Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Na Argentina contemporânea, é possível perceber a permanência e a força do peronismo na eleição de diversos e sucessivos governantes que se dizem seus herdeiros. As alternativas abaixo expressam características da experiência política do governo Perón de 1946-1955. I – Antes de sua eleição em 1946, Juan Domingo Perón ocupou o cargo de secretário do Trabalho e Previdência Social, no governo instaurado em 1943 pelos militares do GOU, no exercício do qual iniciou uma política trabalhista que, em pouco tempo, o transformou em importante líder dos trabalhadores. II – Em 1955, Perón concorre à reeleição e perde para o candidato da União Democrática, deixando o poder depois de dez anos, apesar do apoio das Forças Armadas, da Igreja e dos trabalhadores. III – Muitas medidas de caráter nacionalista foram levadas avante pelo governo peronista, desde a nacionalização das estradas de ferro e de outras empresas de transporte, de empresas elétricas, dos serviços telefônicos, até a criação de uma frota aérea do Estado (Aerolíneas Argentinas) e da empresa Gás do Estado. IV – O peronismo caracterizou-se pela introdução de uma política de massas que resultou na configuração de um Estado intervencionista, tendo à frente um líder carismático que conduziu uma política baseada na ideia de “Justicialismo”. São afirmativas corretas:

Na Argentina contemporânea, é possível perceber a permanência
e a força do peronismo na eleição de diversos e
sucessivos governantes que se dizem seus herdeiros. As
alternativas abaixo expressam características da experiência política do governo Perón de 1946-1955.

I – Antes de sua eleição em 1946, Juan Domingo Perón
ocupou o cargo de secretário do Trabalho e Previdência
Social, no governo instaurado em 1943 pelos
militares do GOU, no exercício do qual iniciou uma
política trabalhista que, em pouco tempo, o transformou
em importante líder dos trabalhadores.

II – Em 1955, Perón concorre à reeleição e perde para o
candidato da União Democrática, deixando o poder
depois de dez anos, apesar do apoio das Forças Armadas,
da Igreja e dos trabalhadores.

III – Muitas medidas de caráter nacionalista foram levadas
avante pelo governo peronista, desde a nacionalização
das estradas de ferro e de outras empresas
de transporte, de empresas elétricas, dos serviços
telefônicos, até a criação de uma frota aérea do Estado
(Aerolíneas Argentinas) e da empresa Gás do
Estado.

IV – O peronismo caracterizou-se pela introdução de uma
política de massas que resultou na configuração de
um Estado intervencionista, tendo à frente um líder
carismático que conduziu uma política baseada na
ideia de “Justicialismo”.

São afirmativas corretas:

Resposta:

A alternativa correta é D)

O peronismo é um fenômeno político marcante na história argentina, cuja influência persiste até os dias atuais. A análise das afirmativas sobre o governo de Juan Domingo Perón (1946-1955) permite compreender as bases desse movimento e seu legado.

A afirmativa I está correta, pois destaca a trajetória inicial de Perón como secretário do Trabalho no governo militar de 1943, onde implementou políticas trabalhistas que conquistaram o apoio dos operários - base fundamental de seu futuro movimento político.

A afirmativa II é incorreta, já que Perón não perdeu as eleições em 1955, mas foi deposto por um golpe militar. Além disso, nesse momento já havia perdido o apoio da Igreja e de setores das Forças Armadas.

A afirmativa III está correta ao descrever o forte caráter nacionalista do governo peronista, com diversas nacionalizações de empresas estratégicas e criação de companhias estatais, como a emblemática Aerolíneas Argentinas.

A afirmativa IV também está correta, pois sintetiza a essência do peronismo: um movimento de massas com forte presença estatal, liderado por um líder carismático e baseado no "Justicialismo" - proposta que buscava equilibrar interesses sociais, econômicos e políticos.

Portanto, as afirmativas corretas são I, III e IV, correspondendo à alternativa D. Esses elementos ajudam a explicar a longevidade do peronismo como força política na Argentina, mesmo décadas após o primeiro governo de Perón.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *