Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A filosofia crítica, que é o pano de fundo do Iluminismo, caracteriza-se por três pressupostos básicos: 1) a liberdade, exemplificada pela defesa da livre iniciativa no comércio, segundo o pensamento liberal e opondo-se ao absolutismo de direito divino; 2) o individualismo, que se baseia na existência do indivíduo livre e autônomo, consciente e capaz de se autodeterminar; 3) a igualdade jurídica, que visa garantir a liberdade do indivíduo contra os privilégios da nobreza.                                (Danilo Marcondes, Iniciação à história da filosofia. Adaptado) De acordo com essa definição, o Iluminismo foi

A filosofia crítica, que é o pano de fundo do Iluminismo,
caracteriza-se por três pressupostos básicos: 1) a liberdade,
exemplificada pela defesa da livre iniciativa no comércio,
segundo o pensamento liberal e opondo-se ao absolutismo
de direito divino; 2) o individualismo, que se baseia
na existência do indivíduo livre e autônomo, consciente e
capaz de se autodeterminar; 3) a igualdade jurídica, que
visa garantir a liberdade do indivíduo contra os privilégios
da nobreza.

                               (Danilo Marcondes, Iniciação à história da filosofia. Adaptado)

De acordo com essa definição, o Iluminismo foi

Resposta:

A alternativa correta é C)

O Iluminismo, conforme descrito no texto, foi um movimento intelectual que surgiu no século XVIII, fundamentado em princípios como liberdade, individualismo e igualdade jurídica. Esses valores refletem uma visão universalista, pois buscavam questionar estruturas tradicionais de poder, como o absolutismo e os privilégios da nobreza, defendendo, em vez disso, a autonomia do indivíduo e a racionalidade como bases para a organização social.

A alternativa correta, C), afirma que o Iluminismo foi "um pensamento universalista originado na sociedade burguesa no século XVIII". Essa afirmação está em consonância com o texto, já que o movimento iluminista emergiu em um contexto de ascensão da burguesia, classe que buscava romper com os entraves feudais e absolutistas para consolidar uma sociedade baseada no livre comércio, na razão e nos direitos individuais. O universalismo está presente na defesa de ideias que transcendiam particularidades culturais ou sociais, propondo valores como liberdade e igualdade como direitos inerentes a todos os seres humanos.

As demais alternativas não correspondem ao que foi exposto. O Iluminismo não foi elitista (A), pois criticava os privilégios de classe; não foi socialista (B), já que defendia a propriedade privada e a livre iniciativa; não teve natureza teológica (D), pois se opunha ao dogmatismo religioso; e tampouco foi anarquista (E), uma vez que muitos iluministas acreditavam em um Estado racional, como proposto por Locke e Rousseau, e não na sua abolição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *