Questões Sobre Grécia Antiga - História - concurso
231) Por “democracia”, entende-se a forma de governo na qual a soberania pertence ao povo e se concretiza em uma constituição compartilhada e aceita por todos os cidadãos. Essa forma de governo tem uma longa história que remonta às cidades- estados gregas, retomada pelo iluminismo francês e estabelecida no século XX com a ampliação progressiva do direito ao voto. A respeito da trajetória da democracia no Ocidente, assinale a afirmativa que indica uma característica comum a todas as experiências e formas históricas da democracia.
- A) Titularidade dos direitos políticos para todos os homens e mulheres maiores de idade.
- B) Concepção de isonomia traduzida na igualdade de todos os cidadãos perante a lei.
- C) Adoção do sufrágio universal, com voto secreto, para o Executivo e o Legislativo.
- D) Exercício indireto da soberania popular, delegada a representantes eleitos.
- E) Defesa da liberdade como um direito natural de todos os homens.
A alternativa correta é letra B) Concepção de isonomia traduzida na igualdade de todos os cidadãos perante a lei.
Gabarito: ALTERNATIVA B
Por “democracia”, entende-se a forma de governo na qual a soberania pertence ao povo e se concretiza em uma constituição compartilhada e aceita por todos os cidadãos. Essa forma de governo tem uma longa história que remonta às cidades- estados gregas, retomada pelo iluminismo francês e estabelecida no século XX com a ampliação progressiva do direito ao voto. A respeito da trajetória da democracia no Ocidente, assinale a afirmativa que indica uma característica comum a todas as experiências e formas históricas da democracia.
- a) Titularidade dos direitos políticos para todos os homens e mulheres maiores de idade.
Ainda que o sufrágio universal seja algo basilar em parte significativa das democracias contemporâneas, não se pode tomá-lo como elemento comum para todas as experiências democráticas. Até a primeira metade do século XX, praticamente nenhuma democracia ocidental estendia a cidadania plena às mulheres, sendo sistematicamente excluídas da vida eleitoral. Entendida como berço da democracia, a cidade-Estado de Atenas tampouco incluía as mulheres em suas definições sobre a cidadania. Alternativa errada.
- b) Concepção de isonomia traduzida na igualdade de todos os cidadãos perante a lei.
A chave desta alternativa esta na noção de cidadania. Uma vez definidos aqueles que são cidadãos plenos (e essa definição varia em diversos contextos), um sistema democrático prima pelo estabelecimento da igualdade formal; isto é, nenhum dos cidadãos goza de qualquer privilégio frente à lei. A isonomia, portanto, é um aspecto elementar da democracia sem o qual a própria noção de legitimidade democrática estaria ameaçada, já que afetaria o princípio elementar de "um cidadão, um voto". No entanto, como explicado acima, a definição de cidadania pode ser excludente, afetando importantes parcelas da sociedade, deixando-as alijadas da ideia de isonomia no Estado Democrático de Direito. ALTERNATIVA CORRETA.
- c) Adoção do sufrágio universal, com voto secreto, para o Executivo e o Legislativo.
Como apontado acima, a ideia do sufrágio universal só se consolidaria na primeira metade do século XX, sendo uma resultante de longas e intensas lutas populares - do cartismo inglês ao feminismo sufragista. No Brasil, apenas a Constituição de 1988 estabeleceria de fato o sufrágio universal, estendendo o voto facultativo aos analfabetos, população sistematicamente excluída da vida eleitoral brasileira. Alternativa errada.
- d) Exercício indireto da soberania popular, delegada a representantes eleitos.
A democracia representativa é apenas uma das várias possibilidade da organização da vida política dentro do enquadramento democrático. Ainda que seja a forma predominante nas sociedades de massa, a democracia indireta convive com expedientes de exercício direto, como os plebiscitos - marcantes em diferentes experiências. Além disso, o caso ateniense clássico não trabalhava propriamente com a ideia de representação, mas sim com a participação efetiva do maior número de cidadãos na ágora. Alternativa errada.
