Questões Sobre Grécia Antiga - História - concurso
181) “A democracia política triunfou ao mesmo tempo que a liberdade econômica e o comércio livre. No tempo de Péricles, Tucídides descrevia a democracia como um regime tendente a assegurar o equilíbrio harmonioso entre o interesse do indivíduo e o do Estado. De todas as partes, os partidos democráticos se voltaram para Atenas, que se apresentava como sua protetora.”
Bibliografia: PIRENNE, J. H. Panorama da História Universal. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1973. p.58.
Em detrimento do período destacado pelo autor em que Atenas dominava a Grécia antiga, essa cidade passou por um período de declínio após a:
- A) Guerra do Peloponeso.
- B) Invasão Dória.
- C) Filosofia Socrática.
- D) Invasão Judaica.
Em resposta à questão, a democracia política triunfou no mesmo tempo que a liberdade econômica e o comércio livre. No tempo de Péricles, Tucídides descrevia a democracia como um regime tendente a assegurar o equilíbrio harmonioso entre o interesse do indivíduo e o do Estado. De todas as partes, os partidos democráticos se voltaram para Atenas, que se apresentava como sua protetora.
Bibliografia: PIRENNE, J. H. Panorama da História Universal. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1973. p. 58.
Em detrimento do período destacado pelo autor em que Atenas dominava a Grécia antiga, essa cidade passou por um período de declínio após a:
- A) Guerra do Peloponeso.
A resposta correta é a letra A) Guerra do Peloponeso. Isso porque a Guerra do Peloponeso (431-404 a.C.) foi um conflito que envolveu a cidade-estado de Atenas e seus aliados contra a Esparta e seus aliados. Essa guerra marcou o início do declínio da hegemonia de Atenas na Grécia antiga.
As demais opções não são corretas porque:
- B) Invasão Dória não ocorreu após o período de Péricles.
- C) Filosofia Socrática não é um evento histórico que tenha contribuído para o declínio de Atenas.
- D) Invasão Judaica não faz sentido no contexto histórico da Grécia antiga.
Portanto, a resposta correta é a letra A) Guerra do Peloponeso, que foi um fator importante para o declínio da hegemonia de Atenas na Grécia antiga.
182) No que se refere à religião na Grécia Antiga, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Na Grécia Antiga predominava o monoteísmo.
II – Na Grécia Antiga predominava o politeísmo.
III – Na Grécia Antiga apenas os filósofos cultuavam os deuses.
- A) Apenas o item I é verdadeiro.
- B) Apenas o item II é verdadeiro.
- C) Apenas o item III é verdadeiro.
- D) Apenas os itens I e III são verdadeiros.
- E) Nenhum dos itens é verdadeiro.
Resposta: B) Apenas o item II é verdadeiro.
Na Grécia Antiga, a religião era politeísta, ou seja, os gregos antigos acreditavam em vários deuses e deusas, cada um com seus próprios poderes e responsabilidades. Os principais deuses do panteão grego eram Zeus, Poseidon, Hades, Hera, Deméter, Atena, Apolo, Artemis, Ares, Afrodite, Dionísio, entre outros.
O politeísmo grego era uma religião muito difundida e aceita em toda a sociedade, não apenas entre os filósofos. A crença nos deuses estava presente em todas as áreas da vida grega, desde a política até a arte e a literatura.
Já o monoteísmo, que é a crença em apenas um deus, não era comum na Grécia Antiga. Embora houvesse alguns filósofos que defendiam a ideia de um deus único, como Xenófanes, essa crença não era amplamente aceita.
Portanto, apenas o item II, que afirma que na Grécia Antiga predominava o politeísmo, é verdadeiro.
