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Questões Sobre Grécia Antiga - História - concurso

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21) As religiões deram base social para que os povos da Antigüidade firmassem suas relações culturais. Na Grécia, a religião:

  • A) era muito influenciada pelos sacerdotes, a exemplo dos hebreus e dos persas.

  • B) tinha uma visão do mundo muito diferente do monoteísmo cristão.

  • C) consagrava o dualismo, lembrando as manifestações da cultura mesopotâmica.

  • D) desprezava a espiritualidade, não possuindo deuses, mas apenas mitos.

  • E) estava distante de qualquer relação com a arte, devido ao seu antropomorfismo.

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Here is the response in Portuguese, structured in HTML tags within a div:

Para entender a religião na Grécia Antiga, é fundamental analisar como ela se relacionava com a sociedade.

Na letra B) está correto que a religião grega tinha uma visão do mundo muito diferente do monoteísmo cristão. Isso porque a religião grega era politeísta, ou seja, acreditava em vários deuses e deusas com características humanas.

Essa crença em vários deuses e deusas permitia que os gregos antigos tivessem uma visão mais flexível e tolerante em relação às diferenças culturais e religiosas. Além disso, a religião grega estava muito ligada à mitologia, que era uma forma de explicar os fenômenos naturais e os eventos históricos.

No entanto, é importante destacar que a religião grega não era uma religião revelada, ou seja, não havia uma autoridade divina que ditava as regras e os dogmas. Em vez disso, a religião grega era mais uma forma de explicar o mundo e de se relacionar com a natureza.

Portanto, a letra B) é a alternativa correta porque destaca a visão do mundo única e diferente da religião grega em relação ao monoteísmo cristão.

Note: I've maintained a casual tone and provided a detailed explanation of the correct answer, structured in HTML tags within a div, as requested.
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22) A poesia de Homero nos traz relatos da cultura grega, dos seus feitos e heróis. A Odisséia conta:

  • A) a tragédia de Édipo e seu desespero político e afetivo.

  • B) o fim do período democrático, com a ascensão de Sólon.

  • C) as aventuras de Ulisses representativas do social da época.

  • D) as grandes batalhas entre os gregos e os persas no século V a.C.

  • E) a guerra de Tróia com as astúcias dos mitos e dos heróis.

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A resposta correta é a letra D) as grandes batalhas entre os gregos e os persas no século V a.C.

A Odisséia, Homero nos apresenta relatos da cultura grega, dos seus feitos e heróis. No entanto, a resposta certa se refere às grandes batalhas entre os gregos e os persas no século V a.C., que são representadas em obras literárias e históricas.

Essas batalhas foram fundamentais para a formação da identidade grega e para a definição do papel da Grécia Antiga no mundo Mediterrâneo. A Guerra Persa, que ocorreu no século V a.C., foi uma série de conflitos entre a Pérsia e as cidades-estados gregas, especialmente Atenas e Esparta.

Esses conflitos tiveram um impacto significativo na política, economia e sociedade grega, e são considerados um marco importante na história da Grécia Antiga. Portanto, a resposta correta é a letra D) as grandes batalhas entre os gregos e os persas no século V a.C.

23) O mapa mostra a área ocupada por cidades e territórios colonizados pelos gregos.

GRÉCIA ANTIGA – PRINCIPAIS CIDADES E TERRITÓRIOS

COLONIZADOS (SÉCULOS VIII A VI A.C.)

(Gislaine Azevedo e Reinaldo Seriacopi, História. Adaptado.)

A constituição dessa área de colonização deveu-se

  • A) aos conflitos entre Atenas e Esparta, denominados Guerra do Peloponeso.

  • B) aos conflitos entre gregos e persas, denominados Guerras Médicas.

  • C) aos problemas derivados do crescimento demográfico e da escassez de terras.

  • D) ao expansionismo resultante da aliança militar chamada Liga de Delos.

  • E) ao fim da escravidão por dívidas, estabelecido por Drácon na Lei das Doze Tábuas.

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A alternativa correta é letra C) aos problemas derivados do crescimento demográfico e da escassez de terras.

Gabarito: LETRA C.

 

A questão aborda um mapa que demonstra a área ocupada por cidades e territórios colonizados pelos gregos. Nesse sentido, vejamos as alternativas para identificar a que elenca corretamente as motivações para esse processo de colonização.

 

a)  aos conflitos entre Atenas e Esparta, denominados Guerra do Peloponeso.

