Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Questões Sobre Grécia Antiga - História - concurso

Continua após a publicidade..

281) Ao considerar o modo de vida e a organização sociopolítica das principais cidades-estados na Grécia do século V a.C., observa-se que assembleias de cidadãos para decidirem leis, a presença de magistrados enquanto poder de garantia das leis votadas representavam uma face do modelo político ateniense. Por outro lado, a presença de uma forte aristocracia, e de anciãos pertencentes às famílias mais ricas, responsáveis pela tomada de decisões políticas, assim como a presença de magistrados com poder para garantir e executar as decisões dos anciãos, representa o modo de vida político espartano. Leia as afirmativas abaixo, em seguida, marque a alternativa INCORRETA:

I. O modo de vida político ateniense era marcado pela democracia, em que o poder era exercido por assembleia de cidadãos, enquanto o modo de vida político espartano era oligárquico, de modo que apenas os membros da gerúsia, conselho formado pelos anciãos das famílias mais ricas, governavam a cidade.

II. A democracia ateniense se caracterizava por ser um modo de política direta e inclusiva, em que mulheres, escravos e estrangeiros podiam exercer o voto. Esse modelo de democracia influenciou as democracias atuais em países das Américas.

III. Na democracia ateniense, o poder era exercido por assembleias de cidadãos, portanto se caracterizava por um regime democrático indireto, as decisões dos cidadãos atenienses eram tomadas por representantes eleitos para exercer as funções executivas e legislativas. É, portanto, reconhecida como democracia representativa.

IV. A democracia ateniense se caracterizava por ser um modo de política direta, em que os cidadãos, reunidos em assembleia, decidiam pessoalmente sobre as questões mais importantes relativas à sua cidade.

  • A) As afirmativas I, II e III estão incorretas.
  • B) As afirmativas I, III e IV estão incorretas.
  • C) As afirmativas II e III estão incorretas.
  • D) As alternativas I e IV estão incorretas.
  • E) As alternativas I e II estão incorretas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) As afirmativas II e III estão incorretas.

Vamos analisar cada afirmativa para identificar a alternativa incorreta.

 

CORRETO. Esta afirmativa está correta. De fato, a democracia ateniense era marcada pela participação dos cidadãos nas decisões políticas por meio de assembleias. Já o sistema político espartano era uma oligarquia, onde o poder político era exercido por uma minoria, mais especificamente, pelos membros da gerúsia, que eram os anciãos das famílias mais ricas.

 

INCORRETO. Esta afirmativa está incorreta. Embora a democracia ateniense fosse de fato um sistema de política direta, onde os cidadãos tomavam decisões políticas por meio de assembleias, ela não era inclusiva. Mulheres, escravos e estrangeiros (metecos) não tinham direito ao voto. Além disso, a democracia ateniense, apesar de ter sido uma das primeiras formas de democracia na história, não é a principal influência para as democracias modernas, que são em geral representativas e não diretas.

 

INCORRETO. Esta afirmativa está incorreta. A democracia ateniense era um sistema de democracia direta, não indireta. Os cidadãos atenienses tomavam decisões políticas diretamente, por meio de assembleias, e não por meio de representantes eleitos.

 

CORRETO. Esta afirmativa está correta. A democracia ateniense era de fato um sistema de política direta, onde os cidadãos tomavam decisões políticas diretamente, por meio de assembleias.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA C, pois as afirmativas II e III estão incorretas.

Continua após a publicidade..

282) A expressão “Crescente Fértil”  foi polarizada pelo arqueólogo James Henry Breasted em suas obras Outlines of European History (1914) e Ancient Times, A History of  The Early World (1916). A respeito do Crescente Fértil, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A) A região foi apelidado de "berço da civilização devido ao fato de ali terem surgido muitas das primeiras civilizações complexas, além de evidências escrita de origem da agricultura.

  • B) Trata-se de uma região com um formato semelhante a um semicírculo. com o seu lado aberto voltado para o oeste, tendo ao sul o Delta do Rio Nilo, ao norte a Grécia, e ao leste a Palestina.
  • C) A região do Crescente Fértil hoje inclui Israel, Palestina, Iraque, Síria, Líbano, Egito e Jordânia, além de partes da Turquia e do Irã. 