183) ” A pode ser definida como a disputa entre Atenas e seu império contra Esparta, Tebas, Corinto e outros membros da Liga, entre 431 e 404 a.C. (Uma primeira guerra nesses moldes já havia ocorrido entre 460 e 455 a.C.) As batalhas deram-se em ampla área, da Sicília, ao ocidente, até a Ásia Menor, ao oriente, do Helesponto e a Trácia, ao norte, até Rodes, ao sul. Foi a primeira grande guerra narrada por uma testemunha ocular, um historiador cuja fama perdura até hoje, Tucídides (464- 401 a.C.). A guerra passou, para as gerações posteriores, como uma luta modelar entre uma democracia comercial e grande potência marítima, Atenas, e uma aristocracia agrícola e potência militar terrestre, Esparta.”
Assinale a alternativa que completa a lacuna acima:
- A) Guerra Púnica
- B) Guerra do Peloponeso
- C) Guerra de Troia
- D) Guerras médicas
Resposta: B) Guerra do Peloponeso
A Guerra do Peloponeso foi um conflito que ocorreu entre 431 e 404 a.C. e envolveu Atenas e seu império contra Esparta, Tebas, Corinto e outros membros da Liga. Essa guerra foi narrada pelo historiador Tucídides, que a descreveu como uma luta entre uma democracia comercial e potência marítima, Atenas, e uma aristocracia agrícola e potência militar terrestre, Esparta.
Essa guerra ocorreu em uma ampla área, desde a Sicília, ao oeste, até a Ásia Menor, ao oriente, passando pelo Helesponto e a Trácia, ao norte, e Rodes, ao sul. Foi uma guerra que envolveu diferentes cidades-estados gregas e teve um impacto significativo na história da Grécia Antiga.
Essa guerra é considerada uma das mais importantes da história da Grécia Antiga, pois marcou o declínio da hegemonia ateniense e o surgimento de Esparta como uma potência militar. Além disso, a Guerra do Peloponeso também é estudada por ter sido a primeira guerra a ser narrada por um historiador, Tucídides, que criou um modelo de historiografia que influenciou a forma como a história foi escrita posteriormente.
Portanto, a alternativa correta é a letra B) Guerra do Peloponeso, pois essa guerra foi um conflito significativo que ocorreu na Grécia Antiga e teve um impacto importante na história da região.
184) Assinale a alternativa que NÃO representa parte integrante da estrutura social da “pólis espartana”.
- A) Comunidades gentílicas.
- B) Periecos.
- C) Hilotas.
- D) Espartanos.
- E) Hoplitas.
A alternativa correta é letra A) Comunidades gentílicas.
Essa alternativa não representa parte integrante da estrutura social da "pólis" espartana porque as comunidades gentílicas eram grupos de parentesco que existiam em outras cidades-estados gregas, como Atenas, mas não em Esparta.
No contexto espartano, as comunidades gentílicas não eram uma instituição política ou social importante. Já as outras alternativas são grupos que faziam parte da estrutura social da pólis espartana:
Periecos: eram os habitantes das cidades menores ao redor de Esparta, que tinham uma certa autonomia, mas estavam subordinados à cidade-estado espartana.
Hilotas: eram os servos que trabalhavam nas terras dos espartanos, e que eram considerados propriedade do Estado.
Espartanos: eram os cidadãos natos de Esparta, que detinham os direitos políticos e militares.
Hoplitas: eram os soldados pesadamente armados que formavam a infantaria espartana.
Portanto, a comunidade gentílica não é uma parte integrante da estrutura social da pólis espartana, diferentemente das outras alternativas.
185)
– São uma formosura os governantes que tu modelaste, como se fosses um estatuário, ó Sócrates! […]
– Ora pois! Concordais que não são inteiramente utopias o que estivemos a dizer sobre a cidade e a constituição; que, embora difíceis, eram de algum modo possíveis, mas não de outra maneira que não seja a que dissemos, quando os governantes, um ou vários, forem filósofos verdadeiros, que desprezem as honrarias atuais, por as considerarem impróprias de um homem livre e destituídas de valor, mas, por outro lado, que atribuem a máxima importância à retidão e às honrarias que dela derivam, e consideram o mais alto e o mais necessário dos bens a justiça, à qual servirão e farão prosperar, organizando assim a sua cidade?
(Platão. A República, 1987.)
O texto, concluído na primeira metade do século IV a.C., caracteriza
- A) a predominância das atividades econômicas rurais sobre as urbanas e enfatiza o primado da racionalidade.
- B) a organização da pólis e sustenta a existência de um governo baseado na justiça e na sabedoria.
- C) o caráter aristocrático da pólis durante o período das tiranias em Atenas e defende o princípio da igualdade social.
- D) a estruturação social da pólis e destaca a importância da democracia, consolidada durante o período de Clístenes.
- E) a importância da ação de legisladores, como Drácon e Sólon em Atenas, e apoia a consolidação da militarização espartana.
A alternativa correta é letra B) a organização da pólis e sustenta a existência de um governo baseado na justiça e na sabedoria.
Gabarito: alternativa B)
A questão traz um trecho de A República de Platão. O enunciado é muito objetivo, devemos assinalar a alternativa que representa o tema central do texto.
O trecho da notável obra de um dos filósofo gregos mais conhecidos está tratando sobre o governo das cidades gregas, as chamadas pólis. Isso fica claro logo no início do texto, quando Platão fala sobre os governantes das cidades. Nessa perspectiva ele idealiza que os governantes tenham honra, sejam sábios e apreciem a justiça, como afirma a alternativa B).
É importante ressaltar que na Grécia Antiga, as pólis eram cidades estado com autonomia, dessa forma tinham suas especificidades. Os exemplos mais famosos são Atenas e Esparta, cidades completamente diferentes e com uma organização social muito complexa.
Dessa forma, a alternativa correta é a b) a organização da pólis e sustenta a existência de um governo baseado na justiça e na sabedoria.
186) Vivemos sob uma forma de governo que não se baseia nas instituições de nossos vizinhos; ao contrário, servimos de modelo a alguns ao invés de imitar outros. Seu nome é democracia, pois a administração serve aos interesses da maioria e não de uma minoria.
(Trecho do discurso de Péricles, século V a. C. In: TUCÍDIDES. A guerra do Peloponeso. Adaptado).
Por esse discurso, é possível afirmar que o autor:
- A) celebra a igualdade jurídica e social da população ateniense.
- B) expressa uma concepção restrita de democracia limitada aos privilégios dos cidadãos.
- C) critica as oligarquias e a estrutura hierarquizada da Diarquia espartana.
- D) apresenta o equilíbrio existente entre a escravidão e a liberdade política de estrangeiros.
A resposta correta é a letra C) critica as oligarquias e a estrutura hierarquizada da Diarquia espartana.
Essa alternativa é a mais adequada pois o discurso de Péricles destaca a democracia ateniense como um modelo a ser seguido, em oposição às instituições oligárquicas de Esparta. Nesse sentido, o autor não está celebrando a igualdade jurídica e social em Atenas (alternativa A), nem expressando uma concepção restrita de democracia (alternativa B). Além disso, o discurso não apresenta um equilíbrio entre a escravidão e a liberdade política de estrangeiros (alternativa D).
O trecho do discurso de Péricles destaca a importância da democracia ateniense, que serve aos interesses da maioria e não de uma minoria. Isso é uma crítica velada às instituições oligárquicas de Esparta, que eram baseadas em uma estrutura hierarquizada e não democrática. Portanto, a alternativa C é a que melhor se encaixa no contexto do discurso.
187) Na Grécia antiga, a partir do século VII a.C., houve um fenômeno de proporções significativas que alcançou os dias atuais. Trata-se do surgimento da Filosofia como mecanismo de construção do conhecimento baseado na razão. Dentre as várias discussões, que iam da composição do Cosmo até a virtude moral do Ser Humano, destaca-se a criação de um método, por parte de Sócrates, que propunha o caminho do conhecimento rumo à verdade. Assinale a alternativa que mostra a estrutura proposta por este método socrático.
- A) A percepção dos conflitos como base do grande desafio, ou seja, o alcance da verdade residente no interior do indivíduo. Este método ficou conhecido como dialética e polemou.
