Sobre a Grécia Antiga, analise as assertivas abaixo:
I. A historiografia explicita que o mundo grego antigo tem uma relação íntima com a cultura romana, pois o próprio nome Grécia é uma nomenclatura romana. Em outras palavras, pode-se afirmar que os romanos tratavam os helenos como habitantes da Hélade, que mais tarde ficou conhecida e configurada como Grécia.
II. A chamada Grécia “setentrional” era representada por três importantes regiões: Tessália, Fócida e Etólia. Já a conhecida Grécia peninsular ligava-se à Grécia central pela faixa de terra chamada Corinto, representada pela Lacônia e Messênia.
III. O período homérico, o último da primeira periodização historiográfica grega, ficou situado entre os anos de 1100 e 8000 a.C., período este em que foi criado o código de Hamurabi, que foi atribuído ao poeta Homero.
IV. Atenienses de nascimento, com pai e mãe atenienses, os homens maiores de 18 anos eram considerados cidadãos, os demais não. Isso fez também com que se aprofundasse um sentimento de pertencimento a uma cidade, como também ajudou a definir quem eram os estrangeiros. Nessa relação de entendimento, nem todos os estrangeiros eram escravizados.
Quais estão corretas?
- A) Apenas IV.
- B) Apenas I e III.
- C) Apenas I, II e IV.
- D) Apenas II, III e IV.
- E) I, II, III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Apenas I, II e IV.
Gabarito: ALTERNATIVA C
Sobre a Grécia antiga, é importante que o estudante observe que não havia uma perspectiva de unificação ou de centralização entre as cidades-Estados. Ainda que compartilhassem, sim, valores culturais importantíssimos, como a língua, a escrita, a religião e mitos fundadores, essas cidades-Estados helênicas não tinham uma perspectiva de unidade daquele universo cultural, mas sim uma exaltação de diversidades. Aquela região só seria unificada com as invasões da Macedônia de Alexandre, o Grande, que estabeleceria um vasto império e valorizaria muito a cultura grega. Já o vocabulário em torno de "Grécia" tem, sim, origem latina com a ascensão romana, que anexaria a região também. Gregos era a forma como os romanos se referiam aos helenos - isto é, aos habitantes da Hélade. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
É relativamente comum que o estudante se confunda com apontamentos como "setentrional"; então é mister esclarecer que a palavra faz referência ao Norte - então, tratamos aqui das regiões mais ao norte do território grego. Observemos, então, o mapa da região:
Como podemos ver na mancha esverdeada, Tessália e Etólia estão, de fato, na Grécia setentrional. Mas a Fócida, que não está destacada no mapa, fica na faixa central da Grécia, sendo Delfos (que está no mapa) uma das suas principais cidades. A Lacônia, por sua vez, é a região em que está localizada Esparta; ao passo que Messênia está a Oeste, abrangendo a área do Peloponeso - consequentemente, nenhuma das duas envolve diretamente Corinto. Afirmativa falsa.
O chamado Período Homérico compreende um período da civilização do Egeu situado entre as invasões dóricas (1150 a.C.) e o florescimento do sistema de cidades-Estados em por volta de 800 a.C.. Trata-se de um período fundamental para cultura da região, já que emerge o uso do alfabeto grego para registros de toda a região. Considerado uma das primeiras codificações legais da humanidade, o Código de Hamurabi foi desenvolvido na Mesopotâmica por volta de 1700 a.C.. Baseado na Lei de Talião (princípios de retaliação), é um dos mais antigos esforços de organização da vida social pela formulação de leis codificadas explicitamente. Seu princípio famoso ("olho por olho, dente por dente") expressa uma noção arcaica de justiça e de funcionamento da sociedade. As duas grandes obras atribuídas a Homero são A Ilíada e A Odisseia, os poemas fundadores da literatura ocidental. Afirmativa falsa.
A cidadania ateniense era muito restrita numa sociedade marcada por diferenças bastante profundas. Não gozavam de direitos políticos (tampouco de cidadania plena) as mulheres, os escravos e os estrangeiros - sendo o homem livre ateniense a única versão autorizada para o pleno ingresso na vida pública. Nesse sentido, há de se entender que o pensamento de Atenas era profundamente ligado às questões comuns da pólis, havendo um grande grau de adesão ao seu modelo democrático. O modelo de deliberação fundamental era o da ágora, no qual os cidadãos participavam diretamente do processo político, sem a eleição prévia de representantes. Então, havia, sim, estrangeiros livres na cidade, mas eles não gozavam de plena cidadania no funcionamento democrático. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
Portanto, são verdadeiras as afirmativas I e IV.
Quais estão corretas?
a) Apenas IV.
b) Apenas I e III.
c) Apenas I, II e IV.
d) Apenas II, III e IV.
e) I, II, III e IV.
Como pode notar o estudante, é inaceitável a afirmativa II por erros bastante claros; com isso nenhuma das alternativas elenca apenas afirmativas corretas. Sem possibilidade de resposta, a questão deveria ser ANULADA.
Nosso gabarito: ANULADA
Gabarito da banca: ALTERNATIVA C
Deixe um comentário