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Questões Sobre Iluminismo - História - concurso

Questão 11

Sobre o Iluminismo, movimento filosófico surgido na Europa entre o final do século XVII e início do século XVIII,
é correto afirmar que

  • A)valorizava a razão como o único meio confiável de alcançar o conhecimento, opondo-se às explicações religiosas para os fenômenos naturais, sociais e políticos.
  • B)buscava revitalizar a fé no cristianismo, enfraquecida pela hegemonia do pensamento científico, que florescera nos últimos séculos do período medieval.
  • C)pregava a importância dos sentimentos em detrimento da razão e da religião, caracterizando a legitimidade do Romantismo como expressão humana.
  • D)defendia a retomada de ideias e valores característicos da Antiguidade Clássica, como o politeísmo, a estratificação social e a vida urbana.
  • E)procurava fortalecer os movimentos sociais das minorias à luz de descobertas científicas que afirmavam a inexistência das raças humanas.
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A alternativa correta é A)

O Iluminismo foi um movimento filosófico e intelectual que emergiu na Europa entre o final do século XVII e o início do século XVIII, marcando uma ruptura com as tradições do pensamento medieval. Sua principal característica foi a valorização da razão como o único meio confiável para alcançar o conhecimento, conforme afirmado na alternativa A.

Os pensadores iluministas, como Voltaire, Rousseau e Diderot, defendiam que a razão humana era capaz de compreender e transformar o mundo, rejeitando explicações baseadas em dogmas religiosos ou tradições irracionais. Essa postura crítica em relação à religião e à autoridade da Igreja levou a um questionamento profundo das estruturas políticas e sociais da época.

O Iluminismo não buscava revitalizar a fé cristã (alternativa B), nem pregava o sentimentalismo romântico (alternativa C). Também não se tratava de um retorno aos valores da Antiguidade Clássica (alternativa D), embora alguns pensadores admirassem certos aspectos da filosofia greco-romana. A alternativa E, sobre movimentos sociais das minorias, está incorreta porque, apesar de suas ideias progressistas, o Iluminismo não tinha esse foco específico.

Portanto, a alternativa correta é realmente a A, pois sintetiza o cerne do pensamento iluminista: a razão como instrumento fundamental para o progresso humano e a emancipação intelectual.

Questão 12

Na obra O queijo e os vermes, o historiador Carlo Ginzburg conta a história de Domenico
Scandella, vulgo Menocchio, um moleiro do norte da Itália que, no século XVI, foi considerado
herege pela Igreja por afirmar que a origem do mundo estava na putrefação. Ao analisar o
processo inquisitorial que trata do caso, Ginzburg chama a atenção para as peculiares opiniões
de Menocchio sobre os dogmas da igreja e para suas críticas ao seu poder excessivo: a igreja
chegou a controlar um terço das terras cultiváveis da Europa. Para o autor, dois grandes
eventos históricos tornaram possível um caso como o de Menocchio: a invenção da imprensa e
a Reforma.
Com base nas informações e nos estudos sobre a Idade Moderna europeia, analise as
proposições.
I. A Reforma Protestante contribuiu para a uniformização das práticas e dos significados
religiosos no século XVI.
II. O desenvolvimento da imprensa contribuiu para que pessoas comuns tivessem acesso a
informações antes controladas pela Igreja Católica.
III. A venda de indulgências pela Igreja Católica foi um dos motivos que levou o monge
Martinho Lutero a escrever suas 95 teses, criticando vários pontos da doutrina católica.
IV. Uma das medidas da Contrarreforma foi o retorno da Inquisição, que tinha como objetivo
reprimir aqueles que não estavam seguindo a doutrina católica.
V. A censura exercida pela Igreja Católica Apostólica Romana foi determinante para a
expansão do protestantismo na Itália e na Península Ibérica.
Assinale a alternativa correta.

  • A)Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
  • B)Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
  • C)Somente a afirmativa IV é verdadeira.
  • D)Somente a afirmativa I é verdadeira.
  • E)Todas as afirmativas são verdadeiras.
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A alternativa correta é A)

O caso de Menocchio, analisado por Carlo Ginzburg em O queijo e os vermes, ilustra as transformações culturais e religiosas da Europa no século XVI, período marcado pela Reforma Protestante e pela difusão da imprensa. A obra destaca como esses dois fatores históricos permitiram que indivíduos comuns, como o moleiro Menocchio, questionassem os dogmas da Igreja Católica e desenvolvessem interpretações heterodoxas da fé. A análise das proposições apresentadas revela que algumas estão corretas, enquanto outras distorcem os eventos da época.

