Questões Sobre Grécia Antiga - História - concurso
251) A Antiga Grécia é conhecida por sua configuração política, distinta da maioria das civilizações da Antiguidade. Assinale a alternativa que indica esta singularidade.
- A) A existência das Cidades-Estado.
- B) A supremacia do governo central sobre as “Cidades-Estado”.
- C) A multiplicidade de línguas, religiões e organizações políticas.
- D) A supremacia do modelo democrático ateniense por todo período da história grega.
- E) O governo centralizado e absoluto exercido pelos “Basileus”, a que foi submetido todo o povo grego.
A alternativa correta é letra A) A existência das Cidades-Estado.
A) A existência das Cidades-Estado.
CORRETO. As cidades-estado, ou polis, são uma das características mais marcantes da Antiga Grécia. Cada cidade-estado tinha sua própria forma de governo, suas leis e até mesmo seus próprios exércitos. Atenas, Esparta, Corinto e Tebas são exemplos de polis gregas. Essa forma de organização política é bastante distinta da maioria das civilizações da antiguidade, que normalmente possuíam um governo centralizado.
B) A supremacia do governo central sobre as “Cidades-Estado”.
INCORRETO. Na Antiga Grécia, não havia um governo centralizado que exercia supremacia sobre as cidades-estado. Cada cidade-estado era independente e autônoma, com suas próprias leis e governo. Portanto, essa alternativa está incorreta.
C) A multiplicidade de línguas, religiões e organizações políticas.
INCORRETO. Embora existissem diferenças culturais e políticas entre as cidades-estado, a Antiga Grécia era caracterizada por uma certa unidade cultural. Os gregos compartilhavam a mesma língua e religião, e suas organizações políticas, apesar de variadas, tinham características comuns. Portanto, essa alternativa está incorreta.
D) A supremacia do modelo democrático ateniense por todo período da história grega.
INCORRETO. Embora a democracia ateniense seja uma das mais famosas formas de governo da Antiga Grécia, ela não foi predominante durante todo o período da história grega. Além disso, nem todas as cidades-estado adotaram esse modelo. Esparta, por exemplo, era conhecida por sua oligarquia militar. Portanto, essa alternativa está incorreta.
E) O governo centralizado e absoluto exercido pelos “Basileus”, a que foi submetido todo o povo grego.
INCORRETO. A figura do "Basileus", ou rei, era comum na Grécia durante a Idade das Trevas (c. 1100-800 a.C.), mas essa forma de governo não era predominante durante todo o período da história grega. Além disso, o termo "Basileus" pode se referir a vários tipos de governantes, não necessariamente a um rei absoluto. Portanto, essa alternativa está incorreta.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA A.
252) Os aqueus e os dórios, juntamente com os jônios e eólios, deram origem ao povo:
- A) Fenício.
- B) Grego.
- C) Troiano.
- D) Cretense.
- E) Micênico.
A alternativa correta é letra B) Grego.
Vamos analisar cada alternativa, para identificar o povo que foi formado pela união dos aqueus, dórios, jônios e eólios.
A) Fenício.
INCORRETO. Os fenícios eram um povo semita do antigo Oriente Próximo que habitava a região costeira do atual Líbano, Síria e norte de Israel. Eles não têm relação direta com os aqueus, dórios, jônios e eólios, que eram povos indo-europeus da região do Mar Egeu.
B) Grego.
CORRETO. Os aqueus, dórios, jônios e eólios são, de fato, os quatro principais grupos étnicos que formaram o povo grego antigo. Os aqueus são considerados os primeiros habitantes da Grécia, seguidos pelos eólios e jônios. Os dórios chegaram por último, por volta de 1100 a.C., e são associados ao fim da civilização micênica e ao início da Grécia Clássica. Portanto, a alternativa está correta.
C) Troiano.
INCORRETO. Os troianos eram um povo distinto que habitava a cidade de Troia, na atual Turquia, e não têm relação direta com os aqueus, dórios, jônios e eólios. A cidade de Troia é famosa pela Guerra de Troia, que é retratada na Ilíada de Homero, mas essa guerra foi travada entre os troianos e os aqueus, um dos grupos que formaram o povo grego.
