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Questões Sobre Grécia Antiga - História - concurso

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291) A pujante democracia ateniense contava com instituições que tinham diferentes poderes. No geral, uma instituição era composta por todos os cidadãos de Atenas; enquanto outra era responsável por preparar os projetos para serem votados. Marque a alternativa que apresenta, respectivamente, as duas instituições.

  • A) Boulé e Eclésia.
  • B) Eclésia e Ápela.
  • C) Gerúsia e Ápela.
  • D) Eforato e Boulé.
  • E) Eclésia e Boulé.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Eclésia e Boulé.

Vamos analisar cada alternativa, levando em conta as funções das instituições na democracia ateniense.

 

A) Boulé e Eclésia.

INCORRETO. A Boulé, ou Conselho dos Quinhentos, era uma instituição formada por 500 cidadãos sorteados, que preparavam os projetos a serem votados. Já a Eclésia, ou Assembleia dos Cidadãos, era composta por todos os cidadãos de Atenas e votava os projetos preparados pela Boulé. Portanto, a ordem das instituições na alternativa está invertida em relação ao enunciado.

 

B) Eclésia e Ápela.

INCORRETO. A Eclésia era a Assembleia dos Cidadãos de Atenas, como já mencionado. No entanto, a Ápela é uma instituição da democracia espartana, não ateniense. Portanto, essa alternativa está incorreta.

 

C) Gerúsia e Ápela.

INCORRETO. Tanto a Gerúsia quanto a Ápela são instituições da democracia espartana, não ateniense. Portanto, essa alternativa está incorreta.

 

D) Eforato e Boulé.

INCORRETO. O Eforato é uma instituição da democracia espartana, não ateniense. A Boulé, como já mencionado, era a instituição ateniense que preparava os projetos a serem votados. Portanto, essa alternativa está incorreta.

 

E) Eclésia e Boulé.

CORRETO. A Eclésia, ou Assembleia dos Cidadãos, era composta por todos os cidadãos de Atenas e votava os projetos de lei. A Boulé, ou Conselho dos Quinhentos, era a instituição que preparava os projetos a serem votados pela Eclésia. Portanto, essa alternativa está correta e em conformidade com o enunciado da questão.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA E.

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292) Leia as alternativas abaixo a marque a opção ERRADA sobre a Grécia Antiga.

  • A)  A maioria da população era de não-cidadãos, que não gozavam de direitos políticos, a exemplo das mulheres, dos escravos e dos estrangeiros (metecos).

  • B)  Os gregos eram politeístas e adeptos do antropomorfismo. Sob a forma humana, os deuses eram representados em absoluta perfeição.

  • C)  A Grécia foi o berço da democracia, já que as medidas administrativas eram discutidas e aprovadas pelo conjunto de cidadãos.

  • D)  A sociedade grega se fixou na península Balcânica, o que favoreceu a formação de comunidades independentes umas das outras nos aspectos político, militar e econômico.

  • E)  Na Grécia Antiga, a sociedade era formada basicamente por três classes sociais: os patrícios, os plebeus e os escravos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E)  Na Grécia Antiga, a sociedade era formada basicamente por três classes sociais: os patrícios, os plebeus e os escravos.

Vamos analisar cada alternativa, para identificar a opção ERRADA sobre a Grécia Antiga.

 

A) A maioria da população era de não-cidadãos, que não gozavam de direitos políticos, a exemplo das mulheres, dos escravos e dos estrangeiros (metecos).

CORRETO. Na Grécia Antiga, a maioria da população era realmente constituída por não-cidadãos, que não gozavam de direitos políticos. Incluíam-se nesse grupo as mulheres, os escravos e os estrangeiros (metecos). Apenas os homens livres, nascidos em Atenas e filhos de pais atenienses, tinham direito à cidadania plena.

 

B) Os gregos eram politeístas e adeptos do antropomorfismo. Sob a forma humana, os deuses eram representados em absoluta perfeição.

