Questões Sobre Grécia Antiga - História - concurso
301) De acordo com a história e estudos dos historiadores, sabe-se que Esparta foi fundada pelos dórios por volta do século IX a.C. Assinale a assertiva que representa uma peculiaridade sobre o poder em Esparta.
- A) O poder em Esparta era exercido por um grande grupo ligado às atividades agrárias. Mas apenas uma minoria participava das decisões políticas e administrativas.
- B) O poder em Esparta era exercido por um grande grupo ligado às atividades militares. E todos participava das decisões políticas e administrativas.
- C) O poder em Esparta era exercido por um pequeno grupo ligado às atividades militares. Mas todos participavam das decisões administrativas.
- D) O poder em Esparta era exercido por um pequeno grupo ligado às atividades militares. Apenas uma minoria participava das decisões políticas e administrativas.
A alternativa correta é letra D) O poder em Esparta era exercido por um pequeno grupo ligado às atividades militares. Apenas uma minoria participava das decisões políticas e administrativas.
Vamos analisar cada alternativa, para identificar a peculiaridade sobre o poder em Esparta.
A) O poder em Esparta era exercido por um grande grupo ligado às atividades agrárias. Mas apenas uma minoria participava das decisões políticas e administrativas.
INCORRETO. Em Esparta, o poder não era exercido por um grande grupo ligado às atividades agrárias. A cidade-estado era conhecida por sua estrutura militarista e aristocrática. A agricultura era uma atividade importante, mas era realizada principalmente por servos, conhecidos como hilotas, que não participavam das decisões políticas e administrativas.
B) O poder em Esparta era exercido por um grande grupo ligado às atividades militares. E todos participava das decisões políticas e administrativas.
INCORRETO. Embora o poder em Esparta fosse exercido por um grupo ligado às atividades militares, nem todos participavam das decisões políticas e administrativas. Apenas os espartanos, que eram uma minoria, tinham direitos políticos. A maioria da população era composta por hilotas e periecos, que eram excluídos da participação política.
C) O poder em Esparta era exercido por um pequeno grupo ligado às atividades militares. Mas todos participavam das decisões administrativas.
INCORRETO. O poder em Esparta era exercido por um pequeno grupo ligado às atividades militares, mas não é verdade que todos participavam das decisões administrativas. Apenas os espartanos tinham direitos políticos, enquanto a maioria da população era excluída da participação política.
D) O poder em Esparta era exercido por um pequeno grupo ligado às atividades militares. Apenas uma minoria participava das decisões políticas e administrativas.
CORRETO. O poder em Esparta era de fato exercido por um pequeno grupo ligado às atividades militares. A cidade-estado era governada por dois reis, que eram membros de famílias aristocráticas, e um conselho de anciãos, composto por homens com mais de 60 anos. Além disso, apenas os espartanos, que eram uma minoria, tinham direitos políticos. A maioria da população, composta por hilotas e periecos, era excluída da participação política.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA D.
302) Em Atenas durante sua democratização, o reformador Clistenes implantou uma lei conhecida como “ostracismo”. Assinale corretamente o que essa lei determinava.
- A) Essa lei determinando que qualquer cidadão que ameaçasse a segurança da cidade poderia ser condenado ao exílio por dez anos, pois essa lei procurava evitar que se repetisse um governo tirano em Atenas.
- B) Essa lei determinando que qualquer cidadão que ameaçasse a segurança da cidade poderia ser condenado a reclusão por vinte anos, pois essa lei procurava evitar que se repetisse um governo tirano em Atenas.
- C) Essa lei determinando que qualquer cidadão que ajudasse a segurança da cidade poderia ser condenado ao exílio por quinze anos, essa lei procurava evitar que se repetisse um governo democráticos em Atenas.
- D) Essa lei determinando que qualquer cidadão que não obedecesse o reformador da cidade poderia ser expulso da cidade por tempo indeterminado, essa lei procurava evitar que se repetisse um governo tirano em Atenas.
A alternativa correta é letra A) Essa lei determinando que qualquer cidadão que ameaçasse a segurança da cidade poderia ser condenado ao exílio por dez anos, pois essa lei procurava evitar que se repetisse um governo tirano em Atenas.
Vamos analisar cada alternativa, para identificar o que a lei do "ostracismo" determinava em Atenas durante a sua democratização.
