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Questões Sobre Grécia Antiga - História - concurso

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11) Sobre a religião dos gregos, considere as seguintes proposições:

 

I. “A religião dos gregos não tinha dogmas ou mandamentos. Desde que não provocasse a fúria divina, a crença era livre”.

 

II. “A religião pode ser considerada um grande laço de unidade cultural dos gregos, um contraponto à falta de centralização e unidade política”.

 

III. “Nos oráculos, os gregos consultavam os deuses, intermediados pelas sacerdotisas chamadas de pitonisas, a fim de entender seu destino”.

 

IV. “Os gregos não tinham preocupação com a vida após a morte. Freqüentemente os corpos eram cremados, e os cultos consistiam basicamente na oferta de sacrifício aos deuses”.

 

 

Estão corretas

  • A) apenas I, II e III.

  • B) apenas I, II e IV

  • C) apenas I, III e IV.

  • D) apenas II, III e IV.

  • E) I, II, III e IV.

     

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Alright, let's get into the correct answer and explanation for this question about ancient Greek religion!

The correct answer is indeed option E) I, II, III, and IV. Now, let's break down each statement to understand why they are all correct:

I. "The Greek religion did not have dogmas or commandments. As long as it didn't provoke divine fury, the belief was free."

This is correct because ancient Greek religion was indeed characterized by a lack of dogmatic beliefs or strict commandments. The Greeks had a more flexible and personalized approach to religion, where individuals could choose their own beliefs and practices as long as they didn't offend the gods.

II. "The religion can be considered a great cultural bond of unity among the Greeks, a counterpoint to the lack of centralization and political unity."

This statement is also correct. Despite the lack of political unity among the city-states, the shared religious beliefs and practices provided a sense of cultural unity among the Greeks. They shared a common pantheon of gods, mythological stories, and rituals that transcended regional differences.

III. "In the oracles, the Greeks consulted the gods, intermediated by priestesses called pythias, to understand their destiny."

This is correct as well. The ancient Greeks did consult oracles, which were believed to be intermediaries between humans and the gods. The priestesses, known as pythias, would interpret the oracle's responses to provide guidance on various matters, including one's destiny.

IV. "The Greeks did not have a concern with life after death. Frequently, bodies were cremated, and the cults consisted mainly of offering sacrifices to the gods."

Lastly, this statement is also correct. The ancient Greeks did not have a strong belief in an afterlife or a concept of heaven and hell. Instead, they focused on living a virtuous life and honoring the gods through rituals and sacrifices. Cremation was a common practice, and the cults were centered around offering sacrifices to the gods to ensure their favor and protection.

In conclusion, all four statements accurately describe aspects of ancient Greek religion, making option E) the correct answer.

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12) O Estoicismo, sistema filosófico fundado por Zenão de Cítio, filósofo grego, afirmava que

  • A) “O homem deveria procurar o prazer, porque o prazer representava o bem, enquanto a dor representava o mal”.

  • B) “O Homem deveria aceitar o seu destino, porque era inútil lutar contra o inevitável”.

  • C) “A felicidade é uma conseqüência da dor, e a dor faz parte da evolução intelectual do homem”.

  • D) “A vida deveria ser encarada só pelo seu lado prático e útil”.

  • E) “O Homem deve usar de sensatez e estar disposto a pensar e agir de acordo com a realidade das coisas ou dos fatos”.

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A alternativa correta é a letra B) "O Homem deveria aceitar o seu destino, porque era inútil lutar contra o inevitável".

Essa afirmação é coerente com o estoicismo, que prega a aceitação do destino e a resignação diante do inevitável. Zenão de Cítio, o fundador do estoicismo, defendia que o homem deve resignar-se às coisas que não estão sob seu controle e aceitar o que a vida lhe oferece.

Essa filosofia está baseada na ideia de que o destino é inevitável e que a luta contra ele é inútil. Em vez de se rebelar contra o destino, o homem deve aceitá-lo e encontrar uma maneira de viver em harmonia com ele.

