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Questões Sobre Iluminismo - História - concurso

Questão 51

Leia os textos.

(…) a reunião dos trabalhadores na fábrica não se deveu a
nenhum avanço das técnicas de produção. Pelo contrário, o
que estava em jogo era justamente um alargamento do controle
e do poder por parte do capitalista sobre o conjunto de
trabalhadores que ainda detinham os conhecimentos técnicos
e impunham a dinâmica do processo produtivo.

                                                                    (Edgar Salvatori de Decca. O nascimento das fábricas)

Um operário desenrola o arame, um outro o endireita, um
terceiro o corta e assim por diante. Dessa forma, a importante
atividade de fabricar um alfinete está dividida em aproximadamente
18 operações distintas, as quais são executadas
por pessoas distintas. Por conseguinte, essas poucas pessoas
conseguiam produzir mais que 48 mil alfinetes por dia. Se,
porém, tivessem trabalhado independente um do outro,
certamente cada um deles não teria conseguido fabricar
20 alfinetes por dia.

                                                                                    (Adam Smith. A riqueza das nações. Adaptado)

Analise as afirmações que seguem

I. Para Edgar de Decca, há uma relação direta entre o
desenvolvimento tecnológico e a opção pela produção de
mercadorias de luxo nas fábricas inglesas.

II. Edgar de Decca entende a introdução do sistema fabril
como um aspecto da dominação de uma classe sobre outra.

III. Edgar de Decca e Adam Smith defendem a valorização
do operário fabril por meio de aumentos salariais progressivos.

IV. A divisão do trabalho, para Adam Smith, é apresentada
como um fator diretamente relacionado com o aumento
da produção.

Estão corretas as afirmativas

  • A)I e III, apenas.
  • B)II e III, apenas.
  • C)II e IV, apenas.
  • D)II, III e IV, apenas.
  • E)I, II, III e IV.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Os textos apresentados oferecem perspectivas distintas sobre o sistema fabril e a divisão do trabalho, permitindo uma análise crítica das afirmações propostas.

A afirmação I é incorreta, pois Edgar de Decca não estabelece uma relação entre o desenvolvimento tecnológico e a produção de mercadorias de luxo. Seu foco está no controle capitalista sobre os trabalhadores, não na natureza dos produtos fabricados.

A afirmação II está correta. De Decca claramente interpreta o sistema fabril como um mecanismo de dominação de classe, onde os capitalistas buscam ampliar seu controle sobre os trabalhadores que detinham conhecimentos técnicos.

A afirmação III é incorreta. Nenhum dos autores menciona ou defende aumentos salariais progressivos. Adam Smith foca na eficiência produtiva, enquanto De Decca aborda as relações de poder.

A afirmação IV está correta. Adam Smith demonstra claramente como a divisão do trabalho aumenta drasticamente a produtividade, usando o exemplo da fabricação de alfinetes.

Portanto, apenas as afirmações II e IV estão corretas, tornando a alternativa C a resposta adequada.

Questão 52

Os parágrafos que se seguem foram extraídos do documento
“Declaração de Independência dos Estados Unidos”,
assinado pela unanimidade dos representantes
políticos das Treze Colônias, no Segundo Congresso
Continental no ano de 1776.

“Quando no decurso da História do Homem se torna
necessário um povo quebrar os elos políticos que o ligavam
a outro e assumir, de entre os poderes terrenos,
um estatuto de diferenciação e igualdade ao qual as
Leis da Natureza e do Deus da Natureza lhe conferem
o direito, o respeito que é devido perante as opiniões
da Humanidade exige que esse povo declare as razões
que o impelem à separação. (…)

(…) o Povo tem direito a (…) instituir um novo governo,
assentando os seus fundamentos nesses princípios e
organizando os seus poderes do modo que lhe pareça
mais adequado à promoção de sua Segurança (…).”

Fonte:
http://www.infopedia.pt/$declaracao-de-independencia-dos-estados

Assinale a alternativa que corresponde CORRETAMENTE
ao conjunto de ideias e ideais relacionados à época
histórica tratada pelo documento.

  • A)O liberalismo enquanto doutrina defendia a menor intervenção possível do Estado na condução política da sociedade.
  • B)O racionalismo científico renascentista atribuía ao homem o poder de conhecimento e intervenção tanto na natureza como na condução política das sociedades.
  • C)O nacionalismo partia do pressuposto de que a lealdade do indivíduo ao Estado-nação deveria estar acima dos interesses pessoais ou dos interesses de determinados grupos.
  • D)O Iluminismo defendia, de modo geral, a ideia de que o Estado deveria assegurar ao Homem o direito de expressar sua consciência de forma autônoma, bem como os direitos inalienáveis à vida e à busca da felicidade.
  • E)As doutrinas sociais emergentes do contexto da sociedade industrial pregavam a ampliação da participação política à classe operária, além de melhores condições de vida para a mesma.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

O texto apresentado, extraído da Declaração de Independência dos Estados Unidos, reflete os ideais iluministas que influenciaram profundamente o movimento de independência das Treze Colônias. O documento enfatiza o direito do povo de romper com um governo que não respeita seus princípios fundamentais e de instituir um novo governo baseado na proteção de direitos inalienáveis, como a vida, a liberdade e a busca da felicidade.

Entre as alternativas apresentadas, a que melhor corresponde ao conjunto de ideias e ideais da época é a alternativa D). O Iluminismo, movimento intelectual do século XVIII, defendia a razão, a autonomia do indivíduo e os direitos naturais do homem, conceitos claramente expressos no trecho citado. A Declaração de Independência incorpora esses princípios ao afirmar que o povo tem o direito de estabelecer um governo que garanta sua segurança e bem-estar, refletindo a influência de pensadores como John Locke, que pregava a proteção dos direitos individuais e o contrato social.

As outras alternativas não se alinham adequadamente ao contexto histórico do documento. O liberalismo (A) e o nacionalismo (C) são correntes posteriores, enquanto o racionalismo científico renascentista (B) e as doutrinas sociais industriais (E) não correspondem ao momento específico da independência americana, que foi marcado pelos ideais iluministas de liberdade e autodeterminação.

Questão 53

    (…) dividamos a experiência (passeio na montanha-russa) em três partes. A primeira é a da ascensão contínua, metódica e persistente (…). Essa fase representa o período do século XVI até meados do século XIX, quando as elites da Europa promovem o desenvolvimento tecnológico que lhes asseguraria o domínio do mundo. A segunda nos precipita em uma queda vertiginosa, com a perda das referências do espaço, do que nos cerca e até o controle das faculdades conscientes (…). Isto ocorreu ao redor de 1870, com a chamada Revolução Científico-Tecnológica. (…) A terceira é a do loop, o clímax da aceleração precipitada, que representaria o atual período, assinalado por um novo surto dramático de transformações, a Revolução da Microeletrônica (…) o que faz os dois movimentos anteriores parecerem projeções em câmera lenta. (…) O aparato tecnológico torna-se cada vez mais imprevisível, irresistível e incompreensível.

(Nicolau Sevcenko, A corrida para o século XXI, 2001, p. 14-17)

Segundo o texto,

  • A)a metáfora da montanha-russa nos incita a refletir sobre o mundo moderno e contemporâneo e, por meio da Revolução Científico-Tecnológica e da Revolução da Microeletrônica, nos joga em meio às invenções, na espetacularização da sociedade, na idolatria das imagens, na velocidade das relações cotidianas e na ausência de reflexão que contempla o presentismo.
  • B)a imagem da montanha-russa valoriza a tecnologia como critério histórico para medir o tempo, sua continuidade e suas rupturas, elogia o progresso, nos estimula a viver segundo as referências do passado, nos faz prever o futuro e, dessa forma, facilita a compreensão dos saltos qualitativos, tornando o homem consciente da sua ação histórica.
  • C)o loop, ou seja, o movimento de maior velocidade das mudanças, sintetiza o processo histórico, desde o século XVI até os inícios do século XXI pois, após dominar o mundo, o homem se lança na microeletrônica, no quase invisível, o que permite a ele o controle das situações adversas, a preservação do meio ambiente e o planejamento de uma sociedade menos violenta.
  • D)o século XXI inicia-se de maneira otimista, com as transformações da Revolução Microeletrônica que permitem ao homem o domínio do meio ambiente, a facilidade dos meios de comunicação, cada vez mais democratizados, a reflexão sobre seu próprio destino enfim, um mundo mais solidário que deixou para trás as guerras e os genocídios, guiado agora pela tecnologia.
  • E)o homem do século XXI tem mais condições materiais de refletir sobre si mesmo, sobre o mundo e sobre as relações entre homem/homem e homem/mundo, já que a tecnologia o instrumentaliza com a democratização das informações, tornando possível compreender as mudanças, mesmo que rápidas, e o mobiliza para uma ação mais consciente.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

A metáfora da montanha-russa, apresentada por Nicolau Sevcenko em A corrida para o século XXI, oferece uma reflexão profunda sobre as transformações aceleradas que marcaram o mundo moderno e contemporâneo. A analogia divide a experiência em três fases distintas, cada uma representando um período crucial do desenvolvimento tecnológico e social.

A primeira fase, simbolizada pela ascensão lenta e metódica, corresponde ao período entre os séculos XVI e XIX, quando as elites europeias impulsionaram avanços tecnológicos que consolidaram seu domínio global. Essa etapa reflete um progresso gradual e controlado, ainda distante da aceleração vertiginosa que viria a seguir.

A segunda fase, representada pela queda abrupta e desorientadora, alinha-se com a Revolução Científico-Tecnológica por volta de 1870. Aqui, as referências tradicionais de espaço e controle são perdidas, marcando um momento de ruptura e desestabilização das estruturas sociais e cognitivas. Essa etapa ilustra como o avanço tecnológico começou a desafiar a capacidade humana de assimilação e adaptação.

Por fim, a terceira fase, o loop, simboliza o ápice da aceleração histórica, impulsionado pela Revolução da Microeletrônica. Nesse estágio, as transformações atingem uma velocidade tão intensa que os períodos anteriores parecem lentos em comparação. A tecnologia se torna cada vez mais imprevisível e incontrolável, gerando um cenário de constante mutação e incerteza.

A alternativa correta, A), capta essencialmente essa análise. A metáfora da montanha-russa não apenas descreve a aceleração histórica, mas também critica seus efeitos na sociedade contemporânea: a espetacularização, a idolatria das imagens, a velocidade das relações e a dificuldade de reflexão crítica em um mundo dominado pelo imediatismo. A tecnologia, embora central para o progresso, também contribui para uma sensação de desorientação e presentismo, onde o passado e o futuro são eclipsados por um presente frenético e fragmentado.

As demais alternativas falham em abordar a complexidade crítica da metáfora. Enquanto algumas romantizam o progresso tecnológico (B e D) ou atribuem a ele um controle ilusório sobre as adversidades (C e E), a visão de Sevcenko ressalta justamente o caráter disruptivo e, por vezes, opressivo dessas transformações. A metáfora da montanha-russa, portanto, serve como um alerta sobre os desafios de navegar em um mundo cada vez mais acelerado e imprevisível.

Questão 54

Em meados do século XVIII, diversas monarquias europeias se modernizaram com base nos ideais iluministas para um
programa de reformas que assegurasse uma administração mais racional e eficiente do Estado. Embora afirmassem agir
em nome da “maior felicidade dos povos”, estes permaneciam excluídos da tomada de decisões políticas.

