Questões Sobre Grécia Antiga - História - concurso
171) “ Como uma mulher lamenta seu esposo enlaçando-o Que tombou diante de sua cidade e de seu povo Defendendo sua terra e suas crenças do dia fatal, E, vendo-o morrer, convulso, Lançada sobre ele, grita agudamente, mas atrás, Lanceiros atacam-lhe as costas e os ombros, Levam-na em cativeiro para sofrer pena e dor E suas faces estão murchas pela agonia mais digna de piedade”
(HOMERO, Odisseia, 8, 523-531. Paris: Seuil, 1999)
Sobre a obra citada, podemos corretamente afirmar que se refere à (ao):
- A) Narrativa do sacrifício de Isaac no Antigo Testamento;
- B) Herói Aquiles, principal guerreiro de Troia na luta contra os gregos.
- C) Relato da vida de Hesíodo um dos principais poetas da Grécia, provavelmente contemporâneo de Homero.
- D) Penélope, esposa de Ulisses, que chora à espera de seu esposo.
- E) Choro de Ulisses que lamenta a derrota frente aos troianos.
A alternativa correta é letra D) Penélope, esposa de Ulisses, que chora à espera de seu esposo.
Gabarito: Letra D
Penélope, esposa de Ulisses, que chora à espera de seu esposo.
Homero é o nome de um grande poeta grego que teria vivido no século VI a.C. e a quem se atribui a autoria de dois poemas épicos monumentais: a Ilíada e a Odisseia. Essas obras de ficção literária mesclam mitos e aspectos históricos da formação da sociedade grega. Segundo historiadores, são resultado de longa tradição oral da qual participaram outros poetas (os aedos), que declamavam e recriavam essas narrativas.
Os versos da questão falam sobre o poema conhecido como Odisseia, que narra a jornada de Ulisses (Odisseu) em seu retorno à Ítaca, após ter combatido na Guerra de Troia. Durante a sua ausência, centenas de homens assediaram sua esposa, Penélope, pois davam Ulisses como morto e assim queriam casar-se com ela. Penélope, por sua vez, acreditava que Ulisses ainda esteja vivo e sente muitas saudades do seu esposo. Depois de voltar para casa, enfrentando vários perigos em alto mar, Ulisses vingou-se de cada um dos assediadores.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Narrativa do sacrifício de Isaac no Antigo Testamento;
Essa narrativa faz referência a uma história do povo judeu contida no Antigo Testamento. Trata-se da história do sacrífico de Isaac por seu pai, Abraão, um dos principais patriarcas dos hebreus.
Letra B: Herói Aquiles, principal guerreiro de Troia na luta contra os gregos.
O trecho do poema não menciona o herói Aquiles, que foi um dos principais guerreiros gregos que combateu os troianos. Essa história é contada no poema Ilíada.
Letra C: Relato da vida de Hesíodo um dos principais poetas da Grécia, provavelmente contemporâneo de Homero.
Hesíodo foi um dos principais poetas gregos e supostamente contemporâneo de Homero, pois ainda não ficou comprovado que Homero era uma pessoa de fato. Os trechos não fazem menção a uma biografia de Hesíodo.
Letra E: Choro de Ulisses que lamenta a derrota frente aos troianos.
O choro no poema é de uma figura feminina, o que pode ser confirmado pelo trecho "Como uma mulher lamenta seu esposo enlaçando-o // Que tombou diante de sua cidade e de seu povo". Além disso, Ulisses foi um dos principais líderes da vitória dos gregos contra os troianos na Guerra de Troia.
Referências:
COTRIM, Gilberto e RODRIGUES, Jaime. Historiar, 6° ano: ensino fundamental: anos finais. São Paulo: Saraiva, 2018.
VICENTINO, Cláudio e VICENTINO, José Bruno. Teláris história, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. São Paulo: Ática, 2018.
172) Observe a charge para responder à questão a seguir.
Na tirinha quando Mafalda lê sobre o conceito de democracia para os gregos no seu dicionário e pensa no mundo contemporâneo, ela “ri” incontrolavelmente pensando como é entendido na atualidade este conceito.
Para os gregos, a democracia
- A) se aproxima totalmente de como é hoje. Com uma falsa ideia de participação do povo nas decisões populares.
- B) era a atitude mais importante de todos perante sua comunidade. Todo grego podia participar da vida política e da democracia de sua polis.
- C) também não era importante, foi posta apenas como um conceito teórico, entretanto ficou sem repercutir verdadeiramente seu sentido.
- D) estava vinculada à noção de cultura e cidadania, ligando o povo a sua polis, estabelecendo um vínculo de obrigação e defesa na qual os cidadãos opinavam sobre o destino de suas cidades.
When it comes to understanding the concept of democracy in ancient Greece, Antiga, we need to go back in time and grasp the essence of how the Greeks perceived this political system. In the comics strip, Mafalda is seen searching for the concept of democracy in her dictionary and thinking about how it is understood in the contemporary world.
For the ancient Greeks, democracy was not just a theoretical concept, but a practical way of life. It was not just about participating in popular decisions, but about being an active citizen in the polis (city-state).
Option A) is incorrect because it implies that the ancient Greeks had a false idea of people's participation in popular decisions, which is not entirely true. While it is true that not all citizens had equal rights, the concept of democracy was still rooted in the idea of citizen participation.
Option B) is also incorrect because it reduces the concept of democracy to a mere attitude, which is not the case. Democracy was a fundamental aspect of ancient Greek politics and society.
Option C) is incorrect as well, as it implies that the concept of democracy was just a theoretical construct without any practical implications, which is not true. Democracy was an essential part of ancient Greek life, and it had real consequences for the citizens and the polis.
The correct answer is Option D) because it highlights the connection between democracy and the concept of citizenship and culture. In ancient Greece, democracy was closely tied to the idea of polis and the citizens' obligation to participate in the life of the city-state. This connection is essential to understanding the concept of democracy in ancient Greece.
In conclusion, the concept of democracy in ancient Greece was not just a theoretical construct, but a practical way of life that was closely tied to the idea of citizenship and culture. It was about participating in the life of the polis and being an active citizen, rather than just a theoretical concept.
173) Quando falamos de Grécia Antiga, falamos de uma região que era inicialmente habitada por várias tribos independentes, que muitas vezes rivalizavam entre si. Destas tribos se destacaram os aqueus (que fundaram o Reino de Minos), os eólios(Macedônia), os dórios (Esparta) e os jônios (Atenas).
Neste sentido, podemos corretamente afirmar:
- A) Na região onde se instalou, cada uma das tribos fundou uma importante cidade-Estado, das quais se destacaram Esparta e Atenas.
- B) As polis gregas eram grupamentos sociais menores que as Cidades-Estados dependentes entre si de um único um sistema administrativo próprio. Se a democracia nasceu em Atenas, em Esparta ela nunca teve espaço.
- C) No campo político-econômico, as duas cidades viviam da agricultura, da pecuária e do comércio de longa distância. Para melhorar suas relações comerciais e militares, Esparta fundou a Liga de Delos (nome da região sul da Grécia, onde ficava a cidade).
- D) A liderança na Liga de Delos impulsionou a economia espartana e fez prosperar o comércio daquela cidade-Estado.
- E) O auge de Esparta ocorreu durante o governo democrático de Péricles (461-431 a.C.). Apesar de garantir grande prosperidade à Atenas, foi também nesta época que a rivalidade com os espartanos foi acentuada.
When we talk about Ancient Greece, we talk about a region that was initially inhabited by various independent tribes, which often rivalled each other. Among these tribes, the Achaeans (who founded the Kingdom of Minos), the Aeolians (Macedonia), the Dorians (Sparta) and the Ionians (Athens) stood out.
In this sense, we can correctly affirm that:
- A) In the region where they settled, each of the tribes founded an important city-state, with Sparta and Athens standing out. This is because each tribe, upon settling in a specific region, founded a city-state that would later become a prominent entity in the Ancient Greek world. This is how cities like Sparta and Athens emerged, each with their own distinct characteristics and contributions to the region.