  • D) Por mais que os rios e pântanos lenham sido cruciais para o surgimento da civilização no Crescente Fértil, não foram o único fator, pois a área é geograficamente importante como uma ponte entre o norte da África e a Eurásia, de modo que reteve mais biodiversidade que essas duas regiões, onde as mudanças climáticas da Era Glacial levaram a vários eventos de extinção cm massa.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Trata-se de uma região com um formato semelhante a um semicírculo. com o seu lado aberto voltado para o oeste, tendo ao sul o Delta do Rio Nilo, ao norte a Grécia, e ao leste a Palestina.

Vamos analisar cada alternativa, para identificar a afirmação INCORRETA sobre o Crescente Fértil:

 

A) A região foi apelidado de "berço da civilização devido ao fato de ali terem surgido muitas das primeiras civilizações complexas, além de evidências escrita de origem da agricultura.

CORRETO. O Crescente Fértil é reconhecido como o "berço da civilização" porque foi nessa região que surgiram as primeiras civilizações complexas, como a Suméria, a Acádia, a Babilônia e a Assíria. Além disso, é também nessa região que foram encontradas as primeiras evidências de agricultura, com o cultivo de cereais como trigo e cevada, por volta de 8000 a.C.

 

B) Trata-se de uma região com um formato semelhante a um semicírculo. com o seu lado aberto voltado para o oeste, tendo ao sul o Delta do Rio Nilo, ao norte a Grécia, e ao leste a Palestina.

INCORRETO. A descrição da localização geográfica está errada. O Crescente Fértil tem um formato de semicírculo, com o lado aberto voltado para o leste, não para o oeste. Além disso, ao sul se encontra o Golfo Pérsico, ao norte a Anatólia (Turquia) e ao leste a Mesopotâmia (Iraque e Síria). A Grécia, citada na alternativa, não faz parte do Crescente Fértil. Portanto, essa alternativa é a incorreta.

 

C) A região do Crescente Fértil hoje inclui Israel, Palestina, Iraque, Síria, Líbano, Egito e Jordânia, além de partes da Turquia e do Irã.

CORRETO. A região do Crescente Fértil abrange atualmente vários países do Oriente Médio, incluindo Israel, Palestina, Iraque, Síria, Líbano, Jordânia, além de partes da Turquia e do Irã. O Egito, embora não esteja tecnicamente dentro do Crescente Fértil, é muitas vezes associado a essa região devido à sua proximidade e à sua importância histórica.

 

D) Por mais que os rios e pântanos lenham sido cruciais para o surgimento da civilização no Crescente Fértil, não foram o único fator, pois a área é geograficamente importante como uma ponte entre o norte da África e a Eurásia, de modo que reteve mais biodiversidade que essas duas regiões, onde as mudanças climáticas da Era Glacial levaram a vários eventos de extinção em massa.

CORRETO. O Crescente Fértil é uma região de grande biodiversidade, que serviu como "ponte" entre a África e a Eurásia. A presença de rios e pântanos foi fundamental para o desenvolvimento das primeiras civilizações, mas outros fatores, como a diversidade biológica e a localização geográfica estratégica, também foram importantes.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA B.

283) A Grécia Antiga não possuía uma unidade em si, mas sim cidades-estados que possuíam ligações de diversas ordens que as aproximavam, mas também diferenças, sendo Esparta uma das mais importantes. Assinale a alternativa correta quanto a essa cidade-estado.

  • A) Tinha como base a vida militar e possuía uma hierarquia rígida quanto à sua sociedade e governo.

  • B) Tornou-se conhecida por ser uma das primeiras cidades-estados a abolir e combater a escravização de pessoas.

  • C) Foi conhecida por sediar os jogos olímpicos da antiguidade, os quais tinham como objetivo, além da prática esportiva, celebrar o deus Zeus.

  • D) Foi considerada o berço da democracia, ainda que de forma restrita a um grupo, sendo pioneira nas decisões do governo de forma coletiva.

  • E) Ganhou notoriedade na Grécia Antiga por ser monoteísta, tendo como religião basilar o cristianismo ortodoxo.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Tinha como base a vida militar e possuía uma hierarquia rígida quanto à sua sociedade e governo.