CORRETO. A religião na Grécia Antiga era politeísta, ou seja, acreditava-se em vários deuses. Além disso, os gregos eram adeptos do antropomorfismo, que é a atribuição de características humanas a seres não-humanos, como os deuses. Na arte grega, os deuses eram representados com corpos perfeitos, em forma humana.

 

C) A Grécia foi o berço da democracia, já que as medidas administrativas eram discutidas e aprovadas pelo conjunto de cidadãos.

CORRETO. A Grécia Antiga, especialmente a cidade de Atenas, é frequentemente apontada como o berço da democracia. De fato, a democracia ateniense era um sistema político no qual as decisões eram tomadas pelo conjunto de cidadãos, que tinham o direito de participar das assembleias e votar nas decisões políticas.

 

D) A sociedade grega se fixou na península Balcânica, o que favoreceu a formação de comunidades independentes umas das outras nos aspectos político, militar e econômico.

CORRETO. A sociedade grega se estabeleceu de fato na península Balcânica, uma região de relevo montanhoso que favoreceu a formação de cidades-estados (polis) independentes entre si. Cada polis tinha seu próprio governo, suas leis, seu exército e sua economia.

 

E) Na Grécia Antiga, a sociedade era formada basicamente por três classes sociais: os patrícios, os plebeus e os escravos.

INCORRETO. A alternativa está errada porque confunde a estrutura social da Grécia Antiga com a de Roma Antiga. Na Grécia, a sociedade era dividida em cidadãos, metecos e escravos. Os cidadãos eram os homens livres, nascidos em Atenas e filhos de pais atenienses; os metecos eram estrangeiros que viviam em Atenas, mas não tinham direitos políticos; e os escravos eram considerados propriedade e não tinham nenhum direito. Patrícios e plebeus são termos que se referem a classes sociais da Roma Antiga, não da Grécia.

 

Portanto, a alternativa ERRADA é a LETRA E.

293) Sobre as heranças culturais da Antiguidade Clássica, assinale a alternativa correta.

I – Na Grécia Antiga a cidadania era uma condição a que todos os atenienses tinham direito.

II – Em Atenas, a democracia era direta, todo cidadão apresentava-se pessoalmente na Assembleia para votar sobre diferentes assuntos da vida pública.

III – Os egípcios lançaram os principais alicerces da civilização ocidental. Suas raízes estão em toda parte da cultura contemporânea: na política, nas artes, na educação.

  • A) Apenas o item I é verdadeiro.
  • B) Apenas o item II é verdadeiro.
  • C) Apenas o item III é verdadeiro.
  • D) Apenas os itens I e II são verdadeiros.
  • E) Nenhum dos itens é verdadeiro.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Apenas o item II é verdadeiro.

Vamos analisar cada afirmativa para identificar a correta.

 

FALSO. A cidadania na Grécia Antiga, em particular em Atenas, era um privilégio de uma parte da população, não de todos os atenienses. A cidadania era restrita aos homens livres, nascidos de pais atenienses. Mulheres, estrangeiros e escravos não eram considerados cidadãos e, portanto, não tinham os mesmos direitos políticos.

 

VERDADEIRO. Na Grécia Antiga, a democracia ateniense era de fato direta. Isso significa que os cidadãos (novamente, lembrando que a cidadania era restrita) tinham o direito de participar diretamente na tomada de decisões políticas. Eles podiam se apresentar na Assembleia do Povo, onde votavam em leis e decisões importantes para a cidade.

 

FALSO. Embora a civilização egípcia antiga tenha contribuído de maneira significativa para o desenvolvimento da humanidade, principalmente no que diz respeito à arquitetura, escrita e matemática, não se pode afirmar que foram eles que lançaram os principais alicerces da civilização ocidental. A cultura ocidental tem suas raízes principalmente na Grécia e em Roma antigas, que contribuíram com conceitos fundamentais na filosofia, ciência, política e arte.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA B.

