Recentemente a cidade do Rio de Janeiro sediou os Jogos Olímpicos Rio 2016, sendo a primeira vez que essa competição esportiva foi realizada em uma cidade sul americana. A história da Antiga Grécia aponta que, a partir de 776 a. C., a cada quatro anos, jovens atletas disputavam diversas modalidades esportivas, na cidade de Olímpia, onde existia um importante templo dedicado:
- A) à Afrodite, deusa do amor e da beleza.
- B) à Ariadne, deusa da poesia e do teatro.
- C) a Hermes, mensageiro dos deuses.
- D) a Zeus, deus dos deuses e senhor dos céus.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) a Zeus, deus dos deuses e senhor dos céus.
Gabarito: Letra D
(a Zeus, deus dos deuses e senhor dos céus.)
Os Jogos Olímpicos receberam esse nome porque aconteciam na cidade de Olímpia. Nesta localidade havia um santuário dedicado a Zeus, importante deus da mitologia grega. Inclusive, existia nesse santuário uma estátua do deus que media mais de 15 metros de altura e era considerada uma das sete maravilhas do mundo antigo.
Os jogos reuniam competidores que vinham de diferentes pontos da Grécia. Os vencedores eram premiados com uma coroa ou um ramo de folhas de oliveira e eram recebidos em sua cidade como heróis.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: à Afrodite, deusa do amor e da beleza.
Os jogos olímpicos não eram dedicados à Afrodite, pois Olímpia não era uma cidade de culto desse deusa. Afrodite era cultuada principalmente fora da Grécia, em locais como o Chipre e a atual Turquia.
Letra B: à Ariadne, deusa da poesia e do teatro.
Ariadne não era uma deusa, mas uma mortal. Segundo a mitologia ela foi a responsável por ajudar Teseu a sair do labirinto em que se encontrava o minotauro.
Letra C: a Hermes, mensageiro dos deuses.
Embora Hermes também fosse um deus ligado aos exercícios físicos e tivesse um templo em Olímpia, o deus patrono da cidade era Zeus, seu pai.
Referências:
KURY, Mario da Gama. Dicionário de mitologia grega e romana. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
VICENTINO, Cláudio e VICENTINO, José Bruno. Teláris história, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. São Paulo: Ática, 2018.
Deixe um comentário