Vamos analisar cada alternativa:

 

A) Tinha como base a vida militar e possuía uma hierarquia rígida quanto à sua sociedade e governo.

CORRETO. Esparta era conhecida por seu sistema militar rigoroso e sua sociedade hierárquica. A educação espartana era focada no treinamento militar e físico, começando já na infância. A sociedade espartana era dividida em três classes principais: os espartanos (cidadãos), os periecos (não cidadãos livres) e os hilotas (servos do estado). No governo, Esparta era uma oligarquia governada por dois reis e um conselho de anciãos.

 

B) Tornou-se conhecida por ser uma das primeiras cidades-estados a abolir e combater a escravização de pessoas.

INCORRETO. Esparta, ao contrário, era uma sociedade escravocrata. Os hilotas, que constituíam a maior parte da população espartana, eram servos do estado e eram frequentemente sujeitos a tratamento brutal e desumano.

 

C) Foi conhecida por sediar os jogos olímpicos da antiguidade, os quais tinham como objetivo, além da prática esportiva, celebrar o deus Zeus.

INCORRETO. Os Jogos Olímpicos da antiguidade eram sediados em Olímpia, e não em Esparta. Embora os espartanos fossem conhecidos por sua excelência física e militar, e provavelmente participassem dos Jogos, eles não foram os anfitriões.

 

D) Foi considerada o berço da democracia, ainda que de forma restrita a um grupo, sendo pioneira nas decisões do governo de forma coletiva.

INCORRETO. Atenas, e não Esparta, é geralmente considerada o berço da democracia. Em Esparta, o governo era uma oligarquia, que é um sistema em que o poder é exercido por um pequeno grupo de pessoas.

 

E) Ganhou notoriedade na Grécia Antiga por ser monoteísta, tendo como religião basilar o cristianismo ortodoxo.

INCORRETO. Esparta, como todas as cidades-estados gregas da antiguidade, era politeísta, adorando os deuses do panteão grego. O cristianismo ortodoxo só se tornou a religião dominante na Grécia muitos séculos depois, durante o Império Bizantino.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA A.

Continua após a publicidade..

284) “A Pólis apresenta-se como um universo homogêneo, sem hierarquia, sem planos diversos, sem diferenciação. (…) Segundo um ciclo regulamentado, a soberania passa de um grupo a outro, de um indivíduo a outro, de tal maneira que comandar e obedecer, em vez de se oporem como dois absolutos, tornam-se os dois termos inseparáveis de uma mesma relação reversível”.

VERNANT, Jean-Pierre. As Origens do Pensamento Grego. Rio de Janeiro: Difel, 2002.

Sobre a noção de pólis expressa no texto, é correto afirmar que ela pressupõe

  • A) uma concepção excludente do poder político.
  • B) uma oposição absoluta entre comando e obediência.
  • C) um modelo político de democracia representativa.
  • D) uma participação isonômica dos cidadãos.
  • E) uma ausência de soberania no espaço cívico.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) uma participação isonômica dos cidadãos.

Vamos analisar cada alternativa, para identificar qual é a correta.

 

A) Uma concepção excludente do poder político.

INCORRETO. O texto fala que "a soberania passa de um grupo a outro, de um indivíduo a outro", o que indica uma distribuição de poder, e não uma concepção excludente. A Pólis, na Grécia Antiga, era caracterizada por uma participação política ativa dos cidadãos, ainda que não incluísse todos os habitantes (mulheres, escravos e estrangeiros estavam excluídos). Portanto, apesar de haver exclusão, não se trata de uma concepção excludente do poder político, mas sim de uma limitação da cidadania.

 

B) Uma oposição absoluta entre comando e obediência.

INCORRETO. O texto afirma que "comandar e obedecer, em vez de se oporem como dois absolutos, tornam-se os dois termos inseparáveis de uma mesma relação reversível". Isso significa que, na Pólis, não havia uma oposição absoluta entre comando e obediência, mas sim uma relação dinâmica e reversível entre os dois.

 

C) Um modelo político de democracia representativa.

INCORRETO. O modelo político da Pólis grega era de democracia direta, e não representativa. Na democracia direta, os cidadãos participam diretamente da tomada de decisões políticas, sem a intermediação de representantes. O texto descreve essa participação direta quando menciona que a soberania passa de um grupo a outro, de um indivíduo a outro.

 

D) Uma participação isonômica dos cidadãos.

CORRETO. A Pólis grega era caracterizada pela isonomia, ou seja, pela igualdade de direitos políticos entre os cidadãos. Essa igualdade é expressa no texto quando menciona que a soberania passa de um grupo a outro, de um indivíduo a outro, indicando que todos os cidadãos tinham a oportunidade de exercer o poder político.

 

E) Uma ausência de soberania no espaço cívico.

INCORRETO. O texto afirma que "a soberania passa de um grupo a outro, de um indivíduo a outro", o que indica que havia soberania no espaço cívico. A soberania, nesse contexto, refere-se ao poder político exercido pelos cidadãos na Pólis.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA D.

285) As Pólis da civilização grega tinham autonomia política e econômica, o que fez com que a Grécia Antiga não fosse um império centralizado e com fronteiras muito bem definidas. A respeito das Pólis, assinale a alternativa incorreta.

  • A) A Pólis estava geralmente fortificada e possuía a Acrópole como sua zona principal e reunia ali as principais construções da cidade, além dos seus templos
  • B) Com o desenvolvimento da civilização grega, era comum que na Acrópole houvesse prédios reservados para a discussão política local, a Assembleia
  • C) Atenas e Esparta foram as maiores pólis gregas, tendo acumulado poder econômico, político e militar
  • D) A participação nas Assembleias era garantia de todos os moradores da pólis
  • E) Além da intensificação da vida política, as Pólis foram favorecidas pelos progressos no trato agrícola e do comércio e manufatura

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) A participação nas Assembleias era garantia de todos os moradores da pólis

Gabarito: Letra D

 

A questão quer saber qual das alternativas é a INCORRETA. Vamos encontrar o nosso gabarito.

   

a) A Pólis estava geralmente fortificada e possuía a Acrópole como sua zona principal e reunia ali as principais construções da cidade, além dos seus templos

 

Alternativa Correta. As cidades gregas geralmente eram fortificadas com muros para evitar ataques de povos estrangeiros. Em Atenas os edifícios mais importantes da pólis foram construídos na Acrópole, a parte mais alta da cidade. Esse local era fortificado para proteger os moradores em caso de guerras ou de invasões. A Acrópole era também um local de culto onde ficavam os templos do Partenon, do Erecteion e uma enorme estátua de Palas Atena, deusa protetora da cidade.

 

b) Com o desenvolvimento da civilização grega, era comum que na Acrópole houvesse prédios reservados para a discussão política local, a Assembleia

 

Alternativa Correta. Como na Acrópole ateniense estavam os principais edifícios da cidade, era regra que os prédios destinados à política também se encontrassem nessa localidade. Assim, tanto a Assembleia que reunia os cidadãos aptos a participar da vida política, quanto a Bulé, um conselho de cidadãos sorteados pela Eclésia, responsáveis por preparar todos os temas que eram debatidos na Assembleia dos cidadãos estavam na Acrópole.

 

c) Atenas e Esparta foram as maiores pólis gregas, tendo acumulado poder econômico, político e militar

 

Alternativa Correta. É inegável que Atenas e Esparta foram as duas maiores e principais póleis gregas. As duas cidades se destacaram pelos campos econômico, político e militar na Grécia Antiga. Não foi à toa que elas organizaram a liderança contra os persas nas guerras greco-pérsicas e, após o fim desse conflito, disputaram a hegemonia na região através da Guerra do Peloponeso, onde cada uma das cidades encabeçava uma aliança. Atenas liderava um conjunto de cidades gregas na Liga de Delos, enquanto Esparta era líder da Liga do Peloponeso.

 

d) A participação nas Assembleias era garantia de todos os moradores da pólis.