- e) Defesa da liberdade como um direito natural de todos os homens.
Infelizmente, a vida democrática não necessariamente coincide com a exclusão absoluta da escravidão - afinal, já no caso da Atenas clássica, a democracia convivia com a escravidão por dívidas e por guerras, sendo os escravos absolutamente excluídos da vida política da polis. No Ocidente contemporâneo, a escravidão coexistiu com a democracia nos Estados Unidos e no Brasil ao longo de parte significativa do século XIX. Assim, não se pode colocar a ideia suprema da liberdade como uma presença absoluta na vida democrática. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA B.
232) Leia o seguinte excerto:
Para nós, o ostracismo existe no sentido figurado, mas para os atenienses era uma medida concreta que marcava a vida do ostracizado. As escavações arqueológicas permitiram que se descobrissem cacos com diversos nomes [de ostracizados].
(FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2002, p. 34.)
Considerando os conhecimentos sobre Grécia Antiga, a principal função pensada para a implantação do ostracismo na sociedade de Atenas entre os séculos VI e V a.C. foi a de impedir que:
- A) micênicos tivessem poder político e ameaçassem a aristocracia.
- B) estrangeiros mobilizassem poder político e ameaçassem a oligarquia.
- C) cidadãos concentrassem poder político e ameaçassem a democracia.
- D) espartanos arregimentassem o poder político e ameaçassem a república.
- E) cretenses conseguissem poder político e ameaçassem a tirania.
A alternativa correta é letra C) cidadãos concentrassem poder político e ameaçassem a democracia.
Gabarito: ALTERNATIVA C
(FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2002, p. 34.)
- Considerando os conhecimentos sobre Grécia Antiga, a principal função pensada para a implantação do ostracismo na sociedade de Atenas entre os séculos VI e V a.C. foi a de impedir que:
O ostracismo era uma das mais graves punições políticas da Atenas democrática. Tratava-se da expulsão de um cidadão da cidade-Estado por dez anos, cassando-lhe qualquer forma de cidadania e expondo publicamente o motivo da sua condenação ao ostracismo. A medida buscava eliminar da vida política os inimigos da democracia, indivíduos que tentassem tramar contra a ordem da cidade ou que tivessem aspirações tirânicas. Ou seja, era um mecanismo de defesa da vida democrática na polis, evitando a formação de tiranias ou de oligarquias. Assim, observemos as alternativas propostas.
a) micênicos tivessem poder político e ameaçassem a aristocracia.
b) estrangeiros mobilizassem poder político e ameaçassem a oligarquia.
c) cidadãos concentrassem poder político e ameaçassem a democracia.
d) espartanos arregimentassem o poder político e ameaçassem a república.
e) cretenses conseguissem poder político e ameaçassem a tirania.
Note o estudante que o ostracismo se aplicava contra os cidadãos, e não contra os estrangeiros. Era uma forma de controle sobre a vida local, e não uma intervenção sobre outras nacionalidades. Além disso, é preciso reforçar, o centro da questão era a defesa da democracia, e não de oligarquias. Assim, está correta a ALTERNATIVA C.
233) Texto associado
Leia o texto:
A corrupção nos costumes das mulheres é ainda uma coisa prejudicial ao fim que se propõe o governo, e à boa conservação das leis do Estado (…). É o que aconteceu em Esparta (…).
Tais são as observações feitas entre os lacedemônios: no tempo da sua dominação as mulheres resolviam quase todas as questões. De resto, que diferença existe em que as mulheres governem, ou que os magistrados sejam governados por mulheres? (…) as mulheres dos lacedemônios, mesmo no caso de perigo, fizeram-lhes o maior mal possível.
Aristóteles, 4 política. Rio de Janeiro: Ediouro, s./d., p. 79-80.
É correto afirmar sobre as mulheres na Grécia Antiga:
- A) Obtiveram o direito à educação e acesso às escolas filosóficas da cidade-Estado de Atenas durante o período clássico.