A afirmativa I está incorreta, pois a Reforma Protestante não promoveu a uniformização religiosa, mas sim a fragmentação do cristianismo em diversas correntes, como o luteranismo, o calvinismo e o anglicanismo. Já a afirmativa II é verdadeira, pois a imprensa permitiu a circulação de ideias e textos religiosos, como a Bíblia traduzida para línguas vernáculas, democratizando o acesso ao conhecimento antes restrito ao clero.

A afirmativa III também é correta, uma vez que a venda de indulgências foi um dos principais motivos que levaram Martinho Lutero a criticar a Igreja Católica, culminando nas 95 teses de 1517. Da mesma forma, a afirmativa IV está certa, pois a Contrarreforma, resposta da Igreja Católica à Reforma, incluiu a reativação da Inquisição para combater heresias e garantir a ortodoxia.

Por fim, a afirmativa V é falsa, já que a censura católica, longe de favorecer o protestantismo, foi um obstáculo à sua expansão em regiões como a Itália e a Península Ibérica, onde a Inquisição atuou com rigor. Portanto, a alternativa correta é A) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras, refletindo os impactos da imprensa, da Reforma e da reação católica no contexto histórico estudado.

Questão 13

O “capitalismo”, em sua primeira fase é chamado de “capitalismo liberal” e fundamentava-se na
propriedade privada dos meios de produção pela burguesia, que tinha total liberdade econômica para
produzir, vender, investir, fazer circular riquezas; comprar, fixar salário. Assinale a alternativa correta.

  • A)Com o sistema capitalista surge a ideologia do Liberalismo em oposição ao Absolutismo no plano político e ao Mercantilismo no plano econômico.
  • B)No sistema capitalista as atividades econômicas estão sob o controle do Estado que regulamenta o funcionamento das empresas privadas.
  • C)O Liberalismo teve como principais pensadores Alexis de Toqueville com a obra A democracia na América e Nicolau Maquiavel com O Príncipe.
  • D)A crise estabelecida em 1929, que teve início com a quebra da Bolsa de Nova York, fortaleceu o pensamento liberal em todo o mundo.
  • E)Após o estabelecimento do liberalismo econômico, os liberais passaram a almejar a implantação do comunismo em todo o mundo.
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A alternativa correta é A)

O capitalismo liberal, em sua fase inicial, representou uma transformação radical nas estruturas econômicas e políticas da sociedade. Fundamentado na propriedade privada dos meios de produção e na liberdade econômica da burguesia, esse sistema emergiu como uma resposta ao absolutismo político e ao mercantilismo econômico que predominavam anteriormente. A alternativa correta, portanto, é a letra A, pois o liberalismo de fato surgiu como uma ideologia oposta a esses sistemas, defendendo a não-intervenção estatal e a livre iniciativa.

O liberalismo econômico teve como base teórica pensadores como Adam Smith, autor de "A Riqueza das Nações", que defendia a "mão invisível" do mercado como reguladora das relações econômicas. A crise de 1929, mencionada na alternativa D, não fortaleceu o liberalismo, mas sim expôs suas fragilidades, levando ao surgimento de políticas keynesianas e maior intervenção estatal. Já a alternativa B descreve um sistema mais próximo do socialismo ou do capitalismo de estado, não do liberalismo clássico.

As alternativas C e E também estão incorretas. Alexis de Tocqueville, embora importante para o pensamento político, não foi um teórico do liberalismo econômico, e Maquiavel sequer viveu no período do capitalismo moderno. A ideia de que os liberais almejavam o comunismo (alternativa E) é completamente equivocada, já que são sistemas antagônicos. Portanto, a resposta correta é mesmo a alternativa A, que sintetiza adequadamente a relação entre o surgimento do capitalismo liberal e sua oposição ao absolutismo e ao mercantilismo.

Questão 14

Sobre o Movimento intelectual denominado de
Iluminismo, que teve grande expressividade na
Europa Ocidental, a partir dos séculos XVII e XVIII
é correto afirmar.