 

Alternativa Incorreta. É o gabarito que estamos procurando. Em Atenas e Esparta, a participação nas Assembleias não era garantida a todos os moradores da pólis. Na pólis ateniense só poderiam participar da política e da tomada de decisões sobre a cidade, os cidadãos do gênero masculino maiores de 18 anos, filhos de atenienses e nascidos na própria cidade. Assim, as mulheres, os escravizados e os estrangeiros (conhecidos como metecos) não tinham o direito de participar da política. Os cidadãos se reuniam na Assembleia (Eclésia) para apresentar, discutir e decidir questões relacionadas à administração da pólis. Esparta não vivia em uma democracia como Atenas, pois era uma oligarquia governada por dois reis. Estes governavam a cidade com apoio de um conselho de cidadãos com mais de 60 anos chamado de Gerúsia. Cabia a esse órgão a proposição de leis, o julgamento de crimes e as decisões sobre assuntos importantes da cidade. A assembleia em Esparta era conhecida pelo nome de Ápela, que reunia os espartanos com mais de 30 anos uma vez por mês para votar as propostas elaboradas pela Gerúsia.

   

e) Além da intensificação da vida política, as Pólis foram favorecidas pelos progressos no trato agrícola e do comércio e manufatura.

 

Alternativa Correta. Os desenvolvimentos das póleis gregas esteve atrelado também ao campo econômico, com muitas delas sendo favorecidas pelas produções no mundo rural com o cultivo de cereais e frutas, mas principalmente pelo comércio que havia na região do Mediterrâneo, importante espaço de circulação de produtos de localidades do Oriente Médio e do norte da África.

 

   

Referências:

 

COTRIM, Gilberto e RODRIGUES, Jaime. Historiar, 6° ano: ensino fundamental, anos finais. São Paulo: Saraiva, 2018.

 

KARNAL, Leandro et al. Viver história 6º ano. São Paulo: Moderna, 2022.

 

MINORELLI, Caroline e CHIBA, Charles. SuperAÇÂO: História 6º ano. São Paulo: Moderna, 2022.

Continua após a publicidade..

286) Em relação à Grécia Antiga e especificamente sobre a presença dos dórios, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

(  ) O povo dório era organizado em pequenas tribos e cada tribo possuía uma independência, porém, as tribos, eram subdividas em clãs, em um grupo de mesmo ancestral.

(  ) Os dórios são povos de origem indo-africana que viveram na Europa Central no decorrer do século XIII a.C.

(  ) Os dórios participaram da formação de várias cidades e eram dedicados às atividades militares, praticando a guerra como forma de obter recursos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A) F – F – V.
  • B) F – V – V.
  • C) V – F – V.
  • D) F – F – F.
  • E) V – V – F

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) V – F – V.

Gabarito: ALTERNATIVA C

   

 
  • (V) O povo dório era organizado em pequenas tribos e cada tribo possuía uma independência, porém, as tribos, eram subdividas em clãs, em um grupo de mesmo ancestral.

 Em primeiro lugar, observemos que o conceito de clã é justamente um grupamento de pessoas unidas a partir de uma origem comum referida a um ancestral; ou seja, se as tribos dórias eram subdivididas em clãs, necessariamente eram "grupos de mesmo ancestral". De toda sorte, observemos que os dórios eram um dos grandes grupos que compunham o mundo grego na Antiguidade Clássica tendo cada um desses grupos organizações específicas. A organização dória se dava pela formação de tribos, sendo três grandes tribos (Hylleis, Pamphyloi e Dymanes) envolvidas por outras tribos menores. Dentro dessas tribos, que se estabeleciam de maneira relativamente distinta e com clara independência, organizavam-se os clãs, nos quais os laços de parentesco eram decisivos. AFIRMATIVA VERDADEIRA.

 
  • (F) Os dórios são povos de origem indo-africana que viveram na Europa Central no decorrer do século XIII a.C.

O caminho mais fácil para se descartar esta afirmativa seria pensar nos dórios na Europa Central. Ora, trata-se de um povo fundamental para a conformação do mundo grego da Antiguidade Clássica; ou seja, estavam concentrados nos Bálcãs, sendo que se concentrariam no Peloponeso, península ao sul da Grécia. Etnicamente, estavam intrinsicamente identificados com a região e eram reconhecidos como tal, e não como externos ao contexto grego. AFIRMATIVA FALSA.

 
  • (V) Os dórios participaram da formação de várias cidades e eram dedicados às atividades militares, praticando a guerra como forma de obter recursos.

Os dórios foram os grandes conquistadores do Peloponeso, onde se instalaram e fundaram importantes cidades como Esparta, Corinto e Argos. A cultura militarista, apesar de não ser a única, era muito forte entre os dórios, fazendo com que sua aristocracia fosse muito marcada por esse pensamento, o que era decisivo para os rumos das tribos. AFIRMATIVA VERDADEIRA.

