Questões Sobre Grécia Antiga - História - concurso
71) Sobre a cultura grega, considere as seguintes proposições:
I. A religião pode ser considerada um grande laço de unidade cultural dos gregos em contraponto à falta de centralização e unidade política.
II. Os gregos não tinham preocupação com a vida após a morte.
III. Por meio da mitologia, procuravam fornecer explicações para os mistérios da natureza e dos sentimentos humanos.
IV. A religião grega era ética e se fundamentava em um conjunto de princípios e valores muito semelhantes ao judaísmo.
Estão CORRETAS
- A) I, II e III.
- B) I, II e IV.
- C) I, III e IV.
- D) II, III e IV.
- E) I, II, III e IV.
Resposta: A) I, II e III
Explicação:
A religião grega pode ser considerada um grande laço de unidade cultural dos gregos em contraponto à falta de centralização e unidade política. Isso porque, apesar de não terem uma unidade política, os gregos tinham em comum a religião, que era uma forma de unir as cidades-estados gregas.
Além disso, os gregos não tinham preocupações com a vida após a morte. Eles acreditavam que a vida após a morte era um assunto dos deuses e não se preocupavam em saber o que aconteceria após a morte.
Por meio da mitologia, procuravam fornecer explicações para os mistérios da natureza e dos sentimentos humanos. A mitologia grega era uma forma de explicar os fenômenos naturais e os sentimentos humanos, como o amor, o ódio, a inveja, etc.
Portanto, as assertivas I, II e III são verdadeiras. Já a assertiva IV é falsa, pois a religião grega não era ética e não se fundamentava em princípios e valores semelhantes ao judaísmo.
Essa resposta é correta porque as assertivas I, II e III são verdadeiras e estão relacionadas entre si. A religião grega era um fator de unidade cultural, não se preocupava com a vida após a morte e utilizava a mitologia para explicar os fenômenos naturais e sentimentos humanos.
72)
(http://www.filosofia.com.br/figuras/change/76.jpg)
A imagem acima é uma releitura do quadro “Morte de Sócrates” do pintor francês Jacques- Louis David ( 1748-1825). A imagem intitula-se “Dirija-te a ti mesmo – a auto- escola socrática”, e constitui uma maneira bem- humorada de situar a filosofia socrática, em referência a um de seus lemas fundamentais. Assinale a alternativa que identifica corretamente o lema ao qual a imagem acima se refere
- A) "Só sei que nada sei"
- B) "Aqui não entre quem não souber geometria"
- C) "Não force o que não é belo a ser feio, nem o que não é bom a ser mau"
- D) " Tudo o que é gênio está entre um deus e um mortal"
- E) "Conhece-te a ti mesmo"
A alternativa correta é letra E) "Conhece-te a ti mesmo"
Questão: ALTERNATIVA E
(http://www.filosofia.com.br/figuras/change/76.jpg)
- A imagem acima é uma releitura do quadro "Morte de Sócrates" do pintor francês Jacques- Louis David ( 1748-1825). A imagem intitula-se "Dirija-te a ti mesmo - a auto- escola socrática", e constitui uma maneira bem- humorada de situar a filosofia socrática, em referência a um de seus lemas fundamentais. Assinale a alternativa que identifica corretamente o lema ao qual a imagem acima se refere
A questão é completamente absurda e não passa perto de avaliar qualquer conhecimento acerca do pensamento socrático. A estrutura da frase indicada remete ao lema "conhece-te a ti mesmo", que é uma máxima geral da cultura grega consolidada entre as máximas délficas e no Templo de Apolo em Delfos. A tradição atribui a frase a vários pensadores, estando Sócrates entre eles, cujo uso foi registrado por Platão nos diálogos com Eutidemo. A frase tem por objetivo exaltar o autoconhecimento como fonte sábia da moderação e da proteção contra as opiniões da multidão. Conhecer a si mesmo seria, desse forma, um bom caminho para seguir na vida e perseguir o conhecimento. Assim, observemos as alternativas propostas.
