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Questões Sobre Grécia Antiga - História - concurso

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191) Os cidadãos gregos da Ásia menor rebelaram-se contra o domínio persa, conflito que teve como uma das principais causas a disputa por territórios, objetivando uma supremacia econômica. Nessa disputa territorial, os soldados persas desembarcaram na planície de “maratona”, onde foram derrotados pelos soldados atenienses, comandados por Milcíades.

 

A historiografia determinou duas nomenclaturas para esse conflito, assinale a alternativa que representa uma delas.

  • A) Guerra do Marueco.
  • B) Guerra do Xenofonte.
  • C) Guerras Médicas.
  • D) Guerras de Salamina.
  • E) Batalhas de Termópilas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Guerras Médicas.

Gabarito: ALTERNATIVA C

  

Os cidadãos gregos da Ásia menor rebelaram-se contra o domínio persa, conflito que teve como uma das principais causas a disputa por territórios, objetivando uma supremacia econômica. Nessa disputa territorial, os soldados persas desembarcaram na planície de “maratona”, onde foram derrotados pelos soldados atenienses, comandados por Milcíades.

 

A historiografia determinou duas nomenclaturas para esse conflito, assinale a alternativa que representa uma delas.

  • a)  Guerra do Marueco.

A bibliografia não aponta nenhum conflito com o nome de Guerra de Marueco. O mais próximo que se tem é a Guerra de Marruecos - mais conhecida na tradição lusófona como Guerra do Rife -, ocorrida entre 1920 e 1927 e envolvendo Espanha e forças independentistas berberes. Tratava-se de um esforço espanhol de manter sua posição colonial no Norte da África. Houve, ainda, uma ação de apoio francesa em favor da Espanha, que, sob pesadas perdas, sairia vencedora do conflito. Alternativa errada.

 
  • b)  Guerra do Xenofonte.

Xenofonte foi um destacado historiador grego, discípulo de Sócrates e também teórico militar. Nobre ateniense, participou como soldado da Guerra do Peloponeso, que opôs Esparta e Atenas e seus aliados. No entanto, não há nenhuma nomenclatura como "Guerra de Xenofonte". Alternativa errada.

 
  • c)  Guerras Médicas.

As Guerras Médicas foram uma sucessão de conflitos dentro do mundo grego contra o Império Aquemênida (persas) durante o século V a.C.. As cidades-Estado gregas se organizaram num movimento geral para expulsar as forças persas ao longo de cinco décadas, período no qual se destacaram grandes líderes como Péricles e Milcíades. A Batalha de Maratona foi decisiva para a expulsão persa, quando dez mil soldados gregos, sob liderança de Milcíades e desvantagem numérica. O evento encerrou a Primeira Guerra Médica e marcou um avanço decisivo contra os invasores. ALTERNATIVA CORRETA.

 
  • d)  Guerras de Salamina.

A Batalha de Salamina foi um dos lances decisivos da Segunda Guerra Médica, quando Xerxes, líder persa, tentou retomar posições sobre as cidades-Estado gregas. Tratou-se de um conflito naval no Estreito de Salamina e os gregos, novamente, estavam em franca desvantagem numérica. Xerxes veria sua frota destruída ao final da batalha, o que o forçaria recuar para a Pérsia após uma série de vitórias sobre os gregos. Os eventos foram dramatizados por Ésquilo na tragédia Os Persas. Alternativa errada.

 
  • e)  Batalhas de Termópilas.

A Batalha de Termópilas foi a reação persa contra a derrota na Primeira Guerra Médica (decidida na Batalha de Maratona). As forças persas foram comandadas por Xerxes I e conseguiram uma grande vitória sobre as forças gregas, restabelecendo uma presença persa na região e abrindo caminho para a Segunda Guerra Médica. Alternativa errada.

  

Infelizmente, a banca optou por uma abordagem pouquíssimo analítica e exigia do candidato um conhecimento bastante raso. Não há qualquer diálogo sério entre a questão e as formas contemporâneas de se pensar a História. Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.

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192) Sobre os aspectos sociais, econômicos e políticos que marcaram a história antiga da Grécia, assinale a alternativa correta.