It's worth noting that these city-states were not mere groups of people living together; rather, they were complex societies with their own governments, economies, and cultures. The city-state of Athens, for example, was known for its democratic governance, while Sparta was famous for its militaristic society.
The rivalry between these city-states, particularly between Athens and Sparta, was a defining feature of Ancient Greece. This rivalry led to significant cultural, economic, and military developments in both cities, which ultimately contributed to the growth of Ancient Greece as a whole.
In conclusion, the correct answer is A) In the region where they settled, each of the tribes founded an important city-state, with Sparta and Athens standing out. This is because each tribe, upon settling in a specific region, founded a city-state that would later become a prominent entity in the Ancient Greek world.
174) Observe a charge para responder à questão a seguir.
Fonte: https://www.google.com.br/search/democracia. Acesso em janeiro de
2018.
Na tirinha quando Mafalda lê sobre o conceito de democracia para os gregos no seu dicionário e pensa no mundo contemporâneo, ela “ri” incontrolavelmente pensando como é entendido na atualidade este conceito.
Para os gregos, a democracia
- A) se aproxima totalmente de como é hoje. Com uma falsa ideia de participação do povo nas decisões populares.
- B) era a atitude mais importante de todos perante sua comunidade. Todo grego podia participar da vida política e da democracia de sua polis.
- C) também não era importante, foi posta apenas como um conceito teórico, entretanto ficou sem repercutir verdadeiramente seu sentido.
- D) estava vinculada à noção de cultura e cidadania, ligando o povo a sua polis, estabelecendo um vínculo de obrigação e defesa na qual os cidadãos opinavam sobre o destino de suas cidades.
Hey there! Let's dive into the world of Ancient Greece and explore the concept of democracy.
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In the comic strip, Mafalda is trying to understand the concept of democracy according to the Greeks. She looks it up in her dictionary and starts thinking about how it's understood in today's world.
For the Greeks, democracy was...
- A) totally different from what we know today. They had a false idea of people's participation in popular decisions.
- B) the most important attitude of all towards their community. Every Greek could participate in political life and democracy in their polis.
- C) just a theoretical concept, without any real impact on their daily lives.
- D) linked to culture and citizenship, connecting people to their polis and establishing a bond of obligation and defense.
The correct answer is D) linked to culture and citizenship, connecting people to their polis and establishing a bond of obligation and defense.
In Ancient Greece, democracy was closely tied to the concept of polis, which referred to the city-state. The Greeks believed that citizenship and culture were essential aspects of their democracy. This meant that citizens were actively involved in the decision-making process and felt a strong sense of responsibility towards their city-state.
This bond between citizens and their polis was crucial, as it allowed them to express their opinions on the fate of their cities. In essence, democracy in Ancient Greece was about citizenship, culture, and the connection between people and their city-state.
So, Mafalda's thoughts on democracy might seem a bit confusing, but she's on the right track! The concept of democracy has evolved over time, but its roots in Ancient Greece are still fascinating to explore.
175) “Os escravos e metecos gozam em Atenas de total liberdade de ação: aí é proibido castiga-los, e um escravo não prima pela polidez. Eu vos direi porque isso acontece normalmente assim. Se a lei quisesse que o homem livre emendasse o escravo, ou o meteco, ou ainda o liberto, ocorreria frequentemente que se castigaria um ateniense no lugar de um escravo” PSEUDO-XENOFONTE, República dos Atenienses, I, 10-12.
Sobre as condições dos escravos na Atenas da Antiguidade Grega é correto afirmar:
- A) Participavam como protagonistas da vida politica da cidade-estado chegando a ocupar cargos nos senados;
- B) Associavam-se em partidos que tinham ampla participação nas decisões politicas e militares de Atenas;
- C) Em Atenas os metecos eram considerados cidadão e participavam ativamente da vida politica da pólis;
- D) A escravidão na Grécia Antiga teve os mesmos fatores da escravidão moderna, pois nessa última os escravos trabalhavam compulsoriamente em um sistema de acúmulo de capitais para as Monarquias Absolutistas Europeias;
- E) A escravidão na antiguidade grega foi mais acentuada em áreas de cidades-estados portuárias, com intensos contatos comerciais e maior desenvolvimento da propriedade privada; especialmente as cidades-estados às margens do Mediterrâneo.