a) "Só sei que nada sei"
b) "Aqui não entre quem não souber geometria"
c) "Não force o que não é belo a ser feio, nem o que não é bom a ser mau"
d) " Tudo o que é gênio está entre um deus e um mortal"
e) "Conhece-te a ti mesmo"
Num arroubo de ludicidade, optou a banca por testar a capacidade dos candidatos de reconhecer paralelismos entre a frase original e a paródia. Portanto, bastava, para solucionar a questão, que o candidato procurasse pela alternativa com a frase mais parecida em relação àquela proposta no enunciado. Sem mais, está correta a ALTERNATIVA E.
73) Um dos legados culturais da Antiguidade Clássica para a sociedade contemporânea foi a democracia, e sobre a democracia grega, que teve como representação a cidade de Atenas, é correto afirmar-se que:
- A) dela participava o povo, definido como o conjunto de cidadãos que congregava homens e mulheres livres, com mais de 18 anos, que fossem nascidos em Atenas, o qual era soberano e suas decisões transformadas em leis que deveriam ser cumpridas pelos cidadãos atenienses.
- B) era direta, pois todos os cidadãos, homens adultos, livres, filhos de pais atenienses, maiores de 18 anos e que tivessem prestado o serviço militar, podiam participar da assembleia do povo, a Eclésia, que tomava as decisões relativas aos assuntos políticos, em praça pública.
- C) as leis, após serem votadas na assembleia popular - a Eclésia, eram enviadas ao conselho denominado de Bulé ou Senado para serem aprovadas e só depois eram colocadas em vigor. Nenhum cidadão poderia deixar de obedecê-Ias, sob pena de sofrer punições.
- D) todas decisões, fossem de ordem política, econômica ou social, eram submetidas à discussão dos membros da Hileia ou Tribunal do Povo, que congregava a população masculina da cidade considerada livre, atenienses ou estrangeiros, que, após discutirem e analisarem as questões, apresentavam leis para a Assembleia Popular, a Eclésia, aprovar ou não.
- E) era indireta e dela participavam 500 representantes do povo, escolhidos entre os cidadãos atenienses, sorteados em praça pública, os quais compunham um órgão chamado Bulé, responsável pelas decisões em relação a assuntos políticos que iam desde a decretação de guerras à elaboração de leis.
Understanding Ancient Greek Democracy
The correct answer is B) it was direct, the people participated in the decision-making process. In ancient Athens, the concept of democracy was born, and it was characterized by the direct participation of citizens in the decision-making process. This meant that all male citizens who were over 18 years old, born in Athens, and had completed their military service could participate in the assembly of the people, known as the Ekklesia.
In this assembly, citizens would gather to discuss and vote on laws and decisions related to politics, economics, and social issues. The Ekklesia was the highest authority in the Athenian democracy, and its decisions were binding. This direct form of democracy allowed citizens to have a say in the governance of their city-state, making them feel more connected and invested in the decision-making process.
It's essential to note that this direct democracy was only possible due to the relatively small size of the Athenian population. As the city-state grew, it became more challenging to gather all citizens in one place, leading to the development of a more representative system.
In contrast, the other options are not accurate descriptions of the Athenian democracy. Option A states that the people participated, but it was not defined as the collective of citizens, including women and foreigners. Option C suggests that laws were sent to the Council of Elders, known as the Boule, for approval, which is not entirely accurate. The Boule was responsible for preparing the agenda for the Ekklesia, but it did not have the power to approve or reject laws. Option D implies that all decisions were subject to discussion by the Heliia or the People's Tribunal, which is not correct. The Heliia was a court that dealt with cases related to the violation of laws, but it did not have a role in the decision-making process. Finally, option E suggests that the democracy was indirect, which is the opposite of the Athenian democratic system.
