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Questões Sobre Grécia Antiga - História - concurso

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271) A história da Grécia Antiga é dividida em vários períodos, sendo um dos primeiros o chamado Período Homérico. Dentro dessa periodização encontramos características inerentes à civilização grega, que remetem a sua forma de organização política, econômica e social. São características do Período Homérico da Grécia Antiga:

  • A) Os gregos se organizavam em unidades autônomas gerenciadas politicamente pelo Senado.
  • B) Os gregos se organizavam em estruturas familiares chamadas genos; o poder estava nas mãos do patriarca chamado pater.
  • C) Cada geno era autossuficiente em termos agrícolas e a fome nunca foi um problema para os gregos, pois possuíam rios que fertilizavam o solo.
  • D) Devido às crises de fome que afetavam os genos, os gregos do Período Homérico realizaram associações entre os genos, o que recebeu o nome de Liga do Peloponeso.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Os gregos se organizavam em estruturas familiares chamadas genos; o poder estava nas mãos do patriarca chamado pater.

Vamos analisar cada alternativa, para identificar as características do Período Homérico da Grécia Antiga.

 

A) Os gregos se organizavam em unidades autônomas gerenciadas politicamente pelo Senado.

INCORRETO. Durante o Período Homérico, a organização política dos gregos estava centrada nas estruturas familiares, os genos, e não em unidades autônomas gerenciadas por um Senado. O Senado como instituição política é mais característico da República Romana, e não da Grécia Antiga. A organização política dos gregos no Período Homérico era muito mais descentralizada e baseada em estruturas familiares e tribais. Alternativa errada.

 

B) Os gregos se organizavam em estruturas familiares chamadas genos; o poder estava nas mãos do patriarca chamado pater.

CORRETO. Durante o Período Homérico, os gregos se organizavam em estruturas familiares chamadas genos. O genos era uma unidade de organização social, econômica e política, formada por várias famílias ligadas por laços de parentesco e que reconheciam a autoridade de um chefe, o pater. Este era o responsável por tomar as decisões importantes, representar a comunidade nas relações com outros genos e garantir a ordem interna. Alternativa correta.

 

C) Cada geno era autossuficiente em termos agrícolas e a fome nunca foi um problema para os gregos, pois possuíam rios que fertilizavam o solo.

INCORRETO. Embora os genos fossem unidades autossuficientes em termos econômicos, a agricultura na Grécia Antiga era limitada pelas condições geográficas do território, que não era muito fértil. A escassez de terras aráveis levava a frequentes disputas e conflitos entre os genos. Além disso, a Grécia Antiga não possuía rios que fertilizassem o solo como, por exemplo, o Nilo no Egito Antigo. Portanto, a fome e a escassez de alimentos eram problemas recorrentes. Alternativa errada.

 

D) Devido às crises de fome que afetavam os genos, os gregos do Período Homérico realizaram associações entre os genos, o que recebeu o nome de Liga do Peloponeso.

INCORRETO. A Liga do Peloponeso foi uma aliança militar liderada pela cidade-estado de Esparta durante a Guerra do Peloponeso, muito depois do Período Homérico. Durante o Período Homérico, os genos eram unidades autônomas e independentes, e não havia uma organização política maior que unisse diferentes genos em uma liga ou federação. Alternativa errada.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA B.

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272) A Grécia Antiga alcançou um alto grau de desenvolvimento em diversos campos, com destaque para política, filosofia e economia. Porém, nem mesmo este alto desenvolvimento impediu a ocorrência de crises e a derrocada desta civilização. São considerados fatores responsáveis pelo declínio da Grécia Antiga:

  • A) A Liga de Delos conquistou a Grécia e impôs um novo modelo político-econômico liderado por Esparta.
  • B) As Guerras Médicas realizadas contra os persas foram as últimas grandes batalhas travadas pelos gregos.
  • C) A rivalidade entre as pólis de Atenas e Esparta, na Guerra do Peloponeso, e as invasões persas e macedônicas.
  • D) A ocorrência de uma grande peste que dizimou boa parte dos gregos, impedindo-os de resistir contra os invasores.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) A rivalidade entre as pólis de Atenas e Esparta, na Guerra do Peloponeso, e as invasões persas e macedônicas.

Vamos analisar cada alternativa para identificar os fatores que contribuíram para o declínio da Grécia Antiga.

