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Questões Sobre Iluminismo - História - concurso

Questão 41

Sobre Hobsbawm(1)

“Se eu me arrependo? Não, não creio. Tenho plena
consciência de que a causa que abracei revelou-se
infrutífera. Talvez não devesse ter seguido esse
caminho. Mas, por outro lado, se os homens não
cultivam o ideal de um mundo melhor, eles perdem
algo. Se o único ideal dos homens é a busca da
felicidade pessoal, por meio do acúmulo de bens
materiais, a humanidade é uma espécie diminuída”
Eric Hobsbawm – 1999

Com base nas publicações de Eric Hobsbawm
analise os itens abaixo, julgue-os e assinale a
alternativa correta.

I. Seria necessário muito esforço para vislumbrar
no conjunto da obra de Eric Hobsbawm a
presença da política. Seu projeto assim como
seus métodos foram de uma complexidade
desde seu primeiro livro, passando pelos artigos
e incluindo até as mais informais entrevistas.

II. Sob a égide de valores que remontam ao século
XVIII Iluminista, senão mesmo ao humanismo
cívico renascentista, construiu e buscou delinear
de forma coerente toda a sua trajetória
intelectual.

III. O ideal da razão permeou, inclusive, seu olhar
retrospectivo em sua autobiografia: Tempos
Interessantes: uma vida no século XX. O
comunismo, para Hobsbawm, foi parte da
tradição da civilização moderna, desde as
“Revoluções Americana e Francesa”, ou seja,
do compromisso com a melhoria das condições
de vida de todos os seres humanos.

IV. Fundamentou sua própria concepção de
política, aquela que se desenvolve numa “esfera
pública”, “na qual as pessoas articulam suas
opiniões e se unem para alcançar objetivos
coletivos”.

V. Concebeu a política como um sistema, não
diferindo da definição apresentada por Robert
Dahl, a saber, “qualquer estrutura persistente de
relações humanas que envolva controle, influência, poder ou autoridade, em medida
significativa”.

(1) CORREA, P. G. História, política e
revolução em Eric Hobsbawm e
François Furet.
2006. 241 folhas.
Dissertação (Mestrado) – Universidade
de São Paulo (USP). Disponível em: <
http://www.teses.usp.br/teses/disponive
is/8/8138/tde-06072007-120331/ptbr.php>
. Acesso em 20 ago. 2016.

  • A)Todos os itens estão corretos
  • B)Apenas um item está correto.
  • C)Somente três itens estão corretos
  • D)Os itens II, III, IV e V estão corretos.
  • E)Somente os itens I e IV estão corretos.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

O pensamento de Eric Hobsbawm, um dos mais influentes historiadores do século XX, reflete uma trajetória intelectual profundamente marcada pelo engajamento político e pela busca de um ideal de transformação social. A análise dos itens apresentados revela aspectos centrais de sua obra e visão de mundo.

O Item I está incorreto, pois subestima a presença da política na obra de Hobsbawm. Sua produção acadêmica, desde os primeiros trabalhos, foi permeada por uma perspectiva política clara, vinculada ao marxismo e à análise das lutas sociais. A complexidade de seu método não exclui, mas sim incorpora a dimensão política como elemento fundamental.

Os Itens II, III e IV capturam com precisão elementos essenciais do pensamento hobsbawmiano. O Item II destaca como Hobsbawm se inscreve na tradição iluminista e humanista, buscando compreender e transformar a realidade social. O Item III ressalta sua interpretação do comunismo como parte do projeto moderno de emancipação, vinculado às revoluções que marcaram a passagem para o mundo contemporâneo. Já o Item IV identifica corretamente sua concepção de política como espaço público de debate e ação coletiva.

O Item V também está correto, pois mostra como Hobsbawm entendia a política como sistema de relações de poder, aproximando-se de teóricos como Robert Dahl. Essa visão sistêmica aparece em suas análises sobre Estados, movimentos sociais e relações internacionais.

Portanto, a alternativa correta é D) Os itens II, III, IV e V estão corretos, pois refletem com acuidade diferentes dimensões do pensamento político de Hobsbawm, desde seus fundamentos filosóficos até suas concepções sobre a prática política.

Questão 42

Acerca da vida cultural no mundo moderno, julgue (C ou E) o item subsequente.