  • A) As Guerras Médicas foram um conjunto de batalhas entre os gregos e os macedônios, durante o século V a.C. Destacaram-se, nesses conflitos, os generais Alexandre Magno da Macedônia e Péricles de Atenas.
  • B) O legislador ateniense Sólon é lembrado por estabelecer leis que proibiam a escravidão por dívidas e limitavam à aristocracia rural a extensão das propriedades agrárias.
  • C) Na cidade de Atenas, as crianças e os adolescentes eram educados para serem guerreiros. A filosofia e o teatro eram desprezados pela sociedade e o militarismo era visto como o aspecto mais importante a ser desenvolvido.
  • D) A Liga de Delos, confederação de cidades gregas lideradas pelos atenienses contra os persas, fracassou diante do objetivo de vencer as Guerras Médicas. Os gregos foram arrasados e, assim, Xerxes tomou posse das cidades mais importantes, como Atenas, Esparta e Corinto.

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A alternativa correta é letra B) O legislador ateniense Sólon é lembrado por estabelecer leis que proibiam a escravidão por dívidas e limitavam à aristocracia rural a extensão das propriedades agrárias.

Gabarito: Letra B

 

Por volta do século VII a.C, a Grécia encontrava-se constituída por diversas pólis ou cidades-estados. Destas se destacaram Atenas e Esparta.

 

Em relação à Atenas, a sua fundação foi feita pelo povo jônio entre os séculos IX e VIII a.C. e no início era governada por um rei que também era sacerdote dos cultos. Com o passar do tempo, houve mudanças políticas e sociais em Atenas. Uma das mais importantes foi realizada por Sólon em 594 a.C

 

Sólon proibiu a escravidão por dívidas, devolveu aos antigos donos as propriedades tomadas pelos grandes proprietários, conferiu maiores poderes a assembleia (eclesia, composta por integrantes do exército), instituiu uma espécie de tribunal popular e estabeleceu um mesmo peso de votos entre cidadãos, fossem eles ricos ou pobres.

 

Resposta baseada nas seguintes fontes:

 

SERIACOPI, Gislaine. História: volume único. 1ª. São Paulo: Ática, 2005.


 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: Incorreta porque as Guerras Médicas ou Greco-Persicas foram um conjunto de batalhas que envolveram os gregos e os persas, durante o século VI a.C. e V a.C.

 

Letra C: Incorreta porque não era em Atenas que a educação era voltada para o militarismo. Era na cidade-estado de Esparta, onde meninos saudáveis a partir dos 7 anos eram entregues ao governo e transferidos para iniciarem a educação espartana. Além disso, os atenienses não desprezavam a filosofia e o teatro como cita a alternativa.

 

Letra D: Incorreta, pois a Liga de Delos permitiu a vitória dos atenienses e seus aliados contra os persas. Os persas foram derrotados e os atenienses passaram a ter hegemonia militar e econômica no Mediterrâneo. Esse poderio ateniense seria desafiado mais tarde por Esparta em um conflito chamado de Guerra do Peloponeso.

193) “Foi muito popular, no passado, a ideia de uma origem ligada às guerras, que conduziriam a capturas maciças de prisioneiros, transformados, então, em escravos. Em outras palavras, a oferta de escravos teria precedido e até suscitado a procura. Isto é falso. No passado micenico, homérico e do início da época Arcaica, houve grandes batalhas e foram feitos muitos prisioneiros. Por que, então, em certas circunstâncias, se preferia massacrar os homens aprisionados, conservando as mulheres, mais facilmente controláveis? É quando existe uma procura suficiente que se torna lógica a transformação sistemática de prisioneiros em escravos. Se as guerras podem explicar a intensificação do escravismo já existente, não esclarecem sua origem como modo de produção dominante”.


CARDOSO, Ciro F. Trabalho Compulsório na Antiguidade. Rio de Janeiro: Graal, 1991.


A leitura do fragmento desse texto possibilita algumas conclusões quanto às condições necessárias para a busca de escravizados no mundo grego da Antiguidade. Sobre essas condições, é INCORRETO afirmar que:

  • A) em um mundo fundamentalmente agrário como o antigo, é condição a existência de uma propriedade privada da terra, estando esta concentrada o suficiente para que certas famílias não pudessem cultivar suas terras sem uma mão-de-obra permanente extrafamiliar
  • B) uma condição é o desenvolvimento suficiente da produção mercantil — não necessariamente sobre bases monetárias, porém — e dos mercados (locais ou distantes): os escravos eram importados e era preciso comprá-los, portanto não teria sentido um escravismo desenvolvido sem produção para o mercado
  • C) uma condição consiste na inexistência de um suprimento interno adequado de força de trabalho dependente, levando à necessidade de ir buscá-la fora, aproveitando a disponibilidade representada pelos gregos de outras cidades-Estados e sobretudo pelos “bárbaros” (povos de língua e cultura diferentes das gregas)
  • D) a existência de uma sociedade baseada, fundamentalmente, na lógica da guerra e do aprisionamento de pessoas para serem vendidas nos mercados de escravos, é uma condição que gerou grande demanda e substituiu toda a possibilidade de trabalho livre

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The correct answer is D) the existence of a society based fundamentally on the logic of war and the capture of people to be sold in slave markets, A condition that generated great demand and replaced all possibilities of free labor.

This option is correct because, ancient Greek society was indeed based on the logic of war and conquest, which led to the capture of prisoners of war who were then sold into slavery. This condition created a high demand for slave labor, making it a dominant mode of production in ancient Greece.

The other options are incorrect because they do not accurately describe the conditions necessary for the emergence of slavery in ancient Greece. Option A is incorrect because the existence of private property and the concentration of land ownership do not necessarily lead to the development of slavery. Option B is also incorrect because the development of mercantile production and trade does not require the existence of slavery. Finally, option C is incorrect because the lack of an internal supply of dependent labor does not necessarily lead to the development of slavery.

In ancient Greece, the logic of war and conquest created a system in which prisoners of war were captured and sold into slavery, generating a high demand for slave labor. This demand was met through the capture of people from other cities-states and from "barbarian" populations, leading to the widespread use of slavery in ancient Greece.

It is worth noting that the text emphasizes that the origin of slavery in ancient Greece cannot be explained solely by the existence of wars and the capture of prisoners. Rather, it was the combination of these factors with the logic of war and conquest that created a system in which slavery became a dominant mode of production.

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194) O sistema de desagregação dos genos de formação da pólis evidencia a passagem do período Homérico para o Arcaico. As cidades-estados gregas tornaram-se a organização política característica da Grécia antiga. As mais importantes entre as pólis eram Esparta e Atenas. A respeito das duas pólis, assinale V (para verdadeiro) ou F (para falso):

 

( ) Em Esparta desenvolveram-se manifestações como o laconismo, a xenofobia e a xenelasia;

 

( ) Atenas foi fundada pelos dórios no século IX a.C. em uma planície do Peloponeso;

 

( ) Esparta, por sua posição geográfica se transformou em importante centro comercial. Poderosos, negociantes e artesão começaram a ter maior importância social;

 

( ) Em Atenas, um legislador chamado Drácon criou ainda a Bulé, um conselho de quatrocentos cidadãos, e instituiu um sistema de participação política baseado na riqueza.

 

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A) V, V, F, V;

  • B) F, V, V, F;

  • C) V, F, F, F;

  • D) V, F, V, V.

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195) Leia o excerto: “[…] onde quer que houvesse gregos, aí estava a Grécia.” (FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma.2.ed. São Paulo: Contexto, 2002. P. 9).

 

Sobre a Grécia antiga é correto afirmar:

  • A) A formação do território grego se dá no contexto das invasões cretenses e no domínio que este povo empreendeu na península do Peloponeso, os macedônios foram os únicos a rivalizarem os cretenses neste contexto.

  • B) As cidades-estado autônomas foram as principais contribuições da cultura grega para o mundo contemporâneo visto que muitas cidades acabaram por acatar o modelo de desenvolvimento grego, baseado na democracia ateniense.

