Referente à organização social das civilizações na História Antiga, assinale a alternativa correta.
- A) Em Atenas, o conceito de cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens, com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses.
- B) No Egito, o Faraó era considerado um representante dos deuses e estava submetido ao conselho religioso denominado escribas.
- C) A participação da mulher espartana na sociedade estava vinculada a cuidar dos filhos e permitir o acesso deles ao conhecimento filosófico.
- D) A História de Roma pode ser dividida em três fases: monarquia, república e império. No período monárquico, a divisão social se fazia da seguinte forma: clero, senhores feudais e servos.
- E) A história antiga foi um período que ficou conhecido como “Idade das Trevas”, por ter suas explicações do mundo baseadas na mitologia.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Em Atenas, o conceito de cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens, com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses.
Gabarito: Letra A
(Em Atenas, o conceito de cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens, com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses.)
Na pólis ateniense, o conceito de cidadania era restrito, reservado a uma minoria da população. Eram considerados cidadãos os homens, com mais de 21 anos, nascidos em Atenas e filhos de pais atenienses.
Essa cidadania restringia a participação das mulheres, escravos, estrangeiros e atenienses homens com menos de 21 anos.
Por que as demais estão incorretas?
Letra B: No Egito, o Faraó era considerado um representante dos deuses e estava submetido ao conselho religioso denominado escribas.
No Egito Antigo, o Faraó era considerado um deus ou o representante dos deuses na terra e não estava submetido a nenhum outro poder.
Letra C: A participação da mulher espartana na sociedade estava vinculada a cuidar dos filhos e permitir o acesso deles ao conhecimento filosófico.
As mulheres espartanas não participavam da vida política. Sua obrigação era se casar e gerar filhos saudáveis para servir a essa pólis. Por isso, a saúde do corpo também era uma preocupação feminina. Elas praticavam exercícios para serem fortes e bem preparadas, caso fossem convocadas para a guerra.
Letra D: A História de Roma pode ser dividida em três fases: monarquia, república e império. No período monárquico, a divisão social se fazia da seguinte forma: clero, senhores feudais e servos.
A história de Roma pode ser dividida em três fases: monarquia, república e império. Durante a monarquia, a divisão social era feita da seguinte forma: patrícios, plebeus, clientes e escravos.
Letra E: A história antiga foi um período que ficou conhecido como “Idade das Trevas”, por ter suas explicações do mundo baseadas na mitologia.
“Idade das Trevas” foi um conceito criado para se referir ao mundo medieval, onde as explicações do mundo eram baseadas na religião cristã.
Referência:
VICENTINO, Cláudio e VICENTINO, José Bruno. Teláris história, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. São Paulo: Ática, 2018.
Deixe um comentário