A resposta correta é a letra E) A escravidão na antiguidade grega foi mais acentuada em áreas de cidades-estados portuárias, com intensos contatos comerciais e maior desenvolvimento da propriedade privada; especialmente as cidades-estados às margens do Mediterrâneo.
Essa afirmação é correta porque, durante a Grécia Antiga, a escravidão era uma prática comum em cidades-estados como Atenas e Corinto, que eram importantes centros comerciais e de comércio marítimo. A concentração de riqueza e poder em mãos de uma elite aristocrática levou ao desenvolvimento de uma economia baseada na exploração de mão de obra escrava.
Os escravos eram utilizados em diversas atividades, como a agricultura, a mineração, a construção e o comércio. Além disso, os escravos também eram usados como servos domésticos, criados e soldados. A escravidão era uma prática tão comum que, segundo estimativas, cerca de um terço da população de Atenas era composta por escravos.
A expansão comercial e a colonização grega também contribuíram para o aumento do número de escravos. Os gregos colonizavam novas áreas e estabeleciam novas cidades-estados, o que gerava uma demanda por mão de obra escrava. Além disso, as guerras e as conquistas também forneciam uma fonte de escravos.
No entanto, é importante notar que a escravidão na Grécia Antiga não era uma instituição uniforme em toda a região. Cada cidade-estado tinha suas próprias leis e práticas em relação à escravidão, e a condição dos escravos variava de acordo com o local e o contexto.
Portanto, a afirmação de que a escravidão na antiguidade grega foi mais acentuada em áreas de cidades-estados portuárias é correta, pois essas áreas eram importantes centros comerciais e de comércio marítimo, o que gerava uma demanda por mão de obra escrava.
176) Cronologicamente, os Tempos Homéricos da História Grega situam-se cronologicamente em época anterior à arcaica, sendo a Ilíada e a Odisseia as principais fontes para os seus estudos.
Sobre o período e as fontes citadas, é correto afirmar:
- A) A Ilíada e a Odisseia são importantes obras da cultura Helenística e por meio delas podemos definir com exatidão o tempo histórico do período homérico;
- B) A Ilíada e a Odisseia são fontes importantíssimas para estudar as invasões dóricas, por serem extremamente fidedignas aos fatos;
- C) Nas duas obras é possível encontrar fantasia e realidade que se misturam em Homero de forma encantadora;
- D) Os achados arqueológicos em Micenas e Tirinto demonstram que as duas obras são absolutamente fantasiosas e não dão conta de relações com a realidade;
- E) Durante este período, os helenos, agrupados em cidades-estados, evoluíram para as comunidades gentílicas.
A resposta certa é a letra C) Nas duas obras é possível encontrar fantasia e realidade que se misturam em Homero de forma encantadora;
Essa afirmação é verdadeira porque, obras como a Ilíada e a Odisseia, compostas por Homero, apresentam uma mistura de elementos fantásticos e reais. Embora sejam consideradas obras literárias, elas também fornecem informações valiosas sobre a sociedade e a cultura da Grécia Antiga.
Os Tempos Homéricos, que se situam cronologicamente em uma época anterior à arcaica, são estudados com base nessas duas obras principais. A Ilíada e a Odisseia são fundamentais para o estudo da Grécia Antiga, pois fornecem uma visão geral da sociedade, política e cultura da época.
No entanto, é importante notar que essas obras não são históricas no sentido estrito. Elas apresentam uma mistura de elementos mitológicos e reais, o que as torna mais atraentes e encantadoras. A capacidade de Homero em mesclar fantasia e realidade é um dos fatores que tornam suas obras tão fascinantes e duradouras.