  • A)Ao formularem suas teorias, baseavam-se no teocentrismo, e Deus deveria “iluminar” o destino dos homens.
  • B)Leonardo da Vinci (1492 a 1519), conhecido como o homem dos “sete instrumentos”, foi a maior expressão do Iluminismo.
  • C)Essa nova visão de mundo levou em consideração os anseios da burguesia desejosa em participar do poder político, ter liberdade econômica e colocar fim aos privilégios da nobreza.
  • D)Movimento restrito à França absolutista, suas ideias não chegaram a influenciar nenhum movimento social ou de independência nas Américas.
  • E)Os economistas (Fisiocratas e Escola Clássica) foram os pensadores iluministas que sistematizaram a base da nova ordem econômica: o Mercantilismo.
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A alternativa correta é C)

Sobre o Movimento intelectual denominado de Iluminismo, que teve grande expressividade na Europa Ocidental, a partir dos séculos XVII e XVIII, é correto afirmar:

A alternativa C) está correta, pois o Iluminismo foi um movimento que, de fato, incorporou os interesses da burguesia em ascensão. Esse grupo social buscava maior participação política, liberdade econômica e a redução dos privilégios aristocráticos, alinhando-se aos ideais de razão, progresso e igualdade propagados pelos pensadores iluministas.

As demais alternativas apresentam equívocos históricos:

  • A) O Iluminismo opunha-se ao teocentrismo, defendendo o racionalismo e a ciência como guias para o conhecimento, e não a fé ou a intervenção divina.
  • B) Leonardo da Vinci viveu no Renascimento, muito antes do Iluminismo, sendo incorreto associá-lo a esse movimento.
  • D) O Iluminismo não se restringiu à França; suas ideias influenciaram movimentos como a Independência dos Estados Unidos e a Inconfidência Mineira no Brasil.
  • E) Os fisiocratas e a Escola Clássica criticavam o Mercantilismo, defendendo o liberalismo econômico e a ideia de "laissez-faire", em oposição às práticas mercantilistas.

Portanto, a alternativa C) é a única que reflete com precisão o caráter e o impacto do Iluminismo na sociedade europeia e além.

Questão 15

Em meados do século XVIII, diversas monarquias europeias se modernizaram com base nos ideais iluministas para um
programa de reformas que assegurasse uma administração mais racional e eficiente do Estado. Embora afirmassem agir
em nome da “maior felicidade dos povos”, estes permaneciam excluídos da tomada de decisões políticas.
Considerando as relações entre a cultura iluminista e as reformas promovidas pelos “soberanos esclarecidos”, analise as
afirmativas a seguir.
I – Os soberanos reformadores concentraram seus esforços no desmantelamento de privilégios fiscais e no redimensionamento dos poderes eclesiásticos, como no caso de Frederico II na Prússia e de D. José I e de seu ministro Pombal
em Portugal.
II – Os filósofos iluministas forneceram o tema da razão, da boa administração e da pública felicidade aos projetos absolutistas dos monarcas e o da liberdade à oposição antiabsolutista.
III – Os opositores do reformismo monárquico eram juristas e magistrados tradicionalistas, a nobreza fundiária e o alto
clero, ameaçados pela dissolução da sociedade de ordens promovida pelos soberanos esclarecidos.
Assinale:

  • A)se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B)se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • C)se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • D)se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • E)se todas as afirmativas estiverem corretas.
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A alternativa correta é B)

O século XVIII foi marcado por um movimento de modernização das monarquias europeias, influenciado pelos ideais iluministas. Os chamados "soberanos esclarecidos" buscaram implementar reformas que racionalizassem a administração do Estado, promovendo a eficiência e alegando agir em nome da "felicidade dos povos". No entanto, essa abordagem manteve a população distante das decisões políticas, evidenciando uma contradição entre o discurso reformista e a prática autoritária.

A primeira afirmativa (I) destaca ações concretas dos monarcas reformistas, como Frederico II da Prússia e D. José I de Portugal, que buscaram reduzir privilégios fiscais e limitar o poder eclesiástico. Essas medidas refletem a aplicação de princípios iluministas na gestão do Estado, visando maior centralização e controle.

A segunda afirmativa (II) aponta para o duplo papel da filosofia iluminista: serviu tanto para justificar reformas administrativas sob o absolutismo quanto para inspirar críticas ao sistema vigente. Enquanto os monarcas adotaram ideias de razão e eficiência, seus opositores usaram o conceito de liberdade para questionar o poder absoluto.