- B) A construção do conhecimento pela sondagem e observação dos fenômenos comportamentais dos indivíduos. Este método ficou conhecido como empiria e ereyna.
- C) A negação da realidade e a busca da retórica convincente, fazendo com que a narrativa fosse determinante. Este método ficou conhecido como homilia e afegese.
- D) A refutação do senso comum para que o verdadeiro conhecimento, que residia no interior do indivíduo, viesse à tona. Este método ficou conhecido como ironia e maiêutica.
- E) A confirmação do ceticismo por meio da negação de qualquer possibilidade de se conhecer o universo ao redor. Este método ficou conhecido como skeptico e agnosto.
A alternativa correta é letra D) A refutação do senso comum para que o verdadeiro conhecimento, que residia no interior do indivíduo, viesse à tona. Este método ficou conhecido como ironia e maiêutica.
Vamos analisar cada alternativa, para identificar a estrutura do método socrático.
A) A percepção dos conflitos como base do grande desafio, ou seja, o alcance da verdade residente no interior do indivíduo. Este método ficou conhecido como dialética e polemou.
INCORRETO. A alternativa apresenta um conceito parcialmente correto, pois Sócrates realmente valorizava a dialética como meio de se chegar à verdade. No entanto, a palavra "polemou" não é reconhecida como parte do método socrático. Além disso, a dialética não é uma percepção dos conflitos, mas sim um método de argumentação e refutação. Alternativa errada.
B) A construção do conhecimento pela sondagem e observação dos fenômenos comportamentais dos indivíduos. Este método ficou conhecido como empiria e ereyna.
INCORRETO. A alternativa é incorreta porque Sócrates não se baseava na observação de fenômenos comportamentais para construir conhecimento. O método socrático é dialético e introspectivo, não empírico. Além disso, as palavras "empiria" e "ereyna" não são associadas ao método socrático. Alternativa errada.
C) A negação da realidade e a busca da retórica convincente, fazendo com que a narrativa fosse determinante. Este método ficou conhecido como homilia e afegese.
INCORRETO. Esta alternativa é totalmente incorreta. Sócrates não negava a realidade, mas sim o senso comum e as opiniões infundadas. Além disso, a retórica convincente e a narrativa não eram o foco do método socrático, que se baseava na refutação e na busca pela verdade. As palavras "homilia" e "afegese" não são associadas ao método socrático. Alternativa errada.
D) A refutação do senso comum para que o verdadeiro conhecimento, que residia no interior do indivíduo, viesse à tona. Este método ficou conhecido como ironia e maiêutica.
CORRETO. Esta alternativa é correta. O método socrático é conhecido por sua ironia e maiêutica. A ironia socrática é uma estratégia de argumentação que visa refutar as opiniões infundadas do interlocutor, enquanto a maiêutica é um método de questionamento que visa levar o interlocutor a reconhecer a verdade que já reside dentro dele. Alternativa correta.
E) A confirmação do ceticismo por meio da negação de qualquer possibilidade de se conhecer o universo ao redor. Este método ficou conhecido como skeptico e agnosto.
INCORRETO. Apesar de Sócrates ser conhecido por sua frase "Só sei que nada sei", isso não significa que ele era cético ou agnóstico no sentido moderno dessas palavras. Sócrates acreditava na possibilidade de se chegar à verdade por meio da dialética e da introspecção, não por meio da negação do conhecimento. As palavras "skeptico" e "agnosto" não são associadas ao método socrático. Alternativa errada.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA D.
188) A Democracia ateniense se diferente em muito da atual democracia. Um dos motivos dessa diferenciação é:
- A) Os atenienses viviam sob o regime de uma diarquia, tendo uma sociedade voltada para a guerra.
- B) Além da cidadania reduzida (apenas para determinadas pessoas, como homens livres e não estrangeiros), a democracia ateniense era direta.
- C) Os atenienses eram honestos e não tinham corrupção.
- D) Na antiga Atenas, não havia votação.