- B) Em Esparta, recebiam educação física na infância, tinham direito à herança e administravam as propriedades na ausência dos maridos.
- C) Adquiriram poderes políticos como cidadãs apenas com o estabelecimento do Império Macedônico, sob a liderança de Alexandre Magno.
- D) Em Atenas, podiam participar de algumas discussões na Eclésia e possuíam direitos políticos durante o período da democracia.
- E) Tornaram-se legisladoras e integrantes do conselho dos mais velhos na cidade-Estado de Tebas.
A alternativa correta é letra B) Em Esparta, recebiam educação física na infância, tinham direito à herança e administravam as propriedades na ausência dos maridos.
Gabarito: Letra B
(Em Esparta, recebiam educação física na infância, tinham direito à herança e administravam as propriedades na ausência dos maridos.)
A sociedade espartana era altamente militarizada. Todos os homens de Esparta, chamados de esparciatas, eram guerreiros, sendo proibidos por lei de exercer atividades que entrassem em conflito com a carreira militar. O ingresso no mundo militar começava na infância, aos 7 anos de idade, quando os meninos adentravam em escolas militares para se tornarem futuros guerreiros, submetidos a condições muito duras, tanto para seu corpo como para seu espírito, de maneira a se tornarem pessoas extremamente resistentes.
Se os homens se dedicavam à guerra, as mulheres espartanas ficavam restritas às atividades domésticas. Sua vida consistia em se casar e gerar filhos saudáveis para servir ao Estado. Por isso, a saúde do corpo também era uma preocupação feminina. Elas praticavam exercícios para serem fortes e bem preparadas, caso fossem convocadas para a guerra. O diferencial em Esparta é que como os homens iam para a guerra, elas poderiam gerenciar as propriedades familiares na ausência do marido e dos filhos e se eles morressem nos combates, poderiam herdar as propriedades dos homens.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Obtiveram o direito à educação e acesso às escolas filosóficas da cidade-Estado de Atenas durante o período clássico.
As mulheres gregas não tinham direito à educação e acesso às escolas. Embora em Esparta, recebessem educação física e militar por conta da característica da sociedade espartana, nas outras póleis elas eram excluídas do espaço escolar.
Letra C: Adquiriram poderes políticos como cidadãs apenas com o estabelecimento do Império Macedônico, sob a liderança de Alexandre Magno.
As mulheres gregas não adquiriram a cidadania na história da Grécia Antiga.
Letra D: Em Atenas, podiam participar de algumas discussões na Eclésia e possuíam direitos políticos durante o período da democracia.
As mulheres atenienses eram excluídas da vida pública por não serem identificadas como cidadãs. A cidadania ateniense era limitada aos homens da cidade.
Letra E: Tornaram-se legisladoras e integrantes do conselho dos mais velhos na cidade-Estado de Tebas.
As mulheres gregas não participavam da vida política nas póleis grégas, portanto, não puderam obter cargos políticos em órgãos de poder.
Referências:
COTRIM, Gilberto e RODRIGUES, Jaime. Historiar, 6° ano: ensino fundamental: anos finais. São Paulo: Saraiva, 2018.
FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2002.
234) “Após ter criado belo o mal em vez de um bem
levou-a lá onde eram outros Deuses e homens
adornada pela dos olhos glaucos e do pai forte. (…)
Dela descende a geração das femininas mulheres.
Dela é a funesta geração e grei das mulheres,
grande pena que habita entre homens mortais, (…)”
(Teogonia, v. 585-592).