In conclusion, the correct answer is option B) it was direct, as the people participated in the decision-making process through the Ekklesia. This direct democracy was a unique feature of ancient Athens and played a significant role in shaping the city-state's politics, economy, and society.
74) Sobre as cidades-Estados gregas da Antiguidade, é correto afirmar que:
- A) em geral, foram desiguais econômica e socialmente no plano interno, à exceção de Atenas, cuja sociedade pode ser caracterizada como democrática e igualitária.
- B) um traço comum às inúmeras cidades-Estados foi o estabelecimento da democracia, mesmo que precedida de muitas guerras.
- C) a cidade-Estado de Atenas foi a única a conseguir instaurar a democracia, situação política na qual toda a população livre participava das decisões, votando diretamente na assembléia popular.
- D) a cidade-Estado de Esparta, devido ao processo educacional bastante disciplinador, construiu um sistema político que distribuiu melhor a riqueza e promoveu a relativa igualdade entre os grupos sociais.
- E) a falta de unidade entre as cidades-Estados foi um fator de enfraquecimento da civilização grega, mas não impeditivo da expansão e conquista de outras regiões
A alternativa correta é a letra E) a falta de unidade entre as cidades-Estados foi um fator de enfraquecimento da civilização grega, mas não foi impeditivo da expansão e conquista de outras regiões.
Essa afirmação é correta porque as cidades-Estados gregas antigas, como Atenas, Esparta, Corinto, entre outras, possuíam sistemas políticos, econômicos e sociais próprios, o que gerava uma falta de unidade entre elas. Isso não significa que elas não se relacionassem ou não tivessem interesses comuns, mas sim que não havia um governo central que unificasse todas as cidades-Estados.
Essa falta de unidade gerou uma série de consequências, como a impossibilidade de uma política externa comum, o que as tornava vulneráveis a ataques de outros povos. Além disso, a falta de unidade também gerou uma série de guerras entre as cidades-Estados, como a Guerra do Peloponeso, que foi travada entre Atenas e Esparta.
No entanto, apesar da falta de unidade, as cidades-Estados gregas antigas ainda foram capazes de expandir seu território e conquistar outras regiões. Por exemplo, Atenas conquistou uma série de cidades no Mediterrâneo e fundou colônias em outras regiões. Já Esparta, conquistou uma série de cidades na região do Peloponeso.
Portanto, a falta de unidade entre as cidades-Estados gregas antigas foi um fator de enfraquecimento da civilização grega, mas não foi impeditivo da expansão e conquista de outras regiões.
75) A respeito da democracia ateniense, pode-se afirmar que:
- A) era exercida de forma direta, ou seja, todos os cidadãos poderiam participar da assembléia.
- B) a cidadania era estendida ao coletivo dos atenienses, ficando de fora apenas escravos e estrangeiros.
- C) aos cidadãos eram garantidos a liberdade individual e o direito de falar na assembléia, mas a igualdade entre eles não era garantida em lei.
- D) na democracia ateniense, embora existissem vários tipos de leis, os cidadãos respeitavam apenas aquelas que consideravam divinas, dadas pela tradição, e que não poderiam ser alteradas pelos homens.
- E) as decisões da Assembléia podiam ser contestadas pelo coletivo dos cidadãos, ficando a cargo da Bulé (conselho dos 500 membros) o parecer final sobre as contestações.
A alternativa correta é letra A) era exercida de forma direta, ou seja, todos os cidadãos poderiam participar da assembléia.
A democracia ateniense era exercida de forma direta, onde todos os cidadãos tinham o direito de participar da assembléia e tomar decisões sobre o futuro da cidade. Essa forma de democracia era única para a época e permitia que os cidadãos atenienses tivessem uma voz ativa nos assuntos públicos.
Na assembléia, os cidadãos discutiam e votavam sobre leis, políticas e assuntos de interesse público. Essa forma de participação direta permitia que os cidadãos se sentissem parte do processo de tomada de decisões e que suas vozes fossem ouvidas.