 

A) A Liga de Delos conquistou a Grécia e impôs um novo modelo político-econômico liderado por Esparta.

INCORRETO. A Liga de Delos não conquistou a Grécia, mas foi uma aliança de cidades-estado gregas liderada por Atenas, e não por Esparta, criada para a defesa comum contra a ameaça persa. A Liga de Delos não impôs um novo modelo político-econômico, mas foi um instrumento de domínio ateniense sobre as demais cidades-estado aliadas, o que gerou tensões e rivalidades, mas não foi um fator direto para o declínio da Grécia Antiga.

 

B) As Guerras Médicas realizadas contra os persas foram as últimas grandes batalhas travadas pelos gregos.

INCORRETO. As Guerras Médicas, travadas entre gregos e persas, foram de fato grandes conflitos da Grécia Antiga, mas não foram as últimas grandes batalhas travadas pelos gregos. Após as Guerras Médicas, ocorreu a Guerra do Peloponeso, um conflito interno entre as cidades-estado de Atenas e Esparta e seus respectivos aliados, que foi um fator importante para o enfraquecimento da Grécia Antiga.

 

C) A rivalidade entre as pólis de Atenas e Esparta, na Guerra do Peloponeso, e as invasões persas e macedônicas.

CORRETO. A rivalidade entre Atenas e Esparta, que culminou na Guerra do Peloponeso, foi um dos fatores que contribuíram para o declínio da Grécia Antiga, pois enfraqueceu as cidades-estado gregas e facilitou a conquista por forças externas. As invasões persas e, posteriormente, macedônicas, foram também fatores importantes para o declínio da Grécia Antiga.

 

D) A ocorrência de uma grande peste que dizimou boa parte dos gregos, impedindo-os de resistir contra os invasores.

INCORRETO. Embora a peste de Atenas, que ocorreu durante a Guerra do Peloponeso, tenha causado grande mortalidade e enfraquecido a cidade de Atenas, não há evidências de que uma grande peste tenha dizimado uma boa parte dos gregos a ponto de impedir a resistência contra os invasores. Além disso, a peste de Atenas foi um evento específico e não um fator geral para o declínio da Grécia Antiga.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA C.

273) Considere os itens abaixo sobre a Antiguidade Clássica Grega e, a seguir, assinale a alternativa correta:

I. O período Homérico corresponde ao apogeu e à decadência da civilização cretense, que se desenvolveu em Creta, a maior ilha do Mar Egeu.

II. O termo Antiguidade Clássica refere-se a um longo período da História da Europa que se estende aproximadamente do século VIII a.C., com o surgimento da poesia grega de Homero, à queda do Império romano do ocidente no século V d.C., mais precisamente no ano 476.

III. A partir das invasões dórias teve início um período Homérico, porque o conhecimento que se tem da sociedade grega da época se deve, em grande parte, a dois poemas – a Ilíada e a Odisseia -, atribuídos a Homero.

  • A) Apenas o Item I está correto.
  • B) Apenas o Item II está correto.
  • C) Apenas o Item III está correto.
  • D) Apenas os Itens I e II estão corretos.
  • E) Apenas os Itens II e III estão corretos.

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A alternativa correta é letra E) Apenas os Itens II e III estão corretos.

Vamos analisar cada item para identificar o que está correto.

 

INCORRETO. O Período Homérico, que se estende aproximadamente do século XII ao século VIII a.C., não corresponde ao apogeu nem à decadência da civilização cretense, mas sim a um período da história grega que se segue à queda da civilização micênica. A civilização cretense, também conhecida como civilização minoica, floresceu em Creta muito antes, aproximadamente entre os séculos XXVII e XV a.C., e já havia entrado em declínio antes do início do Período Homérico. Portanto, o item I está incorreto.

 

CORRETO. A Antiguidade Clássica de fato se refere a um longo período que se estende do século VIII a.C. ao século V d.C., abrangendo o apogeu e a queda tanto da civilização grega quanto da civilização romana. O início desse período é marcado pelo surgimento da poesia grega de Homero, e o fim é marcado pela queda do Império Romano do Ocidente no ano 476 d.C. Portanto, o item II está correto.