A) Essa lei determinando que qualquer cidadão que ameaçasse a segurança da cidade poderia ser condenado ao exílio por dez anos, pois essa lei procurava evitar que se repetisse um governo tirano em Atenas.
CORRETO. O ostracismo era uma lei que permitia aos cidadãos de Atenas votar para banir ou exilar um cidadão que eles considerassem uma ameaça para a cidade. O período de exílio era de dez anos. O principal objetivo dessa lei era prevenir a tirania, evitando que um indivíduo acumulasse muito poder e se tornasse uma ameaça para a democracia. Portanto, essa alternativa está correta.
B) Essa lei determinando que qualquer cidadão que ameaçasse a segurança da cidade poderia ser condenado a reclusão por vinte anos, pois essa lei procurava evitar que se repetisse um governo tirano em Atenas.
INCORRETO. A lei do ostracismo não previa reclusão, mas sim exílio. Além disso, o período de exílio era de dez anos, e não vinte. Portanto, essa alternativa está incorreta.
C) Essa lei determinando que qualquer cidadão que ajudasse a segurança da cidade poderia ser condenado ao exílio por quinze anos, essa lei procurava evitar que se repetisse um governo democráticos em Atenas.
INCORRETO. A lei do ostracismo era aplicada a cidadãos que representassem uma ameaça para a cidade, não àqueles que ajudassem a sua segurança. Além disso, o período de exílio era de dez anos, e não quinze. Por fim, o objetivo da lei era prevenir a tirania, e não evitar a repetição de governos democráticos. Portanto, essa alternativa está incorreta.
D) Essa lei determinando que qualquer cidadão que não obedecesse o reformador da cidade poderia ser expulso da cidade por tempo indeterminado, essa lei procurava evitar que se repetisse um governo tirano em Atenas.
INCORRETO. A lei do ostracismo não estava relacionada com a obediência ao reformador da cidade. Ela era aplicada a cidadãos que representassem uma ameaça para a cidade, independentemente de sua relação com o reformador. Além disso, o período de exílio era determinado (dez anos), e não indeterminado. Portanto, essa alternativa está incorreta.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA A.
303) Na Grécia, quando aconteceu guerras entre as Cidades-Estados, na primeira fase da guerra houve um certo equilíbrio entre as partes, com espartanos e atenienses conseguindo algumas vitórias, após esse período, as duas cidades fizeram um acordo de paz que deveria durar 50 anos. Assinale a assertiva que representa corretamente o período desses acontecimentos.
- A) Entre 452 e 442 a.C.
- B) Entre 413 e 415 a.C
- C) Entre 431 e 421 a.C.
- D) Entre 413 a 404 a.C.
A alternativa correta é letra C) Entre 431 e 421 a.C.
A) Entre 452 e 442 a.C.
INCORRETO. Esse período não corresponde à fase inicial da guerra entre as Cidades-Estados gregas. Na verdade, durante esse período, ocorreram conflitos entre Atenas e outras cidades-estados, mas não especificamente com Esparta. Portanto, essa alternativa não representa corretamente o período desses acontecimentos.
B) Entre 413 e 415 a.C.
INCORRETO. Este período também não corresponde à fase inicial da guerra entre as Cidades-Estados gregas. Na verdade, este período está dentro do contexto da Guerra do Peloponeso, mas não corresponde ao período inicial da guerra, nem ao acordo de paz entre as cidades de Atenas e Esparta.
C) Entre 431 e 421 a.C.
CORRETO. Este período corresponde à primeira fase da Guerra do Peloponeso, conhecida como a Guerra Arquidâmica. Durante esse tempo, ocorreram batalhas entre as Cidades-Estados gregas, especificamente entre Atenas e Esparta. Após essa fase, foi estabelecida a Paz de Nícias, um acordo de paz que deveria durar 50 anos. Portanto, essa alternativa representa corretamente o período desses acontecimentos.
D) Entre 413 a 404 a.C.
INCORRETO. Este período corresponde à segunda fase da Guerra do Peloponeso, conhecida como a Guerra Deceleana. Durante esse período, Esparta obteve uma série de vitórias que culminaram na rendição de Atenas em 404 a.C. Portanto, essa alternativa não representa corretamente o período desses acontecimentos.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA C.
304) A Grécia Antiga era formada por um conjunto de cidades-estados, sendo uma das principais, Atenas. Em sua organização política, Atenas vivenciou diversos regimes políticos, NÃO está entre eles a:
- A) Monarquia.
- B) Democracia.