  • C) As muitas diásporas gregas possibilitaram à esta cultura se expandir por boa parte do Mediterrâneo, visto que a dificuldade de terrenos agricultáveis, as invasões e a organização social oligárquica impulsionaram migrações e o estabelecimento de colônias.

  • D) Atenas e Esparta possibilitam compreender em sua totalidade as cidades da Grécia antiga, já que elas formavam duas coalizões de cidades que se comportavam como impérios, a Liga do Peloponeso e a Confederação de Delos.

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A correct affirmation about Ancient Greece is:

C) The many Greek diasporas enabled this culture to expand throughout much of the Mediterranean,2C seen that the difficulty of agricultural lands, invasions, and social oligarchic organization triggered migrations and the establishment of colonies.

Explanation: The passage highlights the importance of the Greek diasporas in the expansion of Greek culture. The difficulty of agricultural lands, invasions, and social oligarchic organization led to migrations and the establishment of colonies, which in turn allowed Greek culture to spread throughout the Mediterranean.

The other options are not correct because:

A) The formation of the Greek territory did not occur in the context of Cretan invasions or Macedonian dominance. The passage does not support this affirmation.

B) Although it is true that city-states contributed to Greek culture, this option does not address the specific question of how Greek culture expanded throughout the Mediterranean.

D) Atenas and Esparta were important city-states, but they do not represent the entirety of Ancient Greece. This option does not provide a comprehensive understanding of Ancient Greece.

In conclusion, the correct answer is C) The many Greek diasporas enabled this culture to expand throughout much of the Mediterranean, due to the difficulty of agricultural lands, invasions, and social oligarchic organization that triggered migrations and the establishment of colonies.

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196) A respeito das dinâmicas política, social e cultural das sociedades greco-romanas do mundo antigo, julgue o item subsecutivo.

 

A legitimação da organização democrática na Atenas clássica decorreu do fato de Platão e Aristóteles terem defendido essa forma de organização política como superior tanto à monarquia quanto à oligarquia.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra B) Errado

Gabarito: ERRADO

  

A respeito das dinâmicas política, social e cultural das sociedades greco-romanas do mundo antigo, julgue o item subsecutivo.

 
  • A legitimação da organização democrática na Atenas clássica decorreu do fato de Platão e Aristóteles terem defendido essa forma de organização política como superior tanto à monarquia quanto à oligarquia.

A democracia ateniense decorreu, sobretudo, do chamado Século de Péricles em que as elites convergiram para uma forma democrática de cidadania bastante restritiva para organizar a pólis. Aristóteles e, principalmente, Platão não viam a democracia como o melhor dos regimes, mas sim uma forma de despotismo liderado por um "rei-filósofo". Para Platão, algumas pessoas naturalmente nascem com a capacidade do governo, enquanto a maioria nasce para ser governada. Portanto, defendia o filósofo grego, caberia propiciar o mais alto grau de esclarecimento ao rei para que, dotado da plenitude filosófica, governasse com plenos poderes sem se corromper com a possibilidade de tirania. A democracia, nesta visão, era a melhor forma de governo entre as menos desejadas, porque a sua forma corrompida, a oligarquia, era menos nociva à ordem pública - ao passo que a tirania, corrupção da monarquia, seria o mais cruel de todos os sistemas. Assim, item ERRADO.

197) Foram características importantes da Grécia Antiga, EXCETO: 

  • A) elevado conhecimento filosófico. 

  • B) batalhas épicas. 

  • C) regime escravocrata. 

  • D) censo estético.

     

  • E) feudalismo. 

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A alternativa correta é letra E) feudalismo. 

Gabarito: ALTERNATIVA E

  

Foram características importantes da Grécia Antiga, EXCETO: 

  • a)  elevado conhecimento filosófico.

Ora, a própria noção ocidental de Filosofia surgiu na Grécia Antiga, que também legou para o Ocidente os primeiros grandes autores basilares do nosso conhecimento filosófico, bem como alguns dos precursores do pensamento científico. Entre os nomes fundamentais dos três milênios de conhecimento filosófico, é impossível não destacar Platão e Aristóteles como membros fundadores de uma longuíssima tradição. Sem erros na alternativa.

 
  • b)  batalhas épicas. 