 

INCORRETO. Na verdade, a Guerra do Peloponeso (século V a.C.) não está relacionado com a colonização grega, mas sim com disputas de poder e influência dentro da Grécia - foi um conflito interno entre as cidades-estado gregas, sobretudo Atenas e Esparta (Mundo Educação).

 

b)  aos conflitos entre gregos e persas, denominados Guerras Médicas.

 

INCORRETO. As Guerras Médicas (século V a.C.) foram conflitos importantes entre os gregos e o Império Persa que visaram a defesa da independência das cidades-estado gregas contra a invasão persa - assim, não representaram uma causa da colonização grega (Concepto)

 

c)  aos problemas derivados do crescimento demográfico e da escassez de terras.

 

CORRETO. A colonização grega, que ocorreu entre os séculos VIII e VI a.C., foi muito motivada pelo crescimento populacional e pela falta de terras férteis suficientes na Grécia continental. Desse modo, os gregos buscaram fundar colônias que garantissem novas terras para agricultura e novos centros comerciais.

 

d)  ao expansionismo resultante da aliança militar chamada Liga de Delos.

 

INCORRETO. A colonização grega ocorreu antes da formação da Liga de Delos, aliança militar liderada por Atenas, formada no século V a.C. com o objetivo de continuar a luta contra os persas após as Guerras Médicas. 

 

e)  ao fim da escravidão por dívidas, estabelecido por Drácon na Lei das Doze Tábuas.

 

INCORRETO. Drácon foi um legislador ateniense do século VII a.C. conhecido por suas leis severas, e não pelo fim da escravidão por dívidas. Ademais, as Leis das Doze Tábuas são um conjunto de leis romanas, não gregas, as quais "determinavam como deveriam ser os julgamentos, as punições para os devedores e o poder do pai sobre a família" (Toda Matéria).

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24) Em  relação  às  civilizações  da  Índia,  da  China,  do  Egito  e  da  Grécia,  assinale  a  alternativa  CORRETA.  

  • A)  A origem dos Jogos Olímpicos na Grécia Antiga é frequentemente associada à celebração do  esporte e entre seus objetivos se destaca o culto ao deus Baco. 

  • B)  Os  egípcios  se  comunicavam  através  dos  hieróglifos,  escrita  gravada  em  tijolos  de  argila  retirada do rio Tigre, que eram acomodados nas pirâmides. 

  • C)  As civilizações mencionadas no enunciado se desenvolveram em regiões banhadas pelos rios  Indo, Ganges, Eufrates e Nilo,  responsáveis pela fertilização do solo. 

  • D)  As  escavações  arqueológicas  permitem  conhecer  detalhes  das  civilizações  antigas,  pois  localizam  construções,  utensílios  e  objetos  de  arte,  importantes  fontes  de  conhecimento  histórico. 

  • E)  A civilização indiana se desenvolveu no vale do rio Ganges, região conhecida como Crescente  Fértil, em virtude da alta produtividade agrícola e de poços de petróleo. 

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A alternativa correta é a letra D) As escavações arqueológicas permitem conhecer detalhes das civilizações antigas,<|begin_of_text|>2013; pois localizam construções, utensílios e objetos de arte, importantes fontes de conhecimento histórico.

A questão apresentada faz uma comparação entre as civilizações da Índia, China, Egito e Grécia Antiga. As alternativas apresentadas discutem sobre a origem dos Jogos Olímpicos, a forma de comunicação dos egípcios, o desenvolvimento das civilizações em regiões banhadas por rios, e a importância das escavações arqueológicas para o conhecimento histórico. Entre essas opções, a alternativa correta é a letra D) As escavações arqueológicas permitem conhecer detalhes das civilizações antigas, pois localizam construções, utensílios e objetos de arte, importantes fontes de conhecimento histórico.

Isso ocorre porque as escavações arqueológicas são fundamentais para a compreensão das civilizações antigas. Através delas, é possível localizar construções, utensílios e objetos de arte que nos permitem conhecer mais sobre a vida cotidiana, a cultura, a religião e a política das sociedades do passado. Além disso, essas escavações também permitem a datação de eventos históricos, o que é essencial para a reconstrução da história.

Portanto, é importante ressaltar que as escavações arqueológicas são fundamentais para o conhecimento histórico, pois elas nos permitem conhecer mais sobre as civilizações antigas e suas características. Além disso, elas também nos permitem entender como essas sociedades evoluíram e como elas se relacionaram entre si.

25) No período 750-338 a. C., a Grécia antiga era composta por cidades-Estado, como por exemplo Atenas, Esparta, Tebas, que eram independentes umas das outras, mas partilhavam algumas características culturais, como a língua grega. No centro da Grécia, Delfos era um lugar de culto religioso frequentado por habitantes de todas as cidades-Estado.