– Considerando as relações de gênero e a condição feminina na Atenas do período clássico, marque a opção correta:
- A) Mesmo considerando a presença marcante de mulheres protagonistas em diversos textos clássicos da Tragédia Grega - como exemplo podemos citar Antígona, Medéia, Clitemnestra -, as mulheres na sociedade ateniense clássica estavam predominantemente reclusas ao ambiente doméstico, o Gineceu;
- B) Com a intensa presença do protagonismo feminino na principal manifestação cultural grega, a Tragédia, as mulheres viviam predominantemente no Androceu, espaço destinado a banquetes, visitas e celebrações de amizades;
- C) Como nos informam as fontes históricas das Tragédias Gregas, na Atenas Clássica, as mulheres tinham grande protagonismo político e decisório, com funções que iam desde as lideranças militares às propriedades produtivas e econômicas;
- D) Como as mulheres tinham funções tidas como essenciais na Atenas Clássica - deveriam ser boas esposas, administrar as casas, gerar os filhos - elas ocupavam prioritariamente o espaço conhecido como Ágora, espaço público comum, local de interação social e política, considerado o centro comercial ateniense;
- E) Como é representada nos textos da Tragédia Grega, a condição feminina era vivenciada de forma idêntica em todas as Cidade-Estado da Grécia Antiga. Dessa forma se depreende que as mulheres viviam e ocupavam os mesmos espaços em cidades como Atenas, Esparta, Corinto, Mileto e Éfeso.
A alternativa correta é letra A) Mesmo considerando a presença marcante de mulheres protagonistas em diversos textos clássicos da Tragédia Grega - como exemplo podemos citar Antígona, Medéia, Clitemnestra -, as mulheres na sociedade ateniense clássica estavam predominantemente reclusas ao ambiente doméstico, o Gineceu;
Gabarito: ALTERNATIVA A
(Teogonia, v. 585-592).
- Considerando as relações de gênero e a condição feminina na Atenas do período clássico, marque a opção correta:
- a) Mesmo considerando a presença marcante de mulheres protagonistas em diversos textos clássicos da Tragédia Grega - como exemplo podemos citar Antígona, Medéia, Clitemnestra -, as mulheres na sociedade ateniense clássica estavam predominantemente reclusas ao ambiente doméstico, o Gineceu;
De fato, o teatro clássico grego é profundamente marcado por personagens femininas muito fortes e atuantes nas mais diversas matizes. No entanto, precisa o estudante se lembrar que esses papéis eram interpretados por atores homens, sendo vedado às mulheres a participação no teatro. Sem ter acesso à cidadania ateniense, as mulheres estavam resumidas ao ambiente doméstico, sem participação efetiva na política da polis e sem maiores espaços públicos. Lembre-se sempre o estudante que a cidadania ateniense era bastante restritiva, não havendo espaço para estrangeiros, mulheres e escravos, todos reduzidos aos seus papeis sociais elementares e sem expressão pública. ALTERNATIVA CORRETA.
- b) Com a intensa presença do protagonismo feminino na principal manifestação cultural grega, a Tragédia, as mulheres viviam predominantemente no Androceu, espaço destinado a banquetes, visitas e celebrações de amizades;
O Androceu era o ambiente reservado aos homens e, como já explicado, as mulheres sequer podiam encenar os papeis de gênero feminino nas montagens das tragédias. Alternativa errada.
- c) Como nos informam as fontes históricas das Tragédias Gregas, na Atenas Clássica, as mulheres tinham grande protagonismo político e decisório, com funções que iam desde as lideranças militares às propriedades produtivas e econômicas;
Em primeiro lugar, as mulheres aparecem nas tragédias gregas sempre em associação a um homem ilustre. Filhas, esposas, mães e amantes de generais, reis e príncipes; ou seja, não faz sentido falar nesse tipo de protagonismo cívico dentro das tragédias. Além disso, como já explicado, as mulheres na Atenas clássica não gozavam de cidadania política, estando restritas a papéis domésticos e a funções sacerdotais sem grande expressão pública. Alternativa errada.
- d) Como as mulheres tinham funções tidas como essenciais na Atenas Clássica - deveriam ser boas esposas, administrar as casas, gerar os filhos - elas ocupavam prioritariamente o espaço conhecido como Ágora, espaço público comum, local de interação social e política, considerado o centro comercial ateniense;
A Ágora era o centro político da Atenas clássica, sendo ali organizados os debates fundamentais da vida política da cidade-Estado. Como as mulheres não eram inclusas na cidadania ateniense, não frequentavam a Ágora. Alternativa errada.