Portanto, a afirmação de que nas duas obras é possível encontrar fantasia e realidade que se misturam em Homero de forma encantadora é verdadeira e reflete a natureza única das obras de Homero.
177) Observe a imagem de um detalhe presente em uma ânfora (vaso) grega da antiguidade clássica.
Ânfora negra. Cena de colheita de azeitonas. 520 a. C. Originário de Vulci na Itália. Presente na coleção do Museu Britânico. Site. http://www.britishmuseum.org/research/collection_online/collection_object_details.aspx?objectId=399909&partId=1 Acessado em 15 01 2017
A cena acima representa um aspecto comum à colheita de azeitonas em cidades-Estados gregas, como a Atenas da época clássica. Por ela e por seus conhecimentos sobre a hierarquia e formas de trabalho em Atenas, sabemos que aqueles que ali foram representados colhendo azeitonas eram trabalhadores
- A) livres, que eram contratados na época de maior trabalho agrícola para ajudar na colheita dentro de pequenas propriedades rurais de trabalho familiar.
- B) escravos, que eram trazidos em grandes quantidades por meio de guerras e usados em colheitas em grandes propriedades rurais agro-exportadoras.
- C) escravos por dívidas, usados para a colheita em grandes propriedades cujo dono era o próprio Estado grego ateniense, monopolizador deste tipo de mão-de-obra.
- D) escravos, usados pelas famílias atenienses em suas propriedades tanto para sua economia doméstica, quanto em sua agricultura e colheita.
A resposta certa é a letra D) escravos, usados pelas famílias atenienses em suas propriedades tanto para sua economia doméstica, quanto em sua agricultura e colheita.
Essa cena de colheita de azeitonas em uma ânfora grega da antiguidade clássica apresenta uma representação comum da vida cotidiana em cidades-Estados gregas, como Atenas. A partir da análise da hierarquia e formas de trabalho em Atenas, sabemos que os trabalhadores que estão colhendo azeitonas são escravos.
Os escravos eram utilizados pelas famílias atenienses em suas propriedades para realizar atividades agrícolas, como a colheita de azeitonas. Eles eram responsáveis por realizar tarefas rotineiras e pesadas, como a colheita, em troca de abrigo e alimentação.
No contexto da Grécia Antiga, a escravidão era uma prática comum, e os escravos eram utilizados para realizar tarefas que demandavam mão de obra intensa. Além disso, os escravos também eram utilizados em outras atividades, como a agricultura, a pecuária e a construção.
Portanto, a alternativa correta é a letra D) escravos, usados pelas famílias atenienses em suas propriedades tanto para sua economia doméstica, quanto em sua agricultura e colheita, pois eles eram responsáveis por realizar atividades agrícolas, como a colheita de azeitonas, em propriedades particulares.
178) Com uma nova divisão da sociedade, os cidadãos poderiam participar da deliberação do poder, porém os estrangeiros, ou metecos, as mulheres e os escravos não poderiam fazer parte das decisões políticas, pois não eram considerados cidadãos. É um momento de implantação e do apogeu da ‘democracia escravista’ ateniense via reformulação da antiga constituição, levando adiante as obras do seu antecessor Sólon. Considerando o contexto histórico, assinale a alternativa correta.
- A) Drácon proporcionou a expansão escravista colonial.
- B) Péricles foi responsável pela hegemonia da democracia escravista ateniense.
- C) Clístenes foi o responsável pela implantação da democracia escravista ateniense.
- D) Drácon foi prudente em relação à democracia escravista ateniense.
- E) Agamenon foi incumbido de estabelecer a democracia escravista ateniense.
A alternativa correta é a letra C) Clístenes foi o responsável pela implantação da democracia escravista ateniense.
Na Grécia Antiga, a democracia escravista ateniense era um sistema político em que os cidadãos participavam da deliberação do poder, mas os estrangeiros, metecos, mulheres e escravos não tinham direito a participar das decisões políticas. Clístenes, um estadista ateniense, foi o responsável por implantar essa forma de governo em Atenas, no final do século VI a.C. Ele reformulou a antiga constituição, levando adiante as obras do seu antecessor, Sólon.