Além disso, a democracia ateniense também garantia a liberdade individual e o direito de expressão. Os cidadãos tinham o direito de expressar suas opiniões e ideias sem medo de perseguição ou retaliação.
É importante notar que, embora a democracia ateniense fosse exercida de forma direta, não era uma democracia perfeita. Havia limitações e exclusões, como a ausência de direitos para escravos e estrangeiros. No entanto, a democracia ateniense foi um importante passo para o desenvolvimento da democracia moderna.
Portanto, a resposta correta é a letra A, pois a democracia ateniense era exercida de forma direta, permitindo que todos os cidadãos participassem da assembléia e tomassem decisões sobre o futuro da cidade.
76) Analise as afirmativas acerca da civilização grega e marque a opção correta.
I. Os gregos eram um povo altamente guerreiro e, por volta de 2000 A. C., submeteram os povos que antes habitavam a Grécia e formaram uma sociedade homogênea e superior.
II. A pólis pode ser definida como o coletivo dos indivíduos que se submetem aos mesmos costumes, cultuam as mesmas divindades e acreditam descender de um ancestral comum.
III. Na Grécia do período arcaico, a propriedade da terra e dos rebanhos era de uso coletivo, passando a particular apenas com o advento do período clássico.
- A) Somente I está correta.
- B) Somente II está correta.
- C) Somente III está correta.
- D) Somente I e II estão corretas.
- E) Somente II e III estão corretas.
A análise das afirmativas sobre a civilização grega
A questão em análise apresenta três afirmativas sobre a Grécia Antiga. É preciso identificar qual delas é a mais precisa.
Para começar, vamos analisar a afirmativa I. Segundo ela, os gregos eram um povo altamente guerreiro e, por volta de 2000 A.C., submeteram os povos que antes habitavam a Grécia e formaram uma sociedade homogênea e superior. No entanto, essa afirmação não é completamente precisa. Embora os gregos tenham sido um povo guerreiro, a formação da sociedade grega foi um processo mais complexo e gradual do que uma simples submissão de povos.
Agora, vamos analisar a afirmativa II. Segundo ela, a pólis pode ser definida como o coletivo dos indivíduos que se submetem aos mesmos costumes, cultuam as mesmas divindades e acreditam descender de um ancestral comum. Essa afirmação é correta. A pólis grega era uma cidade-estado que reunia pessoas que compartilhavam costumes, crenças e uma identidade comum.
Por fim, vamos analisar a afirmativa III. Segundo ela, na Grécia do período arcaico, a propriedade da terra e dos rebanhos era de uso coletivo, passando a particular apenas com o advento do período clássico. No entanto, essa afirmação não é completamente precisa. Embora haja registros de propriedade coletiva em certos períodos da Grécia Antiga, a propriedade da terra e dos rebanhos era mais complexa e variada do que uma simples divisão entre uso coletivo e particular.
A resposta correta é a alternativa B) Somente II é correta.
Por que a alternativa B é a correta? A afirmação II apresenta uma definição precisa e correta da pólis grega. Já as afirmações I e III apresentam erros ou imprecisões históricas. Portanto, a única afirmação correta é a II, que define a pólis como um coletivo de indivíduos que compartilham costumes, crenças e uma identidade comum.
77) Texto para a questão.
Não se pode negar que o Estado “clássico” esteja em crise. Produto do século XIX, no qual Hegel identificou a realização da história, esse Estado, antes apresentado como a expressão da vontade geral, diminuiu, ficou modesto, face à economia. Diante disso, será que os historiadores não julgaram a história institucional anterior a esse período à luz desse “Estado Modelo”? Será que eles realmente compreenderam a complexidade da noção de Estado e das realidades estatais ao longo dos séculos? Talvez hoje, face à crise, lhes seja mais fácil enxergar o passado de forma a perceber a variedade das formas de organização política das sociedades humanas.