- C) Oligarquia.
- D) Teocracia.
- E) Tirania.
A alternativa correta é letra D) Teocracia.
Vamos analisar cada alternativa, para identificar qual regime político não esteve presente na organização política de Atenas.
A) Monarquia.
INCORRETO. A monarquia foi, de fato, um dos regimes políticos vivenciados por Atenas. O período monárquico, também conhecido como Época das Monarquias ou Período Homérico, ocorreu aproximadamente entre os séculos XII e VIII a.C. Durante esse período, o poder político era concentrado nas mãos do rei, que era auxiliado por um conselho de nobres.
B) Democracia.
INCORRETO. A democracia é, talvez, o regime político mais famoso de Atenas. A cidade-estado é conhecida por ser o berço da democracia. Durante o Período Clássico (séculos V e IV a.C.), Atenas vivenciou um regime democrático no qual todos os cidadãos atenienses tinham direito a participar da Assembleia Popular e votar nas decisões que afetavam a cidade.
C) Oligarquia.
INCORRETO. A oligarquia também fez parte da história política de Atenas. Esse regime, no qual o poder é exercido por um pequeno grupo de pessoas, geralmente de uma mesma classe social, ocorreu em Atenas em diferentes momentos, especialmente durante o século VI a.C.
D) Teocracia.
CORRETO. A teocracia, regime político em que o poder é exercido por líderes religiosos em nome de uma divindade, não fez parte da organização política de Atenas. Embora a religião desempenhasse um papel importante na vida dos atenienses, o poder político não era exercido por líderes religiosos, mas por cidadãos e, em alguns períodos, por tiranos.
E) Tirania.
INCORRETO. A tirania foi outro regime político vivenciado por Atenas. Durante o século VI a.C., a cidade foi governada por tiranos, que, embora não fossem monarcas legítimos, detinham o poder absoluto.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA D.
305) Torna-se evidente que devemos começar por orientar o nosso estudo para o cidadão, visto que uma cidade é, por assim dizer, um composto de cidadãos. Nesse sentido, cabe-nos considerar, então, quem deveria ser chamado de cidadão e o que é um cidadão. Não há acordo geral, de fato, em torno de uma definição única de cidadão.
ARISTÓTELES, Política, Vega, 1998, p. 185. Adaptado.
Assinale a opção que identifica corretamente aspectos relacionados à categoria de cidadão em Atenas, entre os períodos arcaico e clássico.
- A) A reforma draconiana definia como cidadão ateniense apenas os membros da aristocracia urbana.
- B) A reforma de Sólon permitia que escravos fossem compreendidos como cidadãos com direitos limitados.
- C) A tirania de Pisístrato ampliava a participação popular, incluindo os estrangeiros como cidadãos de Atenas.
- D) As reformas de Clístenes instauravam a democracia plena, concedendo o direito à participação política aos metecos.
- E) Apesar da evolução do regime democrático, a categoria cidadão englobava apenas descendentes homens de pais atenienses.
A alternativa correta é letra E) Apesar da evolução do regime democrático, a categoria cidadão englobava apenas descendentes homens de pais atenienses.
Vamos analisar cada alternativa, para identificar a que melhor descreve os aspectos relacionados à categoria de cidadão em Atenas, entre os períodos arcaico e clássico.
A) A reforma draconiana definia como cidadão ateniense apenas os membros da aristocracia urbana.
INCORRETO. As leis de Drácon, que datam do século VII a.C., são conhecidas por sua severidade, mas não se concentravam especificamente na definição de cidadania. Elas estabeleciam principalmente sanções para crimes. Não há registro de que essas leis restringissem a cidadania apenas aos membros da aristocracia urbana.
B) A reforma de Sólon permitia que escravos fossem compreendidos como cidadãos com direitos limitados.
INCORRETO. Sólon, um dos legisladores mais importantes de Atenas, realizou reformas significativas no século VI a.C., mas essas não incluíam a concessão de direitos de cidadania aos escravos. Sua reforma é conhecida por ter aliviado a situação dos devedores, proibindo a escravidão por dívidas, e por ter ampliado a participação política, mas não para os escravos.
C) A tirania de Pisístrato ampliava a participação popular, incluindo os estrangeiros como cidadãos de Atenas.
INCORRETO. Pisístrato, um tirano que governou Atenas no século VI a.C., é conhecido por ter promovido a prosperidade econômica e o florescimento cultural. Embora ele tenha favorecido a classe popular, não há evidência de que ele tenha concedido direitos de cidadania aos estrangeiros.