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294) Leia os itens a seguir e assinale a alternativa correta sobre a Antiguidade Clássica:

I – No período pré-homérico da história grega, os genos se desenvolveram para a formação das famosas cidades-estados gregas, que possuíam governo próprio.

II – A organização dos povos na Antiguidade clássica tem forte influência sobre a sociedade ocidental: a democracia e a organização republicana são exemplos.

III – No período arcaico, a região grega foi ocupada por povos indo-europeus, como os jônios, os eólicos e os dórios.

  • A) Apenas o item I é verdadeiro.
  • B) Apenas o item II é verdadeiro.
  • C) Apenas o item III é verdadeiro.
  • D) Apenas os itens II e III são verdadeiros.
  • E) Todos os itens são verdadeiros.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Apenas o item II é verdadeiro.

Gabarito: Letra B


A questão aborda aspectos históricos das civilizações da Antiguidade Clássica, principalmente do mundo grego. Vamos avaliar as assertivas a fim de encontrar o gabarito.

 


 

Incorreta. A formação das póleis gregas, traduzidas para o termo cidades-estado foi lenta, tendo esse processo começado entre o período homérico e o período arcaico, ou seja, entre os séculos XII e VI a.C. Os genos, unidades independentes compostas por famílias ou clãs, foram gradativamente dando origem a unidades de interesse menos familiar e muito mais coletivo. Portanto, o erro nessa assertiva está na periodização. A formação das cidades-estados acontece em um periodo posterior ao período pré-homérico.

 

 

Correta. Um dos legados dos povos da Antiguidade clássica foi na questão da organização política. Enquanto os atenienses deixaram como marca para os ocidentais a democracia, os romanos legaram o sistema republicano
 

 

Incorreta. Nessa alternativa também encontramos um erro de periodização. As migrações dos povos indo-europeus teriam acontecido em etapas anteriores ao período arcaico. Os historiadores que se dedicam a estudar o passado da civilização grega afirmam que os indo-europeus migraram para a Grécia em momentos diferentes entre os séculos XVIII e XII a.C.. Logo, esse marco temporal corresponderia ao período pré-homérico.

 

Portanto, somente a assertiva II está correta e o nosso gabarito é a letra B.

   

Referência:
 

GIORDANI, Mario Curtis. História da Grécia. Vozes: Petrópolis, 1984.

295) Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta que corresponde ao autor das reformas sociais e políticas promovidas em Atenas.

• Proibiu a escravidão por dívidas, o que fez crescer a venda e a compra de escravos.

• Os cidadãos foram divididos em quatro categorias, de acordo com a faixa de renda anual à qual pertenciam.

• A participação política passou a depender de sua riqueza e não mais de sua linhagem familiar.

  • A) Clístenes.
  • B) Péricles.
  • C) Drácon.
  • D) Pisístrato.
  • E) Sólon.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Sólon.

Vamos analisar os autores das reformas sociais e políticas promovidas em Atenas, para identificar a quem correspondem as assertivas citadas.

 

A) Clístenes.

INCORRETO. Clístenes é conhecido como o "pai da democracia ateniense". Ele promoveu reformas que expandiram a participação política para além da nobreza, permitindo a todos os cidadãos livres de Atenas o direito de votar e participar da Assembleia do Povo. No entanto, ele não foi responsável pela proibição da escravidão por dívidas, nem pela divisão dos cidadãos em quatro categorias, de acordo com a faixa de renda anual.

 

B) Péricles.

INCORRETO. Péricles foi um importante líder político de Atenas durante o seu período mais próspero, conhecido como a "Era de Ouro". Ele promoveu uma série de reformas, incluindo a introdução de salários para os funcionários públicos, o que permitiu a participação de cidadãos mais pobres na política. No entanto, as medidas mencionadas na questão não correspondem às reformas promovidas por Péricles.

 

C) Drácon.

INCORRETO. Drácon foi um legislador ateniense conhecido por suas leis severas, daí a origem do termo "draconiano". Ele não promoveu as reformas mencionadas na questão.

