Roma não era apenas o parente mais violento da Grécia Clássica, não estava apenas comprometida com engenharia, eficiência militar e absolutismo, enquanto os gregos haviam preferido a especulação intelectual, o teatro e a democracia.
(Mary Beard. SPQR: uma história da Roma antiga. São Paulo, 2017. Adaptado.)
O excerto critica os estereótipos de Roma e Grécia antigas. Essa crítica justifica-se, pois
- A) a experiência democrática ateniense foi uma exceção, uma vez que a maioria das cidades-Estado gregas desconhecia a democracia.
- B) a filosofia grega derivou principalmente da tradição do pensamento metafísico desenvolvido no Império Romano.
- C) o teatro dramático desenvolveu-se sobretudo no Império Romano, uma vez que na Grécia estimulava-se prioritariamente a comédia.
- D) os direitos de cidadania no Império Romano eram exercidos pelo conjunto da população, por meio de ações políticas diretas.
- E) o expansionismo imperialista romano foi diretamente determinado pelo exemplo da militarização do cotidiano imposta nas cidades gregas.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) a experiência democrática ateniense foi uma exceção, uma vez que a maioria das cidades-Estado gregas desconhecia a democracia.
Gabarito: ALTERNATIVA A
(Mary Beard. SPQR: uma história da Roma antiga. São Paulo, 2017. Adaptado.)
O excerto critica os estereótipos de Roma e Grécia antigas. Essa crítica justifica-se, pois
- a) a experiência democrática ateniense foi uma exceção, uma vez que a maioria das cidades-Estado gregas desconhecia a democracia.
A democracia vivenciada em Atenas foi uma exceção dentro do chamado mundo grego. As demais cidades-Estado viviam sistemas oligárquicos, monárquicos e ditatoriais. Além disso, a própria democracia ateniense tinha seus limites, uma vez que a compreensão de cidadania era extremamente excludente e restritiva, apartando a maior parte da população. ALTERNATIVA CORRETA.
- b) a filosofia grega derivou principalmente da tradição do pensamento metafísico desenvolvido no Império Romano.
A alternativa inverte a relação entre os mundos grego e o romano. Na verdade, a tradição filosófica grega é muito anterior ao Império Romano, distando cerca de quatro séculos. Culturalmente, o mundo grego seria hegemônico sobre Roma, que absorveria desde o panteão dos deuses gregos até as tradições estéticas. O pensamento metafísico romano seria decisivamente influenciado pela filosofia grega. Alternativa errada.
- c) o teatro dramático desenvolveu-se sobretudo no Império Romano, uma vez que na Grécia estimulava-se prioritariamente a comédia.
Ora, o mundo grego produziu os maiores dramaturgos da Antiguidade Clássica, o que incluía Ésquilo, Eurípedes e Sófocles, todos autores de tragédias, que seriam os arquétipos fundamentais para o teatro dramático de todo o Ocidente. Entre os comediógrafos gregos, destaca-se Aristófanes; mas não era a comédia o gênero preferencial no teatro grego. Alternativa errada.
- d) os direitos de cidadania no Império Romano eram exercidos pelo conjunto da população, por meio de ações políticas diretas.
Em primeiro lugar, o Império Romano lançava mão de trabalho escravo e, naturalmente, os escravos eram sistematicamente excluídos de qualquer cidadania. Depois, até o século I a.C. da República, os habitantes da Península Itálica não eram considerados cidadãos, apenas os homens livres de Roma. No início do Império, apenas os habitantes da Península Itálica eram cidadãos romanos, o que excluía todo o restante dos domínios romanos. Seria apenas no século III d.C. que a cidadania romana seria estendida para todo o império, mas, ainda assim, excluía os escravos. Alternativa errada.
- e) o expansionismo imperialista romano foi diretamente determinado pelo exemplo da militarização do cotidiano imposta nas cidades gregas.
A militarização das cidades era uma realidade para apenas uma porção do mundo grego, principalmente para Esparta. As cidades-Estados gregas eram extremamente diversas entre si e não é possível se falar num exemplo unificado para o cotidiano de todas elas. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA A.
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