Já a terceira afirmativa (III) identifica os grupos que resistiram às reformas, como a nobreza tradicional e o clero, que viam suas prerrogativas ameaçadas. Embora essa oposição tenha existido, a afirmação exagera ao sugerir que os soberanos esclarecidos buscavam dissolver completamente a sociedade de ordens, quando na realidade suas reformas eram mais moderadas e pragmáticas.

Portanto, as afirmativas I e II estão corretas, pois refletem adequadamente a relação entre o iluminismo e as reformas dos soberanos esclarecidos, enquanto a III apresenta uma interpretação parcialmente equivocada. A alternativa B é a correta, pois sintetiza o impacto do iluminismo tanto no fortalecimento do Estado absolutista quanto no surgimento de ideias que posteriormente o desafariam.

Questão 16

“Infelicidade! Nossos cidadãos encarcerados nesses locais,
Servem para cimentar esse alojamento odioso;
Com as próprias mãos eles erguem, nos ferros aviltados,
Essa morada do orgulho e da tirania.
Mas, creia-me, no momento em que eles virem seus vingadores
Eles mesmos destruirão essa assustadora obra,
Instrumento de sua vergonha e de sua escravidão”
Com esses dizeres, um “americano” do Peru conclama seu povo à libertação da escravidão na peça dramática
Alzira, […], escrita por Voltaire em 1736. O texto é piedoso com a sorte dos escravos do Novo Mundo,
demonstra simpatia por sua revolta e saúda a possibilidade de uma reconciliação final baseada na liberdade
coletiva.
Em 1766, o francês Joseph Mosneron assistiu à representação dessa obra a bordo do navio [francês][…].
Comoveu-se com os versos que ouviu, apesar de a princesa Alzira, a heroína que dá nome ao romance, ser
representada por um vigoroso marinheiro com ares de Hércules. Enquanto o pontilhão servia de palco
[improvisado] para os atores, nos porões embaixo dele aglomeravam-se centenas de seres humanos
capturados na África. Eles estavam sendo transportados, justamente, para o Caribe.
Como explicar essa esquizofrenia? Como é possível que Mosneron tenha se abalado com a peça e não com
os personagens reais que a inspiraram? Suponho que o próprio texto de Alzira contribui para isso, ao evocar
a escravidão apenas dos “americanos”, e omitir qualquer menção ao tráfico transatlântico de africanos, em
pleno apogeu quando Voltaire escreveu a peça. […].
O século das Luzes, que assistiu à insurreição da filosofia contra o monarquismo, o absolutismo e a Igreja,
foi também o ápice da expansão desse comércio absurdo. A França enviou, no total, 1,1 milhão de escravos
para as colônias […] antes da proibição definitiva do tráfico, em 1831. A abolição seria instituída em
territórios franceses apenas em 1848.
Na verdade, esse tipo de negócio já era quase clandestino desde 3 de julho de 1315, quando um édito de Luís
X baniu a possibilidade de escravidão em todo o reino. Porém, no século XV, a demanda por mão-de-obra
aumentou nas colônias e fez-se necessário tomar certas atitudes. A solução inicial foi explorar as populações
locais, exterminadas com rapidez. Recorreu-se, então, aos “alistados” brancos, homens geralmente forçados
ao exílio que assinavam contratos válidos por três anos e eram tratados nas mesmas condições que os negros.
Um panfleto anônimo, ‘Sobre a necessidade de se adotar a escravidão na França’, expressa a visão da época:
era preciso ‘colocar pobres e indigentes para trabalhar’. Menosprezos racial e de classe não são
incompatíveis [com a França iluminista]? […]
GRESH, Alain. Escravidão à francesa. Le Monde Diplomatique. 1 abril 2008. Disponível em:
http://diplomatique.org.br/escravidao-a-francesa/ Acesso em: 10 ago. 2017. [Adaptado]
A partir das considerações indicadas na matéria, as quais apontam a influência histórica dos pensadores
iluministas e da participação francesa nos debates sobre liberdade e cidadania, é CORRETO afirmar.  