 

CORRETO. As invasões dórias, que ocorreram por volta do século XII a.C., marcaram o início do Período Homérico. Esse período é assim chamado porque muito do que se sabe sobre a Grécia antiga dessa época vem dos épicos Ilíada e Odisseia, atribuídos ao poeta Homero. Portanto, o item III está correto.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA E (Apenas os Itens II e III estão corretos).

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274) Analise as afirmativas abaixo:

1. Os historiadores gregos criaram a história como investigação sobre a época em que viveram, privilegiando os testemunhos oculares dos acontecimentos narrados.

2. Influenciado pelo pensamento platônico do mundo das ideias, Heródoto criou a história como conhecimento subjetivo.

3. Tucídides acreditava que única história verdadeira era a que tratava da política e das guerras.

4. Aristóteles, inspirado no aforismo “conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”, criou a história como resultado da reflexão.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • B) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
  • C) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

Vamos analisar cada afirmativa para identificar quais são corretas.

   

1. Os historiadores gregos criaram a história como investigação sobre a época em que viveram, privilegiando os testemunhos oculares dos acontecimentos narrados.

CORRETO. Os historiadores gregos, como Heródoto e Tucídides, de fato, desenvolveram uma história voltada para a investigação dos acontecimentos de sua época. Eles valorizavam os testemunhos oculares dos acontecimentos, buscando uma narrativa baseada em fatos e evidências, e não em mitos ou lendas.

   

2. Influenciado pelo pensamento platônico do mundo das ideias, Heródoto criou a história como conhecimento subjetivo.

INCORRETO. Heródoto é considerado o "pai da História" e sua abordagem era empírica, baseada em evidências e testemunhos, e não subjetiva. Ele não foi influenciado pelo pensamento platônico do mundo das ideias. Além disso, o pensamento platônico é mais associado à filosofia e não à história como conhecimento subjetivo.

   

3. Tucídides acreditava que única história verdadeira era a que tratava da política e das guerras.

CORRETO. Tucídides é conhecido por sua obra "História da Guerra do Peloponeso", que se concentra nos eventos políticos e militares. Ele acreditava que a história verdadeira deveria se concentrar nos eventos significativos que moldam a vida das cidades-estado, como a política e as guerras.

   

4. Aristóteles, inspirado no aforismo “conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”, criou a história como resultado da reflexão.

INCORRETO. Aristóteles é mais conhecido por suas contribuições à filosofia e à lógica do que à história. Além disso, o aforismo "conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses" é geralmente atribuído a Sócrates, não a Aristóteles. Aristóteles valorizava a observação e a coleta de dados em suas investigações, o que não se alinha com a ideia de história como resultado da reflexão.

   

Portanto, as afirmativas corretas são 1 e 3. A alternativa correta é a LETRA A.

275) “No tempo de Péricles (461-429 a.C), o comparecimento à assembleia soberana era aberto a todo o cidadão. A assembleia era um comício ao ar livre que reunia centenas de atenienses do sexo masculino, com idade superior a 18 anos. Todos os que compareciam tinham direito de fazer uso da palavra. As decisões da assembleia representavam a palavra final na guerra e na paz, nos tratados, nas finanças, nas legislações, nas obras públicas, no julgamento dos casos mais importantes, na eleição de administradores, enfim na totalidade das atividades governamentais.”

(BRAICK, Patrícia Ramos; Mota, Myriam Becho. História: Das cavernas ao terceiro milênio. 2. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2010. p. 102.)

Com base nessa informação, conclui-se que, em Atenas, no período de Péricles:

  • A) A democracia se consolidou e atingiu sua plenitude por meio de princípios como o da isonomia, isocracia e isegoria, que se definiu como a igualdade de direito ao acesso à palavra na assembleia soberana.
  • B) A cidadania ateniense fundamentava-se na igualdade de gênero, garantindo aos cidadãos o pleno direito à palavra independentemente de sexo, impondo como limite a idade de dezoito anos.
  • C) A relação de poder entre funcionários do estado e a elite política ateniense assegurava a manutenção de um regime de governo aristocrático no qual somente os homens exerciam o direito de cidadania.
  • D) Os cidadãos atenienses eram guiados por uma burocracia estatal que impediu o rodízio dos cargos administrativos, de modo que a liderança direta e pessoal era exercida por uma minoria de homens jovens.