Considerando as relações entre a cultura iluminista e as reformas promovidas pelos “soberanos esclarecidos”, analise as
afirmativas a seguir.

I – Os soberanos reformadores concentraram seus esforços no desmantelamento de privilégios fiscais e no redimensionamento
dos poderes eclesiásticos, como no caso de Frederico II na Prússia e de
D. José I e de seu ministro Pombal
em Portugal.

II – Os filósofos iluministas forneceram o tema da razão, da boa administração e da pública felicidade aos projetos absolutistas
dos monarcas e o da liberdade à oposição antiabsolutista.

III – Os opositores do reformismo monárquico eram juristas e magistrados tradicionalistas, a nobreza fundiária e o alto
clero, ameaçados pela dissolução da sociedade de ordens promovida pelos soberanos esclarecidos.

Assinale:

  • A)se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B)se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • C)se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • D)se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • E)se todas as afirmativas estiverem corretas.
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A alternativa correta é B)

Em meados do século XVIII, as monarquias europeias passaram por um processo de modernização inspirado nos ideais iluministas, visando uma administração estatal mais racional e eficiente. No entanto, apesar de alegarem buscar a "maior felicidade dos povos", as decisões políticas continuavam centralizadas nas mãos dos soberanos, excluindo a participação popular. Esse contexto histórico, conhecido como "despotismo esclarecido", apresenta nuances que podem ser analisadas a partir das afirmativas apresentadas.

A afirmativa I está correta, pois destaca ações concretas de monarcas como Frederico II da Prússia e D. José I de Portugal (com o Marquês de Pombal), que buscaram reduzir privilégios fiscais e limitar o poder da Igreja, alinhando-se aos princípios iluministas de racionalização do Estado.

A afirmativa II também está correta, já que os filósofos iluministas forneceram tanto os argumentos para a modernização administrativa (usada pelos monarcas) quanto as ideias de liberdade que alimentaram movimentos antiabsolutistas. Essa dualidade mostra a complexidade da influência iluminista.

Já a afirmativa III apresenta uma visão parcialmente incorreta. Embora seja verdade que setores tradicionais como a nobreza fundiária e o alto clero se opuseram às reformas, a dissolução da sociedade de ordens não era um objetivo central dos soberanos esclarecidos, que mantinham a estrutura do Antigo Regime mesmo promovendo ajustes modernizantes.

Portanto, a alternativa correta é B) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas, pois reflete com precisão a relação entre o iluminismo e as reformas dos monarcas esclarecidos, distinguindo entre as mudanças administrativas promovidas e os limites estruturais do absolutismo reformista.

Questão 55

“… é uma unidade real de tudo isso em
uma e mesma pessoa, instruída por
pacto de cada homem com os demais
de tal forma como se cada um
dissesse a todos: autorizo e transfiro a
este homem ou assembleia de
homens meu direito de governar-me a
mim mesmo, com a condição de que
todos vós transferireis a ele, vosso
direito, e autorizareis todos seus atos
da mesma maneira.”

Este pensamento apresentou expressiva
influência sobre as sociedades ocidentais
na Modernidade, sobretudo a partir da
emergência dos Estados Nacionais. O
fragmento expressa as ideias de

  • A)Jean-Jacques Rousseau.
  • B)Jacques Bossuet.
  • C)Nicolau Maquiavel.
  • D)Thomas Hobbes.
  • E)Francis Bacon.
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A alternativa correta é D)

O fragmento apresentado reflete um conceito central na filosofia política moderna, especialmente no que diz respeito à formação do Estado e à legitimação do poder soberano. A passagem descreve um processo em que indivíduos renunciam ao seu direito natural de autogoverno e transferem esse poder a uma entidade soberana, seja um homem ou uma assembleia, por meio de um pacto ou contrato social.

Essa ideia está intimamente associada ao pensamento de Thomas Hobbes, filósofo inglês do século XVII, que desenvolveu sua teoria política na obra Leviatã. Hobbes argumentava que, no estado de natureza, os seres humanos vivem em constante conflito, onde prevalece a guerra de todos contra todos. Para escapar dessa condição caótica e insegura, os indivíduos celebram um contrato social, abdicando de seus direitos em favor de um soberano absoluto, cujo poder é necessário para garantir a ordem e a segurança.

O trecho em questão ilustra precisamente essa noção hobbesiana de que a autoridade política surge de um acordo entre os indivíduos, que transferem seus direitos ao soberano em troca de proteção. Essa concepção contrasta com as ideias de outros pensadores mencionados nas alternativas, como Rousseau (que defendia uma visão mais democrática do contrato social), Bossuet (teórico do direito divino dos reis), Maquiavel (focado na razão de Estado) e Bacon (mais voltado para a filosofia da ciência).

Portanto, a alternativa correta é D) Thomas Hobbes, pois o excerto sintetiza o núcleo de sua teoria política sobre a origem do Estado e a natureza do poder soberano.

Questão 56

Encontrar uma forma de associação que defenda e proteja a
pessoa e os bens de cada associado com toda a força comum,
e pela qual cada um, unindo-se a todos, só obedece contudo a
si mesmo, permanecendo assim tão livre quanto antes. Esse, o
problema fundamental cuja solução o contrato social oferece.

[…]

Cada um de nós põe em comum sua pessoa e todo o seu poder
sob a direção suprema da vontade geral, e recebemos, enquanto
corpo, cada membro como parte indivisível do todo.

(Jean-Jacques Rousseau. Do contrato social, 1983.)

O texto apresenta características

  • A)iluministas e defende a liberdade e a igualdade social plenas entre todos os membros de uma sociedade.
  • B)socialistas e propõe a prevalência dos interesses coletivos sobre os interesses individuais.
  • C)iluministas e defende a liberdade individual e a necessidade de uma convenção entre os membros de uma sociedade.
  • D)socialistas e propõe a criação de mecanismos de união e defesa de todos os trabalhadores.
  • E)iluministas e defende o estabelecimento de um poder rigidamente concentrado nas mãos do Estado.
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A alternativa correta é C)

O texto de Jean-Jacques Rousseau, extraído de Do contrato social, apresenta características marcadamente iluministas ao discutir a formação de uma sociedade baseada em um acordo coletivo. A ideia central gira em torno da preservação da liberdade individual, mesmo quando os indivíduos se unem em um corpo político. Rousseau propõe que, ao entrar em um contrato social, cada pessoa mantém sua autonomia, pois obedece à "vontade geral", que é uma expressão da coletividade da qual faz parte.

A alternativa correta, C), destaca justamente esse aspecto: a defesa da liberdade individual e a necessidade de uma convenção entre os membros da sociedade. O pensamento de Rousseau não sugere a supressão das liberdades em prol do Estado ou de um coletivo opressor, como poderiam sugerir interpretações equivocadas. Pelo contrário, ele busca harmonizar a liberdade pessoal com a organização social, um princípio fundamental do Iluminismo.

As outras alternativas não se adequam ao texto. As opções A) e E) exageram em aspectos não abordados por Rousseau, como a "igualdade social plena" ou um "poder rigidamente concentrado". Já as alternativas B) e D) incorrem no erro de associar o pensamento de Rousseau ao socialismo, uma corrente posterior e distinta do contexto iluminista em que o filósofo estava inserido.

Questão 57

Este considerável aumento de produção que, devido à divisão
do trabalho, o mesmo número de pessoas é capaz de realizar,
é resultante de três circunstâncias diferentes: primeiro, ao aumento
da destreza de cada trabalhador; segundo, à economia
de tempo, que antes era perdido ao passar de uma operação
para outra; terceiro, à invenção de um grande número de máquinas que facilitam o trabalho e reduzem o tempo indispensável para o realizar, permitindo a um só homem fazer o trabalho
de muitos.



