rede de cidades-estados que compartilhavam uma identidade cultural e econômica comum, e sua expansão se deu por meio da formação de novas cidades ou "colônias" gregas em torno do Mediterrâneo.

Comentário: É importante notar que a noção de fronteira e limite na Grécia Antiga era muito mais flexível do que a que estamos acostumados hoje em dia. A identidade cultural e econômica compartilhada entre as cidades-estados gregas era o que definia a Grécia, e não um território delimitado.

167) Ulisses, também chamado Odisseu, é um personagem da obra Odisseia, atribuída ao poeta Homero.

 

A obra de Homero é importante na reconstrução do passado mais remoto da civilização:

  • A)  Grega.

  • B)  Chinesa.

  • C)  Mesopotâmica.

  • D)  Romana.

  • E)  Persa.

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A resposta certa é a letra A) Grega.

Ulisses, também chamado Odisseu, é um personagem da obra Odisseia, atribuída ao poeta Homero. A obra de Homero é importante na reconstrução do passado mais remoto da civilização.

A Odisseia é um épico grego que narra as aventuras de Ulisses após a Guerra de Troia. A obra é considerada uma das mais importantes da literatura grega antiga e tem sido estudada e admirada por milênios.

Portanto, a resposta certa é a letra A) Grega, pois Ulisses é um personagem da mitologia grega e a Odisseia é uma obra-prima da literatura grega antiga.

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168) Ele viveu e testemunhou dois grandes conflitos na história grega antiga: as Guerras Médias e a Guerra do Peloponeso. Foi o primeiro a produzir uma narrativa histórica em que os deuses não eram protagonistas. Por isso, Cícero o chamou de “Pai da História”. Trata‐se de

  • A) Tucídides.

  • B) Heródoto.

  • C) Heráclito.

  • D) Parmênides.

  • E) Sócrates.

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A resposta correta é a letra B) Heródoto. Ele viveu e testemunhou dois grandes conflitos na história grega antiga: as Guerras Médias e a Guerra do Peloponeso. Foi o primeiro a produzir uma narrativa histórica em que os deuses não eram protagonistas. Por isso, Cícero o chamou de "Pai da História".

Heródoto é considerado o pai da história porque foi o primeiro a registrar eventos históricos de maneira objetiva, sem a intervenção dos deuses. Isso foi uma inovação em relação às narrativas mitológicas que predominavam na época. Além disso, sua obra "Histórias" é um registro detalhado das guerras entre a Grécia e a Pérsia, tornando-se uma fonte importante para o estudo da história antiga.

Já Tucídides, embora também seja um historiador importante, não foi o primeiro a produzir uma narrativa histórica sem a intervenção dos deuses. Ele é mais conhecido por sua obra "A História da Guerra do Peloponeso", que é um registro detalhado da guerra entre Atenas e Esparta. Embora também seja considerado um dos pais da história, não foi o primeiro a inovar nesse sentido.

Heráclito e Parmênides, por outro lado, foram filósofos pré-socráticos que não se dedicaram à escrita de histórias. Sócrates, embora tenha sido um filósofo importante, não é conhecido por sua contribuição à história.

Portanto, a resposta correta é a letra B) Heródoto, que foi o primeiro a produzir uma narrativa histórica objetiva, sem a intervenção dos deuses.

169) Marque a opção cujo conteúdo corresponde à realidade da democracia na Grécia antiga.

  • A) A democracia estabelecia a igualdade de todos os indivíduos atenienses perante a lei.

  • B) As mulheres só participavam da assembleia com direito a voz, mas sem direito a voto.

  • C) Não sendo ateniense, qualquer proprietário adulto podia tomar-se cidadão após 2 anos de residência no território de Atenas.

  • D) A democracia grega era exercida diretamente pelos cidadãos, com votações realizadas em espaços públicos.

  • E) O sistema representativo era o adotado pela democracia grega antiga.

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A alternativa correta é letra D) A democracia grega era exercida diretamente pelos cidadãos, com votações realizadas em espaços públicos.

Gabarito: Letra D

 

(A democracia grega era exercida diretamente pelos cidadãos, com votações realizadas em espaços públicos.)

 

A democracia ateniense era exercida de forma direta, ou seja, com a participação ativa dos cidadãos na Assembleia (Eclesia). Geralmente essa assembleia se reunia em torno de uma praça (Ágora) para votar as principais questões públicas formuladas para a pólis ateniense. Portanto, a política ateniense pertencia à esfera do público, com locais específicos para isso.

 

Entretanto, nem toda a população de Atenas podia exercer a política, porque não eram entendidos como cidadãos.

 

Só eram cidadãos os indivíduos adultos, do sexo masculino, livres e nascidos em Atenas.

 

Portanto, mulheres, homens com menos de 18 anos, escravos e estrangeiros (metecos) estavam excluídos da participação democrática.

   

Por que as demais estão incorretas?

   

Letra A: A democracia estabelecia a igualdade de todos os indivíduos atenienses perante a lei.

 

A democracia ateniense não estabelecia a igualdade de todos os indivíduos atenienses. Mulheres, escravizados e homens menores de 21 anos não era considerados cidadãos aptos a participarem da vida política e do processo decisório de questões importantes na pólis ateniense.