Característica comum a diferentes meios de expressão artística
do Romantismo europeu foi a crítica ao racionalismo
cientificista associado, entre outras, à figura de Isaac Newton.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

Acerca da vida cultural no mundo moderno, julgue (C ou E) o item subsequente.

Característica comum a diferentes meios de expressão artística do Romantismo europeu foi a crítica ao racionalismo cientificista associado, entre outras, à figura de Isaac Newton.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é C).

Questão 43

O Iluminismo é a saída do homem do estado de tutela, pelo qual ele próprio é responsável.
O estado de tutela é a incapacidade de utilizar o próprio entendimento sem a condução de
outrem. Cada um é responsável por esse estado de tutela quando a causa se refere não a uma
insuficiência do entendimento, mas à insuficiência da resolução e da coragem para usá-lo sem
ser conduzido por outrem. Sapere aude!* Tenha a coragem de usar seu próprio entendimento.
Essa é a divisa do Iluminismo.

IMMANUEL KANT (1784)
*Expressão latina que significa “tenha a coragem de saber, de aprender”.

In: BOMENY, Helena e FREIRE-MEDEIROS, Bianca. Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Ed. do Brasil, 2010

No contexto da expansão capitalista no século XIX, uma das ideias centrais do Iluminismo, de
acordo com o texto, está associada diretamente à valorização da:

  • A)superioridade técnica
  • B)soberania econômica
  • C)liberdade política
  • D)razão científica
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A alternativa correta é D)

O texto apresentado, extraído da obra de Immanuel Kant, "O que é o Iluminismo?", destaca um dos princípios fundamentais desse movimento intelectual do século XVIII: a emancipação do indivíduo por meio do uso autônomo da razão. Kant define o Iluminismo como a saída do homem de seu "estado de tutela", ou seja, a superação da dependência intelectual e moral em relação a autoridades externas. Essa concepção está diretamente ligada à valorização da razão como instrumento de compreensão e transformação do mundo.

No contexto da expansão capitalista no século XIX, o Iluminismo exerceu profunda influência, especialmente ao promover a racionalização das relações sociais, políticas e econômicas. A ênfase na razão científica (alternativa D) como ferramenta para o progresso humano reflete essa herança iluminista. O capitalismo industrial emergente se beneficiou dessa mentalidade, incorporando métodos racionais de produção, organização do trabalho e inovação tecnológica.

Embora as outras alternativas apresentem elementos relevantes – como a liberdade política (C), que também foi uma bandeira do Iluminismo –, a questão central do texto kantiano é a autonomia do pensamento racional. A máxima "Sapere aude" (ouse saber) sintetiza esse ideal de emancipação intelectual, que transcende a esfera política ou econômica e se consolida como base do projeto moderno de conhecimento. Portanto, a razão científica representa o núcleo da proposta iluminista no contexto do desenvolvimento capitalista do século XIX.

Questão 44

Esse movimento intelectual – que atingiu sua maturidade e maior
expressão na França do século XVIII – tinha como fundamentos
a crença inabalável na razão e a ideia de que o progresso do
homem pode ser infinito, desde que o espírito humano, através
do livre exercício de suas faculdades, se liberte do emaranhado
de superstições, tolices, misticismo, ignorância, etc, a que até
então estivera subordinado.
(Ricardo de Moura Faria et al. História, vol. 1, 1989. Adaptado.)
O fragmento faz referência

  • A)ao positivismo.
  • B)à fisiocracia.
  • C)ao sindicalismo.
  • D)ao cartismo.
  • E)ao iluminismo.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O fragmento apresentado descreve claramente as características centrais do Iluminismo, movimento intelectual que floresceu no século XVIII, especialmente na França. O texto destaca a ênfase na razão como ferramenta fundamental para o progresso humano, além da necessidade de superar superstições, misticismo e ignorância que dominavam o pensamento até então.

O Iluminismo, representado por pensadores como Voltaire, Rousseau e Diderot, defendia a ideia de que o conhecimento e o uso da razão poderiam libertar a humanidade das trevas da irracionalidade. Essa visão otimista do progresso humano, baseada no livre exercício da razão, é uma marca distintiva do movimento.

As outras alternativas não correspondem ao descrito no texto: o positivismo (A) surgiria posteriormente com Auguste Comte; a fisiocracia (B) era uma teoria econômica; o sindicalismo (C) e o cartismo (D) são movimentos sociais do século XIX. Portanto, a alternativa correta é mesmo E) ao iluminismo.