(Adam Smith. Investigação sobre a Natureza e as Causas da

Riqueza
das Nações
(1776), in Adam Smith/Ricardo.

Os pensadores.
São Paulo: Abril Cultural, 1984.)

O texto, publicado originalmente em 1776, destaca três características
da organização do trabalho no contexto da Revolução Industrial:

  • A)a introdução de máquinas, a valorização do artesanato e o aparecimento da figura do patrão.
  • B)o aumento da mercado consumidor, a liberdade no emprego do tempo e a diminuição na exigência de mão de obra.
  • C)a escassez de mão de obra qualificada, o esforço de importação e a disciplinarização do trabalhador.
  • D)o controle rigoroso de qualidade, a introdução do relógio de ponto e a melhoria do sistema de distribuição de mercadorias.
  • E)a especialização do trabalhador, o parcelamento de tarefas e a maquinização da produção.
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A alternativa correta é E)

O trecho de Adam Smith, extraído de Investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações (1776), aborda os princípios fundamentais da divisão do trabalho durante a Revolução Industrial. Smith identifica três fatores cruciais para o aumento da produtividade: o aprimoramento da habilidade individual dos trabalhadores, a otimização do tempo antes perdido na transição entre tarefas e a introdução de máquinas que ampliam a capacidade produtiva. Esses elementos estão diretamente relacionados à transformação do sistema de produção na era industrial.

Analisando as alternativas apresentadas, a opção E) é a que melhor sintetiza as ideias de Smith. A especialização do trabalhador corresponde ao aumento da destreza mencionado no texto, enquanto o parcelamento de tarefas reflete a economia de tempo ao evitar trocas frequentes de atividade. Por fim, a maquinização da produção está alinhada com o terceiro ponto, no qual Smith destaca o papel das máquinas em potencializar a eficiência.

As demais alternativas apresentam elementos que não são centrais ao argumento do autor. A valorização do artesanato (A), a liberdade no emprego do tempo (B), a escassez de mão de obra qualificada (C) e o controle rigoroso de qualidade (D) são aspectos que, embora possam ser associados ao contexto industrial, não correspondem aos três pilares destacados por Smith. Portanto, a resposta correta é, de fato, a alternativa E), que captura de maneira precisa os princípios da divisão do trabalho conforme expostos na obra clássica.

Questão 58

Esse movimento intelectual – que atingiu sua maturidade e maior
expressão na França do século XVIII – tinha como fundamentos
a crença inabalável na razão e a ideia de que o progresso do
homem pode ser infinito, desde que o espírito humano, através
do livre exercício de suas faculdades, se liberte do emaranhado
de superstições, tolices, misticismo, ignorância, etc, a que até
então estivera subordinado.

(Ricardo de Moura Faria et al. História, vol. 1, 1989. Adaptado.)

O fragmento faz referência

  • A)ao positivismo.
  • B)à fisiocracia.
  • C)ao sindicalismo.
  • D)ao cartismo.
  • E)ao iluminismo.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O fragmento apresentado descreve claramente os princípios fundamentais do Iluminismo, movimento intelectual que floresceu na Europa, especialmente na França, durante o século XVIII. O texto destaca a ênfase na razão como ferramenta para o progresso humano e a necessidade de libertar o espírito humano das amarras da superstição, ignorância e misticismo – ideias centrais do pensamento iluminista.

O Iluminismo defendia o uso da razão e do conhecimento científico como meios para alcançar a liberdade, o progresso e a melhoria das condições humanas. Filósofos como Voltaire, Rousseau e Diderot foram expoentes desse movimento, que criticava as estruturas tradicionais de poder, especialmente a influência da Igreja e do Estado absolutista.

As outras alternativas apresentadas não correspondem ao conteúdo do texto: o positivismo (A) surgiu posteriormente, no século XIX; a fisiocracia (B) era uma teoria econômica; o sindicalismo (C) e o cartismo (D) eram movimentos sociais do século XIX, sem relação com as ideias expostas no fragmento.