 

Portanto, temos a sequência V - F - V.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a)  F – F – V.
b)  F – V – V.
c)  V – F – V.
d) 
 F – F – F.
e)  V – V – F

 

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.

287) Considerando a formação da pólis na Grécia Antiga, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A ágora era o local de decisão política de todos os moradores da cidade grega, referencial institucional das decisões politicas, onde eram definidas as obras públicas que seriam construídas em cada período.

II. No processo participativo, eram considerados cidadãos todos os moradores da cidade, maiores de idade, independentemente do gênero.

III. Os escravos e os metecos também participavam das decisões políticas da cidade, com grande destaque para as mulheres.

  • A) Apenas a I é falsa.
  • B) Apenas a I é verdadeira.
  • C) Apenas a II é verdadeira.
  • D) Todas são falsas.
  • E) Todas são verdadeiras.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Todas são falsas.

Gabarito: ALTERNATIVA D

   
  • I. A ágora era o local de decisão política de todos os moradores da cidade grega, referencial institucional das decisões politicas, onde eram definidas as obras públicas que seriam construídas em cada período.

O modelo de deliberação fundamental era o da ágora, no qual os cidadãos participavam diretamente do processo político, sem a eleição prévia de representantes. No entanto, a participação política era restrita aos cidadãos, sendo que, na democracia ateniense - que era o mais inclusivo dos modelos políticos das polis -, apenas homens livres e maiores de idade gozavam de cidadania plena, o que era decisivo para se ter direitos políticos. Nesse sentido, há de se entender que o pensamento de Atenas era profundamente ligado às questões comuns da pólis, havendo um grande grau de adesão ao seu modelo democrático, mas com as graves limitações da questão da cidadania. Então, a ágora ia muito além de discussões sobre as obras públicas, uma vez que todos os assuntos coletivos da cidade eram objeto de deliberação. Afirmativa falsa.

 
  • II. No processo participativo, eram considerados cidadãos todos os moradores da cidade, maiores de idade, independentemente do gênero.

A cidadania ateniense era muito restrita numa sociedade marcada por diferenças bastante profundas. Não gozavam de direitos políticos (tampouco de cidadania plena) as mulheres, os escravos e os estrangeiros - sendo o homem livre ateniense a única figura autorizada para o pleno ingresso na vida pública. Afirmativa falsa.

 
  • III. Os escravos e os metecos também participavam das decisões políticas da cidade, com grande destaque para as mulheres.

Ora, escravos, por definição, não gozam de direitos políticos; afinal, são pessoas submetidas à terrível condição de não ser senhoras de seus próprios corpos. Isto é, são indivíduos reduzidos à condição de ferramenta produtiva, expulsas, por seus senhores, de qualquer individualidade; então, não faz sentido se falar da participação de escravos na vida política de qualquer sociedade. Os metecos eram os estrangeiros residentes na Atenas da Antiguidade Clássica e, como já explicado, os estrangeiros, apesar de serem livres, não gozavam de direitos políticos nem de plena cidadania na democracia grega. Por fim, reforçamos que as mulheres, independente de origem ou de posição social, estavam sempre excluídas da vida política ateniense. Afirmativa falsa.

 

Portanto, todas as afirmativas são falsas.

 

a)  Apenas a é falsa.
b)  Apenas a é verdadeira.
c)  Apenas a II é verdadeira.
d)  Todas são falsas.
e) 
 Todas são verdadeiras.

 

Destaquemos, no entanto, que a douta banca cometeu um erro crasso na elaboração da questão: tratou a "Grécia Antiga" como um todo homogêneo, como se todas as polis se comportassem de toda a maneira. A partir disso, extrapolou-se para todo o mundo grego da Antiguidade Clássica as práticas da democracia ateniense, que, em si, é um recorte muito específico de toda a experiência de Atenas em todo o período. Jamais se esqueça o estudante de que, entre as polis, havias as mais diversas formas de organização política, o que incluía monarquias, tiranias, oligarquias e outras formas. Então, a falta de especificidade na construção do enunciado acaba por ser um vício muito grave.