- e) Como é representada nos textos da Tragédia Grega, a condição feminina era vivenciada de forma idêntica em todas as Cidade-Estado da Grécia Antiga. Dessa forma se depreende que as mulheres viviam e ocupavam os mesmos espaços em cidades como Atenas, Esparta, Corinto, Mileto e Éfeso.
As organizações sociais das diferentes cidades-Estados variavam muito de uma para outra e não podem ser generalizadas dessa forma. É necessário olhar com parcimônia também para as Tragédias, uma vez que várias delas remetem a um passado grego mítico, como a Guerra de Troia. Ou seja, são formas idealizadas e distantes da realidade cotidiana das cidades. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA A.
235) Sobre a Grécia Antiga, é INCORRETO afirmar que:
- A) O idioma, as obras arquitetônicas, os pensamentos filosóficos e as instituições políticas são expressões culturais que influenciaram a humanidade.
- B) Na cultura grega, especialmente entre os atenienses, a cidade passou a ter um significado não apenas de lugar comercial, mas também um local da defesa da cultura e da religião dos cidadãos.
- C) Em todos os momentos históricos, as cidades gregas tinham um significado único, sendo um referencial que concentrava o poder e a soberania das oligarquias sem proporcionar um espaço para a convivência dos cidadãos.
- D) As democracias do mundo ocidental contemporâneo fundamentam os princípios democráticos na cultura grega. Esses fundamentos têm origem na administração política dos atenienses, surgindo no século VI a.C.
- E) O termo “história”, da forma que utilizamos na atualidade, tem sua origem nos gregos; significando que, na sua gênese, tinha como princípio referenciar “aquele que viu, que testemunhou”.
A alternativa correta é letra C) Em todos os momentos históricos, as cidades gregas tinham um significado único, sendo um referencial que concentrava o poder e a soberania das oligarquias sem proporcionar um espaço para a convivência dos cidadãos.
Gabarito: ALTERNATIVA C
Sobre a Grécia Antiga, é INCORRETO afirmar que:
- a) O idioma, as obras arquitetônicas, os pensamentos filosóficos e as instituições políticas são expressões culturais que influenciaram a humanidade.
A alternativa é bastante simples e deixa pouco espaço para dúvidas. A Antiguidade grega serviu como base para parte significativa da cultura ocidental, principalmente a partir do Renascimento, na aurora da Idade Moderna. A redescoberta das grandes obras arquitetônicas e a retomada de autores como Platão e Aristóteles foram fundamentais para a construção filosófica e estética ocidental, bem como a referência à democracia ateniense seria um importante marco no desenvolvimento institucional. Sem erros na alternativa.
- b) Na cultura grega, especialmente entre os atenienses, a cidade passou a ter um significado não apenas de lugar comercial, mas também um local da defesa da cultura e da religião dos cidadãos.
Sobre a Antiguidade grega, é importante que o estudante tenha clareza de que o mundo grego estava organizado em cidades-Estados; isto é, a polis era a unidade fundamental de toda organização social. A cidade era vista como eixo de todo o universo cultural e religioso, com cada uma tendo dinâmicas e configurações próprias. Sem erros na alternativa.
- c) Em todos os momentos históricos, as cidades gregas tinham um significado único, sendo um referencial que concentrava o poder e a soberania das oligarquias sem proporcionar um espaço para a convivência dos cidadãos.
Como explicado acima, a cidade-Estado era a unidade fundamental da organização do mundo grego. Eram a unidade fundamental do poder e da soberania, mas também da convivência dos seus cidadãos. A polis era o espaço por excelência de convivência e de deliberação, principalmente na experiência ateniense, marcada pela democracia e por uma vida cultural extremamente dinâmica. Por conter erros, esta é a ALTERNATIVA CORRETA.
- d) As democracias do mundo ocidental contemporâneo fundamentam os princípios democráticos na cultura grega. Esses fundamentos têm origem na administração política dos atenienses, surgindo no século VI a.C.