D) Cretense.
INCORRETO. Os cretenses eram os habitantes da ilha de Creta, no Mar Egeu, e são conhecidos principalmente pela civilização minoica, que floresceu entre 2000-1450 a.C., antes da chegada dos dórios. Embora Creta tenha sido habitada por gregos em períodos posteriores, os cretenses não são o resultado da união dos aqueus, dórios, jônios e eólios.
E) Micênico.
INCORRETO. Os micênicos eram um povo grego da Idade do Bronze, que habitava a região da Grécia conhecida como Micenas. Embora os aqueus sejam frequentemente associados à civilização micênica, os micênicos não são o resultado da união dos aqueus, dórios, jônios e eólios.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA B.
253) Analise o texto abaixo.
- A) Heródoto • veracidade
- B) Xenofonte • exatidão
- C) Políbio • parcialidade
- D) Plutarco • repercussão
- E) Tucídides • imparcialidade
A alternativa correta é letra E) Tucídides • imparcialidade
Vamos analisar cada alternativa e ver qual preenche corretamente as lacunas do texto.
A) Heródoto • veracidade
INCORRETO. Embora Heródoto seja um importante historiador da antiguidade, ele não é o autor da obra "História da Guerra do Peloponeso". Heródoto é conhecido como o "pai da história" e sua obra mais famosa é "As Histórias", onde ele relata sobre a Guerra do Peloponeso, mas de forma menos metódica e mais baseada em narrativas míticas e lendárias. Portanto, atribuir a ele a autoria da "História da Guerra do Peloponeso" e a preocupação com a "veracidade" é incorreto.
B) Xenofonte • exatidão
INCORRETO. Xenofonte, apesar de ser um historiador e filósofo grego do século V a.C., não é o autor da obra "História da Guerra do Peloponeso". Ele escreveu uma obra chamada "Helênicas", que é uma continuação da obra de Tucídides, mas não se preocupa tanto com a "exatidão" dos fatos quanto com a interpretação e análise dos eventos.
C) Políbio • parcialidade
INCORRETO. Políbio é um historiador grego, mas do século II a.C., portanto não poderia ter escrito a "História da Guerra do Peloponeso" no século V a.C. Além disso, sua principal preocupação historiográfica não era a "parcialidade", mas sim a universalidade dos eventos históricos.
D) Plutarco • repercussão
INCORRETO. Plutarco é um historiador e biógrafo grego do século I d.C., portanto não poderia ter escrito a "História da Guerra do Peloponeso" no século V a.C. Além disso, sua principal contribuição para a historiografia foi através de suas "Vidas Paralelas", uma coleção de biografias de homens famosos, e não uma análise da "repercussão" de eventos históricos.
E) Tucídides • imparcialidade
CORRETO. Tucídides é de fato o autor da obra "História da Guerra do Peloponeso" e era conhecido por sua abordagem objetiva e imparcial dos eventos históricos. Ele se esforçou para relatar os fatos de forma precisa e sem recorrer a lendas ou mitos, o que é consistente com a descrição dada no texto. A preocupação de Tucídides com a "imparcialidade" é uma característica marcante de sua obra e contribuiu para a sua reputação como um dos grandes historiadores da antiguidade.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA E.
254) Analise as afirmativas abaixo sobre a historiografia da Grécia Antiga.
- A) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
- B) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
- C) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
- D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
- E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
A alternativa correta é letra A) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
Vamos analisar cada afirmativa para identificar as corretas:
1. Os pensadores gregos criaram a História como uma investigação sobre o seu tempo, procurando recorrer a testemunhos oculares dos acontecimentos significativos observados.
VERDADEIRO. Os historiadores gregos, como Heródoto e Tucídides, são conhecidos por terem desenvolvido uma abordagem à história que se baseava na investigação e na análise crítica dos eventos. Eles buscavam fontes primárias e testemunhos oculares para fundamentar suas narrativas, em vez de se basear apenas em tradições orais ou mitos.