 

Sem mais, destacamos que todos os comentários escritos aqui foram feitos a partir da democracia ateniense e não podem ser extrapolados como uma realidade inconteste para todo aquele universo. Só adotamos este expediente porque parecia ser a única forma de discutir os temas propostos pela banca. Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.

Continua após a publicidade..

288) Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

O contraste entre as cidades-estados gregas é notável. Enquanto __________ era uma potência terrestre e exclusivamente agrícola, __________ situava-se próxima ao litoral da península da Ática e encabeçava o comércio entre os gregos.

  • A) Atenas | Tebas
  • B) Atenas | Esparta
  • C) Esparta | Atenas
  • D) Creta | Tróia

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Esparta | Atenas

Vamos analisar cada alternativa para identificar a que preenche corretamente as lacunas:

 

A) Atenas | Tebas

INCORRETO. Atenas e Tebas eram ambas cidades-estados gregas, mas a descrição não se encaixa corretamente. Atenas, situada próxima ao litoral da península da Ática, era conhecida por seu comércio e não como uma potência terrestre e exclusivamente agrícola. Tebas, por outro lado, não era conhecida por encabeçar o comércio entre os gregos.

 

B) Atenas | Esparta

INCORRETO. Atenas, como mencionado anteriormente, era conhecida por seu comércio e não como uma potência terrestre e exclusivamente agrícola. Esparta, por outro lado, era uma potência militar terrestre, mas não era conhecida por encabeçar o comércio entre os gregos.

 

C) Esparta | Atenas

CORRETO. Esparta era uma potência terrestre e tinha uma economia baseada principalmente na agricultura, com um sistema social estruturado em torno da formação militar. Atenas, situada próxima ao litoral da península da Ática, era conhecida por seu comércio e pela sua democracia, sendo um importante centro cultural e econômico da Grécia Antiga. Portanto, essa alternativa preenche corretamente as lacunas.

 

D) Creta | Tróia

INCORRETO. Creta e Tróia não se encaixam na descrição dada. Creta era conhecida pela civilização minoica, uma das primeiras civilizações avançadas da Europa, e Tróia é famosa pela guerra descrita na Ilíada de Homero, mas não era conhecida por encabeçar o comércio entre os gregos.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA C.

289) Em 1988, no Brasil, foi promulgada a Constituição Federal, que garante a democracia em seu primeiro parágrafo: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.”

A origem da democracia é:

  • A) Romana.
  • B) Portuguesa.
  • C) Grega.
  • D) Espanhola.
  • E) Britânica.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Grega.

Vamos analisar cada alternativa, para identificar a origem da democracia.

 

A) Romana.

INCORRETO. Apesar de Roma antiga ter tido uma forma de governo republicano, onde os cidadãos tinham o direito de votar para selecionar seus representantes, ela não é considerada a origem da democracia. A República Romana era um sistema complexo que combinava elementos de democracia, monarquia e oligarquia, mas não era uma democracia no sentido que conhecemos hoje, onde todos os cidadãos têm o direito de votar e serem eleitos. Alternativa errada.

 

B) Portuguesa.

INCORRETO. A democracia não tem suas origens em Portugal. O país tem uma longa história de monarquia, que durou até o início do século XX, quando foi proclamada a República. Apesar de ter adotado um sistema democrático de governo após a Revolução dos Cravos em 1974, a democracia já era uma prática estabelecida em muitos outros lugares do mundo. Alternativa errada.

 

C) Grega.

CORRETO. A democracia tem suas raízes na Grécia antiga, especificamente na cidade-estado de Atenas no século V a.C. O termo "democracia" vem das palavras gregas "demos", que significa povo, e "kratos", que significa poder. Na democracia ateniense, todos os cidadãos do sexo masculino tinham o direito de participar da Assembleia e votar nas leis. Embora essa forma de democracia fosse limitada e não incluísse mulheres, escravos e estrangeiros, foi um passo importante na história do governo representativo.

 

D) Espanhola.

INCORRETO. A democracia não tem suas origens na Espanha. A Espanha passou por vários períodos de monarquia, república e ditadura ao longo de sua história. A democracia como a conhecemos hoje só foi estabelecida na Espanha após a morte do ditador Francisco Franco em 1975. Alternativa errada.

 

E) Britânica.