  • A)A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, em 1789, aboliu as desigualdades vivenciadas na França até aquele momento e, também, inspirou outros povos a buscarem essa noção de liberdade e cidadania em seus países.
  • B)Ao final do processo de contestação monárquico francês, a burguesia saiu fortalecida e houve o fim dos privilégios da nobreza, sendo redistribuída suas terras aos camponeses e população desabrigada.
  • C)Os princípios iluministas, envolvendo a valorização do conhecimento científico e de contestação à escravidão, foram amplamente difundidos por combaterem ações escravistas desenvolvidas em outros países, além de impedir tomadas de decisões francesas que fossem favoráveis à exploração escrava.
  • D)O princípio “liberdade, igualdade e fraternidade”, utilizado como slogan de mudança histórica, determinou o debate e a ação comum na França (incluindo políticas reparatórias) para que todos os cidadãos usufruíssem desses ideais a curto e longo prazo.
  • E)Os conflitos recentes na França (evidenciados em enfrentamentos nas ruas, canções, redes sociais e etc.) sugerem que a desigualdade social, aliada aos problemas étnicos, ainda não foram superados e suscitam discussões sobre noções de liberdade e cidadania no País.
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A alternativa correta é E)

O texto apresentado revela uma contradição histórica no período do Iluminismo francês, onde ideais de liberdade e igualdade conviveram com a prática da escravidão nas colônias. A peça "Alzira", de Voltaire, ilustra essa dissonância ao retratar a luta pela liberdade dos "americanos" enquanto ignorava o tráfico transatlântico de africanos, que atingia seu auge justamente naquela época.

O caso de Joseph Mosneron, comovido pela peça mas indiferente aos escravos reais no porão do navio, exemplifica essa esquizofrenia moral. A França, berço do pensamento iluminista que contestava o absolutismo e a Igreja, foi também uma das principais nações escravagistas, transportando mais de um milhão de africanos para suas colônias.

O texto demonstra como os princípios de "liberdade, igualdade e fraternidade" não foram aplicados de forma universal, mantendo-se restritos a certos grupos sociais e étnicos. Essa contradição histórica ajuda a explicar os conflitos sociais contemporâneos na França, onde desigualdades étnicas e de classe permanecem sem solução.

Portanto, a alternativa correta é a E), que reconhece que as tensões atuais na França refletem justamente a permanência dessas desigualdades não resolvidas, demonstrando que os ideais iluministas de liberdade e cidadania ainda não foram plenamente alcançados para todos os cidadãos franceses.

Questão 17

“Fala-se muito nos dias de hoje em direitos do homem. Pois bem: foi no século XVIII — em 1789,
precisamente — que uma Assembleia Constituinte produziu e proclamou em Paris a Declaração dos
Direitos do Homem e do Cidadão. Essa Declaração se impôs como necessária para um grupo de
revolucionários, por ter sido preparada por uma mudança no plano das ideias e das mentalidades: o
Iluminismo.”

Bibliografia: FORTES, L. R. S. O Iluminismo e os reis filósofos.
São Paulo: Brasiliense, 1981.

Mesmo com os indiscutíveis avanços decorrentes o Iluminismo e da Revolução Francesa, uma de suas
maiores limitações foi:

  • A)Não reconhecer a necessidade de reformas políticas.
  • B)Tratar nobres de forma diferenciada.
  • C)Não reconhecer a necessidade do fim dos regimes absolutistas.
  • D)Não defender a igualdade política e social entre homens e mulheres.
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A alternativa correta é D)

O Iluminismo e a Revolução Francesa marcaram um período de transformações profundas na sociedade europeia, especialmente no que diz respeito aos direitos humanos e às estruturas políticas. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, foi um marco fundamental nesse processo, refletindo os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. No entanto, apesar de seu caráter revolucionário, essa declaração apresentava limitações significativas, especialmente no que se refere à inclusão de todos os indivíduos na concepção de direitos.

Uma das maiores críticas que se faz ao Iluminismo e à Revolução Francesa é o fato de que, embora pregassem a igualdade, não conseguiram estendê-la a todos os grupos sociais. A opção correta, neste caso, é a letra D, pois a Declaração não defendia a igualdade política e social entre homens e mulheres. As mulheres foram excluídas do processo de cidadania plena, evidenciando uma contradição nos ideais iluministas. Essa limitação histórica só seria enfrentada em movimentos posteriores, como o feminismo, que lutou pela inclusão das mulheres nos direitos universais.

Portanto, embora o Iluminismo tenha sido um movimento progressista para sua época, suas contradições e exclusões demonstram que a luta por direitos universais é um processo contínuo e em constante evolução.