Além disso, o estoicismo também defende a ideia de que a virtude é a única coisa que está completamente sob o controle do homem. Portanto, em vez de se preocupar com coisas que não podem ser controladas, o homem deve se concentrar em desenvolver sua virtude e viver de acordo com ela.

Em resumo, a alternativa correta é a letra B) porque é coerente com a filosofia estoica, que prega a aceitação do destino e a resignação diante do inevitável.

13) A liderança do mundo grego, na Antigüidade Clássica, era disputada pelas cidades-estados de Atenas e Esparta. Sobre elas, NÃO é correto afirmar.

  • A) “O governo espartano era monárquico e possuía uma estrutura oligárquica”.
  • B) “A estrutura social de Esparta era rígida e dividia a sociedade em três grandes grupos”.
  • C) “A Gerúsia era um conselho de anciões formado por hilotas”.
  • D) “Atenas conheceu a monarquia, a oligarquia, a tirania e a democracia”.
  • E) “A vida econômica de Atenas era mais dinâmica do que a espartana com um comércio bastante ativo”.

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A resposta certa é a letra C) "A Gerúsia era um conselho de anciãos formado por hilotas".

Essa resposta está correta porque a Gerúsia era um conselho de anciãos que exercia uma função importante no governo de Esparta. Os membros da Gerúsia eram escolhidos entre os cidadãos espartanos que tinham mais de 60 anos e eram considerados sábios e experientes. Eles tinham o poder de aprovar ou rejeitar as leis propostas pela Assembleia dos Cidadãos e também tinham influência na nomeação dos reis de Esparta.

Já as outras opções estão erradas porque:

  • A) O governo espartano não era monárquico, mas oligárquico, com o poder concentrado nas mãos de uma elite de cidadãos.
  • B) A estrutura social de Esparta era baseada em uma rígida hierarquia, com os cidadãos espartanos no topo, seguidos dos periecos e, por fim, os hilotas.
  • D) Atenas, e não Esparta, experimentou diferentes formas de governo, incluindo a monarquia, oligarquia, tirania e democracia.
  • E) A vida econômica de Atenas era mais dinâmica do que a espartana, com um comércio mais ativo e uma economia mais diversificada.

Portanto, a resposta certa é a letra C) "A Gerúsia era um conselho de anciãos formado por hilotas".

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14) Leia a citação abaixo:

 

“A pólis dos cidadãos não pode existir sem a presença dos estrangeiros.”

 

AUSTIN, M.; VIDAL-NAQUET, P. Economies et sociétés en Grèce ancienne. Paris: A. Colin, 1972, p. 118

apud LORAUX, Nicole et al. Gregos, bárbaros, estrangeiros: a cidade e seus outros. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993, p. 16.

 

Com base na citação destacada, é possível fazer a seguinte afirmação sobre os metecos:

  • A) mesmo não tendo os direitos políticos de um cidadão e, portanto, sendo “excluídos” da democracia ateniense, estavam inseridos na pólis por meio dos múltiplos serviços que prestavam à coletividade.

  • B) eram essenciais para a democracia ateniense por prestarem serviços relevantes à pólis na rede de serviços da cidade, ganhando tanto o exercício da cidadania quanto o acesso à terra, privilégios dos cidadãos, mesmo que fossem pobres.

  • C) cidadãos atenienses de uma camada mais popular, gozavam plenamente sua cidadania por meio dos valiosos serviços que prestavam à polis; por isso esta não poderia existir sem a presença dos estrangeiros.

  • D) ao conseguir o acesso à terra, prestavam serviços relevantes aos cidadãos e à polis, plantando os gêneros alimentícios necessários e servindo ao exército ateniense em tempos de guerra, conquistando o exercício pleno da cidadania pelo casamento.

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A alternativa correta é letra A) mesmo não tendo os direitos políticos de um cidadão e, portanto, sendo “excluídos” da democracia ateniense, estavam inseridos na pólis por meio dos múltiplos serviços que prestavam à coletividade.

Gabarito: ALTERNATIVA A

  

Leia a citação abaixo:

 

“A pólis dos cidadãos não pode existir sem a presença dos estrangeiros.”

AUSTIN, M.; VIDAL-NAQUET, P. Economies et sociétés en Grèce ancienne. Paris: A. Colin, 1972, p. 118 apud LORAUX, Nicole et al. Gregos, bárbaros, estrangeiros: a cidade e seus outros. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993, p. 16.

 
  • Com base na citação destacada, é possível fazer a seguinte afirmação sobre os metecos:

Apesar de um pouco óbvio dentro do contexto, cabe aqui fazer o esclarecimento: os metecos eram os estrangeiros presentes nas cidades-Estado gregas. Compunham, portanto, um estamento específico e tinham uma dinâmica que é objeto das alternativas que seguem.

 
  • a)  mesmo não tendo os direitos políticos de um cidadão e, portanto, sendo “excluídos” da democracia ateniense, estavam inseridos na pólis por meio dos múltiplos serviços que prestavam à coletividade.

A alternativa, ainda que simples, consegue cumprir sua função sem deixar espaço para maiores dúvidas. De fato, os estrangeiros não gozavam de cidadania plena em Atenas, nem mesmo sob o funcionamento de sua famosa democracia. Compunham um estamento social específico e não tinham o direito de participar das deliberações políticas da cidade, que eram reservadas a uma pequena parcela dos patrícios. Ou seja, não é exagerado dizer que eram excluídos da vida democrática de Atenas; mas isso não pode ser confundido como uma exclusão total do convívio e do funcionamento da pólis. Como fica claríssimo no enunciado, os metecos estavam inseridos na vida cotidiana da coletividade, acabando por se tornarem indispensáveis para a organização da cidade como um todo, mesmo frente às contradições do alcance da cidadania ateniense. Note que, sem explicitar, a frase citada traz essa tensão: a pólis dos cidadãos (ou seja, dos participantes da vida democrática) não inclui os metecos, mas a sua vida cotidiana acaba por ser pensada com sua participação direta em serviços e práticas. ALTERNATIVA CORRETA.

 
  • b)  eram essenciais para a democracia ateniense por prestarem serviços relevantes à pólis na rede de serviços da cidade, ganhando tanto o exercício da cidadania quanto o acesso à terra, privilégios dos cidadãos, mesmo que fossem pobres.

De fato, os metecos estavam a serviço das cidades-Estado, o que, na prática, integrava-os ao cotidiano da pólis; chegando a ser indispensáveis na vida prática. Mas isso não alterava o caráter excludente da democracia ateniense: seus cidadãos eram poucos e a cidadania plena não era alargada para poder acomodar outras figuras. Ou seja, os metecos continuavam como um estamento a parte: se não eram escravizados, tampouco eram plenamente absorvidos na ordem democrática como cidadãos. Alternativa errada.

 
  • c)  cidadãos atenienses de uma camada mais popular, gozavam plenamente sua cidadania por meio dos valiosos serviços que prestavam à polis; por isso esta não poderia existir sem a presença dos estrangeiros.

Tem uma contradição em termos na organização dessa alternativa: a cidadania ateniense não era estendida plenamente às camadas mais populares. Além disso, não eram os serviços prestados que habilitavam um indivíduo à cidadania na democracia ateniense, mas sim as suas posições dentro da ordem social como um todo. Alternativa errada.

 
  • d)  ao conseguir o acesso à terra, prestavam serviços relevantes aos cidadãos e à polis, plantando os gêneros alimentícios necessários e servindo ao exército ateniense em tempos de guerra, conquistando o exercício pleno da cidadania pelo casamento.

Um estrangeiro continuaria sendo estrangeiro, independente de suas ações dentro do universo da pólis. Além disso, o acesso à propriedade da terra era bastante controlado dentro das elites locais, não permitindo a intromissão de metecos na estrutura fundiária, raiz do poder em muitas das cidades-Estado. Alternativa errada.