Questão 45

Começava-se a acreditar que a miséria humana era fruto da
ignorância, e que somente a razão poderia orientar o pensamento
e modificar as condições da vida humana. Essa nova
visão de mundo fez surgir, em meados do século XVIII, um
novo movimento filosófico. Os filósofos questionaram o
poder real, os privilégios da nobreza, a religião, a economia,
a educação, a escravidão, o colonialismo etc., submetendo
todas as questões à razão e à crítica.

(Joelza Ester Domingues, História em Documento: imagem e texto. Adaptado)

O texto trata

  • A)do Renascimento.
  • B)das teorias socialistas.
  • C)do Iluminismo
  • D)da ideologia anarquista.
  • E)do teocentrismo.
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A alternativa correta é C)

O texto apresentado descreve claramente as características fundamentais do Iluminismo, movimento filosófico que emergiu no século XVIII. A ênfase na razão como instrumento para superar a ignorância e transformar as condições humanas, assim como a crítica sistemática às estruturas de poder tradicionais – como o absolutismo, os privilégios da nobreza e a influência religiosa – são marcas distintivas desse período.

O Iluminismo representou uma ruptura com as visões de mundo anteriores, defendendo o progresso por meio do conhecimento e da liberdade de pensamento. Filósofos como Voltaire, Rousseau e Diderot questionaram instituições arraigadas, promovendo ideias que influenciaram revoluções e reformas em diversas áreas, da política à educação. A citação correta, portanto, é a alternativa C) do Iluminismo, pois o texto sintetiza os princípios e o espírito crítico que definiram esse movimento.

Questão 46

No séc. XVIII, alguns governantes de países europeus, como Frederico II, rei da Prússia, e
José II, imperador austríaco, tentaram aplicar princípios do Iluminismo, como a tolerância religiosa,
o desenvolvimento da ciência e educação e o fim da tortura, mas sem abrir mão do governo
absolutista. Estes governantes ficaram conhecidos como

  • A)reis filósofos.
  • B)déspotas esclarecidos.
  • C)reis iluminados.
  • D)déspotas progressistas.
  • E)reis sábios.
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A alternativa correta é B)

No século XVIII, um movimento político conhecido como despotismo esclarecido surgiu na Europa, representando uma tentativa de conciliar os ideais iluministas com a manutenção do poder absoluto dos monarcas. Governantes como Frederico II da Prússia e José II da Áustria incorporaram princípios como tolerância religiosa, incentivo à ciência e educação, e abolição de práticas cruéis como a tortura, sem, no entanto, abrir mão de seu controle centralizado.

Esses líderes ficaram conhecidos como déspotas esclarecidos, pois, embora adotassem algumas ideias progressistas do Iluminismo, mantinham uma postura autoritária em relação ao poder. O termo "déspota" refere-se ao governo absoluto, enquanto "esclarecido" remete à influência das luzes da razão, característica do pensamento iluminista.

Portanto, a alternativa correta para descrever esses governantes é a letra B) déspotas esclarecidos, já que eles buscavam modernizar seus reinos sem ceder à divisão de poderes ou à participação popular, mantendo-se como monarcas absolutos, porém com uma abordagem mais racional e reformista.

Questão 47

Segundo o historiador Ciro Flamarion Cardoso, a historiografia dos últimos
anos tem revelado a existência de dois paradigmas rivais. Seriam eles, o
iluminista, partidário de uma história científica e racional, e o pós-moderno,
com tendências a enfatizar as representações historicamente construídas.
Analise as afirmativas sobre o tema e, em seguida, marque a opção correta.

I. Pelo paradigma iluminista, a narrativa histórica tem como finalidade
explicar as sociedades fazendo uso dos modelos hipotético-dedutivos.

II. O paradigma pós-moderno teve sua inauguração nas primeiras gerações dos
Annales.

III. O relativo declínio do paradigma iluminista decorre da preferência dos
historiadores por macro-temas, a exemplo das pesquisas em torno da
escravidão negra no Brasil.

  • A)Somente I está correta.
  • B)Somente II está correta.
  • C)Somente III está correta.
  • D)Somente I e II estão corretas.
  • E)Somente II e III estão corretas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

Segundo o historiador Ciro Flamarion Cardoso, a historiografia dos últimos anos tem revelado a existência de dois paradigmas rivais: o iluminista, que defende uma história científica e racional, e o pós-moderno, que tende a enfatizar as representações historicamente construídas. A análise das afirmativas apresentadas permite identificar a opção correta.