A alternativa faz referência ao apogeu ateniense, o chamado Século de Péricles, quando floresceram as instituições democráticas, primeiro caso ocidental. A experiência de Atenas marcaria decisivamente o Ocidente, ainda que fosse uma democracia muito restrita, uma vez que o corpo de cidadãos era uma parcela muito pequena quando comparada com o total da população. Sem erros na alternativa.
- e) O termo “história”, da forma que utilizamos na atualidade, tem sua origem nos gregos; significando que, na sua gênese, tinha como princípio referenciar “aquele que viu, que testemunhou”.
A validade histórica, no mundo grego, estava intimamente relacionada à noção do testemunho. Isto é, a história era a reprodução oral do testemunho daquele que vivenciou o fato a ser narrado. A ideia de narrativa organizada sobre o passado, base da História, emerge, no Ocidente, na experiência grega. Sem erros na alternativa.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.
236) Em relação à Grécia Antiga, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Período homérico.
2. Período democrático.
3. Período helenístico.
( ) Surgiram as cidades-Estado, as pólis.
( ) Houve as Guerras Médicas ou Guerras Greco-pérsicas.
( ) Foram escritas a Ilíada e a Odisseia.
( ) As tradições orais informam que houve a Guerra de Tróia.
( ) Resultado da expansão da Macedônia.
( ) Aristófanes produzia comédia para o teatro.
- A) 1 – 1 – 1 – 2 – 3 – 3.
- B) 2 – 1 – 1 – 2 – 3 – 3.
- C) 2 – 3 – 1 – 1 – 2 – 1.
- D) 2 – 2 – 1 – 1 – 3 – 2.
- E) 1 – 3 – 2 – 3 – 1 – 2.
A alternativa correta é letra D) 2 – 2 – 1 – 1 – 3 – 2.
Gabarito: ALTERNATIVA D
Trata-se do período mais remoto da Grécia Antiga, remonta às invasões dóricas no final do segundo milênio a.C. e vai até a ascensão das cidades-Estados. Nesse período, estão localizadas as grandes lendas da tradição oral grega, que seriam convergidas para os escritos de Homero, que comporia a Ilíada e a Odisseia.
Também referido como período clássico, esse momento vai ter como protagonistas as cidades-Estados. Nesse momento, ocorrem as guerras contra a Pérsia (também referidas como Guerras Médicas) e a Guerra do Peloponeso, opondo as cidades-Estados em dois sistemas de aliança rivais. É nesse momento que florescem as artes na Grécia, com os seus principais dramaturgos, como Sófocles, Ésquilo, Eurípedes e Aristófanes. Bem como é o período áureo da filosofia grega, concentrando as grandes academias; bem como é o ciclo das olimpíadas.
O período helenístico resulta da ascensão da Macedônia e da unificação do mundo grego sob domínio macedônico de Alexandre, o Grande. É a máxima expansão dos valores e dos costumes gregos, uma vez que Alexandre manteve a cultura grega como predominante no seu império, que se estenderia da Península Itálica até a Pérsia. Seu declínio final se daria no século II a.C., quando Roma anexa a península grega, encerrando o período helenístico.
Assim, temos a sequência:
(II) Surgiram as cidades-Estado, as pólis.
(II) Houve as Guerras Médicas ou Guerras Greco-pérsicas.
(I) Foram escritas a Ilíada e a Odisseia.
(I) As tradições orais informam que houve a Guerra de Tróia.
(III) Resultado da expansão da Macedônia.
(II) Aristófanes produzia comédia para o teatro.
a) 1 – 1 – 1 – 2 – 3 – 3.
b) 2 – 1 – 1 – 2 – 3 – 3.
c) 2 – 3 – 1 – 1 – 2 – 1.
d) 2 – 2 – 1 – 1 – 3 – 2.
e) 1 – 3 – 2 – 3 – 1 – 2.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.