 

D) Pisístrato.

INCORRETO. Pisístrato foi um tirano de Atenas que governou em três ocasiões diferentes. Ele é conhecido por suas políticas populistas e pela promoção da cultura e das artes. No entanto, as reformas mencionadas na questão não foram realizadas durante o seu governo.

 

E) Sólon.

CORRETO. Sólon foi um legislador ateniense que promoveu uma série de reformas socioeconômicas e políticas no século VI a.C. Ele proibiu a escravidão por dívidas, o que de fato levou a um aumento na compra e venda de escravos. Além disso, ele dividiu os cidadãos em quatro categorias, de acordo com a faixa de renda anual, e fez da riqueza, e não da linhagem familiar, o critério para a participação política. Portanto, as assertivas correspondem às reformas promovidas por Sólon.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA E.

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296) “As constantes investidas persas durante as guerras _____________ impulsionaram as cidades gregas a formarem uma aliança militar sob a liderança de ___________. A _____________ tinha como objetivo organizar uma poderosa frota marítima com o dinheiro recolhido das cidades integrantes”.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A) médicas – Atenas – Liga de Delos
  • B) do Peloponeso – Esparta – Liga do Peloponeso
  • C) macedônicas – Tebas – Liga de Delos
  • D) médicas – Esparta – Liga do Peloponeso
  • E) do Peloponeso – Atenas – Liga de Delos

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) médicas – Atenas – Liga de Delos

Vamos analisar cada alternativa, para identificar a que preenche correta e respectivamente as lacunas do trecho apresentado.

 

A) médicas – Atenas – Liga de Delos

CORRETO. As Guerras Médicas (490 a.C. e 480 a.C.) foram conflitos entre os gregos e os persas. A cidade de Atenas liderou a resistência contra os persas e, após a vitória, organizou a Liga de Delos para garantir a defesa contra futuras investidas persas. A Liga de Delos era uma confederação de cidades-estado gregas, liderada por Atenas, com o objetivo de criar uma poderosa frota marítima para defesa contra os persas. O dinheiro para a manutenção dessa frota era recolhido das cidades integrantes da Liga.

 

B) do Peloponeso – Esparta – Liga do Peloponeso

INCORRETO. A Guerra do Peloponeso (431 a.C. - 404 a.C.) foi um conflito entre Atenas e a Liga de Delos contra Esparta e a Liga do Peloponeso. Esparta liderou a Liga do Peloponeso, mas não foi em resposta às investidas persas, e sim como uma reação à hegemonia de Atenas e da Liga de Delos.

 

C) macedônicas – Tebas – Liga de Delos

INCORRETO. As guerras macedônicas ocorreram depois do período em questão e não envolveram a Liga de Delos. Além disso, Tebas não liderou a Liga de Delos.

 

D) médicas – Esparta – Liga do Peloponeso

INCORRETO. Esparta não liderou a Liga do Peloponeso em resposta às Guerras Médicas. Além disso, a Liga do Peloponeso não tinha como objetivo organizar uma poderosa frota marítima com o dinheiro recolhido das cidades integrantes.

 

E) do Peloponeso – Atenas – Liga de Delos

INCORRETO. A Guerra do Peloponeso foi um conflito entre Atenas e a Liga de Delos contra Esparta e a Liga do Peloponeso. A Liga de Delos não foi formada em resposta a essa guerra, mas sim às investidas persas.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA A.

297) Dentre as grandes contribuições gregas para a civilização moderna está a democracia e a organização social. Mas a sociedade grega não espelhava necessariamente os valores de igualdade entre as pessoas que as democracias modernas tendem a exaltar. Os direitos eram restritos aos homens que se enquadravam como cidadãos, e a sociedade era extremamente dominada pelo mundo masculino. Os não cidadãos e as mulheres não podiam participar das assembleias ou exercer cargos públicos. Sobre a organização social e os direitos expressos, é correto afirmar que, dentre os habitantes da pólis,

  • A) os metecos ou estrangeiros não eram considerados cidadãos.
  • B) os escravos, desde que de origem ateniense, eram considerados cidadãos.
  • C) os demiurgóis representavam os camponeses e eram considerados cidadãos.
  • D) os eupátridas representavam os considerados cidadãos. artesãos e eram
  • E) os georgóis representavam a aristocracia ateniense e eram os mais prestigiados cidadãos atenienses.