  

Note bem o estudante que todas as alternativas erradas traziam a ideia de que havia uma grande elasticidade do conceito de cidadania na democracia ateniense, o que é um flagrante erro - e uma importante chave para a resolução da questão. Além disso, de maneira pouco clara, o trecho citado no enunciado traz a ideia de que o estrangeiro jamais seria completamente absorvido em Atenas como um cidadão, havendo uma tensão entre "a pólis dos cidadãos" e a realidade dos metecos. Sem mais, está correta a ALTERNATIVA A.

15) Na atualidade, praticamente todos os dirigentes políticos, no Brasil e no mundo, dizem-se defensores de padrões democráticos e de valores republicanos. Na Antigüidade, tais padrões e valores conheceram o auge, tanto na democracia ateniense, quanto na república romana, quando predominaram

  • A) a liberdade e o individualismo.

  • B) o debate e o bem público.

  • C) a demagogia e o populismo.

  • D) o consenso e o respeito à privacidade.

  • E) a tolerância religiosa e o direito civil.

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A alternativa correta é letra B) o debate e o bem público.

Gabarito: LETRA B.

 

A questão retoma o debate sobre democracia e valores republicanos, salientando o desenvolvimento desse padrões na Antiguidade Clássica (VIII a.C. a V d.C), a partir das civilizações gregas e romanas. A Grécia Antiga foi marcada, dentre outras características, pela consolidação das cidades-estados, pela democracia e pelo florescimento cultural (Brasil Escola). Por outro lado, Roma obteve seu auge com a República, expandindo-se territorialmente e apresentando uma sociedade hierárquica (Brasil Escola). Diante desse contexto, vejamos as alternativas para identificar a correta acerca dos valores predominantes no período.

 

a) a liberdade e o individualismo.

 

INCORRETO. Embora a liberdade fosse um valor importante na democracia ateniense, o individualismo não era um princípio predominante. A sociedade ateniense valorizava a participação coletiva e o bem comum, e não o foco no indivíduo.

 

b) o debate e o bem público.

 

CORRETO. Tanto na democracia ateniense quanto na república romana, o debate público e a busca pelo bem comum eram centrais. Em Atenas, a democracia direta envolvia discussões na Ágora, onde os cidadãos debatiam e decidiam sobre questões de interesse coletivo. Na república romana, o Senado e outras instituições políticas buscavam, idealmente, o bem público através do debate.

 

c) a demagogia e o populismo.

 

INCORRETO. Embora a demagogia e o populismo pudessem estar presentes em momentos de crise ou declínio, eles não eram os valores predominantes na democracia ateniense ou na república romana. 

 

d) o consenso e o respeito à privacidade.

 

INCORRETO. O consenso não era um princípio necessário, especialmente em Atenas, onde as decisões eram frequentemente tomadas por maioria em debates acirrados. O respeito à privacidade também não era um valor central na vida pública dessas sociedades, onde o interesse coletivo prevalecia.

 

e) a tolerância religiosa e o direito civil.

 

INCORRETO. A tolerância religiosa, no sentido moderno, não era um valor predominante nem em Atenas nem em Roma, onde as religiões oficiais e os cultos públicos eram fundamentais para a coesão social. O direito civil era importante em Roma, mas não era um valor que predominava na república ou na democracia ateniense.

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16) É preciso dizer que, com a superioridade excessiva que proporcionam a força, a riqueza, […] [os muito ricos] não sabem e nem mesmo querem obedecer aos magistrados […] Ao contrário, aqueles que vivem em extrema penúria desses benefícios tornam-se demasiados humildes e rasteiros. Disso resulta que uns, incapazes de mandar, só sabem mostrar uma obediência servil e que outros, incapazes de se submeter a qualquer poder legítimo, só sabem exercer uma autoridade despótica.


(Aristóteles, A Política.)