2. Heráclito descreveu as guerras entre gregos e utilizou como fontes escritos de Parmênides sobre os espólios e os tributos cobrados dos povos vencidos.
FALSO. Heráclito e Parmênides são conhecidos como filósofos pré-socráticos, e não como historiadores. Heráclito é mais conhecido por sua filosofia do fluxo e da mudança constante, enquanto Parmênides é conhecido por sua teoria do ser. Não há evidências de que tenham escrito sobre guerras ou tributos.
3. Os historiadores gregos mais antigos privilegiaram as fontes orais, pois não dispunham de material bibliográfico ou documentos e escritos considerados suficientes.
VERDADEIRO. Antes do desenvolvimento da escrita e da disponibilidade de documentos escritos, as histórias eram transmitidas oralmente. Portanto, os primeiros historiadores gregos, como Heródoto, se baseavam em grande parte em relatos orais e tradições transmitidas de geração em geração.
4. Plutarco foi um biógrafo que estudou as lutas dos gregos contra os romanos, destacando as diferenças estratégicas utilizadas pelos exércitos envolvidos nos combates.
FALSO. Plutarco é conhecido por suas "Vidas Paralelas", uma série de biografias de homens notáveis da Grécia e de Roma. No entanto, sua obra não se concentra especificamente nas lutas entre gregos e romanos, nem destaca as diferenças estratégicas utilizadas por seus exércitos.
5. Tucídides foi o historiador grego que estabeleceu as bases racionais e metodológicas de uma historiografia que buscava a superação da irracionalidade das interpretações da mitologia grega.
VERDADEIRO. Tucídides é frequentemente citado como o primeiro historiador "científico" por causa de sua abordagem rigorosa e sistemática à história. Ele procurou entender os eventos com base em causas racionais, em vez de atribuir os acontecimentos a intervenções divinas ou mitológicas, como era comum na época.
Portanto, as afirmativas corretas são 1, 3 e 5, o que corresponde à alternativa A.
255) Leia abaixo as proposições sobre a religião da Grécia clássica e responda:
- A) Apenas o item III está correto.
- B) Apenas os itens III e IV estão corretos.
- C) Apenas os itens I, II e IV estão corretos.
- D) Todos os itens estão corretos.
A alternativa correta é letra D) Todos os itens estão corretos.
Vamos analisar cada uma das proposições para verificar quais estão corretas:
CORRETO. Na Grécia Antiga, cada cidade-estado, ou pólis, tinha um ou mais deuses patronos, aos quais eram dedicados rituais e oferendas. Em Atenas, por exemplo, a deusa patrona era Atena, a deusa da sabedoria. Esses rituais e oferendas eram parte integral da vida cívica e política da pólis.
CORRETO. O Partenon, localizado na Acrópole de Atenas, era dedicado à deusa Atena, patrona da cidade. Atena Niké era uma das formas da deusa Atena, representando a vitória. O Templo de Atena Niké também se encontra na Acrópole de Atenas e era um local de culto à deusa.
III. Era comum nos templos religiosos a presença de sacerdotes ou sacerdotisas, que atuavam como oráculos, davam conselhos e faziam previsões.
CORRETO. Os templos na Grécia Antiga eram locais de culto, mas também eram frequentemente associados a oráculos, que eram consultados para obter conselhos e previsões. Os sacerdotes e sacerdotisas desempenhavam um papel importante nesses rituais.
IV. Os heróis gregos eram considerados semideuses, ou seja, eram fruto da relação de deuses com humanos mortais.
CORRETO. Na mitologia grega, muitos heróis eram considerados semideuses, nascidos da união de um deus com um mortal. Herácles (Hércules na mitologia romana) é um exemplo famoso de um herói semideus, filho de Zeus e da mortal Alcmena.
Portanto, todas as proposições estão corretas, o que nos leva à alternativa D.