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A alternativa correta é letra A) A democracia se consolidou e atingiu sua plenitude por meio de princípios como o da isonomia, isocracia e isegoria, que se definiu como a igualdade de direito ao acesso à palavra na assembleia soberana.

Vamos analisar cada alternativa, para identificar a que melhor se encaixa na descrição do período de Péricles em Atenas.

 

A) A democracia se consolidou e atingiu sua plenitude por meio de princípios como o da isonomia, isocracia e isegoria, que se definiu como a igualdade de direito ao acesso à palavra na assembleia soberana.

CORRETO. O texto menciona que "todos os que compareciam tinham direito de fazer uso da palavra", o que é a definição de isegoria. Isocracia e isonomia são princípios que se referem, respectivamente, à igualdade de poder e à igualdade perante a lei, que também são compatíveis com a descrição da democracia ateniense no período de Péricles.

 

B) A cidadania ateniense fundamentava-se na igualdade de gênero, garantindo aos cidadãos o pleno direito à palavra independentemente de sexo, impondo como limite a idade de dezoito anos.

INCORRETO. O texto afirma que a assembleia reunia "atenienses do sexo masculino", o que contradiz a ideia de igualdade de gênero. Portanto, essa alternativa está incorreta.

 

C) A relação de poder entre funcionários do estado e a elite política ateniense assegurava a manutenção de um regime de governo aristocrático no qual somente os homens exerciam o direito de cidadania.

INCORRETO. A descrição da assembleia soberana no texto não indica que havia uma elite política que controlava o poder. O texto menciona que as decisões da assembleia, que era aberta a todos os cidadãos do sexo masculino, eram a palavra final em todas as atividades governamentais. Isso não é compatível com um regime aristocrático, onde o poder é detido por uma elite. Portanto, essa alternativa está incorreta.

 

D) Os cidadãos atenienses eram guiados por uma burocracia estatal que impediu o rodízio dos cargos administrativos, de modo que a liderança direta e pessoal era exercida por uma minoria de homens jovens.

INCORRETO. A descrição da assembleia soberana no texto não indica que havia uma burocracia que impedia o rodízio de cargos administrativos. O texto menciona que a assembleia era responsável pela "eleição de administradores", o que sugere que havia um sistema de rodízio. Portanto, essa alternativa está incorreta.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA A.

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276) Considerando a Antiguidade Oriental e a Clássica, com seus desdobramentos na Europa Medieval e Moderna, julgue o item a seguir.

Surgida na Grécia Antiga, a democracia conheceu formas e práticas distintas ao longo dos séculos, ora avançando, ora retrocedendo; em Atenas, seu berço, dela participavam todos os habitantes da pólis, inclusive escravos, mulheres e estrangeiros.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra B) Errado

Vamos analisar o enunciado:

"Surgida na Grécia Antiga, a democracia conheceu formas e práticas distintas ao longo dos séculos, ora avançando, ora retrocedendo; em Atenas, seu berço, dela participavam todos os habitantes da pólis, inclusive escravos, mulheres e estrangeiros."

A primeira parte do enunciado está correta: a democracia realmente surgiu na Grécia Antiga e passou por diversas transformações ao longo dos séculos. No entanto, a segunda parte do enunciado contém uma informação incorreta. Na democracia ateniense, não todos os habitantes da pólis tinham direito ao voto. Escravos, mulheres e estrangeiros (metecos) eram excluídos do processo de tomada de decisões. Apenas os cidadãos atenienses (homens livres nascidos de pais atenienses) tinham direito ao voto.

Portanto, apesar de o enunciado estar parcialmente correto ao afirmar que a democracia surgiu na Grécia Antiga e passou por diversas formas e práticas, ele está ERRADO ao afirmar que todos os habitantes da pólis, inclusive escravos, mulheres e estrangeiros, participavam da democracia ateniense.

277) No pensamento grego, tudo o que é “musical” se relaciona intimamente com o ritual, sobretudo com as festas, nas quais, evidentemente, o ritual possui sua função específica. Talvez não haja uma descrição mais lúcida das relações entre o ritual, a dança, a música e o jogo do que a das Leis de Platão. Os deuses, diz ele, cheios de piedade pela raça humana, condenada ao sofrimento, ordenaram que se realizassem as festas de ação de graças como descanso para suas preocupações, e deram-lhes Apolo, as Musas e Dionísio como companheiros dessas festas, a fim de que essa divina comunidade festiva restabelecesse a ordem das coisas entre os homens.

(Johan Huizinga. Homo ludens, 2007.)

O excerto, que aborda história e pensamento na Grécia Antiga, caracteriza

  • A) a dimensão material dos sentimentos e das ações políticas dos homens, sustentada pela filosofia clássica.
  • B) a centralidade do mito na sociedade antiga grega e o vínculo desse mito com manifestações de caráter público.
  • C) a fragilidade do politeísmo perante a lógica e a incapacidade desse politeísmo de mobilizar politicamente a sociedade.
  • D) as origens filosóficas da piedade e do sentimento de culpa posteriormente apropriados pelo cristianismo.
  • E) as matrizes religiosas da democracia grega e o reconhecimento por essa democracia da igualdade entre os homens livres.

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A alternativa correta é letra B) a centralidade do mito na sociedade antiga grega e o vínculo desse mito com manifestações de caráter público.

Vamos analisar cada alternativa, para identificar a característica do pensamento na Grécia Antiga que é abordado no excerto.

 

A) a dimensão material dos sentimentos e das ações políticas dos homens, sustentada pela filosofia clássica.

INCORRETO. O texto não aborda a filosofia clássica nem a dimensão material dos sentimentos e das ações políticas dos homens. Ele fala sobre a relação entre música, ritual, festas e jogo no pensamento grego, e como os deuses são vistos como tendo estabelecido esses elementos para aliviar o sofrimento humano. Portanto, essa alternativa não é correta.

 

B) a centralidade do mito na sociedade antiga grega e o vínculo desse mito com manifestações de caráter público.

CORRETO. O texto menciona a importância dos deuses na sociedade grega antiga e como eles são vistos como tendo estabelecido rituais e festas para aliviar o sofrimento humano. Esses rituais e festas são manifestações públicas que estão ligadas ao mito. Portanto, essa alternativa é correta.

 

C) a fragilidade do politeísmo perante a lógica e a incapacidade desse politeísmo de mobilizar politicamente a sociedade.

INCORRETO. O texto não discute a relação entre politeísmo, lógica e política. Ele se concentra na relação entre música, ritual, festas e jogo no pensamento grego, e como os deuses são vistos como tendo estabelecido esses elementos para aliviar o sofrimento humano. Portanto, essa alternativa não é correta.

 

D) as origens filosóficas da piedade e do sentimento de culpa posteriormente apropriados pelo cristianismo.

INCORRETO. O texto não discute as origens filosóficas da piedade e do sentimento de culpa, nem a apropriação desses conceitos pelo cristianismo. Ele se concentra na relação entre música, ritual, festas e jogo no pensamento grego, e como os deuses são vistos como tendo estabelecido esses elementos para aliviar o sofrimento humano. Portanto, essa alternativa não é correta.

 

E) as matrizes religiosas da democracia grega e o reconhecimento por essa democracia da igualdade entre os homens livres.

INCORRETO. O texto não discute a democracia grega, suas raízes religiosas ou o reconhecimento da igualdade entre homens livres. Ele se concentra na relação entre música, ritual, festas e jogo no pensamento grego, e como os deuses são vistos como tendo estabelecido esses elementos para aliviar o sofrimento humano. Portanto, essa alternativa não é correta.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA B.

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278) Assinale a alternativa correta sobre fatores da Guerra do Peloponeso (431- 404 a.C.).

  • A) Resultou de uma manobra espartana para assegurar sua hegemonia no Mar Egeu.
  • B) Envolveu uma tentativa de Atenas para dividir a Grécia em várias cidades-estados.
  • C) Significou um confronto econômico entre cidades que formavam a confederação de Delfos.
  • D) Resultou uma tentativa da Pérsia para diminuir a influência grega na Ásia Menor.
  • E) Foi um conflito entre duas ideologias: Esparta, oligárquica; e Atenas, democrática.

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A alternativa correta é letra E) Foi um conflito entre duas ideologias: Esparta, oligárquica; e Atenas, democrática.

Vamos analisar cada alternativa, para identificar o fator correto da Guerra do Peloponeso.

 

A) Resultou de uma manobra espartana para assegurar sua hegemonia no Mar Egeu.