A afirmativa I está incorreta, pois o paradigma iluminista não se limita apenas ao uso de modelos hipotético-dedutivos, mas busca uma abordagem mais ampla baseada na razão e no progresso. Já a afirmativa II está correta, uma vez que o paradigma pós-moderno teve suas raízes nas primeiras gerações da Escola dos Annales, que valorizavam a história das mentalidades e das representações. Por fim, a afirmativa III também está correta, pois o declínio relativo do paradigma iluminista está associado à preferência dos historiadores por macro-temas, como a escravidão negra no Brasil, que exigem abordagens mais complexas e menos lineares.

Portanto, a opção correta é E) Somente II e III estão corretas, conforme indicado no gabarito.

Questão 48

Leia o trecho a seguir.

”Os filósofos do século XVIII só concordavam em um único ponto: podiam discordar publicamente, usando a
razão.”

ELIAS, Rodrigo, Dossiê Iluminismo. Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 9. Nº 104, maio 2014. p. 17.
Durante o século XVIII, conhecido como Século das Luzes, desenvolveu-se um movimento intelectual
denominado Iluminismo, que buscou combater práticas até então aceitas.

São práticas combatidas pelo movimento Iluminista, EXCETO:

  • A)O absolutismo monárquico, que protegia a nobreza e mantinha seus privilégios
  • B)O mercantilismo baseado na intervenção do Estado na economia.
  • C)A liberdade de expressão, que desarticularia a política nacional.
  • D)O poder da Igreja detentora de poder através das verdades reveladas pela fé.
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A alternativa correta é C)

O Iluminismo, movimento intelectual que floresceu no século XVIII, representou uma ruptura com diversas estruturas de poder e pensamento que dominavam a Europa até então. Conhecido como o "Século das Luzes", esse período foi marcado pela valorização da razão, da ciência e da liberdade individual, elementos que nortearam as críticas iluministas às instituições tradicionais.

Entre as práticas combatidas pelos filósofos iluministas, destacam-se:

A) O absolutismo monárquico, visto como um sistema opressor que concentrava poder nas mãos dos reis e mantinha os privilégios da nobreza em detrimento do povo. Pensadores como Locke e Montesquieu defenderam a divisão de poderes e a limitação do governo.

B) O mercantilismo, sistema econômico baseado na forte intervenção estatal. Os iluministas, especialmente Adam Smith, criticavam esse modelo e pregavam maior liberdade econômica, dando origem às primeiras ideias do liberalismo.

D) O poder da Igreja, que exercia grande influência política e social através de dogmas baseados na fé. Voltaire e outros encaravam a religião institucionalizada como obstáculo ao progresso racional.

A exceção, portanto, é a alternativa C), pois a liberdade de expressão era justamente um dos princípios mais caros aos iluministas. Eles acreditavam que o debate público e livre era essencial para o avanço da sociedade, contrariando a ideia de que isso desarticularia a política nacional.

Assim, enquanto o Iluminismo questionava estruturas de poder tradicionais, defendia fervorosamente a liberdade de pensamento e expressão como pilares de uma sociedade mais justa e progressista.

Questão 49

O movimento intelectual conhecido como Iluminismo ocorreu no século XVIII.
Leia as informações abaixo.

I- O pensamento político e econômico dos iluministas correspondia aos anseios da burguesia e ambos se opunham ao Positivismo.
II- O período ficou conhecido como o Século das Luzes.
III- O Iluminismo combateu o absolutismo monárquico, o mercantilismo e o poder da Igreja.
IV- O Iluminismo encontrou forte resistência entre os adeptos do liberalismo.

Estão corretas

  • A)as afirmativas I, II, III, IV.
  • B)apenas as afirmativas I e II.
  • C)apenas as afirmativas III e IV.
  • D)apenas as afirmativas I e IV.
  • E)apenas as afirmativas II e III.
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A alternativa correta é E)

O Iluminismo, movimento intelectual do século XVIII, também conhecido como "Século das Luzes", trouxe consigo transformações profundas no pensamento político, econômico e social da época. Suas ideias revolucionárias influenciaram não apenas a filosofia, mas também a estrutura de poder vigente, desafiando instituições tradicionais como o absolutismo monárquico, o mercantilismo e o poder clerical. A análise das afirmativas apresentadas permite compreender melhor os princípios e contradições desse período.