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A alternativa correta é letra A) os metecos ou estrangeiros não eram considerados cidadãos.

Vamos analisar cada alternativa para identificar a que melhor se enquadra na descrição da organização social grega.

 

A) os metecos ou estrangeiros não eram considerados cidadãos.

CORRETO. Os metecos eram estrangeiros que viviam em Atenas e outras cidades-estado gregas. Eles não tinham o direito de participar da vida política da cidade, ou seja, não podiam votar ou ocupar cargos públicos. Sua condição era semelhante à dos imigrantes modernos que vivem em um país sem a cidadania. Eles eram livres para trabalhar e pagar impostos, mas não tinham os mesmos direitos dos cidadãos.

 

B) os escravos, desde que de origem ateniense, eram considerados cidadãos.

INCORRETO. A escravidão era uma prática comum na Grécia antiga e os escravos não tinham direitos civis, independentemente de sua origem. Eles eram considerados propriedade de seus mestres e não tinham o direito de participar da vida política da cidade. Portanto, mesmo que fossem de origem ateniense, os escravos não eram considerados cidadãos.

 

C) os demiurgóis representavam os camponeses e eram considerados cidadãos.

INCORRETO. Os demiurgóis eram os trabalhadores manuais, os artesãos e os comerciantes da Grécia antiga. Eles não eram necessariamente camponeses, mas formavam uma classe importante na economia da cidade. No entanto, em muitas cidades-estado gregas, incluindo Atenas, os demiurgóis não eram considerados cidadãos e não tinham o direito de participar da vida política.

 

D) os eupátridas representavam os considerados cidadãos. artesãos e eram

INCORRETO. Os eupátridas eram a classe aristocrática da Grécia antiga e detinham a maioria dos direitos políticos. Eles eram considerados cidadãos, mas não eram artesãos. A redação desta alternativa está confusa, mas independentemente disso, a afirmação de que os eupátridas eram artesãos está incorreta.

 

E) os georgóis representavam a aristocracia ateniense e eram os mais prestigiados cidadãos atenienses.

INCORRETO. Os georgóis eram os camponeses, e não a aristocracia ateniense. Embora fossem livres e possuíssem terras, eles não tinham o mesmo status social ou político que os eupátridas, que eram a verdadeira aristocracia ateniense.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA A.

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298) A desagregação dos “genos”, o desenvolvimento do artesanato, do comércio, a expansão colonial, o aparecimento da escravidão e diferentes camadas sociais na antiguidade clássica foi determinante para o surgimento de:

  • A) Guerras.
  • B) Pólis gregas.
  • C) Modo de produção neoliberal.
  • D) Feudalismo.
  • E) Mitologia.

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A alternativa correta é letra B) Pólis gregas.

Vamos analisar cada alternativa, para identificar o fenômeno que surgiu com a desagregação dos “genos”, o desenvolvimento do artesanato, do comércio, a expansão colonial, o aparecimento da escravidão e diferentes camadas sociais na antiguidade clássica.

 

A) Guerras.

INCORRETO. Embora as guerras fossem comuns na antiguidade clássica, elas não são um fenômeno que surgiu especificamente em resposta à desagregação dos “genos”, ao desenvolvimento do artesanato e do comércio, à expansão colonial, ao aparecimento da escravidão e à formação de diferentes camadas sociais. As guerras ocorriam por uma variedade de razões, muitas das quais não estão diretamente relacionadas a esses fatores. Alternativa errada.

 

B) Pólis gregas.