INCORRETO. Esparta era conhecida por ser uma potência terrestre, não marítima. A cidade-estado não tinha como objetivo principal assegurar hegemonia no Mar Egeu, mas sim manter o controle sobre a Península do Peloponeso. A alternativa é, portanto, incorreta.

 

B) Envolveu uma tentativa de Atenas para dividir a Grécia em várias cidades-estados.

INCORRETO. Atenas, durante o período do conflito, buscava expandir sua influência e poder, mas não necessariamente dividir a Grécia em várias cidades-estados. A cidade-estado ateniense estava mais interessada em manter e expandir a hegemonia da Liga de Delos, uma aliança de cidades-estados liderada por Atenas. Portanto, a alternativa é incorreta.

 

C) Significou um confronto econômico entre cidades que formavam a confederação de Delfos.

INCORRETO. A confederação de Delfos não é um termo historicamente conhecido ou relevante para o contexto da Guerra do Peloponeso. A guerra foi, em grande parte, um conflito entre a Liga de Delos, liderada por Atenas, e a Liga do Peloponeso, liderada por Esparta. Portanto, a alternativa é incorreta.

 

D) Resultou uma tentativa da Pérsia para diminuir a influência grega na Ásia Menor.

INCORRETO. A Pérsia, de fato, desempenhou um papel na Guerra do Peloponeso, mas não foi a causa principal do conflito. A guerra foi principalmente um conflito interno grego, embora a Pérsia tenha aproveitado a situação para tentar diminuir a influência grega na Ásia Menor. Portanto, a alternativa é incorreta.

 

E) Foi um conflito entre duas ideologias: Esparta, oligárquica; e Atenas, democrática.

CORRETO. A Guerra do Peloponeso foi, em essência, um conflito entre duas cidades-estado gregas com ideologias políticas diferentes. Esparta era uma oligarquia militar, enquanto Atenas era uma democracia. O conflito entre essas duas cidades-estado foi, em muitos aspectos, um conflito entre essas duas formas de governo. Portanto, a alternativa é correta.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA E.

279) O termo demokratia foi cunhado pelos gregos na antiguidade parra designar uma forma de governo em que

  • A) cada indivíduo da pólis tem direito de participar da vida social e política, de acordo com seus interesses.

  • B) homens e mulheres do corpo político reúnem-se em assembleia para tomar decisões sobre problemas comuns diretamente. 

  • C) o conjunto dos cidadãos tem a titularidade do poder político, de modo que a administração da pólis é responsabilidade dos cidadãos e está sob seu controle.

  • D) o poder político é distribuído entre os cidadãos proprietários, os quais lutam para manter seus interesses e liberdades privadas em relação ao Estado.

  • E) a comunidade cívica escolhe seus representantes, mediante um sistema eleitoral, para constituir uma estrutura impessoal de comando e de administração.

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A alternativa correta é letra C) o conjunto dos cidadãos tem a titularidade do poder político, de modo que a administração da pólis é responsabilidade dos cidadãos e está sob seu controle.

Vamos analisar cada alternativa, para identificar a forma de governo que os gregos antigos designavam como "demokratia".

 

A) cada indivíduo da pólis tem direito de participar da vida social e política, de acordo com seus interesses.

INCORRETO. Embora a democracia permita a participação dos indivíduos na vida social e política, a alternativa é imprecisa porque sugere que essa participação ocorria de acordo com os interesses individuais. Na verdade, a democracia grega era caracterizada por uma participação cívica que visava o bem comum da pólis, não os interesses individuais. Além disso, é importante lembrar que nem todos os indivíduos tinham o direito de participar: mulheres, escravos e estrangeiros residentes eram excluídos.

 

B) homens e mulheres do corpo político reúnem-se em assembleia para tomar decisões sobre problemas comuns diretamente.

INCORRETO. A democracia ateniense era de fato caracterizada pela reunião de cidadãos em assembleia para tomar decisões. No entanto, a alternativa está errada ao sugerir que homens e mulheres participavam dessas assembleias. Na verdade, apenas os homens livres nascidos em Atenas tinham o direito de participar da vida política da cidade.

 

C) o conjunto dos cidadãos tem a titularidade do poder político, de modo que a administração da pólis é responsabilidade dos cidadãos e está sob seu controle.