237) A Grécia antiga foi uma das civilizações que mais influenciaram a formação do Ocidente. Com relação à Grécia antiga, julgue o item a seguir.
A influência grega na formação do Ocidente pode ser identificada, por exemplo, nos campos da filosofia, das artes e dos esportes.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra A) Certo
Gabarito: CORRETO
A ideia de Ocidente, per se, dialoga diretamente com a noção de uma origem comum de todo um processo civilizatório originário da herança da Antiguidade greco-romana. Esse passado compartilhado reverbera tanto em visões cotidianas de mundo quanto no abstrato das instituições que conformam a maneira como nos organizamos contemporaneamente. A própria ideia de Filosofia é uma herança direta dos pensadores gregos a partir de Tales de Mileto e do grande salto do pensamento socrático de perseguir a verdade por meio do pensamento. No extremo, a Filosofia tal como a conhecemos é uma longa conversa capaz de compreender tudo e que se estende desde os gregos até a contemporaneidade pelos mais diversos caminhos. Não por acaso, há historiadores da Filosofia que dizem que toda a filosofia ocidental é apenas uma série de notas de rodapé às obras de Platão, filósofo grego.
O teatro como o entendemos é também uma herança direta dos gregos antigos e seus três grandes autores trágicos - Sófocles, Ésquilo e Eurípedes - e Aristófanes, grande representante da comédia grega clássica. Da mesma forma, a Poética de Aristóteles define as bases das artes dramáticas ocidentais, estabelecendo desde os formatos elementares até as situações cênicas fundamentais. Por fim, a ideia de jogos olímpicos como forma de unir os povos também foi uma criação dos antigos gregos, o que influenciou a criação das Olimpíadas modernas no final do século XIX. Assim, item CORRETO.
238) A Grécia Antiga tornou-se um dos símbolos da humanidade. Encontramos nela as primeiras manifestações de muitas das práticas que hoje são consideradas como marcas da identidade do chamado mundo ocidental. Assinale a alternativa que apresenta legados culturais da antiguidade grega:
- A) O direito, a arquitetura hidráulica e a engenharia agrícola.
- B) O teatro, a filosofia, as olimpíadas e a democracia.
- C) O uso do arco e da abóboda nas construções.
- D) As construções navais e o uso da pólvora.
- E) A invenção do número zero e a invenção do papel.
A alternativa correta é letra B) O teatro, a filosofia, as olimpíadas e a democracia.
Gabarito: Letra B
O teatro, a filosofia, as olimpíadas e a democracia.
Os gregos da antiguidade foram um dos importantes povos que contribuíram com algumas práticas, saberes e cultura para a sociedade ocidental.
Além das noções de política e de democracia, os gregos contribuíram para a medicina, a física, a astronomia, a matemática, entre outras áreas do conhecimento. Eles também desenvolveram, por exemplo, os jogos olímpicos, um evento cultural que unia gregos de diversas póleis para a competição de esportes, de música e de poesia. Os jogos olímpicos também eram um evento religioso, pois simbolizava a adoração de Zeus.
Os antigos gregos também foram importantes no campo das artes, com a criação de esculturas em mármore e do teatro, tanto o espaço físico como a arte de escrever e representar peças. Os autores gregos escreveram muitas peças teatrais, narrando histórias baseadas na mitologia grega e que abordavam questões sociais, políticas e religiosas das cidades-Estados.
Os gregos também inventaram uma nova forma de pensar (a filosofia), uma nova forma de narrar as histórias sem utilizar mitos ou religião (a história) e novas formas literárias (lírica, epopeia e drama).
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: O direito, a arquitetura hidráulica e a engenharia agrícola.
O direito foi uma contribuição dos antigos romanos. Já a arquitetura hidráulica, composta por invenções de canais, moinhos, diques já aparecia em sociedades do antigo oriente, que usavam o rio como principal recurso, a exemplo, os egípcios e as cidades da Mesopotâmia.
Letra D: O uso do arco e da abóboda nas construções.