Karl-Ferdinand Werner. O historiador e a noção de Estado
. In: Comptes-rendus des séances de l’Académie des Inscriptions et Belles- Lettres, 136e année, n.º 4, 1992, p. 709 (com adaptações).
Ainda acerca do modelo estatal referido no texto, as principais manifestações no período grego clássico incluem
- A) a organização política e o sistema de representação e de constituição da cidadania.
- B) a procissão panatenaica, que se realizava a cada ano para celebrar a cidadania ateniense.
- C) as olimpíadas, quando competiam os melhores atletas das cidades pan-helênicas.
- D) o monopólio que a cidade de Atenas exerceu sobre o comércio no Mediterrâneo.
- E) a Escola de Atenas, onde se reuniam os grandes filósofos e seus discípulos.
A resposta certa é a letra A) a organização política e o sistema de representação e de constituição da cidadania.
Essa alternativa é correta porque a Grécia Antiga, a cidade-estado de Atenas se destacou por sua organização política inovadora e democrática. A polis ateniense foi uma das primeiras experiências democráticas da história, onde os cidadãos tinham direito a participar ativamente na tomada de decisões políticas. Além disso, Atenas foi também um importante centro cultural, filosófico e artístico, que influenciou toda a civilização ocidental.
Na Grécia Antiga, a organização política era baseada em uma forma de democracia direta, onde os cidadãos se reuniam na Ágora para discutir e decidir sobre os assuntos públicos. Esse sistema era composto por várias instituições, como a Ekklesia (assembleia dos cidadãos), a Boulé (conselho de Estado) e o sistema de tribunais.
Além disso, a cidadania em Atenas era baseada em uma série de direitos e deveres, que garantiam a igualdade entre os cidadãos. Os cidadãos atenienses tinham direito a participar na vida política, a ter acesso à justiça e a desfrutar de uma série de benefícios sociais, como a educação e a assistência médica.
Portanto, a resposta certa é a letra A) a organização política e o sistema de representação e de constituição da cidadania, porque a Grécia Antiga, especialmente a cidade-estado de Atenas, se destacou por sua inovadora e democrática organização política e sistema de representação da cidadania.
78) Acerca das civilizações da Antiguidade, julgue o item a seguir.
A disputa (ágôn) era uma característica fundamental da sociedade grega, o que pode ser constatado por meio dos grandes jogos atléticos — celebrados por poetas como Píndaro — e das inúmeras guerras que moveram as diversas cidades umas contra as outras, como a guerra do Peloponeso entre Esparta e a Macedônia, contada pelo historiador Tucídides.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra B) Errado
Gabarito: ERRADO.
As disputas realmente eram uma característica presente na identidade da sociedade grega na antiguidade, prova disso são os jogos olímpicos realizados como homenagens aos deuses gregos.
Dos inúmeros conflitos presente na trajetória dos povos da Grécia Antiga, a Guerra do Peloponeso está entre os mais notáveis.
De um lado estava a Liga de Delos, liderada por Atenas e do outro estava a Liga do Peloponeso, sob o comando de Esparta.
Dessa forma, Esparta lutou contra Atenas pela hegemonia do território grego e não contra a Macedônia como é dito no presente item. A Guerra do Peloponeso durou quase 30 anos, foi vencida por Esparta e enfraqueceu a Grécia, que anos depois foi invadida pelos povos da Macedônia comandados por Filipe II, o pai de Alexandre, o Grande.
Portanto, o nosso gabarito é: Errado.
79) Leia o texto a seguir:
“Os diálogos de Platão são o longínquo eco de uma aventura filosófico-política na época das cidades gregas. Esse ateniense de origem nobre, conforme diríamos hoje, remonta, seguindo a linhagem de seu pai, a Codro, o último rei de Atenas, e, seguindo a linhagem de sua mãe, a Sólon. Sua família está próxima do poder e ele está assim naturalmente destinado a desempenhar um papel de primeira importância na vida política. Nessa época, o ponto de referência de todo homem livre é a cidade, centrada em seu domínio comum, a ágora. É ai que todos podem, ao menos em princípio, dar sua opinião sobre o rumo dos assuntos públicos, que interessam a todos. Mas a Grécia dessa época está fragmentada em estados rivais que vivem de acordo com instituições opostas: oligarquias e democracias. Esse cenário é atravessado pela rivalidade entre Esparta e Atenas: a primeira reúne as oligarquias e a segunda, as democracias.”