CORRETO. A desagregação dos “genos”, unidades familiares que constituíam a base da sociedade grega arcaica, juntamente com o desenvolvimento do artesanato e do comércio, a expansão colonial, o aparecimento da escravidão e a formação de diferentes camadas sociais, foram fatores determinantes para o surgimento das pólis gregas. As pólis, ou cidades-estados, surgiram na Grécia Antiga como centros políticos, econômicos e sociais, onde as diferentes camadas sociais interagiam e as decisões políticas eram tomadas.

 

C) Modo de produção neoliberal.

INCORRETO. O modo de produção neoliberal é um conceito moderno e não tem relação com a antiguidade clássica. O neoliberalismo é uma teoria econômica que defende a minimização do papel do estado na economia e a maximização do livre mercado. Este modo de produção surge no contexto do capitalismo tardio, não tendo relação com a desagregação dos “genos”, o desenvolvimento do artesanato, do comércio, a expansão colonial, o aparecimento da escravidão e diferentes camadas sociais na antiguidade clássica. Alternativa errada.

 

D) Feudalismo.

INCORRETO. O feudalismo foi um sistema socioeconômico e político que prevaleceu na Europa durante a Idade Média, muito depois da antiguidade clássica. Embora alguns elementos do feudalismo, como a servidão, possam ter raízes na antiguidade, o sistema feudal como um todo não surgiu como resultado direto da desagregação dos “genos”, do desenvolvimento do artesanato e do comércio, da expansão colonial, do aparecimento da escravidão e da formação de diferentes camadas sociais na antiguidade clássica. Alternativa errada.

 

E) Mitologia.

INCORRETO. A mitologia grega é muito mais antiga do que a desagregação dos “genos”, o desenvolvimento do artesanato, do comércio, a expansão colonial, o aparecimento da escravidão e diferentes camadas sociais na antiguidade clássica. Além disso, a mitologia não é um fenômeno social, econômico ou político, mas um sistema de crenças e histórias que explicam o mundo e os eventos nele. Alternativa errada.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA B.

299) Leia a reconstituição elaborada por Tucídides de um discurso de Péricles, um importante líder político de Atenas no século V a.C.:

A nossa constituição política não segue as leis de outras cidades, antes lhes serve de exemplo. O nosso governo chama-se democracia, porque a administração serve aos interesses da maioria e não de uma minoria. De acordo com as nossas leis, somos todos iguais no que se refere aos negócios privados. Quanto à participação na sua vida pública, porém, cada qual obtém a consideração de acordo com os seus méritos e mais importante é o valor pessoal do que a classe a que se pertence; isto quer dizer que ninguém sente o obstáculo da sua pobreza ou da condição social inferior, quando o seu valor o capacite a prestar serviços à cidade.

Adaptado de Tucídides. História da Guerra do Peloponeso, Livro II, § 36 a 42.

Com base no trecho, é correto afirmar que Péricles

  • A) qualificou numericamente a maioria para indicar que todos os homens adultos votavam, independentemente da nacionalidade.

  • B) enfatizou a igualdade dos cidadãos atenienses perante a lei, independentemente de sua condição socioeconômica.

  • C) defendeu a isonomia do regime aristocrático vigente em Atenas e em outras cidades-Estado gregas. 

  • D) sustentou o critério meritocrático e censitário de participação na vida pública, aplicado a todos os habitantes da Ática.

  • E) definiu a constituição ateniense de democracia pois todos os cidadãos e cidadãs tinham o direito de participar da vida política.

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A alternativa correta é letra B) enfatizou a igualdade dos cidadãos atenienses perante a lei, independentemente de sua condição socioeconômica.

A) qualificou numericamente a maioria para indicar que todos os homens adultos votavam, independentemente da nacionalidade.