Segundo Aristóteles (384-322 a.C.), que viveu em Atenas e em outras cidades gregas, o bom exercício do poder político pressupõe

  • A) o confronto social entre ricos e pobres.
  • B) a coragem e a bondade dos cidadãos.
  • C) uma eficiente organização militar do Estado.
  • D) a atenuação das desigualdades entre cidadãos.
  • E) um pequeno número de habitantes na cidade.

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A alternativa correta é a letra D) a atenuação das desigualdades entre cidadãos.

Aristóteles destaca que a superioridade excessiva dos ricos e a pobreza extrema dos pobres geram problemas sociais. Os muito ricos não sabem e nem mesmo querem obedecer aos magistrados, e os que vivem em extrema pobreza tornam-se demasiados humildes e rasteiros. Isso resulta em que uns, incapazes de mandar, só sabem mostrar uma obediência servil, e que outros, incapazes de se submeter a qualquer poder legítimo, só sabem exercer uma autoridade despótica.

Para Aristóteles, o bom exercício do poder político pressupõe o confronto social entre ricos e pobres, a coragem e a bondade dos cidadãos, uma eficiente organização militar do Estado, a atenuação das desigualdades entre cidadãos e um pequeno número de habitantes na cidade. A atenuação das desigualdades entre cidadãos é fundamental para que os cidadãos possam viver em harmonia e que o Estado possa se desenvolver de forma justa e equilibrada.

Portanto, a alternativa correta é a letra D) a atenuação das desigualdades entre cidadãos, pois é essa a condição mais importante para o bom exercício do poder político, segundo Aristóteles.

17) Platão, na sociedade idealizada em sua obra República, reconheceu que a divisão do trabalho traz maiores benefícios à sociedade e propicia um harmonioso intercâmbio de serviços. Para o filósofo grego, sendo os homens diferentes por natureza, cabe a cada um estar no lugar em que melhor expresse sua habilidade. (…) O também grego e filósofo Aristóteles apregoava que, nos Estados mais bem governados, a nenhum cidadão poderia ser permitido o exercício de atividades ligadas às artes manuais, pois isso o impedia de

dedicar mais tempo à sua obrigação para com o Estado.

 

(Paulo Sérgio do Carmo, A ideologia do trabalho. Adaptado.)

 

A partir das idéias de Platão e Aristóteles, pode-se concluir que há a defesa

  • A) do trabalho compulsório para todos os homens.

  • B) da interdição do trabalho manual às mulheres.

  • C) de que alguns homens devem ser escravos.

  • D) de que as atividades produtivas devem ficar restritas aos homens.

  • E) de que a atividade econômica só pode ser feita pelo cidadão.

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Resposta: C) de que alguns homens devem ser escravos.

A resposta correta é a letra C) de que alguns homens devem ser escravos. Isso porque,<|begin_of_text|> This is because, according to the ideas of Plato and Aristotle, in an ideal society, there would be a division of labor where each individual would perform the task that best suited their natural abilities. For Aristotle, in the best-governed states, no citizen would be allowed to engage in manual labor, as this would prevent them from dedicating themselves to their obligations to the state.

Plato, in his work "The Republic", recognized that the division of labor brings greater benefits to society and promotes a harmonious exchange of services. For the Greek philosopher, since men are different by nature, each one should be in the place where they best express their ability. In this sense, some men would be destined to be slaves, as they would not have the same intellectual or physical abilities as others.

This idea of Aristotle and Plato reflects a aristocratic and elitist vision of society, where some individuals are considered superior to others and are therefore destined to rule or perform more intellectual tasks, while others are relegated to manual labor or even slavery.

Therefore, the correct answer is C) de que alguns homens devem ser escravos, which reflects the aristocratic and elitist vision of ancient Greek philosophers.

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18) Esparta é considerada, entre as cidades-Estado gregas, a que menos caminhou em direção à democracia antiga, bem como a que teve menos progresso cultural.