Questão 18

Defendendo a liberdade dos cidadãos e condenando o absolutismo, os pensadores
burgueses pregavam mais liberdades econômicas. Em defesa da razão, considerando a mente como
uma tábua rasa, foi publicada a obra “Ensaio sobre o entendimento humano”. Com base nesses
arcabouços teóricos e históricos, assinale a alternativa que apresenta o contexto e o autor da obra.

  • A)Período do Iluminismo representado na teoria do pensador Voltaire
  • B)O Iluminismo representado na teoria do pensador Jean-Jacques Rousseau.
  • C)Período do Iluminismo representado na teoria do pensador Thomas Hobbes.
  • D)O Iluminismo representado na teoria do pensador David Helm.
  • E)Período do Iluminismo representado na teoria do pensador John Locke.
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A alternativa correta é E)

O contexto histórico apresentado remete ao Iluminismo, movimento intelectual do século XVIII que defendia a razão, a liberdade individual e a crítica ao absolutismo. A obra mencionada, "Ensaio sobre o Entendimento Humano", foi escrita pelo filósofo inglês John Locke, um dos principais teóricos do liberalismo político e precursor das ideias iluministas. Locke defendia que a mente humana era uma "tábua rasa" ao nascer, sendo o conhecimento adquirido por meio da experiência, o que influenciou profundamente o pensamento moderno. Portanto, a alternativa correta é a letra E, que identifica corretamente o período do Iluminismo e o pensador John Locke como autor da obra em questão.

Questão 19

A partir da segunda metade do século XVIII, alguns soberanos absolutistas ou seus ministros, baseados em
princípios iluministas, particularmente os de Voltaire, empreenderam uma política de reformas, visando à
modernização nacional, com o objetivo de racionalizar a administração, a taxação de impostos e o incentivo
a educação.

Essa política era denominada:

  • A)Despotismo esclarecido.
  • B)Liberalismo político.
  • C)Grande método.
  • D)Processo Bessemer.
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A alternativa correta é A)

A partir da segunda metade do século XVIII, alguns soberanos absolutistas ou seus ministros, baseados em princípios iluministas, particularmente os de Voltaire, empreenderam uma política de reformas, visando à modernização nacional, com o objetivo de racionalizar a administração, a taxação de impostos e o incentivo à educação.

Essa política era denominada:

  • A) Despotismo esclarecido.
  • B) Liberalismo político.
  • C) Grande método.
  • D) Processo Bessemer.

O gabarito correto é A) Despotismo esclarecido.

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Questão 20

As ideias da Ilustração ou Iluministas tiveram
grande importância na ruptura do Antigo Regime.

Podemos considerar verdadeiro a respeito dessas
ideias.

  • A)Receberam pronto apoio da Igreja
  • B)Representavam os interesses da nobreza agrária em oposição à burguesia urbana.
  • C)Afirmavam os valores religiosos, o teísmo e a Escolástica.
  • D)Opunham-se firmemente ao racionalismo e ao pensamento científico.
  • E)Combatiam o Absolutismo Monárquico e o Mercantilismo.
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A alternativa correta é E)

As ideias da Ilustração, também conhecidas como Iluministas, foram fundamentais para a ruptura do Antigo Regime na Europa. Esses pensamentos revolucionários questionavam as estruturas políticas, econômicas e sociais vigentes, promovendo uma transformação profunda na mentalidade da época.

Entre as alternativas apresentadas, a única correta é a E), que afirma que os iluministas combatiam o Absolutismo Monárquico e o Mercantilismo. Isso porque os filósofos iluministas defendiam a liberdade individual, a razão como guia para o progresso e a limitação do poder dos monarcas, opondo-se ao controle estatal sobre a economia característico do Mercantilismo.

As demais alternativas estão incorretas: a Igreja Católica via o Iluminismo como uma ameaça (A); os iluministas representavam os interesses da burguesia urbana, não da nobreza agrária (B); eles criticavam o teísmo e a Escolástica, defendendo o deísmo ou o ateísmo (C); e o racionalismo e o método científico eram pilares do pensamento iluminista (D).

Portanto, o Iluminismo foi um movimento intelectual que preparou o terreno para as revoluções burguesas e a modernidade, combatendo as bases do Antigo Regime.

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