- E) A democracia ateniense era indireta, e as eleições ocorriam a cada 8 anos.
A alternativa correta é letra B) Além da cidadania reduzida (apenas para determinadas pessoas, como homens livres e não estrangeiros), a democracia ateniense era direta.
Gabarito: ALTERNATIVA B
A Democracia ateniense se diferente em muito da atual democracia. Um dos motivos dessa diferenciação é:
- a) Os atenienses viviam sob o regime de uma diarquia, tendo uma sociedade voltada para a guerra.
É uma diarquia um regime no qual existe o governo simultâneo por dois reis; enquanto a democracia ateniense não dispunha de nenhum rei, vivendo algo próximo a uma república. A alternativa descreve a vida da antiga Esparta, uma sociedade francamente orientada para os assuntos bélicos e organizada sob uma diarquia com a figura mitológica do Licurgo, uma fonte mítica para validar a legislação espartana. Alternativa errada.
- b) Além da cidadania reduzida (apenas para determinadas pessoas, como homens livres e não estrangeiros), a democracia ateniense era direta.
A cidadania ateniense era muito restrita numa sociedade marcada por diferenças bastante profundas. Não gozavam de direitos políticos (tampouco de cidadania plena) as mulheres, os escravos e os estrangeiros - sendo o homem livre ateniense a única versão autorizada para o pleno ingresso na vida pública. Nesse sentido, há de se entender que o pensamento de Atenas era profundamente ligado às questões comuns da pólis, havendo um grande grau de adesão ao seu modelo democrático. O modelo de deliberação fundamental era o da ágora, no qual os cidadãos participavam diretamente do processo político, sem a eleição prévia de representantes. Portanto, ALTERNATIVA CORRETA.
- c) Os atenienses eram honestos e não tinham corrupção.
A corrupção não é um fenômeno redutível ao tempo-espaço, sendo algo presente em virtualmente toda forma de organização humana. Portanto, não tem sentido supor que não houvesse nenhuma forma de corrupção na democracia ateniense ou que os cidadãos de Atenas estivessem acima desses problemas. Alternativa errada.
- d) Na antiga Atenas, não havia votação.
O enunciado é muito claro ao dizer que havia uma forma de democracia em Atenas; e toda democracia pressupõe alguma forma de votação. Por ser uma democracia direta, no entanto, a vida política ateniense não passava pela eleição de representantes políticos para discutir as questões fundamentais da pólis; mas sim pela participação direta dos cidadãos. Assim, as votações eram organizadas de forma que todo cidadão pudesse votar para definir os rumos da cidade. Alternativa errada.
- e) A democracia ateniense era indireta, e as eleições ocorriam a cada 8 anos.
Não havia eleições na democracia ateniense, e sim votações diretas no processo da ágora. Não eram eleitos representantes da população, cabendo ao conjunto dos cidadãos a votação direta sobre as ações a serem tomadas. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA B.
189) Predomínio de muitas transformações econômicas na Grécia na diversificação da agricultura, no aperfeiçoamento de técnicas agrárias, na ampliação dos centros artesanais, no desenvolvimento de rotas marítimas e na instituição de algumas cidades-estados, de políticas imperialistas. Essa configuração histórica se estabeleceu em que período?
- A) Helenístico.
- B) Homérico.
- C) Arcaico.
- D) Clássico.
- E) Pré-homérico.
A alternativa correta é letra D) Clássico.
Gabarito: ALTERNATIVA D
Predomínio de muitas transformações econômicas na Grécia na diversificação da agricultura, no aperfeiçoamento de técnicas agrárias, na ampliação dos centros artesanais, no desenvolvimento de rotas marítimas e na instituição de algumas cidades-estados, de políticas imperialistas. Essa configuração histórica se estabeleceu em que período?
- a) Helenístico.