A própria ideia de "épico" na cultura ocidental vem das grandes obras gregas, incluindo a noção do herói épico. São narrativas tradicionalíssimas da Grécia Antiga, cujos ápices se confundem com a Ilíada e a Odisseia de Homero. Sem erros na alternativa.

 
  • c)  regime escravocrata. 

A escravidão clássica esteve presente em muitas das cidades-Estado da Grécia Clássica. Naquelas sociedades, basicamente três condições levavam o indivíduo à condição de cativo: a escravização por dívidas, ser prisioneiro de guerra ou ser filho de escravos. Sistema essa que se verificava em outras sociedades da Antiguidade Clássica, como era o caso de Roma. Ou seja, não se pode confundir com a escravidão moderna característica dos empreendimentos coloniais, na qual o fator racial tinha um valor absolutamente distintivo na organização da escravidão. Sem erros na alternativa.

 
  • d)  censo estético.

O censo estético era uma questão muito importante na Hélade. O apreço às artes plásticas e à organização simétrica da vida eram aspectos fundamentais naquele universo cultural, o que também deixou marcas fundamentais no desenvolvimento artístico do Ocidente. Sem erros na alternativa.

 
  • e)  feudalismo. 

O feudalismo foi o sistema produtivo característico da Idade Média; ou seja, do período posterior à Antiguidade, na qual está inserida a Grécia Clássica. O feudalismo resultou do colapso geral do Império Romano do Ocidente e da ascensão de estruturas político-culturais mistas entre o clássico e a civilização germânica. Portanto, é completamente descabido atribuir o feudalismo à Grécia Clássica, que era fraturada em cidades-Estado com um universo cultural relativamente compartilhado. Por conter erro, esta é a ALTERNATIVA CORRETA.

  

Sem mais, a única a apresentar erros é a ALTERNATIVA E.

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198) A soberania dos cidadãos dotados de plenos direitos era imprescindível para a existência da cidade-estado. Segundo os regimes políticos, a proporção desses cidadãos em relação à população total dos homens livres podia variar muito, sendo bastante pequena nas aristocracias e oligarquias e maior nas democracias.

 

CARDOSO, C. F. A cidade-estado clássica. São Paulo: Ática, 1985.

 

Nas cidades-estado da Antiguidade Clássica, a proporção de cidadãos descrita no texto é explicada pela adoção do seguinte critério para a participação política:

  • A)  Controle da terra.

  • B)  Liberdade de culto.

  • C)  Igualdade de gênero.

  • D)  Exclusão dos militares.

  • E)  Exigência da alfabetização.

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A alternativa correta é letra A)  Controle da terra.

Gabarito: ALTERNATIVA A

  

A soberania dos cidadãos dotados de plenos direitos era imprescindível para a existência da cidade-estado. Segundo os regimes políticos, a proporção desses cidadãos em relação à população total dos homens livres podia variar muito, sendo bastante pequena nas aristocracias e oligarquias e maior nas democracias.

 

CARDOSO, C. F. A cidade-estado clássica. São Paulo: Ática, 1985.

 

Nas cidades-estado da Antiguidade Clássica, a proporção de cidadãos descrita no texto é explicada pela adoção do seguinte critério para a participação política:

  • a)  Controle da terra.

A vida nas cidades-Estado da Antiguidade Clássica, ainda que oferecesse algumas transformações sociais, políticas e econômicas bastante significativas esbarrava numa dificuldade gravíssima: a capacidade de abastecimento urbano com gêneros alimentícios. Por mais que a vida urbana tivesse um protagonismo muito expressivo, não se pode descartar a necessidade de manter uma parcela expressiva da população ligada à agricultura. O ócio e a sedentarização exigidos pela vida política da polis e pelo cuidado com a vida abstrata, portanto, dependia diretamente dessa capacidade de manter o funcionamento do abastecimento urbano. Naquele momento, a produtividade dos campos era relativamente baixa, bem como as possibilidades de emprego de ferramentas, de animais e de meios logísticos para aprimorar essas dinâmicas eram expressivamente reduzidas. O controle da terra, portanto, acabava sendo um recurso político importantíssimo para as classes dominantes, porque tinha reverberações gravíssimas sobre a própria sobrevivência da cidade. ALTERNATIVA CORRETA.