A explicação para tal situação reside, sobretudo,

  • A) no isolamento geográfico, pois Esparta era cercada por montanhas e não dispunha de bons portos.
  • B) na influência cultural e na liderança política do poeta Tirteu, que pregava o belicismo e o combate aos povos vizinhos de Esparta.
  • C) no espírito conservador presente no povo espartano, o qual foi largamente cultivado e incentivado por sucessivos governantes.
  • D) no militarismo, decorrente do fato de que os espartanos chegaram ao Peloponeso como um exército invasor.
  • E) na pobreza das terras da Lacônia, que obrigavam os espartanos a adquirirem bens e gêneros através da pilhagem dos povos conquistados.

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A resposta certa é a letra D) no militarismo, decorrente do fato de que os espartanos chegaram ao Peloponeso como um exército invasor.

Essa resposta é correta porque Esparta foi uma cidade-estado grega que se desenvolveu com uma forte tradição militarista. Os espartanos eram conhecidos por sua habilidade em combate e sua organização militar eficiente. Isso porque, ao chegarem ao Peloponeso, os espartanos tiveram que conquistar o território e defender-se contra os povos vizinhos.

Além disso, a formação militar dos espartanos começava desde cedo, com os meninos espartanos sendo treinados para o combate desde os 7 anos de idade. Isso criou uma cultura de guerra e conquista, que fez com que Esparta se tornasse uma potência militar na Grécia Antiga.

Portanto, o militarismo foi um fator fundamental para o desenvolvimento de Esparta e sua falta de progresso cultural e democrático. Enquanto as outras cidades-estado gregas, como Atenas, se desenvolviam cultural e democraticamente, Esparta se concentrava em sua expansão militar e conquista de territórios.

19) A exploração do trabalho escravo na Antiguidade se destaca como um tema dos mais estudados pela historiografia. Autores brasileiros como Pedro Paulo Funari, Jaime Pinski, Hilario Franco Jr., entre outros, já se dedicaram ao tema e publicaram importantes contribuições para o estudo da escravidão como relação de trabalho predominante nas sociedades antigas.


A respeito do tema, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmações a seguir:


(  ) Nas antigas civilizações, a maior parcela de escravos era constituída de prisioneiros de guerra.


(  ) Nas chamadas civilizações do antigo Oriente (Egito, Mesopotâmia, etc.), os trabalhadores escravos recebiam um lote de terra do proprietário, e em troca do direito de cultivá-la, pagavam impostos sob a forma de produtos, ou seja, parte da produção, geralmente 50%, era destinada ao pagamento de tributos aos donos de escravos.


(  ) Entre os romanos, a escravidão foi amplamente utilizada especialmente durante o período republicano, pois, por volta do século VI a.C, no contexto de transição da República ao Império, Roma foi atingida por uma grande crise na oferta de mão-de-obra, reduzindo consideravelmente a utilização do trabalho escravo e desencadeando a crise do Império.


(  ) Além de prisioneiros capturados em guerra, era utilizada também a modalidade da escravidão por dívidas, ou seja, indivíduos que recorriam aos empréstimos e que não conseguiam saldar suas dívidas no prazo estabelecido poderiam ser reduzidos à condição de escravos.


(  ) Na antiga civilização grega, o trabalho escravo foi sendo extinto gradativamente durante o Período Homérico e substituído pelo trabalho assalariado para dinamizar a produção agrícola e promover o desenvolvimento da economia grega.


A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A) V – F – F – V – F
  • B) F – F – V – V – V
  • C) V – V – F – V – F
  • D) V – F – V – F – F
  • E) F – V – F – V – V

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I'll respond in Portuguese, A questão é sobre a exploração do trabalho escravo na Antiguidade.

A alternativa correta é A) V; F; F; V; F.