256) Ésquilo e Sófocles escreveram tragédias. Eurípedes e Aristófanes escreveram poesias.
- A) Romana.
- B) Grega.
- C) Medieval.
- D) Racionalista.
- E) Renascentista.
A alternativa correta é letra B) Grega.
Vamos analisar cada alternativa, para identificar a cultura que os autores citados representam.
A) Romana.
INCORRETO. Apesar de haver uma forte influência da cultura grega na cultura romana, os autores citados - Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes - são todos gregos, e não romanos. Portanto, esta alternativa está incorreta.
B) Grega.
CORRETO. Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes são todos autores gregos. Ésquilo e Sófocles são famosos por suas tragédias, enquanto Eurípedes e Aristófanes são conhecidos por suas poesias. Esses autores representam a cultura grega, mais especificamente, o período clássico da Grécia Antiga.
C) Medieval.
INCORRETO. A cultura medieval é caracterizada por uma forte influência do cristianismo e do feudalismo, e não tem relação com os autores citados, que são da Grécia Antiga. Portanto, esta alternativa está incorreta.
D) Racionalista.
INCORRETO. O Racionalismo é uma corrente filosófica que surgiu no século XVII, muito tempo depois dos autores citados. Além disso, é uma corrente filosófica, e não uma cultura. Portanto, esta alternativa está incorreta.
E) Renascentista.
INCORRETO. O Renascimento é um período que ocorreu entre os séculos XIV e XVI, muito tempo depois dos autores citados. Além disso, o Renascimento é marcado por um retorno aos ideais clássicos, que incluem a cultura grega, mas os autores citados não são do Renascimento, mas sim da Grécia Antiga. Portanto, esta alternativa está incorreta.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA B.
257) NÃO corresponde a um dos fatores que contribuíram para a expansão cretense no mar Egeu:
- A) A miscigenação cultural entre vários povos.
- B) A absolvição dos valores culturais dos fenícios, minoicos, jônios e dórios.
- C) A utilização de canoas escavacadas em troncos de árvores que, mais tarde, foram substituídas por embarcações mais sofisticadas.
- D) Sua localização, pois, por ser uma ilha, facilitou as atividades mercantilistas com a Grécia continental e com o Egito.
- E) Sua relação de soberania administrativa, proibindo a propriedade privada, advindo da relação do comércio, retardando, assim, o crescimento urbanístico.
A alternativa correta é letra E) Sua relação de soberania administrativa, proibindo a propriedade privada, advindo da relação do comércio, retardando, assim, o crescimento urbanístico.
Gabarito: ALTERNATIVA E
NÃO corresponde a um dos fatores que contribuíram para a expansão cretense no mar Egeu:
- a) A miscigenação cultural entre vários povos.
É importante que o estudante se recorde que Creta foi o berço da civilização Minoica, considerada a mais antiga civilização da Europa, tendo se organizado, grosso modo, entre 3100 a.C. e 1200 a.C.. As origens étnicas minoicas não são indo-europeias, sendo uma civilização anterior a várias manifestações da Anatólia e com grande dinamismo cultural. Seus contatos com outros povos mediterrâneos foram importantes para essa miscigenação, absorvendo diálogos dos mais variados e também conseguindo, a partir do ano 1500 a.C., expandir suas expressões culturais para a Grécia continental. Sem erros na alternativa.
- b) A absolvição dos valores culturais dos fenícios, minoicos, jônios e dórios.
Não faz sentido se falar em "absolver" valores culturais, já que não tem como conceder perdão a valores culturais - a douta banca devia estar tentando falar de uma "absorção". Além disso, a civilização minoico era exatamente a civilização cretense, não fazendo o menor sentido a alternativa. Ou seja, não há meio possível de se julgar o que se propõe aqui.
- c) A utilização de canoas escavacadas em troncos de árvores que, mais tarde, foram substituídas por embarcações mais sofisticadas.