 
  • b)  Liberdade de culto.

Durante a Antiguidade Clássica, havia uma presença muito forte de valores religiosos e de influência sacerdotal sobre a vida política das cidades. Ou seja, seria impossível estabelecer a liberdade de culto como um traço distintivo de todas as cidades-Estado, até porque o universo de relações daquelas sociedades era relativamente limitado, com muitas dessas cidades compartilhando de sistemas simbólicos e de sistemas de crença muito próximos uns dos outros. Alternativa errada.

 
  • c)  Igualdade de gênero.

É inimaginável a discussão sobre igualdade de gênero como um traço decisivo na política das cidades-Estado. Via de regra, as mulheres não gozavam de cidadania plena nessas sociedades, sendo que muitas delas ainda teriam noções de cidadania bastante restritivas mesmo aos homens livres. Além disso, a igualdade de gênero se tornaria uma discussão mais sólida apenas nas democracias mais robustas do Ocidente na segunda metade do século XX. Aliás, a obviedade sobre o sufrágio feminino só seria aceita há menos de um século em muitos países; portanto, é descabido falar em igualdade de gênero nas cidades-Estado da Antiguidade Clássica. Alternativa errada.

 
  • d)  Exclusão dos militares.

Algumas cidades-Estado eram profundamente militarizadas, bem como parte importante das elites de várias dessas cidades se confundiam com as suas elites militares. Ainda que houvesse limites eventuais para o envolvimento militar nos negócios políticos, não se pode falar que havia uma exclusão perfeita e definitiva da classe. Alternativa errada.

 
  • e)  Exigência da alfabetização.

Ainda que a escrita fosse, sim, um traço comum a essas sociedades, havia uma prevalência significativa da cultura oral, principalmente no mundo grego antigo. Portanto, a alfabetização não se fazia assim indispensável para a organização da vida política, tampouco para a exclusão de seus participantes. Alternativa errada.

  

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA A.

199) Quando se trata de competência nas construções e nas artes, os atenienses acreditam que poucos sejam capazes de dar conselhos. Quando, ao contrário, se trata de uma deliberação política, toleram que qualquer um fale, de outro modo não existiria a cidade.

 

BOBBIO, N. Teoria geral da política. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000 (adaptado).

 

De acordo com o texto, a atuação política dos cidadãos atenienses na Antiguidade Clássica tinha como característica fundamental o(a)

  • A)  dedicação altruísta em ações coletivas.

  • B)  participação direta em fóruns decisórios.

  • C)  ativismo humanista em debates públicos.

  • D)  discurso formalista em espaços acadêmicos.

  • E)  representação igualitária em instâncias parlamentares.

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A alternativa correta é letra B)  participação direta em fóruns decisórios.

Gabarito: Letra B

 

Na democracia ateniense, todos aqueles que eram considerados cidadãos, ou seja, a população masculina adulta, excluindo-se os estrangeiros (metecos), os escravos, as mulheres e os jovens menores de 21 anos, tinham direitos políticos e podiam participar diretamente dos fóruns de decisão.

 

Esse restrito grupo de cidadãos, participava da Assembleia do Povo (Eclésia) e aprovava ou rejeitava projetos para a cidade elaborados pelo Conselho dos Quinhentos, formado por cidadãos sorteados anualmente.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: dedicação altruísta em ações coletivas.

 

Não havia uma dedicação altruísta em ações coletivas, visto que a sociedade ateniense era profundamente desigual. Além disso, a palavra e o conceito de altruísmo surge somente em 1831.

 

Letra C: ativismo humanista em debates públicos.

 

Não existia um ativismo humanista em debates públicos. O humanismo é uma característica da época moderna e não da antiguidade.

 

Letra D: discurso formalista em espaços acadêmicos.

 

Não existia ainda nessa época um espaço acadêmico. A primeira universidade surge no período medieval.

 

Letra E: representação igualitária em instâncias parlamentares.