O Período Helenístico (338 - 146 a.C.) é delimitado pela morte de Alexandre, o grande, e pela conquista da península grega por Roma. Trata-se de um momento em que o sistema das cidades-Estado colapsou frente a invasão macedônica comandada por Alexandre, que optou por exaltar, expandir e difundir os modos de vida das cidades gregas por todo o seu império. Os séculos de desenvolvimento gregos, portanto, passavam a ser tomados como modelo fundamental para um vasto império, mas o sistema original das cidades-Estado já havia sido superado. Alternativa errada.
- b) Homérico.
O chamado Período Homérico compreende um período da civilização do Egeu situado entre as invasões dóricas (1150 a.C.) e o florescimento do sistema de cidades-Estado em por volta de 800 a.C.. Trata-se de um período fundamental para cultura da região, já que emerge o uso do alfabeto grego para registros de toda a região. Alternativa errada.
- c) Arcaico.
O Período Arcaico grego está entre os anos 800 e 500 a.C., período em que as cidades-Estado se organizaram e se estabilizaram, ao mesmo tempo em que novas tentativas de organização cultural e política eram empreendidas. Entre tentativas de democracia e tiranias abertas, o período viveu um aumento do comércio e os primeiros traços de uma cultura comum entre as cidades de um mundo grego. Alternativa errada.
- d) Clássico.
O Período Clássico está compreendido entre o Arcaico e o Helenístico, cerca de dois séculos em que o mundo grego estabeleceu as suas maiores glórias. Marcado também por grandes guerras contra os Persas e entre as cidades-Estado, o Período Clássico é o esplendor comercial, cultural, político e econômico do sistema das cidades-Estado, fazendo florescer a democracia ateniense, os principais filósofos, as grandes instituições e o grande teatro. Com o comércio em grande fase, a agricultura também se desenvolve com pujança, bem como as cidades se fortalecem. Derrotada a investida persa contra o mundo grego, também emergem as rivalidades imperialistas locais, levando a conflitos delicados. Esse momento, no entanto, seria encerrado com as invasões de Felipe e Alexandre da Macedônia, unificando sob um reino todo aquele universo. ALTERNATIVA CORRETA.
- e) Pré-homérico.
O período Pré-Homérico, como já apontado, corresponde à Idade do Bronze na região do Egeu, marcado por reinos e por invasões. Um dos momentos mais significativos do período seria o estabelecimento da civilização micênica, que lançaria as bases para a cultura grega. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.
190) TEXTO PARA A QUESTÃO ABAIXO
“Um cidadão integral pode ser definido por nada mais nada menos que pelo direito de administrar justiça e exercer funções públicas; algumas destas, todavia, são limitadas quanto ao tempo de exercício, de tal modo que não podem de forma alguma ser exercidas duas vezes pela mesma pessoa, ou somente podem sê-lo depois de certos intervalos de tempo prefixados.”
(ARISTÓTELES. Política. Brasília: UnB, 1985.)
Com base no texto de Aristóteles, podemos definir a cidadania:
- A) Pela participação nas decisões políticas.
- B) Pelo prestígio social conquistado entre a alta classe.
- C) Pelo acúmulo de riquezas que um indivíduo consegue durante a vida.
- D) Pela fé que demonstra nas atividades religiosas.
- E) Pelo sobrenome, que define se determinada pessoa pertence a uma família que lhe fornece o direito de exercer a cidadania.
A alternativa correta é letra A) Pela participação nas decisões políticas.
Gabarito: A
O enunciado em questão liga a cidadania à participação na esfera pública e na política.
Entretanto cabe informar que nem todos os que habitavam uma pólis grega eram considerados cidadãos. Em Atenas, por exemplo, considerada o “berço da democracia”, a cidadania restringia-se aos homens adultos e livres. O que excluía certamente mulheres, indivíduos mais novos, escravos e estrangeiros.
Clístenes foi responsável por realizar reformas políticas em Atenas e com isso alargar a categoria de cidadãos. Se antes o critério para ser cidadão era censitário, agora, o homem que exercia uma função na pólis (político) era considerado cidadão ateniense, apto a participar da Eclesia (Assembleia) a fim de votar as propostas elaboradas para a pólis ateniense.