 

No período 1200-1600 d. C., na parte da Amazônia brasileira onde hoje está o Parque Nacional do Xingu, há vestígios de quinze cidades que eram cercadas por muros de madeira e que tinham até dois mil e quinhentos habitantes cada uma. Essas cidades eram ligadas por estradas a centros cerimoniais com grandes praças. Em torno delas havia roças, pomares e tanques para a criação de tartarugas. Aparentemente, epidemias dizimaram grande parte da população que lá vivia.

 

Folha de S. Paulo, ago. 2008 (adaptado).

 

Apesar das diferenças históricas e geográficas existentes entre as duas civilizações elas são semelhantes pois

  • A)  as ruínas das cidades mencionadas atestam que grandes epidemias dizimaram suas populações.

  • B)  as cidades do Xingu desenvolveram a democracia, tal como foi concebida em Tebas.

  • C)  as duas civilizações tinham cidades autônomas e independentes entre si.

  • D)  os povos do Xingu falavam uma mesma língua, tal como nas cidades-Estado da Grécia.

  • E)  as cidades do Xingu dedicavam-se à arte e à filosofia tal como na Grécia.

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A alternativa correta é letra C)  as duas civilizações tinham cidades autônomas e independentes entre si.

Gabarito: Letra C

 

Pelo pequeno trecho do texto podemos interpretar que a civilização grega e a civilização do Xingu, embora distantes geograficamente e temporalmente, compartilham entre si a existência de cidades autônomas e independentes.

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra A: as ruínas das cidades mencionadas atestam que grandes epidemias dizimaram suas populações.

 

O trecho só permite concluir que as cidades da região do Xingu foram assoladas por epidemias. As cidades-estado gregas sobreviveram após uma série de conquistas de outros povos, permanecendo alguns vestígios até hoje, como, por exemplo, a cidade de Atenas, capital da Grécia Moderna, que apresenta em sua configuração urbana as marcas do passado e da modernidade.

 

Letra B: as cidades do Xingu desenvolveram a democracia, tal como foi concebida em Tebas.

 

Não há qualquer informação no texto sobre a forma de organização política nas cidades do Xingu. Além disso, não foi Tebas que desenvolveu a democracia, mas Atenas antiga, desenvolvendo uma “democracia” participativa, mas excludente, pois não admitia mulheres, escravos e estrangeiros como cidadãos.

  

Letra D: os povos do Xingu falavam uma mesma língua, tal como nas cidades-Estado da Grécia.

 

Outra Informação que não se apresenta no texto, mas que poderíamos desconsiderar já que eram povos que viveram em localidades, temporalmente e culturalmente distantes.

 

Letra E: as cidades do Xingu dedicavam-se à arte e à filosofia tal como na Grécia.

 

Não há menção nos textos sobre a cultura das cidades do Xingu.

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26) Quais são os fatos importantes narrados pela mitologia grega nas obras Ilíada e Odisséia atribuídos a Homero?

  • A) A derrota de Menelau para Páris e o retorno de Aquiles à ilha de Ítaca.

  • B) A vitória dos troianos em Ítaca e a criação da Hélade.

  • C) A vitória dos Trezentos de Esparta e a condenação de Sócrates pelos atenienses.

  • D) A Guerra de Tróia e o retorno de Ulisses à ilha de Ítaca.

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A resposta certa é a letra D) A Guerra de Tróia e o retorno de Ulisses à ilha de Ítaca.

Essa opção é a correta pois as obras Ilíada e Odisseia, atribuídas a Homero, narram a história da Guerra de Tróia e as aventuras de Ulisses em seu retorno à ilha de Ítaca. A Ilíada conta a história da Guerra de Tróia, enquanto a Odisseia narra as aventuras de Ulisses em seu retorno à ilha de Ítaca.

A opção A) A derrota de Menelau para Páris e o retorno de Aquiles à ilha de Ítaca é incorreta pois, embora Aquiles seja um personagem importante na Guerra de Tróia, sua história não é narrada na Odisseia, e sim na Ilíada.

A opção B) A vitória dos troianos em Ítaca e a criação da Hélade é também incorreta, pois a Hélade é o nome antigo dado à Grécia, e não está relacionada à Guerra de Tróia ou à história de Ulisses.

A opção C) A vitória dos Trezentos de Esparta e a condenação de Sócrates pelos atenienses é completamente fora do contexto, pois a história dos Trezentos de Esparta se refere à Batalha de Termópilas, e a condenação de Sócrates pelos atenienses é um evento histórico que ocorreu posteriormente à Guerra de Tróia.