Portanto, a alternativa correta é de fato E) ao iluminismo, pois o texto sintetiza perfeitamente os ideais desse movimento filosófico que marcou profundamente o século XVIII e influenciou transformações políticas e sociais em toda a Europa e nas Américas.

Questão 59

Sob qualquer aspecto, a revolução industrial foi provavelmente o
mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos
desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado
pela Grã-Bretanha. É evidente que isto não foi acidental. Qualquer
que tenha sido a razão do avanço britânico, ele não se deveu
à superioridade tecnológica e científica.

                                (HOBSBAWM, Eric J. A Era das Revoluções.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998, p. 45)

Entre as razões para o pioneirismo britânico, é possível citar

  • A)a importância que o despotismo esclarecido teve na Inglaterra para a modernização da produção e para o estímulo à industrialização.
  • B)a presença de trabalhadores negros escravizados nas cidades industriais inglesas, o que ampliava a margem de lucro dos capitalistas.
  • C)a inexistência de colônias inglesas na América, diferentemente de Portugal, França e Espanha, o que incentivou o empreendedorismo inglês.
  • D)o cercamento de terras, que levou muitos camponeses a perderem suas terras e os transformou em trabalhadores industriais em potencial.
  • E)a irrelevância da produção têxtil inglesa devido à competição que sofria da produção francesa, o que levou a Inglaterra a diversificar a produção.
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A alternativa correta é D)

A Revolução Industrial foi um marco fundamental na história mundial, transformando profundamente as estruturas econômicas, sociais e políticas. Como aponta Hobsbawm, esse processo teve início na Grã-Bretanha, e não por acaso. Entre as razões para o pioneirismo britânico, destaca-se o fenômeno dos cercamentos (enclosures), que consistiu na privatização de terras comunais e no deslocamento de camponeses de suas propriedades tradicionais.

Essa transformação no campo criou uma massa de trabalhadores despossuídos, que migraram para as cidades em busca de subsistência. Assim, formou-se um exército industrial de reserva, essencial para o desenvolvimento das fábricas. A opção D) corretamente identifica esse processo como um dos fatores cruciais para a industrialização britânica.

As demais alternativas apresentam equívocos históricos: o despotismo esclarecido (A) não foi característico da Inglaterra; a escravidão urbana (B) não ocorreu no contexto inglês; as colônias americanas (C) eram justamente uma das fontes de riqueza britânica; e a produção têxtil (E) foi, ao contrário, um setor fundamental para a industrialização, não uma atividade irrelevante.

Portanto, o cercamento de terras emerge como uma das explicações mais consistentes para compreender como a Grã-Bretanha pôde liderar a transição para a sociedade industrial.

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Questão 60

O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão
(luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política. Os iluministas defendiam a criação
de escolas para que o povo fosse educado e a liberdade religiosa. Para divulgar o conhecimento, os iluministas idealiza‐
ram e concretizaram a ideia da Enciclopédia (impressa entre 1751 e 1780), uma obra composta por 35 volumes, na qual
estava resumido todo o conhecimento existente até então.

Foram nomes de pensadores iluministas europeus desse
período, EXCETO:

  • A)Voltaire.
  • B)Rousseau.
  • C)John Locke.
  • D)Albert Einstein.
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A alternativa correta é D)

O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política. Os iluministas defendiam a criação de escolas para que o povo fosse educado e a liberdade religiosa. Para divulgar o conhecimento, os iluministas idealizaram e concretizaram a ideia da Enciclopédia (impressa entre 1751 e 1780), uma obra composta por 35 volumes, na qual estava resumido todo o conhecimento existente até então.

Foram nomes de pensadores iluministas europeus desse período, EXCETO:

  • A) Voltaire.
  • B) Rousseau.
  • C) John Locke.
  • D) Albert Einstein.

O gabarito correto é D).

1 4 5 6 7 8 9