D) As reformas de Clístenes instauravam a democracia plena, concedendo o direito à participação política aos metecos.
INCORRETO. Clístenes, outro importante legislador ateniense, é conhecido como o "pai da democracia ateniense" por suas reformas que expandiram a participação política. No entanto, apesar de suas reformas significativas, os metecos (estrangeiros residentes em Atenas) não foram incluídos como cidadãos com direitos políticos.
E) Apesar da evolução do regime democrático, a categoria cidadão englobava apenas descendentes homens de pais atenienses.
CORRETO. Em Atenas, durante os períodos arcaico e clássico, a cidadania era restrita aos homens livres que eram filhos de pais atenienses. Mulheres, escravos, estrangeiros e até mesmo filhos de mães atenienses e pais estrangeiros eram excluídos. Esta definição de cidadania perdurou mesmo com a evolução do regime democrático.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA E.
306) Considera-se a Grécia Antiga como precursora do embasamento cultural da civilização ocidental, com significativas influências em filosofia, política, linguagem, educação, arte, tecnologia, arquitetura e ciências, pelas formas de conhecimento, modos de reflexão ou teorias da realidade. De acordo com os Gregos Antigos, à filosofia compete explicar a realidade de forma racional e verificável, compreendendo etapas de verificação, mensuração, validação de hipóteses e exclusão de teses não validadas por experimentos.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra B) Errado
Analisemos o enunciado:
"Considera-se a Grécia Antiga como precursora do embasamento cultural da civilização ocidental, com significativas influências em filosofia, política, linguagem, educação, arte, tecnologia, arquitetura e ciências, pelas formas de conhecimento, modos de reflexão ou teorias da realidade. De acordo com os Gregos Antigos, à filosofia compete explicar a realidade de forma racional e verificável, compreendendo etapas de verificação, mensuração, validação de hipóteses e exclusão de teses não validadas por experimentos."
A primeira parte do texto é correta. A Grécia Antiga é de fato considerada precursora do embasamento cultural da civilização ocidental, com influências significativas em várias áreas, incluindo filosofia, política, linguagem, educação, arte, tecnologia, arquitetura e ciências.
No entanto, a segunda parte do texto apresenta uma confusão. A filosofia, de acordo com os gregos antigos, de fato buscava explicar a realidade de forma racional. No entanto, a verificação por meio de experimentos é uma característica do método científico, que surgiu muito tempo depois, e não da filosofia grega antiga. A filosofia grega baseava-se mais em argumentos lógicos e reflexões do que em experimentos empíricos.
Portanto, embora a afirmação esteja parcialmente correta ao dizer que a filosofia grega buscava explicar a realidade de forma racional, ela é ERRADA ao afirmar que isso envolvia "etapas de verificação, mensuração, validação de hipóteses e exclusão de teses não validadas por experimentos".
307) “A organização social e política das sociedades antigas variava de acordo com fatores como o ambiente geográfico, as condições econômicas e as tradições culturais. Algumas sociedades eram governadas por reis ou imperadores, outras por oligarquias ou aristocracias, e ainda havia aquelas em que a autoridade era exercida por conselhos de anciãos ou por assembleias populares.”
(Fonte: FUNARI, Pedro Paulo A.; PINSKY, Jaime (orgs.). História Antiga:
das sociedades às civilizações. São Paulo: Contexto, 2019)
Qual das seguintes alternativas representa uma das formas de governo praticadas por povos antigos que se destacou pela participação direta dos cidadãos nas decisões políticas?
- A) Império.
- B) Monarquia.
- C) Oligarquia.
- D) Democracia.
- E) Ditadura.
A alternativa correta é letra D) Democracia.
A) Império.
INCORRETO. O Império, como forma de governo, é caracterizado pelo poder centralizado na figura de um imperador, que detém o controle autoritário e supremo sobre o território e as pessoas. Embora os imperadores possam consultar conselhos ou assembleias, a decisão final sempre recai sobre o imperador, o que contradiz o conceito de participação direta dos cidadãos nas decisões políticas.
B) Monarquia.
INCORRETO. A Monarquia é uma forma de governo em que o poder é exercido por um monarca, seja um rei ou uma rainha, que geralmente detém o poder hereditário. Assim como no Império, embora possa haver conselhos ou assembleias, a decisão final sempre recai sobre o monarca. Portanto, a monarquia também não representa uma forma de governo destacada pela participação direta dos cidadãos nas decisões políticas.