CORRETO. Esta alternativa captura a essência da democracia ateniense. O poder político residia no conjunto dos cidadãos, que eram responsáveis pela administração da cidade e tinham controle sobre ela. As decisões eram tomadas em assembleias populares, nas quais todos os cidadãos tinham o direito de falar e votar.

 

D) o poder político é distribuído entre os cidadãos proprietários, os quais lutam para manter seus interesses e liberdades privadas em relação ao Estado.

INCORRETO. Embora a propriedade pudesse ser um critério para a cidadania em algumas cidades-estado gregas, a democracia ateniense não limitava a cidadania ou o poder político aos proprietários. Além disso, a alternativa está errada ao sugerir que a democracia grega era caracterizada por uma luta dos cidadãos para manter seus interesses e liberdades privadas em relação ao Estado. Na verdade, a democracia ateniense enfatizava a participação cívica e a responsabilidade compartilhada pelo bem comum.

 

E) a comunidade cívica escolhe seus representantes, mediante um sistema eleitoral, para constituir uma estrutura impessoal de comando e de administração.

INCORRETO. Esta alternativa descreve mais precisamente a democracia representativa, que é a forma predominante de democracia na atualidade. A democracia ateniense, no entanto, era uma democracia direta, na qual os cidadãos tomavam decisões em assembleia, sem a mediação de representantes eleitos.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA C.

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280) Segundo o historiador inglês Perry Anderson, “o surgimento das cidades-estados helênicas na zona do Mar Egeu é anterior à época clássica propriamente dita, e o que se pode ver nas fontes não escritas disponíveis são apenas leves traços dessa aparição. Depois do colapso da civilização micênica, por volta de 1200 a.C., a Grécia vivenciou uma longa Idade das Trevas, durante a qual a escrita desapareceu e a vida econômica e política regrediu para um estágio rudimentar: o mundo rural e primitivo relatado nos épicos homéricos”. (Perry Anderson, Passagens da Antiguidade ao feudalismo, 2016, p. 35). Leia as afirmativas abaixo, em seguida, marque a alternativa CORRETA:

I. Antes do aparecimento das cidades-estados na Grécia, predominavam palácios em torno dos quais se organizava a vida política e econômica.

II. Em algum momento antes do advento dos registros históricos, aristocracias tribais derrubaram reinados locais, e cidades foram fundadas ou desenvolvidas sob o domínio dessas nobrezas.

III. O governo aristocrático na Grécia Arcaica coincidiu com o reaparecimento do comércio de longa distância, especialmente com a Síria e o Oriente, com o prenúncio da cunhagem de moedas e com a criação de uma escrita alfabética.

IV. A ruína dos palácios provocou o fortalecimento do poder dos reis. A aristocracia guerreira não conseguiu sustentar o controle sobre os camponeses, e, portanto, se renderam aos reis helênicos.

  • A) Estão corretas as afirmativas I, III e IV.
  • B) Estão corretas as afirmativas, II, III e IV.
  • C) Estão corretas todas as afirmativas.
  • D) Nenhuma das afirmativas estão corretas.
  • E) Estão corretas as afirmativas I, II e III.

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A alternativa correta é letra E) Estão corretas as afirmativas I, II e III.

Vamos analisar cada uma das afirmativas:

 

CORRETO. Durante o período micênico, a Grécia possuía uma organização política centralizada em torno de palácios, onde o rei e sua corte exerciam controle sobre a vida política e econômica. Com o colapso da civilização micênica, essa organização desapareceu, dando lugar a um período conhecido como a Idade das Trevas, onde a vida política e econômica era muito mais rudimentar e rural.

 

CORRETO. No período arcaico da Grécia, com o fim da Idade das Trevas, aristocracias tribais começaram a emergir e a assumir o controle das cidades-estados. Essas nobrezas derrubaram os reinados locais e estabeleceram uma nova forma de governo.

 

CORRETO. Durante o período arcaico, houve um renascimento cultural e econômico na Grécia. O comércio de longa distância reapareceu, as moedas começaram a ser cunhadas e uma nova forma de escrita, o alfabeto grego, foi criada.

 

INCORRETO. A ruína dos palácios não fortaleceu o poder dos reis, mas sim o das aristocracias tribais. Além disso, a aristocracia guerreira não se rendeu aos reis, mas sim assumiu o controle das cidades-estados.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA E, que afirma que as afirmativas I, II e III estão corretas.

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