A primeira afirmativa está incorreta ao associar o Iluminismo à oposição ao Positivismo, uma vez que este surgiu posteriormente, no século XIX, como uma corrente distinta. Além disso, embora o Iluminismo de fato representasse os interesses da burguesia em ascensão, sua relação com o Positivismo não constituía um eixo de conflito naquele contexto histórico.

A segunda afirmativa está correta, pois o Iluminismo ficou marcado como o "Século das Luzes", simbolizando a valorização da razão, do conhecimento científico e da liberdade de pensamento em contraposição às trevas da ignorância e do dogmatismo.

A terceira afirmativa também está correta, já que os iluministas criticavam veementemente o absolutismo, defendendo sistemas políticos mais democráticos, como a divisão de poderes proposta por Montesquieu. Além disso, atacavam as práticas mercantilistas, que beneficiavam o Estado e a nobreza em detrimento da livre iniciativa, e questionavam o poder excessivo da Igreja, que limitava o avanço científico e a autonomia individual.

Por fim, a quarta afirmativa é equivocada, pois o Iluminismo não enfrentou resistência dos liberais – pelo contrário, muitos de seus ideais, como a defesa das liberdades individuais e econômicas, foram abraçados pelo liberalismo. Portanto, apenas as afirmativas II e III estão corretas, confirmando o gabarito da alternativa E.

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Questão 50

Considere o texto a seguir.

Se você observar a Inglaterra no século XVII, verá
que é uma potência de segunda classe, levando um
embaixador inglês, em 1640, a dizer que seu país
não gozava de qualquer consideração no mundo.
O que era verdade. Mas já no começo do século
XVIII, a Inglaterra é a maior potência mundial.
Logo, alguma coisa aconteceu no meio disso. E eu
creio que o que houve no meio foram a Guerra Civil
e a Revolução que tiveram efeitos fundamentais.
[…] O resultado foi que, se a Inglaterra no século
XVII era importadora de cereais e padecia de fome
e escassez, no fim desse século já era exportadora
e não havia mais fome. Tudo isso, como é óbvio,
convergiu para a irrupção da Revolução Industrial
no final do século seguinte.

(Trecho da entrevista feita com o historiador Christopher Hill à
Folha de S. Paulo, em 10.08.1988.)

Sobre as revoluções inglesas, ocorridas no século
XVIII, é correto afirmar que

  • A)o processo dessas revoluções foi inspirado nos ideais iluministas do século XVIII culminando, assim como na França, na decapitação do rei.
  • B)Oliver Cromwell, apesar de ter comandado os yeomen, acabou derrotado pelas tropas leais ao rei.
  • C)foram um movimento que retardou a chegada da Revolução Industrial por terem levado a nação a afundar-se numa guerra civil sem fim.
  • D)serviram para fortalecer a figura do rei e da monarquia absolutista em detrimento do Parlamento e da gentry.
  • E)estabeleceram uma nova realidade política e religiosa, pois o Parlamento consolidou seus direitos, e os não anglicanos tiveram garantia de tolerância religiosa.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O texto apresentado, extraído de uma entrevista com o historiador Christopher Hill, aborda a transformação da Inglaterra de uma potência secundária no século XVII para a maior potência mundial no início do século XVIII. Esse processo foi marcado por eventos como a Guerra Civil e a Revolução, que tiveram impactos profundos na sociedade, economia e política inglesas. O trecho também destaca como essas mudanças contribuíram para a superação de crises, como a escassez de alimentos, e pavimentaram o caminho para a Revolução Industrial no século seguinte.

Dentre as alternativas apresentadas sobre as revoluções inglesas do século XVIII, a correta é a E), que afirma que esses movimentos estabeleceram uma nova realidade política e religiosa. Isso porque o Parlamento consolidou seus direitos, e os não anglicanos conquistaram garantias de tolerância religiosa. Essa alternativa reflete as consequências das revoluções, que limitaram o poder monárquico e promoveram maior liberdade religiosa, em contraste com as outras opções, que apresentam informações incorretas ou distorcidas sobre o período.

As revoluções inglesas, portanto, foram fundamentais para a construção de um novo equilíbrio de poder, favorecendo o desenvolvimento econômico e social que permitiu à Inglaterra ascender como potência global. A alternativa E) captura essencialmente esse legado, destacando a importância do Parlamento e da tolerância religiosa nesse processo histórico.

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