C) Oligarquia.
INCORRETO. A Oligarquia é uma forma de governo em que o poder é exercido por um pequeno grupo de pessoas, geralmente da mesma classe social ou econômica. Apesar de ser um grupo e não um indivíduo único, a oligarquia ainda não permite a participação direta dos cidadãos nas decisões políticas, pois o poder é restrito a um pequeno número de indivíduos.
D) Democracia.
CORRETO. A Democracia é uma forma de governo em que o poder é exercido pelo povo, através de eleições ou assembleias populares. Nela, todos os cidadãos têm o direito de participar das decisões políticas, seja diretamente ou através de representantes eleitos. A Democracia é, portanto, a única alternativa que se destaca pela participação direta dos cidadãos nas decisões políticas.
E) Ditadura.
INCORRETO. A Ditadura é uma forma de governo em que o poder é exercido por uma única pessoa ou grupo, sem a participação do povo nas decisões políticas. Geralmente, as ditaduras são caracterizadas por restrições severas à liberdade individual e à liberdade de expressão, o que contradiz o conceito de participação direta dos cidadãos nas decisões políticas.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA D.
308) “Nos fins da Época Arcaica e nos tempos clássicos, Esparta nos aparece como uma pólis extremamente atípica. […] Embora alguns traços da organização espartana fossem encontrados em outras cidades do mundo grego, no conjunto tratava-se de um caso muito peculiar”.
Fonte: CARDOSO, Ciro Flamarion S. A cidade-Estado Antiga. 3ª ed. São Paulo: Editora Ática, 1990. p. 50-51.
A peculiaridade espartana no campo político era o governo ser uma:
- A) talassocracia
- B) democracia
- C) oligarquia
- D) diarquia
A alternativa correta é letra D) diarquia
Gabarito: LETRA D.
A questão aborda o contexto histórico da Grécia Antiga, mais especificamente o sistema político de Esparta, uma das mais relevantes pólis gregas das épocas arcaicas e clássicas, marcada por sua proeminência militar (Cartwright, 2013). Diante disso, vejamos as alternativas para identificar a que expressa uma peculiaridade espartana.
a) talassocracia
INCORRETO. Talassocracia refere-se a um estado cujo poder é baseado no domínio marítimo, termo mais associado aos povos fenícios, por exemplo.
b) democracia
INCORRETO. Democracia era a forma de governo praticada em Atenas, onde o poder era exercido pelos cidadãos através de assembleias e votos.
c) oligarquia
INCORRETO. Oligarquia se refere a um governo de poucos e, apesar de Esparta apresentar essa característica, o termo não condiz a uma especificidade espartana.
d) diarquia
CORRETO. Esparta apresentava uma forma de governo conhecida como diarquia, onde dois reis governavam simultaneamente. Este sistema era único e se destacava como uma peculiaridade em comparação com outras cidades-estado gregas.
309) A Antiguidade representou um período de grande importância para o conhecimento do processo histórico que resultou no mundo de hoje.
Com relação ao Mundo Antigo, pode-se depreender que:
- A) Os primeiros Estados apresentaram formas democráticas de governo.
- B) A agricultura mesopotâmica caracterizava-se pelo ritmo da produção em função das cheias do rio Nilo.
- C) Na sociedade egípcia a separação entre o Estado e a religião era total, pois não havia uma religião oficial.
- D) A preocupação em valorizar a figura, as paixões, o pensamento humano ressalta em todas as manifestações artísticas e intelectuais dos gregos.
- E) O campo em que a cultura romana mais se desenvolveu foi o da Filosofia, sendo o Epicurismo um dos seus ramos mais importantes.
A resposta certa é a letra D) A preocupaçao em valorizar a figura, as paixões, o pensamento humano ressalta em todas as manifestações artísticas e intelectuais dos gregos.
Essa opção é correta porque a Grécia Antiga foi um período de grande importância para o conhecimento do processo histórico que resultou no mundo de hoje. Nessa época, os gregos desenvolveram uma cultura rica e diversificada, que teve grande impacto em various áreas, como a filosofia, a arte, a literatura e a política.
Os gregos valorizavam a figura humana e as paixões, como pode ser visto em suas obras de arte, como as esculturas e as pinturas. Além disso, eles desenvolveram uma filosofia que se concentrou no estudo do homem e do universo, como pode ser visto em filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles.