Clístenes é considerado o pai da democracia ateniense, pois foi ele quem instituiu o sistema de governo que permitia que os cidadãos participassem das decisões políticas. Além disso, ele também criou a assembleia popular, que era composta por todos os cidadãos atenienses, e dividiu a população em dez tribos, cada uma com seus próprios líderes.
A implantação da democracia escravista ateniense foi um marco importante na história da Grécia Antiga, pois permitiu que os cidadãos participassem ativamente da política e tomarem decisões sobre o futuro da cidade. No entanto, é importante lembrar que essa forma de governo também mantinha a escravidão e excluía as mulheres e os estrangeiros da participação política.
Portanto, a alternativa correta é a letra C) Clístenes foi o responsável pela implantação da democracia escravista ateniense.
179) Ao norte da planície da Lacônia e ao sul do Peloponeso, desenvolveu-se uma cultura no período clássico. Entretanto, com a conquista da Missênia, o território desse povo foi dividido em lotes e distribuído entre guerreiros, originando-se a invasão dos dórios e a busca pela conquista de melhores terras. A qual povo se refere esse contexto histórico?
- A) Espartanos.
- B) Babilônicos.
- C) Egípcios.
- D) Muçulmanos.
- E) Romanos.
A resposta correta é a letra A) Espartanos.
Explicação: a questão se refere ao contexto histórico da Grécia Antiga, mais precisamente ao período clássico. A região da Lacônia, ao sul do Peloponeso, foi o território dos Espartanos. Após a Conquista da Messênia, o território foi dividido em lotes e distribuído entre guerreiros, originando a invasão dos dórios e a busca pela conquista de melhores terras. Os Espartanos eram um povo conhecido por sua cultura e organização social única, baseada em uma rígida hierarquia e uma forte tradição militar.
Os Espartanos foram um dos principais povos da Grécia Antiga, junto com os Atenienses, e seu território era conhecido por sua fertilidade e riqueza. A conquista da Messênia foi um importante evento histórico que marcou o início da expansão dos Espartanos em busca de novas terras e recursos.
É importante notar que as outras opções não se enquadram no contexto histórico descrito na questão. Os Babilônios eram um povo da Mesopotâmia, os Egípcios eram um povo do Antigo Egito, e os Muçulmanos são uma religião que surgiu muitos séculos após o período clássico da Grécia Antiga. Já os Romanos, embora tenham sido uma potência importante no Mediterrâneo, não estavam diretamente relacionados ao contexto histórico descrito na questão.
180) Considerando os aspectos historiográficos da Grécia antiga, qual o período governamental ocorrido em 429 a.C., no qual foi instituída a reforma política de Efialtes e o fortalecimento do poder decisão da eclésia?
- A) Período homérico de Agamenon.
- B) Período clássico de Péricles.
- C) Período Arcaico de Péricles.
- D) Período Helenístico de Sólon.
- E) Período Micênico de Péricles.
Resposta
A resposta correta é a letra B) Período clássico de Péricles.
Explicação
O período clássico de Péricles, que ocorreu em 429 a.C., foi um momento fundamental na história da Grécia Antiga. Nessa época, Péricles, um estadista ateniense, implementou uma série de reformas políticas que fortaleceram o poder decisório da eclésia (assembleia popular).
Essas reformas incluíram a instituição do sorteio para a seleção de juízes e a criação de um sistema de pagamento para os cidadãos que participavam da assembleia popular. Além disso, Péricles também promoveu a construção de monumentos e edifícios públicos, como o Partenon, que se tornou um símbolo da cultura e da riqueza de Atenas.
O período clássico de Péricles é considerado um dos mais importantes da história da Grécia Antiga, pois marcou o auge do poderío de Atenas e o desenvolvimento da democracia. Portanto, a resposta correta é a letra B) Período clássico de Péricles.