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  Texto associado

“Os escravos e metecos gozam de uma total liberdade de ação: aí é proibido castigá-los, e um escravo não prima pela polidez. (…) Se se estranha ver lá os escravos levando uma boa vida e alguns mesmo conhecendo uma existência suntuosa, pode-se observar que existe um propósito deliberado em permitir que isto aconteça.

(…) Ora, quando o escravo de um senhor teme outro, há o perigo de o primeiro oferecer a este suas riquezas para evitar de se pôr em perigo pessoal.”

(Igualdade social na Atenas Clássica: Pseudo- Xenofonte, República dos Atenienses, I, 10-12. IN: PINSKY, Jaime. 100 Textos de História Antiga. Global Editora. 2ª edição. SP. 1980. pp. 19 e 20.)

A Grécia foi considerada uma das principais civilizações clássicas da antiguidade que teve o sistema escravista ao longo de sua história.

A partir do breve relato acerca das relações sociais na Grécia Antiga, conclui-se que:

Resposta:

A alternativa correta é letra B) no caso dos metecos, havia uma grande quantidade de cargos profissionais e da Marinha a serem ocupados por eles, justificando essa concessão de igualdade

 

Gabarito: Letra B

 

no caso dos metecos, havia uma grande quantidade de cargos profissionais e da Marinha a serem ocupados por eles, justificando essa concessão de igualdade

 

Os metecos são os estrangeiros que viviam na pólis ateniense. Estavam excluídos da vida política, reservada apenas aos homens maiores de 18 anos filhos de pai e mãe atenienses. Se a participação política era negada aos metecos, o mesmo não se pode dizer de sua participação em atividades econômicas.

 

Esse grupo social era fundamental para Atenas, pois eram eles os responsáveis pela produção e circulação da riqueza na cidade. Os metecos dominavam o comércio marítimo, o comércio interno, o artesanato e a marinha ateniense.

 

Durante o regime democrático, muitos autores atenienses escreveram sobre o cotidiano da democracia. Um pseudo Xenofonte descreveu em sua obra, República dos Atenienses, a dificuldade que existia em distinguir quem era cidadão, escravo e meteco, devido à igualdade econômica e social possibilitada pelas leis da pólis.

 

Porém devemos sempre relembrar que por mais que Atenas possibilitasse a igualdade aos metecos e escravos, esta ficou restrita apenas ao plano econômico e social. Um meteco ou escravo jamais teve a oportunidade de atingir a igualdade política, tornando-se um cidadão ativo, podendo participar das tomadas de decisões sobre a política ateniense.

 

 

Por que as demais estão incorretas?

 

 

Letra A: a cidadania grega não era contraditória, especialmente para seus cidadãos, pois democracia e escravidão conviviam de forma harmônica em sua sociedade.

 

Havia compatibilidade entre escravidão e democracia na pólis ateniense, o que não significa que houvesse uma harmonia na sociedade, pois sendo um grupo numeroso, os escravizados poderiam a qualquer momento organizar revoltas na cidade. Daí, às vezes, a possibilidade de os escravos adquirirem igualdade econômica, enriquecendo, comprando propriedades, ascendendo socialmente, porém sempre excluídos das decisões políticas.

 

 

Letra C: os metecos eram formados por estrangeiros residentes em Atenas que, por não possuírem direitos políticos, eram impedidos de praticar o comércio e o artesanato

 

Os metecos não tinham direitos políticos, mas não eram impedidos de praticar o comércio e o artesanato.

 

 

Letra D: a escravidão em Atenas, fundamental para a economia e para a consolidação da “democracia”, impedia que as camadas populares tivessem algumas reivindicações atendidas.

 

Escravidão e democracia eram compatíveis em Atenas, uma vez que os escravos não eram considerados cidadãos, portanto, restritos à esfera da produção econômica, a presença de um grupo que se dedicasse ao trabalho possibilitou que os homens atenienses, independentemente de sua condição social (ricos ou pobres) pudessem tomar as decisões para a cidade. Por camada popular também precisamos incluir os camponeses atenienses que também eram considerados cidadãos e tinham participação política na pólis. Um dos momentos em que os camponeses conseguiram vitória foi quando houve a proibição da escravidão por dívidas. Muitos camponeses eram transformados em escravos por seus senhores em função de não conseguirem entregar parte da produção que lhes era destinada. Após muita reivindicação houve a aprovação dessa medida.

 

   

Referências:

 

FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2002

 

PINSKY, Jaime. 100 textos de história antiga. São Paulo: Contexto, 2012.

 

QUARANTA, Ettore. A pólis e os metecos. Anais eletrônicos do XXII Encontro estadual de História da ANPUH-SP, 2014.

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