Além disso, a Grécia Antiga foi um período de grandes realizações intelectuais, como o desenvolvimento da democracia, a criação do teatro e da filosofia, e o estabelecimento de escolas de filosofia, como a Academia de Platão.
Portanto, a opção D) A preocupaçao em valorizar a figura, as paixões, o pensamento humano ressalta em todas as manifestações artísticas e intelectuais dos gregos é a resposta certa, pois os gregos realmente valorizavam a figura humana e as paixões, e desenvolveram uma cultura rica e diversificada que teve grande impacto em various áreas.
310) Civilização Grega é conhecida por suas contribuições significativas à filosofia, arte, política e ciência, que moldaram de forma duradoura o desenvolvimento cultural do Ocidente. Este questionário visa explorar aspectos menos conhecidos ou frequentemente mal interpretados da Civilização Grega. Avalie as seguintes afirmativas sobre a Civilização Grega e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A Democracia Ateniense permitia que todas as pessoas livres, independentemente de riqueza ou classe social, votassem nas decisões da cidade.
( ) Esparta era conhecida por sua educação focada no desenvolvimento intelectual e artístico, similar à educação em Atenas.
( ) A Grécia Antiga compreendia uma unidade política homogênea, com leis e moeda comuns em todas as suas cidades-estado.
( ) As mulheres em Esparta possuíam mais direitos e autonomia comparadas às de outras cidades-estado gregas, incluindo o direito de possuir propriedade.
A sequência correta é:
- A) F-F-F-V.
- B) F-V-F-V.
- C) V-F-F-V.
- D) V-F-V-F.
A alternativa correta é letra A) F-F-F-V.
Gabarito: Letra A
A questão aborda aspectos das sociedades gregas, em especial, Atenas e Esparta e solicita dos candidatos que eles julgem se as afirmativas são verdadeiras ou falsas. Vamos comentar cada uma delas a fim de encontrar o gabarito.
(F) A Democracia Ateniense permitia que todas as pessoas livres, independentemente de riqueza ou classe social, votassem nas decisões da cidade.
Incorreta. A Democracia ateniense não possibilitava que todas as pessoas livres votassem nas decisões da pólis. Isso porque essa forma de governo era marcada pela exclusão social já que mulheres, estrangeiros e escravos não eram considerados cidadãos com participação nas escolhas sobre o que era melhor para a cidade.
(F) Esparta era conhecida por sua educação focada no desenvolvimento intelectual e artístico, similar à educação em Atenas.
Incorreta. A educação na pólis espartana priorizava o desenvolvimento físico e os aspectos militares diferentemente de Atenas cuja educação voltava-se para o desenvolvimento intelectual e artístico, onde os jovens aprendiam a ler, escrever, fazer contas, tocar lira, cantar e dançar. Os filhos e filhas dos espartanos eram entregues ao governo para receber a educação cujo objetivo principal era a preparação para a guerra. Os jovens praticavam desde muito cedo atividades esportivas a fim de adquirirem força e saúde e se tornarem parte do exército espartano.
(F) A Grécia Antiga compreendia uma unidade política homogênea, com leis e moeda comuns em todas as suas cidades-estado.
Incorreta. A Grécia Antiga era marcada pela diversidade de cultura, sociedade e organização política. Cada pólis tinha uma estrutura político-social definida pelos seus moradores, bem como suas leis, moeda e calendário religioso. Assim, não podemos afirmar que a Grécia Antiga era uma unidade política homogênea, mas sim pautada pela heterogeneidade.
(V) As mulheres em Esparta possuíam mais direitos e autonomia comparadas às de outras cidades-estado gregas, incluindo o direito de possuir propriedade.
Correta. As mulheres espartanas tinham mais liberdade de ação que as mulheres de outras pólis. Aquelas que pertenciam à aristocracia poderiam tomar conta dos bens da família e quando o chefe da família morria e não havia quem pudesse gerir as propriedades, estas poderiam ficar nas mãos das mulheres da família.
Portanto, a sequência correta é: F,F,F,V e o nosso gabarito é a Letra A.
Referências:
COTRIM, Gilberto e RODRIGES, Jaime. Expedições da história: 6º ano. São Paulo: Moderna, 2022.
KARNAL, Leandro et al. Viver História 6º ano. São Paulo: Moderna, 2022.