Vamos analisar cada afirmação:

1. Nas antigas civilizações, a maior parcela de escravos era constituída de prisioneiros de guerra. -> Verdadeiro (V)

2. Nas chamadas civilizações do antigo Oriente (Egito, Mesopotâmia, etc.), os trabalhadores escravos recebiam um lote de terra do proprietário e, em troca do direito de cultivá-la, pagavam impostos sob a forma de produtos, ou seja, parte da produção, geralmente 50%, era destinada ao pagamento de tributos aos donos de escravos. -> Falso (F)

3. Entre os romanos, a escravidão foi amplamente utilizada especialmente durante o período republicano, pois, por volta do século VI a.C., no contexto de transição da República ao Império, Roma foi atingida por uma grande crise na oferta de mão-de-obra, reduzindo consideravelmente a utilização do trabalho escravo e desencadeando a crise do Império. -> Falso (F)

4. Além de prisioneiros capturados em guerra, era utilizada também a modalidade da escravidão por dívidas, ou seja, indivíduos que recorriam aos empréstimos e que não conseguiam saldar suas dívidas no prazo estabelecido poderiam ser reduzidos à condição de escravos. -> Verdadeiro (V)

5. Na antiga civilização grega, o trabalho escravo foi sendo extinto gradualmente durante o Período Homérico e substituído pelo trabalho assalariado para dinamizar a produção agrícola e promover o desenvolvimento da economia grega. -> Falso (F)

Portanto, a sequência correta é A) V; F; F; V; F.

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20) Assinale a alternativa que completa corretamente o texto abaixo:


O conceito de cidadania foi sendo modificado no decorrer da história, restringindo ou concedendo o direito de participação política do indivíduo, conforme a sociedade.


Entre os gregos, no regime democrático ateniense, a concepção de cidadania era bastante diferente da atualidade porque _________________________________________.

  • A) participavam da política indistintamente todos os homens que não exerciam funções militares, pois aqueles que se dedicavam ao exército não deveriam acumular também obrigações de caráter político.
  • B) somente homens e mulheres ricos da cidade de Atenas podiam exercer sua condição de cidadão em um sistema de participação política excludente e elitista que deu origem ao chamado voto censitário, fundamentado na renda do indivíduo para determinar o direito à cidadania.
  • C) a política ateniense foi denominada de democrática porque possibilitava a participação direta, e não representativa, de todos os cidadãos. Entretanto, somente tinham direito à cidadania os homens livres, nascidos em Atenas e filhos de pais atenienses, fato que excluía a maior parcela da população das decisões políticas.
  • D) a democracia ateniense instituiu o sistema representativo de governo, modelo por meio do qual os cidadãos elegiam representantes para se dedicarem exclusivamente às questões políticas. Este foi o grande legado deixado pelos gregos às civilizações ocidentais.
  • E) a política ateniense é considerada a origem da democracia, pois determinou o fim da exclusão política, típica das sociedades antigas. Na Grécia Clássica, a concessão do direito de cidadania foi sendo ampliada gradativamente até atingir toda a população durante o governo de Péricles, no século V a.C.

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A alternativa correta é a letra C)

A política ateniense foi denominada de democrática porque possibilitava a participação direta e não representativa de todos os cidadãos. Entretanto, even though it allowed for direct participation, some citizens were excluded from participating in the political decisions. Only free men born in Athens and sons of Athenian parents had the right to citizenship, which excluded a large portion of the population from making political decisions.

This concept of citizenship was quite different from our current understanding because it was restricted to a specific group of people. In ancient Greece, especially in Athens, the idea of citizenship was linked to the concept of polis, where citizens had the right to participate in the political life of the city-state.

The Athenian democracy, despite its limitations, was a significant innovation in the history of politics. It marked a shift from the traditional aristocratic and oligarchic systems, where power was held by a few individuals or families, to a more inclusive system where citizens had a say in the decision-making process.

The Athenian model of democracy was later adopted and adapted by other city-states and civilizations, including the Romans. Although it had its limitations, the Athenian democracy paved the way for the development of modern democratic systems, where citizenship is a fundamental right of all individuals, regardless of their social status, gender, or ethnicity.

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