De fato, as embarcações mais antigas encontradas no Mediterrâneo eram canoas escavadas em troncos de árvores, mas a tecnologia cretense avançou muito na fabricação de embarcações. Os indícios apontam que os minoicos conseguiram desenvolver embarcações especializadas, principalmente movidas a remo e com adaptações para o comércio marítimo e para finalidades bélicas. Sem erros na alternativa.
- d) Sua localização, pois, por ser uma ilha, facilitou as atividades mercantilistas com a Grécia continental e com o Egito.
A posição geográfica de Creta lhe deu grande vantagem durante a Antiguidade Clássica, já que está encravada entre o Egito, a Grécia, a Anatólia e a Fenícia. Ou seja, era uma posição estratégica para grandes rotas comerciais, configurando-se um enclave fundamental no Mediterrâneo em meio à ascensão grega, estabelecendo conexões com o Crescente Fértil. Sem erros na alternativa.
- e) Sua relação de soberania administrativa, proibindo a propriedade privada, advindo da relação do comércio, retardando, assim, o crescimento urbanístico.
A alternativa não faz sentido em seus próprios termos. Ora, a atividade comercial exige, em algum grau, a propriedade privada, que era amplamente reconhecida em Creta. Além disso, o poder centralizado da monarquia incentivou obras expressivas, inclusive a construção de importantes cidades como Cnossos. Há erros na alternativa.
Como se pode notar, há duas alternativas com erros significativos. Ainda que sejam mais óbvios os erros da alternativa E, que deveria ser assinalada no momento da prova, não se pode ignorar os outros erros apontados. Portanto, a questão deveria ser ANULADA.
Nosso gabarito: ANULADA
Gabarito da banca: ALTERNATIVA E
258) Sobre a Grécia Antiga, analise as assertivas abaixo:
- A) Apenas IV.
- B) Apenas I e III.
- C) Apenas I, II e IV.
- D) Apenas II, III e IV.
- E) I, II, III e IV.
A alternativa correta é letra C) Apenas I, II e IV.
Gabarito: ALTERNATIVA C
Sobre a Grécia antiga, é importante que o estudante observe que não havia uma perspectiva de unificação ou de centralização entre as cidades-Estados. Ainda que compartilhassem, sim, valores culturais importantíssimos, como a língua, a escrita, a religião e mitos fundadores, essas cidades-Estados helênicas não tinham uma perspectiva de unidade daquele universo cultural, mas sim uma exaltação de diversidades. Aquela região só seria unificada com as invasões da Macedônia de Alexandre, o Grande, que estabeleceria um vasto império e valorizaria muito a cultura grega. Já o vocabulário em torno de "Grécia" tem, sim, origem latina com a ascensão romana, que anexaria a região também. Gregos era a forma como os romanos se referiam aos helenos - isto é, aos habitantes da Hélade. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
É relativamente comum que o estudante se confunda com apontamentos como "setentrional"; então é mister esclarecer que a palavra faz referência ao Norte - então, tratamos aqui das regiões mais ao norte do território grego. Observemos, então, o mapa da região:
Como podemos ver na mancha esverdeada, Tessália e Etólia estão, de fato, na Grécia setentrional. Mas a Fócida, que não está destacada no mapa, fica na faixa central da Grécia, sendo Delfos (que está no mapa) uma das suas principais cidades. A Lacônia, por sua vez, é a região em que está localizada Esparta; ao passo que Messênia está a Oeste, abrangendo a área do Peloponeso - consequentemente, nenhuma das duas envolve diretamente Corinto. Afirmativa falsa.
O chamado Período Homérico compreende um período da civilização do Egeu situado entre as invasões dóricas (1150 a.C.) e o florescimento do sistema de cidades-Estados em por volta de 800 a.C.. Trata-se de um período fundamental para cultura da região, já que emerge o uso do alfabeto grego para registros de toda a região. Considerado uma das primeiras codificações legais da humanidade, o Código de Hamurabi foi desenvolvido na Mesopotâmica por volta de 1700 a.C.. Baseado na Lei de Talião (princípios de retaliação), é um dos mais antigos esforços de organização da vida social pela formulação de leis codificadas explicitamente. Seu princípio famoso ("olho por olho, dente por dente") expressa uma noção arcaica de justiça e de funcionamento da sociedade. As duas grandes obras atribuídas a Homero são A Ilíada e A Odisseia, os poemas fundadores da literatura ocidental. Afirmativa falsa.