Se essa alternativa está mencionando o arco como arma de guerra, este já era conhecido antes dos gregos, e, não é possível datar o momento de sua criação. Se a alternativa fala do arco como teto de construção, foram as sociedades do oriente que começaram a utilizá-lo em suas edificações. Também foram as sociedades do oriente que começaram a desenvolver a abóboda em suas construções.
Letra D: As construções navais e o uso da pólvora.
O uso de barcos e transportes marítimos é anterior aos gregos. Já a pólvora é uma invenção dos antigos chineses.
Letra E: A invenção do número zero e a invenção do papel.
O número zero aparece em sociedades antigas como a hindu, a babilônica e os maias. Não foi uma invenção grega, assim como o papel que já era feito pelos antigos egípcios através do papiro, uma planta que crescia no rio Nilo. A invenção do papel é atribuída aos chineses com materiais e processos diferentes da fabricação feita pelos egípcios.
Referência:
COTRIM, Gilberto e RODRIGUES, Jaime. Historiar, 6° ano: ensino fundamental: anos finais. São Paulo: Saraiva, 2018.
239) A Antiguidade Clássica (greco-romana) lançou as bases do que se entende por Civilização Contemporânea.
Nos mil anos do que se convencionou chamar de Idade Média (séculos V- XV), formou-se a Europa moderna.
Considerando essas informações como referência inicial, julgue o item.
Com Sócrates, Platão e Aristóteles, a filosofia grega atingiu sua expressão máxima ao abordar, entre outros, temas metafísicos.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra A) Certo
Gabarito: CORRETO
Sócrates foi responsável por inaugurar uma das mais profícuas linhagens da filosofia ocidental de todos os tempos. Responsável pela formação de Platão, Sócrates teria seus ensinamentos sistematizados nas primeiras obras platônicas e serviria como base para a tradição ocidental. Na sequência, Platão desenvolve sua obra e também é responsável pela formação de Aristóteles ao mesmo tempo em que discorre sobre os mais variados temas - da organização política à imortalidade da alma.
Por sua vez, Aristóteles aprofunda vários temas e contraria a teria das formas platônicas para privilegiar o acesso direto à realidade. A obra aristotélica sistematizaria o entendimento metafísico grego, ao mesmo tempo que também trabalharia ideias com a Estética e a Ética. Assim, item CORRETO.
240) Heródoto nasceu na Ásia Menor, mas foi em Atenas que começou a registrar sistematicamente os fatos da sua época, notadamente as guerras entre os gregos e os persas.
Por sua obra, Heródoto é conhecido como:
- A) O Mecenas.
- B) O Pai da Ciência.
- C) O Pai da História.
- D) O Patrono das Artes.
- E) O profeta de Halicarnasso.
A alternativa correta é letra C) O Pai da História.
Gabarito: Letra C
O Pai da História.
Heródoto é considerado o primeiro historiador e, portanto, é atribuído a ele o título de "pai da História. O autor nasceu na cidade de Halicarnasso e viveu entre 485 a.C. e 420 a.C. Nesse tempo, viajou muito, procurando conhecer os costumes dos povos sobre os quais escrevia.
Sua principal obra intitulada História procura fazer um relato sobre as Guerras Médicas, conflito travado entre gregos e persas no século V a.C.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: O Mecenas.
Mecenas era um termo empregado para designar os patrocinadores de artistas renascentistas na Península Itálica entre os séculos XIV e XVI.
Letra B: O Pai da Ciência.
A ciência é um campo bastante antigo. Geralmente, atribui-se a Galileu Galilei o título de pai da ciência moderna.
Letra D: O Patrono das Artes.
Heródoto não recebeu esse título.
Letra E: O profeta de Halicarnasso.
Heródoto buscava escrever uma narrativa baseando-se em relatos do passado e não em coisas futuras ou em adivinhações como faziam os profetas dos oráculos gregos.
Referência:
COTRIM, Gilberto e RODRIGUES, Jaime. Historiar, 6° ano: ensino fundamental: anos finais. São Paulo: Saraiva, 2018.