INCORRETO. A democracia não tem suas origens na Grã-Bretanha. Embora o país tenha uma longa tradição de governo representativo, com o Parlamento sendo estabelecido no século XIII, a democracia plena, onde todos os cidadãos têm o direito de votar, só foi alcançada no século XX. Alternativa errada.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA C.

Continua após a publicidade..

290) Democracia — algo tão valioso para nós — é um conceito surgido na Grécia antiga. Por cerca de um século, a partir de meados do século v a.C., Atenas viveu esta experiência única em sua época. Sobre a democracia, na Grécia Antiga, é incorreto afirma que:

  • A) A democracia ateniense era direta: todos os cidadãos podiam participar da assembleia do povo (Eclésia), que tomava as decisões relativas aos assuntos políticos, em praça pública.
  • B) Apenas homens adultos (com mais de 18 anos de idade) nascidos de pai e mãe atenienses podiam participar do governo democrático ateniense, o regime político do "povo soberano".
  • C) Os cidadãos tinham três direitos essenciais: liberdade individual, igualdade com relação aos outros cidadãos perante a lei e direito a falar na assembleia.
  • D) Na Eclésia, somente a aristocracia ateniense tinha o direito de pedir a palavra e ser ouvida.
  • E) Na democracia ateniense, havia dois tipos de leis que deviam ser respeitadas: as leis consideradas divinas (themis), dadas pela tradição, e havia também as leis tidas como feitas pelos homens, que todos conheciam e eram reproduzidas, por escrito, em inscrições monumentais, para que todos pudessem ver.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Na Eclésia, somente a aristocracia ateniense tinha o direito de pedir a palavra e ser ouvida.

A) A democracia ateniense era direta: todos os cidadãos podiam participar da assembleia do povo (Eclésia), que tomava as decisões relativas aos assuntos políticos, em praça pública.

 

CORRETO. A democracia ateniense era de fato uma democracia direta, na qual todos os cidadãos tinham o direito de participar da assembleia do povo (Eclésia). Esta assembleia era o principal órgão de governo em Atenas e era responsável por tomar decisões sobre uma ampla gama de assuntos políticos. A participação era aberta a todos os cidadãos do sexo masculino que tivessem atingido a maioridade e não fossem escravos.

 

B) Apenas homens adultos (com mais de 18 anos de idade) nascidos de pai e mãe atenienses podiam participar do governo democrático ateniense, o regime político do "povo soberano".

 

CORRETO. A cidadania ateniense era de fato restrita. Apenas homens adultos, filhos de pai e mãe atenienses, tinham o direito de participar do governo democrático ateniense. Mulheres, estrangeiros e escravos eram excluídos da participação política.

 

C) Os cidadãos tinham três direitos essenciais: liberdade individual, igualdade com relação aos outros cidadãos perante a lei e direito a falar na assembleia.

 

CORRETO. A democracia ateniense era baseada em princípios de liberdade individual, igualdade perante a lei e o direito de falar na assembleia. A liberdade individual era um valor central na democracia ateniense, assim como a igualdade perante a lei. O direito de falar na assembleia era um componente chave da democracia direta ateniense.

 

D) Na Eclésia, somente a aristocracia ateniense tinha o direito de pedir a palavra e ser ouvida.

 

INCORRETO. Na democracia ateniense, todos os cidadãos tinham o direito de falar na assembleia (Eclésia). Não era um privilégio exclusivo da aristocracia. De fato, a democracia ateniense era notável por permitir uma ampla participação dos cidadãos, independentemente de sua riqueza ou status social.

 

E) Na democracia ateniense, havia dois tipos de leis que deviam ser respeitadas: as leis consideradas divinas (themis), dadas pela tradição, e havia também as leis tidas como feitas pelos homens, que todos conheciam e eram reproduzidas, por escrito, em inscrições monumentais, para que todos pudessem ver.

 

CORRETO. Na democracia ateniense, havia dois tipos de leis: as leis divinas (themis), que eram consideradas dadas pela tradição e imutáveis, e as leis humanas, que eram feitas pelos cidadãos na assembleia e eram sujeitas a mudanças. As leis humanas eram publicamente exibidas para garantir que todos as conhecessem.

 

Portanto, a alternativa incorreta é a LETRA D.

1 27 28 29 30 31