(JERPHAGNON, Lucien. Um nobre ateniense chamado Platão. Revista História Viva – Grandes temas, São Paulo, n.3, p.26)
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes à organização política e social de Esparta e Atenas:
( ) Durante muito tempo, Atenas manteve um regime monárquico, até que o último basileu foi derrubado pela aristocracia proprietária de terras, a qual estabeleceu um regime oligárquico fundado no arcontado, órgão do poder formado por indivíduos com mandatos anuais e funções religiosas, jurídicas e militares.
( ) Diante quadros de tensões sociais em Atenas, Drácon eliminou a escravidão por dívidas, libertando todos aqueles que haviam se tornado escravos por este motivo e ainda dividiu a sociedade de forma censitária.
( ) Os periecos eram o principal grupo social e elite militar espartana, compostos pelos descendentes dos conquistadores dórios, detentores do poder econômico, concentravam também o poder político e religioso, marginalizando as demais categorias sociais e utilizando a força militar para manter seus privilégios.
( ) Os Hiliotas eram servos, propriedade da cidade- Estado que descendiam dos primitivos habitantes da Lacônia dominados pelos dórios. Não possuíam direitos políticos e seu trabalho era explorado pelos espartanos.
( ) Em 510 a.C. o estadista ateniense Clístenes liderou uma rebelião contra o último tirano, derrubando-o e iniciando reformas que culminaram na implantação da democracia e na pacificação da pólis.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- A) V, V, F, F, F.
- B) V, F, F, V, V.
- C) V, F, V, V, V.
- D) F, F, V, F, V
- E) F, V, V, F, F.
A alternativa correta é letra A) V, , F, F, F.
Os diálogos de Platão são o longínquo eco de uma aventura filosófico-política na época das cidades gregas. Ele, um ateniense de origem nobre, remonta, seguindo a linhagem de seu pai, a Codro, o último rei de Atenas, e seguindo a linhagem de sua mãe, a Sólon. Sua família está próxima do poder e ele está naturalmente destinado a desempenhar um papel de primeira importância na vida política.
Nessa época, o ponto de referência de todo homem livre é a cidade, centrada em seu domínio comum, a ágora. É ai que todos podem, ao menos em princípio, dar sua opinião sobre o rumo dos assuntos públicos, que interessam a todos. Mas a Grécia dessa época está fragmentada em estados rivais que vivem de acordo com instituições opostas: oligarquias e democracias. Esse cenário é atravessado pela rivalidade entre Esparta e Atenas: a primeira reúne as oligarquias e a segunda, as democracias.
Agora, vamos analisar as afirmações:
( ) Durante muito tempo, Atenas manteve um regime monárquico, até que o último basileu foi derrubado pela aristocracia proprietária de terras, que estabeleceu um regime oligárquico fundado no arcontado, órgão do poder formado por indivíduos com mandatos anuais e funções religiosas, jurídicas e militares.
Verdadeiro. Atenas passou por um regime monárquico, que foi substituído por um regime oligárquico após a derrubada do último rei.
( ) Diante quadros de tensões sociais em Atenas, Drácão eliminou a escravidão por dívidas, libertando todos aqueles que haviam se tornado escravos por este motivo e ainda dividiu a sociedade de forma censitária.
Falso. Foi Sólon, e não Drácão, quem eliminou a escravidão por dívidas e dividiu a sociedade de forma censitária.