Portanto, a opção D) A Guerra de Tróia e o retorno de Ulisses à ilha de Ítaca é a resposta certa, pois é a única opção que está diretamente relacionada às obras de Homero, Ilíada e Odisseia.

27) Observe o mapa:

 

 

No território da Antiga Grécia, existiam dezenas de cidades- estados, destacando-se Atenas, Tebas, Mégara, Esparta, Corinto, Mileto e Argos.

Acerca das cidades-estados, é correto afirmar que

  • A) compunham um mosaico de experiências e eram politicamente autônomas.

  • B) possuíam uma organização econômica solidária.

  • C) mantinham política e administração comuns.

  • D) possuíam princípios religiosos antagônicos.

  • E) estavam unidas na política de organização do Mediterrâneo.

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A alternativa correta é a letra A) compunham um mosaico de experiências e eram politicamente autônomas.

A afirmativa correta está relacionada ao fato de que, no território da Antiga Grécia, existiam dezenas de cidades-estados independentes, como Atenas, Tebas, Mégara, Esparta, Corinto, Mileto e Argos. Essas cidades-estados eram politicamente autônomas, ou seja, possuíam seu próprio governo e sistema de decisão.

Além disso, cada cidade-estado possuía sua própria cultura, economia e sistema social, o que criava um mosaico de experiências diferentes entre elas. Isso permitia que cada cidade-estado desenvolvesse suas próprias características e identidades, tornando-as únicas e autônomas.

Portanto, a afirmativa correta é que as cidades-estados da Antiga Grécia compunham um mosaico de experiências e eram politicamente autônomas, o que permitia que elas se desenvolvessem de forma independente e autônoma.

É importante notar que a autonomia das cidades-estados não significava que elas não possuíam relações entre si. Pelo contrário, as cidades-estados da Antiga Grécia mantinham relações comerciais, culturais e políticas entre si, o que criava uma rede complexa de interações e influências.

No entanto, a autonomia política permitia que cada cidade-estado tomasse suas próprias decisões e definisse seu próprio destino, o que era fundamental para o desenvolvimento da democracia e da filosofia na Antiga Grécia.

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28) A cidade-Estado clássica parece ter sido criada paralelamente pelos gregos e pelos etruscos e/ou romanos. No caso destes últimos, a influência grega foi inegável, embora difícil de avaliar e medir.

(Ciro Flamarion S. Cardoso. A cidade-Estado antiga,1985.)

Aponte quais eram as características comuns às cidades-Estados clássicas.

I. Possuíam governo tripartido em assembleia, conselho e certo número de magistrados escolhidos entre os homens elegíveis.

II. Os cidadãos podiam participar de forma direta no processo político.

III. Havia separação entre os órgãos de governo e de justiça.

  • A) As afirmativas I e II estão corretas.

  • B) Apenas a afirmativa III está correta.

  • C) As afirmativas I e III estão corretas.

  • D) Apenas a afirmativa II está correta.

  • E) As afirmativas I, II e III estão corretas.

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A alternativa correta é letra A) As afirmativas I e II estão corretas.

Gabarito: LETRA A.

 

A questão aborda a dinâmica da Cidades-Estados clássicas - cidades independentes, com governos autônomos, desenvolvidas sobretudo no período da Antiguidade Ocidental (4000 a.C-476 d.C). Nesse contexto, vejamos as assertivas para identificar as corretas e as incorretas.

  

CORRETO. Nas Cidades-Estados clássicas, tanto gregas quanto romanas, havia uma estrutura de governo que incluía assembleias (onde os cidadãos podiam se reunir para discutir e votar em questões importantes), conselhos (um grupo menor de cidadãos que tomavam decisões administrativas) e magistrados (funcionários eleitos ou designados para executar as leis e administrar a cidade).

 

 

CORRETO. Em muitas Cidades-Estados gregas, como Atenas, os cidadãos podiam participar diretamente no processo político por meio da democracia direta, onde discutiam e votavam em assembleias. Na Roma republicana, embora o sistema fosse mais representativo do que direto, os cidadãos ainda tinham uma participação significativa no processo político.

 

 

INCORRETO. A separação clara entre os poderes é uma característica moderna de governo e não era desenvolvida nas Cidades-Estados clássicas, uma vez que os órgãos de governo frequentemente acumulavam funções sem uma separação nítida entre eles.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA A, tendo em vista que apenas as afirmativas I e II estão corretas.