 

Não havia uma representação igualitária nas instâncias parlamentares, visto que, a democracia ateniense era elitista (pois apenas uma minoria tinha direitos), patriarcal (pois excluía as mulheres) e escravista (pois os escravos é que sustentavam as riquezas dos senhores). Contudo, do fim da realeza em Atenas até o estabelecimento dos demos, unidades políticas e territoriais que reuniam pessoas de diferentes clãs e classes sociais, importantes reformas foram implementadas levando a um enfraquecimento da aristocracia e maior participação popular, isto é, dentro do reduzido grupo de cidadãos, aqueles com menor poder aquisitivo podiam opinar e votar da mesma forma e com o mesmo peso de um aristocrata. Apesar de não beneficiar a todos, a democracia ateniense assegurava aos considerados cidadãos liberdade individual, igualdade perante a lei e direito de expressar suas opiniões nas assembleias.

 

Referências:

 

AZEVEDO, Gislane Campos e SERIACOPI, Reinaldo. História: volume único. São Paulo: Ática, 2005.

 

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 1. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

VAINFAS, Ronaldo et ali. História: das sociedades sem Estado às monarquias absolutistas, volume 1. São Paulo: Saraiva, 2010.

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200) Leia o excerto a seguir.

 

“Ensinavam a ler e escrever apenas o estritamente necessário. O resto da educação visava acostumá-los à obediência, torná-los duros à adversidade e fazê-los vencer o combate. Do mesmo modo, quando cresciam, eles recebiam um treinamento mais severo: raspavam a cabeça, andavam descalços, brincavam nus a maior parte do tempo. Tais eram seus hábitos.”

 

PLUTARCO. A vida de Licurgo.

In: PINSKY, Jaime. 100 textos de História Antiga. 4. ed. São Paulo: Contexto, 1988.

 

O texto atribuído a Plutarco destaca a educação dos egípcios, na passagem do Médio para o Novo Império, sobretudo após a rebelião que

  • A) causou a expulsão dos hicsos.

  • B) espartanos, cuja grande preocupação do Estado era a formação militar, herança dos dórios, povo fundador de Esparta.

  • C) persas, especialmente após a conquista do imperador Cambises ao invadir o Egito, na batalha de Pelusa.

  • D) hebreus, no contexto das disputas contra cananeus e amorreus pelo controle de Canaã.

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A alternativa correta é letra B) espartanos, cuja grande preocupação do Estado era a formação militar, herança dos dórios, povo fundador de Esparta.

Vamos analisar cada alternativa, para identificar a qual povo o texto de Plutarco está se referindo.

 

A) causou a expulsão dos hicsos.

INCORRETO. O texto não faz referência à educação dos egípcios, especialmente no período da passagem do Médio para o Novo Império. Além disso, a descrição do treinamento físico e militar não é característica da educação no Egito Antigo, que era mais voltada para a formação de escribas e oficiais do governo. Alternativa errada.

 

B) espartanos, cuja grande preocupação do Estado era a formação militar, herança dos dórios, povo fundador de Esparta.

CORRETO. A descrição do treinamento físico e militar é característica da educação em Esparta, uma cidade-estado da Grécia Antiga. Os espartanos eram conhecidos pela sua disciplina e treinamento militar rigoroso, que começava na infância. O objetivo da educação espartana era produzir cidadãos fortes e obedientes que pudessem servir ao Estado como soldados. A referência aos hábitos de raspar a cabeça, andar descalço e brincar nus também é consistente com as práticas conhecidas dos espartanos. Alternativa correta.

 

C) persas, especialmente após a conquista do imperador Cambises ao invadir o Egito, na batalha de Pelusa.

INCORRETO. A descrição do treinamento físico e militar não é característica da educação persa. Embora os persas tivessem um forte componente militar, a educação era mais diversificada, incluindo treinamento em habilidades como arco e flecha, equitação e natação, além de leitura, escrita e aritmética. Alternativa errada.

 

D) hebreus, no contexto das disputas contra cananeus e amorreus pelo controle de Canaã.

INCORRETO. A descrição do treinamento físico e militar não é característica da educação hebraica. A educação entre os hebreus era principalmente religiosa e moral, centrada no ensino da Torá. Alternativa errada.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA B.

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