( ) Os periecos eram o principal grupo social e elite militar espartana, compostos pelos descendentes dos conquistadores dórios, detentores do poder econômico, concentravam também o poder político e religioso, marginalizando as demais categorias sociais e utilizando a força militar para manter seus privilégios.
Falso. Os periecos eram um grupo social espartano que não detinha o poder político e religioso. Eram os espartanos que detinham o poder político e religioso.
( ) Os Hilotas eram servos, propriedade da cidade-Estado que descendiam dos primitivos habitantes da Lacônia dominados pelos dórios. Não possuíam direitos políticos e seu trabalho era explorado pelos espartanos.
Verdadeiro. Os Hilotas eram servos da cidade-Estado espartana e não tinham direitos políticos.
( ) Em 510 a.C. o estadista ateniense Clístenes liderou uma rebelião contra o último tirano, derrubando-o e iniciando reformas que culminaram na implantação da democracia e na pacificação da pólis.
Verdadeiro. Clístenes liderou uma rebelião contra o último tirano e iniciou reformas que culminaram na implantação da democracia em Atenas.
80) “Todas as pessoas frequentavam o mercado e o teatro. Já a assembleia era reservada apenas aos que eram cidadãos – ou seja, homens livres descendentes de pessoas nascidas na cidade. O conselho e os tribunais eram reservados aos eleitos para suas funções, embora todo cidadão pudesse sê-lo. O estádio era frequentado por homens adultos e jovens com mais de doze anos que tivessem tempo livre para praticar esportes. Todos esses lugares ficavam na parte baixa da cidade, a ágora.”
VAN ACKER, Maria Teresa. Grécia: a vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo, Atual, 1994, p. 17.
De acordo com o excerto acima, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para o que se afirma nos itens a seguir.
( ) Na sociedade grega, todos os espaços da cidade-Estado – Pólis – eram de livre acesso a todos os seus cidadãos, não havendo restrição de participação deles nas instituições públicas.
( ) Apesar da proibição de frequentar o estádio, às mulheres era permitido participar da assembleia, do conselho e dos tribunais.
( ) O direito à cidadania era excludente, pois impedia que estrangeiros e seus descendentes, além das mulheres e escravos, participassem dos espaços de decisão da Pólis.
( ) Somente aos cidadãos era permitido usufruir das diversões, como ir ao estádio praticar esportes e assistir a espetáculos no teatro.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
- A) V, V, F, F.
- B) F, V, F, V.
- C) V, F, V, F.
- D) F, V, V, F.
A resposta certa é a letra C) V, F, V, F.
Para entender melhor, vamos analisar cada item:
( ) Na sociedade grega, todos os espaços da cidade-Estado – Pólis – eram de livre acesso a todos os seus cidadãos, não havendo restrição de participação deles nas instituições públicas.
Essa afirmativa é falsa, pois, de acordo com o texto, a assembleia era reservada apenas aos que eram cidadãos – ou seja, homens livres descendentes de pessoas nascidas na cidade.
( ) Apesar da proibição de frequentar o estadio, às mulheres era permitido participar da assembleia, do conselho e dos tribunais.
Essa afirmativa é falsa, pois, de acordo com o texto, os conselhos e os tribunais eram reservados aos eleitos para suas funções, e não havia participação de mulheres.
( ) O direito à cidadania era excludente, pois impedia que estrangeiros e seus descendentes, além das mulheres e escravos, participassem dos espaços de decisão da Pólis.
Essa afirmativa é verdadeira, pois, de acordo com o texto, apenas os homens livres descendentes de pessoas nascidas na cidade tinham acesso às instituições públicas.
( ) Somente aos cidadãos era permitido usufruir das diversões, como ir ao estadio praticar esportes e assistir a espetáculos no teatro.
Essa afirmativa é verdadeira, pois, de acordo com o texto, o estadio era frequentado por homens adultos e jovens com mais de doze anos que tivessem tempo livre para praticar esportes.
Portanto, a resposta certa é a letra C) V, F, V, F.