A cidadania ateniense era muito restrita numa sociedade marcada por diferenças bastante profundas. Não gozavam de direitos políticos (tampouco de cidadania plena) as mulheres, os escravos e os estrangeiros - sendo o homem livre ateniense a única versão autorizada para o pleno ingresso na vida pública. Nesse sentido, há de se entender que o pensamento de Atenas era profundamente ligado às questões comuns da pólis, havendo um grande grau de adesão ao seu modelo democrático. O modelo de deliberação fundamental era o da ágora, no qual os cidadãos participavam diretamente do processo político, sem a eleição prévia de representantes. Então, havia, sim, estrangeiros livres na cidade, mas eles não gozavam de plena cidadania no funcionamento democrático. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
Portanto, são verdadeiras as afirmativas I e IV.
Quais estão corretas?
a) Apenas IV.
b) Apenas I e III.
c) Apenas I, II e IV.
d) Apenas II, III e IV.
e) I, II, III e IV.
Como pode notar o estudante, é inaceitável a afirmativa II por erros bastante claros; com isso nenhuma das alternativas elenca apenas afirmativas corretas. Sem possibilidade de resposta, a questão deveria ser ANULADA.
Nosso gabarito: ANULADA
Gabarito da banca: ALTERNATIVA C
259) A ideia de uma História da Grécia unificada, com começo, meio e fim, está sendo abandonada pelos historiadores do século XXI. A ideia de que era possível narrar a História da Grécia por meio das suas principais cidades, Atenas e Esparta, parece também ter perdido sentido.
- A) a importância das principais cidades gregas tem sido reavaliada, porque as suas contribuições mais notáveis foram superestimadas e não se consideraram as extraordinárias contribuições dos povos primitivos dessa região.
- B) os espaços urbanos das principais cidades da Grécia foram os que receberam as maiores concentrações populacionais na Antiguidade e não dependiam da produção do campo, que era pequena e com baixa produtividade.
- C) a historiografia da civilização grega reconhece a importância das suas principais cidades, especialmente pela capacidade de mobilização militar, e aponta para as recorrentes fragilidades econômicas no comércio a longa distância.
- D) as duas cidades citadas foram exceções, não a regra, e a maioria das cidades tinha dimensões mínimas e não era autônoma, além de inúmeras localidades e regiões nunca se organizarem como cidades.
- E) os principais avanços na produção cultural e científica das cidades gregas, como o direito escrito e as importantes obras teatrais, concretizou-se apenas depois do estabelecimento do domínio romano sobre essas regiões.
A alternativa correta é letra D) as duas cidades citadas foram exceções, não a regra, e a maioria das cidades tinha dimensões mínimas e não era autônoma, além de inúmeras localidades e regiões nunca se organizarem como cidades.
Gabarito: ALTERNATIVA D
(Noberto Luiz Guarinello, História Antiga. São Paulo: Contexto, 2013, p. 41. Texto adaptado)
- A partir do excerto, é correto considerar que
Note o estudante o que pede o enunciado: que se assinale a alternativa que mais bem se adeque ao excerto citado no enunciado. Ou seja, trata-se de um esforço de interpretação de texto. Assim, sigamos às alternativas.
- a) a importância das principais cidades gregas tem sido reavaliada, porque as suas contribuições mais notáveis foram superestimadas e não se consideraram as extraordinárias contribuições dos povos primitivos dessa região.
O ponto abordado no excerto é que não é suficiente se fixar nas principais cidades-Estados, sendo necessário se observar o mundo grego em suas complexidades. Alternativa errada.
- b) os espaços urbanos das principais cidades da Grécia foram os que receberam as maiores concentrações populacionais na Antiguidade e não dependiam da produção do campo, que era pequena e com baixa produtividade.