INCORRETO. O texto não menciona a questão da nacionalidade, nem que todos os homens adultos votavam. O discurso de Péricles indica que a democracia ateniense servia aos interesses da maioria, mas não esclarece quem compõe essa maioria. Na Atenas do século V a.C., nem todos os homens adultos podiam votar, pois o voto era restrito aos cidadãos atenienses, excluindo escravos, mulheres, estrangeiros e metecos (estrangeiros residentes em Atenas).

 

B) enfatizou a igualdade dos cidadãos atenienses perante a lei, independentemente de sua condição socioeconômica.

CORRETO. Conforme o discurso de Péricles, "somos todos iguais no que se refere aos negócios privados" e "ninguém sente o obstáculo da sua pobreza ou da condição social inferior, quando o seu valor o capacite a prestar serviços à cidade". Isso indica que Péricles defendia a igualdade dos cidadãos atenienses perante a lei, independentemente de sua condição socioeconômica.

 

C) defendeu a isonomia do regime aristocrático vigente em Atenas e em outras cidades-Estado gregas.

INCORRETO. Péricles enfatiza que a constituição política de Atenas "não segue as leis de outras cidades, antes lhes serve de exemplo". Isso sugere que o regime político de Atenas era distinto dos regimes aristocráticos vigentes em outras cidades-Estado gregas. Além disso, Péricles descreve o governo de Atenas como uma democracia, não como uma aristocracia.

 

D) sustentou o critério meritocrático e censitário de participação na vida pública, aplicado a todos os habitantes da Ática.

INCORRETO. Embora Péricles defenda que "cada qual obtém a consideração de acordo com os seus méritos", ele não menciona um critério censitário de participação na vida pública. Além disso, o discurso de Péricles não indica que esse critério era aplicado a todos os habitantes da Ática.

 

E) definiu a constituição ateniense de democracia pois todos os cidadãos e cidadãs tinham o direito de participar da vida política.

INCORRETO. O discurso de Péricles não menciona explicitamente que todos os cidadãos e cidadãs tinham o direito de participar da vida política. Além disso, na Atenas do século V a.C., as mulheres não tinham direito ao voto e eram excluídas da vida política.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA B.

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300) Os historiadores dividem a história da Grécia em 4 (quatro) períodos principais. Assinale a assertiva que NÃO representa um desses principais períodos.

  • A) Pré - Homérico.
  • B) Clássico.
  • C) Homérico.
  • D) Pré - Arcaico.

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A alternativa correta é letra D) Pré - Arcaico.

Vamos analisar cada alternativa, para identificar o período que não representa um dos principais períodos da história da Grécia.

 

A) Pré - Homérico.

CORRETO. O período Pré-Homérico é um dos períodos da história da Grécia, que precede o período Homérico. Este período é também conhecido como a Idade das Trevas da Grécia Antiga, que se estende desde a queda da Civilização Micênica até o fim da época das invasões dóricas, por volta de 800 a.C. Durante este período, a Grécia experimentou um declínio na população e na alfabetização.

 

B) Clássico.

CORRETO. O período Clássico é um dos períodos mais conhecidos da história da Grécia. Este período, que se estende aproximadamente do século V a.C. até o final do século IV a.C., é marcado por grandes avanços em áreas como a filosofia, a literatura, a arquitetura e a política. É o período de Sócrates, Platão, Aristóteles, a democracia ateniense, as Guerras Persas e as Guerras do Peloponeso.

 

C) Homérico.

CORRETO. O período Homérico é um dos períodos da história da Grécia, que sucede ao período Pré-Homérico. Este período, que se estende aproximadamente do século XII a.C. ao século VIII a.C., é assim chamado por ser a época em que acredita-se que o poeta Homero viveu e compôs as duas grandes epopeias gregas, a Ilíada e a Odisseia.

 

D) Pré - Arcaico.

INCORRETO. Não existe um período conhecido como "Pré-Arcaico" na divisão tradicional da história da Grécia. Os períodos reconhecidos pelos historiadores são o Pré-Homérico, o Homérico, o Arcaico, o Clássico e o Helenístico. Portanto, esta alternativa está errada.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA D.

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