   

Letra B: As mulheres só participavam da assembleia com direito a voz, mas sem direito a voto.

 

As mulheres não participavam da assembleia. O espaço delas era o espaço do privado, da família e do lar. O espaço público era reservado apenas aos homens atenienses, que fossem cidadãos.

 

Letra C: Não sendo ateniense, qualquer proprietário adulto podia tomar-se cidadão após 2 anos de residência no território de Atenas.

 

Os metecos (aqueles que não eram nascidos em Atenas, portanto, eram estrangeiros) não poderiam se tornar cidadãos atenienses.

   

Letra E: O sistema representativo era o adotado pela democracia grega antiga

 

A democracia ateniense adotava o sistema direto, ou seja, todos os cidadãos podiam votar e decidir as questões mais importantes da cidade.

   

Referências:

 

VICENTINO, Cláudio e VICENTINO, José Bruno. Teláris. História. 6º ano. São Paulo: Ática, 2018.

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170) As obras de Homero constituem importante fonte para o entendimento da sociedade na Antiguidade Clássica. Todavia seu uso como fonte exige cuidados.

É consenso entre os historiadores que a Ilíada e a Odisseia

  • A) são resultado da compilação de versos cantados por sucessivas gerações.
  • B) remetem a eventos mitológicos e, portanto, irreais.
  • C) incorporam elementos de outras tradições da antiguidade que não apenas a grega.
  • D) explicam fenômenos historiográficos não compatíveis com achados arqueológicos.

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A alternativa correta é letra A) são resultado da compilação de versos cantados por sucessivas gerações.

Gabarito: ALTERNATIVA A

   

A questão aqui trata de duas obras basilares da literatura ocidental, definindo ideias elementares sobre poesia e sobre estética para a arte de todo Ocidente. A própria ideia de "épico" na cultura ocidental vem das grandes obras gregas, incluindo a noção do herói épico. São narrativas tradicionalíssimas da Grécia Antiga, cujos ápices se confundem com a Ilíada e a Odisseia. Ao passo que a Ilíada se ocupa da fúria de Aquiles durante a Guerra de Troia, que lançaram os aqueus do mundo grego liderados por Esparta contra Troia e suas míticas muralhas; a Odisseia retrata a epopeia de Odisseu (também referido na tradição latina como Ulisses) para retornar a Ítaca, sua cidade, em meio a inúmeras intempéries pelo Mediterrâneo. Assim, observemos as alternativas propostas.

   

  • a)  são resultado da compilação de versos cantados por sucessivas gerações.

A tradição grega do período dos fatos narrados na obra se debruçava, fundamentalmente, na transmissão oral de tradições e obras poéticas. Ou seja, esses versos eram feitos para serem cantados, entoados como forma de transmissão performática de conhecimentos e de práticas culturais. Essas composições, portanto, não tinham a mesma lógica da obra literária ocidental conhecida no Ocidente, grosso modo, desde a Idade Moderna. Mesmo no mundo grego, o costume da codificação sistemática de livros só começaria a se consolidar por volta do século V a.C. - isto é, cerca de oito séculos mais tarde que os acontecimentos narrados nas duas obras em tela. Portanto, o que conhecemos contemporaneamente como as duas grandes obras de Homero, cuja existência é alvo de contestações, são resultantes de um longo período de condensação e de compilação de versos antigos daquele universo cultural. ALTERNATIVA CORRETA.

 
  • b)  remetem a eventos mitológicos e, portanto, irreais.

Ainda que ambas as obras façam referência a um universo religioso e cultural bastante robusto, o que incluía a intervenção de deuses e o ataque de seres mitológicos; há de se observar que a Guerra de Troia foi um evento real importantíssimo para a dinâmica de toda a região. Portanto, ainda que a mitologia esteja presente em praticamente todos os cantos de ambas as obras, não se pode reduzir aqueles eventos narrados ao campo da fantasia, mas sim uma forma poético-religiosa de ler e explicar eventos reais. Alternativa errada.

 
  • c)  incorporam elementos de outras tradições da antiguidade que não apenas a grega.

Ambas as obras têm um ponto de vista muito bem delineado e sem espaço para grandes dúvidas: trata-se de uma narrativa poética a partir do ponto de vista grego, inclusive tratando os troianos como inimigos e explicando os fatos a partir do ponto de vista grego, inclusive religioso. Ou seja, os elementos centrais são todos gregos e praticamente toda a ação se desenrola dentro do universo conhecido como "mundo grego", dominado pelas cidades-Estados com um universo cultural grego em comum. Alternativa errada.

 
  • d)  explicam fenômenos historiográficos não compatíveis com achados arqueológicos.

As obras em questão não têm qualquer pretensão historiográfica, ainda que tenham relação direta com fatos reais. Ou seja, é um erro expressivo entender essas composições poéticas como expressão de qualquer tentativa documental ou historiográfica. As evidências arqueológicas dialogam com relativa precisão com os fatos delineados nos versos homéricos, mas isso está muito distante de uma explicação historiográfica. Alternativa errada.

   

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA A.

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