A alternativa não guarda nenhuma relação com o excerto citado. Além disso, a maioria da população grega estava nos campos, sendo necessária grande quantidade de mão de obra rural para garantir o abastecimento das cidades. Alternativa errada.
- c) a historiografia da civilização grega reconhece a importância das suas principais cidades, especialmente pela capacidade de mobilização militar, e aponta para as recorrentes fragilidades econômicas no comércio a longa distância.
A alternativa inverte o argumento do excerto. A historiografia passa a questionar a representatividade das principais cidades-Estados, abandonando a ideia de uma história unificada da Grécia antiga. Alternativa errada.
- d) as duas cidades citadas foram exceções, não a regra, e a maioria das cidades tinha dimensões mínimas e não era autônoma, além de inúmeras localidades e regiões nunca se organizarem como cidades.
De fato, a historiografia contemporânea vê que as trajetórias de Esparta e de Atenas não são representativas do conjunto da antiguidade grega. As demais cidades eram pequenas, nem sempre configurando cidades-Estados. ALTERNATIVA CORRETA.
- e) os principais avanços na produção cultural e científica das cidades gregas, como o direito escrito e as importantes obras teatrais, concretizou-se apenas depois do estabelecimento do domínio romano sobre essas regiões.
Além de não guardar nenhuma relação o excerto citado, a alternativa é inteiramente falsa. O apogeu cultural e científico das cidades-Estados gregas se deu no período helênico, que é séculos anterior às invasões romanas. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.
260) Um dos primeiros grandes legisladores gregos foi Drácon que
- A) estabeleceu um critério censitário para a participação política.
- B) realizou uma série de obras públicas para empregar as camadas mais pobres.
- C) organizou e registrou as leis por escrito.
- D) implantou a democracia em Atenas.
- E) organizou o governo com base na Bulé.
A alternativa correta é letra C) organizou e registrou as leis por escrito.
Vamos analisar cada alternativa, para identificar a ação que se refere ao legislador grego Drácon.
A) Estabeleceu um critério censitário para a participação política.
INCORRETO. Drácon não estabeleceu um critério censitário para a participação política. Este critério, que limitava a participação política aos cidadãos mais ricos, foi estabelecido por Sólon, outro legislador grego, que sucedeu Drácon. Sólon é conhecido por ter introduzido reformas que atenuaram as diferenças sociais em Atenas, incluindo a abolição da escravidão por dívidas e a introdução de um sistema político baseado na riqueza, e não no nascimento.
B) Realizou uma série de obras públicas para empregar as camadas mais pobres.
INCORRETO. Não há registros históricos que indicam que Drácon realizou uma série de obras públicas para empregar as camadas mais pobres. Esta alternativa parece confundir Drácon com Péricles, outro líder ateniense, que é conhecido por ter promovido uma série de obras públicas durante o seu governo, como parte de um programa de emprego para os cidadãos mais pobres.
C) Organizou e registrou as leis por escrito.
CORRETO. Drácon é conhecido na história como o legislador que, pela primeira vez, registrou as leis por escrito. Antes de Drácon, as leis eram transmitidas oralmente e eram frequentemente sujeitas a interpretações variadas. Ao registrar as leis por escrito, Drácon proporcionou uma base mais sólida e consistente para o sistema legal ateniense.
D) Implantou a democracia em Atenas.
INCORRETO. Drácon não implantou a democracia em Atenas. A democracia ateniense foi estabelecida por Clístenes, outro legislador grego, que sucedeu Sólon. Clístenes é conhecido por ter introduzido uma série de reformas que deram origem à democracia ateniense, incluindo a reorganização das tribos atenienses e o estabelecimento da Bulé, ou conselho dos 500.
E) Organizou o governo com base na Bulé.
INCORRETO. Drácon não organizou o governo com base na Bulé. Como mencionado acima, a Bulé, ou conselho dos 500, foi estabelecida por Clístenes, como parte das suas reformas para estabelecer a democracia em Atenas.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA C.