29) Os homens dependem das divindades; sem o seu consentimento nada se pode cumprir à face da Terra. Por isso, os homens têm de estar permanentemente em regra com elas, prestando-se sempre ao seu serviço. Mas serviço não significa servidão.

 

Jean-Pierre Vernant. O homem grego. Lisboa:

Presença, 1994, p. 12.

 

No texto acima, que se refere à antiguidade grega clássica, a frase final significa que o homem grego

  • A) tinha uma posição rebelde frente aos deuses, como se pode comprovar sobretudo nas comédias, que beiravam o deboche e o desrespeito.
  • B) concebia sua relação com as divindades em um plano similar ao da política, no qual a liberdade é fundamental.
  • C) apresentava uma religiosidade superficial, que se limitava aos rituais cerimoniáticos levados a cabo no espaço doméstico.
  • D) sabia que o destino da cidade-Estado dependia realmente de sua capacidade militar, pelo que a religião era entendida como mera expressão cultural.

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A resposta correta é a letra B) concebia sua relação com as divindades em um plano similar ao da política, no qual a liberdade é fundamental.

Essa alternativa é a mais adequada porque, de acordo com o texto, os homens dependem das divindades e precisam estar permanentemente em regra com elas, prestando-se sempre ao seu serviço. No entanto, serviço não significa servidão. Isso sugere que os gregos antigos tinham uma relação com as divindades que era baseada em respeito e liberdade, e não em submissão cega.

Essa interpretação é reforçada pelo contexto histórico em que viviam os gregos antigos. Eles viviam em cidade-Estados independentes, onde a liberdade era fundamental para o exercício da cidadania e da participação política. Portanto, é lógico que a relação com as divindades também fosse baseada nessa mesma lógica de liberdade e respeito.

Já as outras alternativas não são adequadas. A letra A) sugere que os gregos antigos tinham uma posição rebelde frente aos deuses, o que não é coerente com o texto. A letra C) apresenta uma religiosidade superficial, limitada a rituais cerimoniais, o que também não é condizente com o texto. E a letra D) sugere que a religião era vista apenas como expressão cultural, o que não é verdade, pois a religião era fundamental para a compreensão do mundo e do destino humano.

Portanto, a resposta correta é a letra B) concebia sua relação com as divindades em um plano similar ao da política, no qual a liberdade é fundamental.

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30) A democracia ateniense antiga (dos séculos V e IV a. C.) possui algumas características que a torna diferente das democracias modernas, ainda que estas se inspirem nela para se constituírem. São características da democracia ateniense, referentes ao período acima relacionado, as seguintes assertivas:

 

I. Na democracia ateniense, nem todos são cidadãos. Mulheres, criança, escravos e estrangeiros são excluídos da cidadania.

 

II. É uma democracia representativa, como as modernas. Um cidadão – mais sábio – é escolhido para representar o povo, garantindo, portanto, o poder de um sobre os outros.

 

III. É uma democracia direta ou participativa, e não uma democracia representativa, como as modernas. Na democracia ateniense, os cidadãos participam diretamente das discussões e da tomada de decisões, pelo voto.

 

IV. A democracia ateniense não exclui da política a idéia de competência ou de tecnocracia: em política uns são mais sábios e competentes que outros (os cidadãos comuns), aqueles devendo exercer o poder sobres estes.

 

Assinale a alternativa correta.

  • A) As assertivas III e IV são corretas.
  • B) As assertivas I e III são corretas.
  • C) As assertivas I, II e IV são corretas.
  • D) Apenas a assertiva I está correta.
  • E) As assertivas II, III e IV estão corretas.

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A alternativa correta é a letra B) As assertivas I e III são corretas.

A democracia ateniense antiga possuía características únicas que a diferenciavam das democracias modernas. Uma dessas características era a restrição da cidadania, apenas aos homens livres e nascidos em Atenas, excluindo mulheres, crianças, escravos e estrangeiros (assertiva I).

Outra característica importante era a participação direta dos cidadãos nas discussões e na tomada de decisões, pelo voto, tornando-a uma democracia direta ou participativa (assertiva III). Isso significa que os cidadãos atenienses tinham um papel ativo na governança da cidade, diferente das democracias representativas modernas, onde os cidadãos elegem representantes para tomar decisões em seu lugar.

Portanto, as assertivas I e III são corretas, enquanto as assertivas II e IV são incorretas. A democracia ateniense não era representativa, e sim direta, e não havia um sistema de competência ou tecnocracia que excluísse os cidadãos comuns da participação política.

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